Ir para conteúdo

Equipamento p/ auxiliar na colocação de linha na carretilha?


Posts Recomendados

Olá

Alguém conhece algum equipamento para auxiliar no processo de transferência da linha multifilamento do carretel para a carretilha? Vi isto faz algum tempo em algum fórum mas não estou encontrando. Foi uma pessoa que construiu um e ainda dava o passo a passo de como fazer.

Eu uso o método tabajara... peço para a mulher segurar o carretel enquanto uso a vara e a carretilha para carregar a linha... conclusão... fica tudo solto e ainda acabo brigando com a mulher falando que ela não sabe segurar direito :gorfei:

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Alguém conhece algum equipamento para auxiliar no processo de transferência da linha multifilamento do carretel para a carretilha? Vi isto faz algum tempo em algum fórum mas não estou encontrando. Foi uma pessoa que construiu um e ainda dava o passo a passo de como fazer.

Eu uso o método tabajara... peço para a mulher segurar o carretel enquanto uso a vara e a carretilha para carregar a linha... conclusão... fica tudo solto e ainda acabo brigando com a mulher falando que ela não sabe segurar direito :gorfei:

Abraços.

Boa Kleverson... Gostei dessa... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Também estou interessado num desses, de preferencia "caseiro"... Vou acompanhar o post...

Obrigado.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Grande Edu Nakiri, obrigado pelas dicas ::tudo:: . Criei coragem e com a grande ajuda de meu pai fiz um para mim.

Eu tinha um problema que era ter que fazer um equipamento para dois tamanhos de carretel. Desta forma tive que criar um mecanismo de ajuste do tamanho.

Não encontrei um EVA grosso o suficiente então tive que usar um acrílico que tinha. Ficou um pouco pesado Conada mas serve perfeitamente. Agora é levar para a pescaria da próxima semana. alegre:: alegre:: alegre::

Seguem as fotos do bichinho já pronto.

Abraços.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tô aqui...

Eis o link que eu postei aqui, nao ia deixar de compatilhar com os amigos do FTB...

viewtopic.php?f=72&t=16687

Kleverson, é um senhos carretel, hein... Ficou muito bom o suporte, parabéns !

Eu tô aqui na casa do meu pai (meu laboratório) e acabou de sair uma nova versão do carregador de linha... hehehe

Não muda muito, mas consegui colocar o carretel em pé. Depois eu posto as fotos...

Abraço à todos e valeu pela lembrança,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala senhores,

Primeiro, me desculpem por demorar tanto para responder a vocês. Primeiro o trabalho e, depois, uma crise de hérnia lascada acabaram com as minhas costas e, claro, com qualquer bom humor... rs Agora as coisas estão "menos piores".

Segundo, agradeço aos elogios de todos ! :amigo:

Bom, depois de quase 6 meses sem pescar e um tempão sem sair de casa, fui visitar meu pai no feriado... E, toda vez que eu vou lá, alguma coisa acaba saindo... hahaha

Consegui fazer a versão 2 do enrolador de linha, agora com o carretel na vertical ! E, como eu queria, consegui manter o aparelho portátil ! :)

Vamos às partes que interessam...

As peças que eu utilizei para fazer a segunda versão:

- 1 Rebite grosso

- 1 Rebite fino

- 1 Parafuso fino e comprido, com porca

- 2 chapinhas de alumínio (eu fiz com duas de 13 x 1,5 x 0,3 cm)

- Tubo

- Reel seat velho

O que vocês não conhecem... rs

Imagem Postada

As chapinhas eu furei assim:

- Numa extremidade, o furo de 8mm (onde vai o parafuso do carretel)

- Na outra extremidade, um furo na bitola do rebite grosso (eu usei um de 4mm)

- Próximo ao furo do rebite, vai um furo na bitola do parafuso fino (ESSE É O ÚLTIMO FURO A FAZER)

- Uns 4,5cm abaixo do furo grande, outro furo com 1mm a mais do que a bitola parafuso fino

Detalhe: juntei as duas peças na morsa e furei juntas... E MARQUEI A PARTE DE DENTRO DAS CHAPAS PRÁ NÃO CORRER O RISCO DE MONTAR INVERTIDO DEPOIS !!!

Imagem Postada

Aí vem a parte chata: dobrar. As peças de alumínio tem que ficar dobradas assim:

Imagem Postada

1) Prá fazer isso, prendi as peças na morsa pela parte de baixo, bem pertinho do furo do rebite, e dobrei uma prá cada lado, prá ficarem a 90 graus.

2) Depois dei um jeito de prender um pedaço de tubo em cima das chapas, prá dobrá-las para cima de novo, contornando o tubo, até volta no 90 graus.

3) Marquei a posição logo acima do tubo e coloquei as peças na morsa lado a lado (não mais grudadas), com a marca da parte de dentro para o MESMO LADO, e dobrei 45 graus para o lado OPOSTO das marcas.

4) Agora vai depender da largura do seu carretel onde você dobra novamente. Quanto maior a distância para a última dobra, mais largo ficará o espaço para colocar o carretel. Novamenete, como eu só uso Power Pro, fiz a próxima dobra para caber esse carretel de linha. Mesmo passo do anterior, só que agora eu dobre 45 graus na direção das marcas.

O tubo ! Igual ao anterior, exceto que ele é reto, sem dobras. O meu ficou com tamanho total de 30cm (da ponta até o pé do reel seat).

Agora você pode fazer os últimos dois furos (o de perto do furo do rebite). Essa é a perte mais complicada do processo, se você não tiver uma furadeira vertical... hehehe

Minha sugestão é: Prenda a chapa e o tubo como na foto abaixo e faça os furos... Ah, deixe uns 3cm de tubo para frente deste furo, ok ?

Imagem Postada

Vamos montar tudo ? Depois de rebitar as peças de alumínio, o projeto final fica assim:

Imagem Postada

Imagem Postada

Pronto: carretel em pé. Não precisa mais de guia de linha ! Acho que para molinete deve funcionar também, apenas aumentando o comprimeito do tubo, estou certo ? Não tentei nada prá molinete... :(

E, como o principal era a praticidade para transportar, depois de desmontado ele fica assim:

Imagem Postada

O parafuso fino que segurava o "V", agora entra no furo acima. E o do carretel, no furo maior. Nenhuma peça solta, nenhuma ponta enroscando e ainda cabe na caixa de pesca !!!!

Imagem Postada

Bom, como você puderam notar, o outro furo no tubo é para passar o parafuso do carretel, prendendo todo o conjunto... Então tem que fazer este furo de modo que fique alinhado com os furos grandes da chapa... boa sorte !

Agora mãos à obra... hehehe

Imagem Postada

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca.... ficou muito chique essa ultima versão.. kkk

Eu uso o método de alguém segurar tb só que um pouco diferente.. kkk como a casa do meu pai tem um quintal grande... eu peço para a sobrinha, pai, mão, irmã ou sei lá quem estiver mais fácil me ajudar.. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Ai a pessoa fica segurando o carretel lá.. eu estico até onde dá (uns 15 mts), ai a pessoa trava o carretel e eu venho recolhendo fazendo força.. e assim vai até abastecer.. é rapidinho até e de quebra ainda faz exercício nos braços e nas pernas.. k :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Mas gostei do método ai...

Outro jeito é comprar um pronto, existe uns bem simples que é preso a vácuo... não sei se presta... é igual esse aqui:

Imagem Postada

Imagem Postada

Custa na faixa de 20 reais.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...