Ir para conteúdo

NOSSO RIO PEDE AJUDA


Posts Recomendados

Amigos pescadores.

Pesco em minha região em média duas vezes por mês (rio TIETE região de Araçatuba), para aqueles que não conhecem, digo com convicção, é maravilhoso, muita estrutura e muitas espécies, inclusive o nosso TUCUNARÉ.

Neste final de semana, fizemos uma maravilhosa pescaria eu, meu filho Gabriel e um irmão Edgar Pessoa companheiro também aqui no FTB.

Fisgamos vários AZULÕES, sem hipocrisia já abati exemplares, mas há dois anos estamos interessados em apenas bater nossos recordes pessoais e estamos praticando o pesque e solte 100%.

Aqui na região, existem muitos pescadores que pescam com varões no barranco utilizando camarão como isca (muito abundante no rio). O maior problema é que estes “pescadores” além de abater uma grande quantidade, na sua maioria fora da medida (35cm).

Não estou escrevendo isto com o intuito de mudar a mentalidade daqueles que não praticam o pesque e solte, mas sim para que seja levada a sério nossa legislação.

Na semana passada aqui no FTB, houve várias discussões, ex: da grande piraíba abatida, da criação de um selo para lojistas. Muitos amigos utilizaram do bom censo em suas respostas. Não quero fazer apologia ao pesque e solte, isto vai da consciência de cada um.

Hoje conversando com um “amigo” comentei sobre minha pescaria e o FDP, me contou que também esteve no rio com amigos e trouxeram mais de cem exemplares. FORA DA MEDIDA. Só faltei pular no pescoço do FDP.

Estou indignado, pois isto se repete ano após ano e os órgãos competentes não fazem ou conseguem fazer valer a fiscalização. Porém vamos tomar atitudes como criação de adesivos para carros, barcos, etc...

Ex:

AMIGOS PESCADORES

AJUDEM NOSSOS RIOS, SOLTEM OS PEIXES ABAIXO DA MEDIDA

Quem sabe, no futuro isto de resultado e pescadores ao começarem a soltar exemplares abaixo da medida, não venham a se acostumar com a idéia e passar para o grupo de SOLTE SEMPRE.

Conversando á pouco com nosso amigo Edgar Pessoa, que teve a idéia de procurar ONG´s, e órgãos competentes para propor um barulho aqui na região.

Espero também a contribuição aqui do FTB.

Obrigado a todos os amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoiado. palmas::

Mas caro Marcelo, eu não tenho convicção nesta questão de medida de peixe.

Oque é pior: Abater 3 peixes fora da medida ou 1 peixe que esteja em atividade reprodutiva?

Os americanos acham que o correto é abater os menores e preservar os maiores, assim eles se reproduzem e geram proles mais resistentes e maiores. Porque não?

Enfim acredito que preservar deva ser o caminho e consumir somente o pescado que possa comer naquele dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo Yamaki.

Concordo com sua opinião. Porém pelo menos em nossa região e no tipo de pesca que o pessoal pratica, é difícil fisgar que seja 3 exemplares na medida. Mas daí a levar mais de cem. É SACANAGEM.

Não quero impor o pesque e solte, apenas conscientizar esse povo que não da chance aos peixes.

Você sabe que o tucunaré filhote é muito voraz, não se incomoda com barulho e caça o dia todo, pois esta aprendendo a lei da sobrevivencia.

Nossa turma pesca apenas com artificial e em todas pescarias pegamos exemplares do tamanho da isca e são estes os peixes que o pessoal não se preocupa e leva.

Um grande abraço. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, sou da opinião do pesca e solte principalmente as matrizes (reprodutores). Sou também de Araçatuba e enfrento o mesmo problema seu. Os caras pensam em quantidade e chegar na rampa de embarque com muito peixe no viveiro e contar lorota, não importando o tamanho. Infelizmente aqui na nossa região estamos atrasadíssimos e difícil para colocar na cabeça do pessoal a importãncia do pesque e solte. No mais parabèns pela iniciativa e conte comigo, quero participar dessa empreitada. Envie MP com detalhes.abraço. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E esse pessoal que EXTERMINA os peixes são os primeiros a dizerem que o peixe tá acabando. Muitos querem "limpar" o rio todas as vezes, se pegam pouco já é motivo de reclamação.

Aqui na minha região existem muitas redes. Acho que deveria ser tudo proibido, rede só no mar.

Aí vem alguns alegarem que é uma pesca de subsistencia. Mas daí o pescador vai ficar nessa de subsistencia o resto da vida, só tirando do rio. Incentiva o cara a criar.

Não vou citar nome nem lugar, mas conheci um projeto de tanques redes para criação de tilápia. Começou com verba do governo federal e auxilio da prefeitura. 32 pescadores profissionais de filiaram. Hoje o projeto falhou sobrando somente poucos ex-pescadores. E o restante voltou ao extrativismo. Isso ocorreu em São Paulo.

Entaõ eu realmente não vejo muita perspectiva de melhora imediata. se não for a longo prazo e com a educação isso não vai mudar. Agora, começar a multar peixaria e mercado que compra peixe fora da medida já seria um ÓTIMO começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, vou fazer um breve relato do que eu tive que escutar semana passada numa quermesse aqui na cidade:--eu e minha esposa estavamos sentado esperando pelo salgados que compramos, ai chegou na nossa mesa uma mulher que o marido dela diz ser pescador profissional, então ela relatou que Deus tinha abençoado o marido dela esta semana pois na rede tinha pego um pintado(quero resaltar que o casal é evangelico) disse tambem que Deus é tremendo e todas aquelas baboseiras. ai então eu perguntei o tamanho do pintado, antes dela falar o tamanho do pintado disse que é muito dificil de pegar este peixe e mais um monte de baboseira, ai então ela falou que o seu marido pedio para dar o peixe para o seu sogro, então perguntei de novo o tamanho do pintado, então ela falou 3,5Kg, quase eu chinguei por pouco eu fui falar com o marido dela, agora o que eu quero expressar é que não tem pintado e os " ditos profissionais" quando pega na rede os pequenos ainda trasem embora em nome de Deus, isso é duro de ouvir e não se revoltar.

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...