Enio Borba Postado Agosto 17, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Olá amigos, meu objetivo nesse relato é o de chamar a atenção para algo importante. Moro em Brasília e fui pescar no litoral de SP em julho. Como já me adaptei ao meu barquinho, resolvi leva-lo. Na ida tudo correu muito bem. Mas na volta, ainda na baixada Santista, o parafuso do eixo da carretinha estourou... Eu vi a roda passando por mim!!! Ainda bem que não atingiu nenhum carro e nenhum pedestre. Perdi 2 dias de viagem esperando trocar o eixo todo da carretinha. Quando estava chegando em Catalão, o parafuso estourou de novo! Novamente, ninguém se feriu. Mas tive que colocar o barco num guincho e mandar entregar em Brasília. Resultado: gastei $ com o guincho e os dois consertos que seria suficiente para alugar um barco em SP! Bem, quero registrar um alerta sobre a necessidade de sempre realizar revisão na carreta. No meu caso, fui displicente, admito. Sou muito caprichoso com a tralha e o barco, mas esqueci da carreta. Ficou uma dúvida: existe algum tipo de rolamento ou ponta de eixo que seja mais adequado para longas viagens? O que eu posso fazer para reforçar a minha carretinha? Att, Enio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Agosto 17, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Na minha a ponta do eixo é do Monza e nunca me deu problema. Faço uma revisão com troca dos rolamentos e dos parafusos que prendem a munheca uma vez por ano. Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Enio Borba Postado Agosto 17, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 valeu a dica. vou procurar saber qual a ponta de eixo da minha carreta Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Silva Postado Agosto 17, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 EXISTEM TRÊS FORMAS PARA A PERCA DA RODA DURANTE A CONDUÇÃO DE VEICULOS. - O DESPRENDIMENTO DOS PARAFUSOS OU PORCAS DA RODA AO EIXO. - O DESPRENDIMENTO DA PORCA DO EIXO. - A QUEBRA DO EIXO. NOS TRÊS CASOS OS FATORES SÃO PARECIDOS. PORQUE NOS CARROS NÓS ANDAMOS A 120 km PRA + E AS RODAS NÃO SOLTAMA COM A VIBRAÇÃO? R: PORQUE NOS CARROS FAZEMOS O BALANCEAMENTO DAS RODA, E NAS RODAS DA CARRETA QUEM FAZ? O EXESSO DE VIBRAÇÃO DE UMA RODA MAL BALANCEADA “COSPE” PARAFUSOS OU PORCAS, ALEM DE CAUSAR FÍSSURAS NO EIXO. FOLGA NA REGULAGEM DA FOLGA. OUTRO PROBLEMA É O INTERVALO ENTRE O USO, AS CARRETAS FICAM MESES SEM USO, CONTRIBUIDO PARA A OXIDAÇÃO E O DESGASTE PREMATURO DOS ROLAMENTOS, QUE SEMPRE SÃO SUBMERÇOS (SE FOR NA ÁGUA SALGADA ENTÃO...) ATÉ MESMO O ACUMULO DE BARRO NA RODA DO CAUSAR ALTERAÇÕES. RESUMINDO, O PROBLEMA SEMPRE OCORRE POR EXCESSO DE VIBRAÇÃO, SEJA QUAL FOR O MOTIVO. DICAS DE MANUTENÇÃO: - BALANCEAR AS RODAS, ATÉ O ESTEPE. - REGULAR A FOLGA (ESPAÇO ENTRE APORCA DO EIXO E O ROLAMENTO), CHECAR ATRAVA DA PORCA, OU EM ALGUNS CASOS A CONTRA PORCA. - SE O ROLAMENTO ESTIVER “RONCANDO” (VIBRAÇÃO INCOMUM) FAÇA A SUBSTITUIÇÃO. - SEMPRE MANTER TUDO BEM ENGRACHADO (SEPOSSIVEL UTILIZE GRAXA BIODEGRADAVEL). - LIMPAR O ACUMULO DE BARRO NAS RODAS. - SE NÃO SOUBER FAZER OU NÃO TIVER TEMPO PAGUE PARA QUEM O FAÇA COM SEGURANÇA. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Agosto 17, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 17, 2011 Muito bem lembrado essa do balanceamento. ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Reis Postado Agosto 18, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2011 Amigo, as carretas normalmente vem com cubo de gol ou outro carro(sendo dois rolamentos pequenos de cada lado). Certa vez fiz uma viagem de 120 Km a 100/h no asfalto e depois de ter rodado 15 Km em estrada de chão e bem devagar notei uma poeira pelo retrovisor, parei imediatamente e vi que a roda tinha sacado depois de ter moído dois rolamentos e foi-se a pescaria(se tivesse sido no asfalto o estrago seria grande no conjunto), tive que retornar numa cidade mais próxima(60 Km) para comprar os rolamentos e por sorte era em frente a uma fazenda e um mecânico trocou pra mim. Quando retornei, um amigo que fabrica carretas me disse para trocar os cubos que eram de Gol por cubos de FIAT que é somente um rolamento grandão e que pode ficar seco, roncar etc mas que não quebra nem saca nem a pau e assim foi feito e não tive mais problemas, depois comprei outra carreta e fiz o mesmo serviço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Enio Borba Postado Agosto 18, 2011 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2011 cubo da fiat? algum modelo específico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Reis Postado Agosto 18, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 18, 2011 cubo da fiat? algum modelo específico? Os que eu coloquei foram usados antigos mas não sei se os novos são iguais, o modelo tb não sei informar e tb não são só os cubos mas tb as pontas de eixo, claro. Convém dá uma olhada numa autopeças e conferir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedrinho Postado Agosto 19, 2011 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 19, 2011 O cubo das rodas da minha carretinha e ford Pampa . Este ano eu revisei e estao zero bala ... desmontei, limpei ,e coloquei graxa .... ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.