Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Thiago de Melo

ESGOTAR O MOTOR......

Posts Recomendados

Quem sabe responder de forma lógica, prá não dizer técnica, quais o benefícios e procedimentos de esgotar a gasolina e a água do motor, ao final de cada pescaria, para um armazenamento mais prolongado do motor ????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Motor pequeno eu esgotava! motor de lancha não!! diz o mecanico que vc esgota o primeiro o segundo e acumula no terceiro! estou seguindo a recomendação do mecanico yamaha!! "usa ele pelo menos a cada 15 dias que nao terá problemas" entao é por isso que eu vou pescar pelo menos a cada 15 dias por recomendação do mecanico kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

A gasolina mais volatil se evapora na cuba do carburador, ficando óleo e residos viscosos que entopem os pequenos giclês. Nos 4T tb dá problema devido aos residos nos bicos, usam-se tanques auxiliares com gasolina de avião ou podiun p circular na chegada, no lugar de esgotar.

Compartilhar este post

Link para o post

A gasolina mais volatil se evapora na cuba do carburador, ficando óleo e residos viscosos que entopem os pequenos giclês. Nos 4T tb dá problema devido aos residos nos bicos, usam-se tanques auxiliares com gasolina de avião ou podiun p circular na chegada, no lugar de esgotar.

Desculpe, mas não entendi !

Compartilhar este post

Link para o post

Quando tinha sea pro 25, uma das vezes não esgotei, e fiquei sem embarcação por 2 dias, quando abricam o carburador, parecia que tinha pedaços de gelatina dentro da cuba, ai sempre esgotei e nunca me deu problemas.

E uma pergunta aos entendidos: O yamaha 40 esgota ou não? Já vi relatos que o mercury sim o yamaha não, por ter mais carburador,procede?

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos, eu esgotaria, ainda mais que vc não tem condições de funcionar no telefone. O meu é Mercury com 3 carburadores, sempre esgotei e nunca tive problemas. Onde pesco, a maioria dos 40 é Yamaha, e todos esgotam legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade quando se trata de evitar que o motor cole ou não funcione depois de um certo período guardado....é faze-lo funcionar no orelhão, a cada período de 10 dias no máximo.

Quando se esgota um motor, em geral a pessoa retira a mangueira de combustível e deixa o motor funcionar até a gasolina acabar nas agulhas ou na agulha, logo em seguida, alguns vão na cuba do carburador e trenam o restante do combustível. Ao drenar a cuba do carburador a rosquinha(bói do carburador desce e encosta no fundo e corre-se o risco dela colar a ponto de não se conseguir abrir a parte de baixo do carburador sem danifica-la. O chamado esgotamento do motor por si não resolve o problema, pois em vários outros locais a gasolina permanece lá apodrecendo, tipo filtros, mangueira de combustível e bomba de combustível.

Então amigos que esgotam os seus motores, não pensem que resolveram seus problemas, apenas tiveral sorte e diminuiram a quantidade de combustível no sistema, bom mesmo é fazer funcionar no orelhão por períodos com já escrevi.

Boa sorte, e lembre-se prá pegar peixe grande, tem que ter iscas grande !

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade quando se trata de evitar que o motor cole ou não funcione depois de um certo período guardado....é faze-lo funcionar no orelhão, a cada período de 10 dias no máximo.

Quando se esgota um motor, em geral a pessoa retira a mangueira de combustível e deixa o motor funcionar até a gasolina acabar nas agulhas ou na agulha, logo em seguida, alguns vão na cuba do carburador e trenam o restante do combustível. Ao drenar a cuba do carburador a rosquinha(bói do carburador desce e encosta no fundo e corre-se o risco dela colar a ponto de não se conseguir abrir a parte de baixo do carburador sem danifica-la. O chamado esgotamento do motor por si não resolve o problema, pois em vários outros locais a gasolina permanece lá apodrecendo, tipo filtros, mangueira de combustível e bomba de combustível.

Então amigos que esgotam os seus motores, não pensem que resolveram seus problemas, apenas tiveral sorte e diminuiram a quantidade de combustível no sistema, bom mesmo é fazer funcionar no orelhão por períodos com já escrevi.

Puxa vida amigo, segundo sua "TEORIA" eu devo ter MUITA SORTE, pois SEMPRE esgotei meus motores, NUNCA aconteçeu isso de colar a boia. rindo3::

Esta "SORTE" como vc chama, vem durando 30 ANOS. joia:::

Vou correndo jogar na MEGA SENA, pois com tanta sorte assim, com certeza eu vou ganhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Puxa vida amigo, segundo sua "TEORIA" eu devo ter MUITA SORTE, pois SEMPRE esgotei meus motores, NUNCA aconteçeu isso de colar a boia. rindo3::

Esta "SORTE" como vc chama, vem durando 30 ANOS. joia:::

Vou correndo jogar na MEGA SENA, pois com tanta sorte assim, com certeza eu vou ganhar.

Amigo Alex, fico feliz por toda sua sorte e por tanto tempo..mas dizem que isso não é por a caso, olhe ao seu redor, sua família, filhos, amigos....e a pessoa que vc é.....esse deve ser o real motivo de tanta sorte.

Realmente você deve ficar feliz por ser uma pessoa abençoada, hungida...e se realmente resolver usar sua sorte e for mais uma vez previlegiado não esquece dos menos favorecidos...os que ainda não aprenderam coisas importantes da vida e nem tem motores E-Tec.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tbm não tenho motor etec. Prefiro 4T.

E os outros a que me refiro, são um honda 50 comigo desde 1997 e SEMPRE esgotado.

E muitos 25 yamaha, que também sempre foram esgotados. Anos 1978, 86 e atualmente 2006. Também com os mercury, um 20 1974 e 25 1990. Não os tenho mais, mas NUNCA ocorreu isso que vc disse de colar a bóia.

Tá certo que antigamente não havia mistura de álcool na gasolina.

Vc poderia informar em qual motor ocoreu isso que vc noticia? Tenho curiosidade de saber.

Compartilhar este post

Link para o post

Alex concordo com você,pois tem um TIO meu que tem um EVERUDE 15HP e ele sempre esgota ele apos suas pescarias e nunca aconteceu nada.Detalhe ele vai pro rio no maximo duas vezes por ano e o motorzinho foi comprado em 1990 ou seja 21 anos atras,ou o motor é muitooooooooo bom ou ele tambem tem muuuuuuuuuuuuita sorte :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntei pro mecânico náutico que trabalha pra nós, cursado na Mercury e tal, ele me respondeu que é melhor não esgotar, pq, SEGUNDO ELE, mesmo esgotando sobra gasolina no motor. Me explicou certinho, mas sou retardado em mecânica, então não me lembro de tudo que ele me disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Afif, motores com mais de um caburador, caso do seu mercury e do meu honda, realmente esgota mais de um carburador do que outro, daí a recomendação de não esgotar.

Mas, pela minha experiência com meu motor, que, repito, SEMPRE esgotei, esgotando nunca tive problema com ele, e chega a ficar parado por 4 meses, quando a pesca fecha.

Agora, não esgotando dá pra ficar parado tanto tempo assim?

Gostaria que alguém que não esgota apareçesse aqui para dar seu testemunho.

Mas não alguém que usa direto, alguem que deixa parado.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece aquele tópico: Usar ou não o líder de Fluorcarbono.

Acho que esgotar a gasolina do motor é uma boa, pelo menos aqui todos o fazem. Tem lógica queimar toda ela para evitar o depósito de sujeira.

Usar o motor a cada 10 dias também é uma boa, queima a gasolina "velha".

Eu esgoto o meu no orelhão depois de cada pescaria, e finalizo retirando todas as velas e aplico WD dentro das Câmaras de combustão. Assim , sempre pegou de primeira.

Compartilhar este post

Link para o post

É, Alex, o ideal era aparecer alguém que não esgote se pronunciar.

No trabalho nunca esgotamos, tem uma das lanchas que fica parada por mais de 30 dias, as vezes por mais de 60. E quando vou sair com ela, é bater e pegar, até agora não apareceu nenhum problema. É um 200 yamaha carburado.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que querem o testemunho de alguém que não esgote e também não faça o motor funcionar periodicamente. Isso vai ser difícil.

Nos dois motores que tenho em casa, o do barco e um jet ski, eu não esgoto mas funciono os motores a cada 15 dias, dou uma carga lenta nas baterias uma vez por mês e tudo esta sempre limpo e lubrificado.

Na minha opinião se a pessoa não quer ter trabalho, não compre esses brinquedos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já trabalhei na fiscalização ambiental e sempre esgotamos os motores, hj eu tenho um evinrude ano 99 a mais de 5 anos e sempre esgoto tbem, nunca tive problema, apesar que o evinrude tem tipo um "injetador" no afogador dele, eu dou umas tres "bombadinhas" e puxo a corda, pega na primeira...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho um mercury 60HP 2010 que não esgoto e também não utilizo com muita frequência (+/- a cada 2 meses).

Não tive problemas ainda. Decidi não esgotar pois li que nestes motores corre-se o risco de empenar 1 cilindro quando esgotados(mas não entendo nada de mecânica).

Compartilhar este post

Link para o post

Já possuí alguns motores, hoje tenho um Mercury 40 hp 3 cil. Antes eu esgotava ao fim de cada pescaria, hoje não esgoto. Pesco praticamente toda semana, por isso acho desnecessário.

Conversando com um amigo mecânico fui alertado que quando se esgota um motor que tenha mais de 01 carburador corre-se o risco de faltar lubrificação no cilindro cujo carburador secou primeiro e o motor ainda ficou funcionando com o combustível dos demais carburadores.

Fica aí a dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso