Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cristiano Julio

BG 5514 FLEX - OPTIMAX 75HP- NÃO ATINGE O GIRO ESPERADO

Posts Recomendados

Tenho um conjunto BG 5514 flex com motor mercury optimax 75 HP... ...o regime de trabalho do motor, conforme manual, é de 5000 a 5750 RPM...no entanto não estava passando dos 5050 rpm... ...dai me surgiram várias duvidas... percebi que a placa anticavitação estava alinhada com o casco conforme manda o manual... ...ocorre que a popa do barco é baixa, quando esta na água percebo que tem muito motor dentro da água, ou seja, a rabeta está baixa demais... ...pensava que seria isso a razão dos rpms não melhorar o rendimento... ...em termos de velocidade estava chegando, no gps, a 61km/h...

Semana passada fui pra Bia Jet no CAPEB e passei o dia com o Junior que tem uma oficina nautica la...primeira coisa que ele viu era que teria que subir o motor...”refuramos” o espelho da popa, pois a furação que havia sido feita só dava pra subir um furo......

Ocorre que testamos o motor em várias posições...acima da placa anticavitação, abaixo e nada....quando subimos ficou foi pior e difícil de segurar ...ficou muito instável ...

No mesmo dia testei uma hélice 21. “12.3/4 x21”..consegui chegar a 5120 rpm....fiquei confuso. doeu:: surtei:: ..muitos dizem que se diminuir o passo da hélice melhora o giro e agora?!!!!!

Meu mecânico não tinha hélice passo 17...eis minha dúvida ainda....

Enviei email pra metalglass o Ernani me disse que regulando os FLAPS poderia melhorar o giro...contudo meu barco, ainda não tem os flaps....na realidade eu encomendei um par de FLAP nos EUA ...SMART TABS SX. http://www.nauticusinc.com/smart_tabsSX.htm ....vi em fóruns americanos usados em diversos tipos de lanchas inclusive lanchas de alumínio parecidos com as marajós da levefort....onde tem muita gente falando que melhora e muito...na realidade é o mesmo sistema dos flaps que vendem aqui....mas não precisa ficar regulando...é “automático”

Enfim...pessoal....não resolvi meu problema...sexta agora instalarei os FLAPS......como disse acima mexendo no motor nada mudou, alias subindo ficou pior....somente com a hélice 21 é que ganhei uns 80 rpms a mais.....nada significativo...ja que o regime do motor é 5000 a 5750....

Estou tentando achar uma hélice 17 pra testar (não quero gastar dinheiro correndo risco de não dar certo ainda que pretendo comprar uma pra guardar no barco)...na loja so tem 19 (que é a mesma que esta no meu motor)...

.A razão do presente tópico é receber as opiniões dos mestres bem como os proprietários de conjuntos iguais ou similares que passaram /passam pela mesma situação possa expor aqui o que fizeram pra melhorar....não quero velocidade mas ao menos que o motor trabalhe um pouco acima do mínimo previsto...

Assim que testar os FLAPs postarei o resultado...se por acaso alguém aqui do DF tiver uma hélice passo 17 que possa me emprestar pra teste ficarei agradecido.... alegre::

Um abraço a todos joia:::

att Cristiano Júlio

Att Cristiano Julio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, se vc subiu o motor e não adiantou, eu voltaria ao que estava, e mexeria apenas no passo do helice.

Como é IMPOSSÍVEL mudar as leis da FÍSICA, a helice com passo maior que vc testou, deve ser menor, ou de outro material. O primeiro numero equivale ao tamanho do helice em sí. Ou vc tem um de aluminio e experimentou de inox ou vice versa. O alumínio costuma deformar, aumentando o giro.

O Flap que o pessoal da metalglass falou são aquelas abas no final do casco, que tem um parafuso e vc regula apertando afrouxando-os. Não acredito que seu barco não os tenha, pois são de série em todos os big fish.

Pode comprar um helice do mesmo tamanho, apenas diminuindo o passo, já que quer mais rotação, mas a velocidade máxima que vc está atingindo é muito boa 61 km/h. E seu motor não precisa atingir a rotação máxima (5750 rpms) sua faixa de utilização é apartir das 5000 rpms, e se tá atingindo 5050 já tá dentro.

Eu não mexeria.

ABS.

Compartilhar este post

Link para o post

O Alex tem razão, reduza o passo do hélice. Acredito que 19 deva ficar legal. O motor trabalha até 5500 rpm, com tolerância de 250 rpm. Além de mudar o hélice, experimente levantar um furo o seu motor. O meu ficou melhor com o motor no furo mais alto, com a placa acima do fundo do casco.

Só discordo o Alex no giro, acho que vc deve acertar até atingir os 5500 rpm em máxima, ou 5750 rpm. Mas para isso vc tem que testar vários hélices.

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço o Júnior e sei da sua competência.

O acerto fino é chato mesmo e o que vale é a tentativa e erro.

Ache um hélice de 1 e de 2 passos a menos que o seu em alguma loja que revenda Mercury (Brasília Náutica, Nauss, Marina do Congresso, Villa Náutica) ou veja se consegue na sua marina (o Ricardo ou o Júnior podem ajudar) um hélice emprestado só para testar.

Ande com o motor baixo, suba o motor um furo e depois outro, sempre alterando o angulo do trim. Troque o hélice e repita toda a operação.

É chato e dá trabalho mas o resultado final valerá a pena.

Outra coisa, confirme se o seu tacômetro está marcando corretamente pois eles também tem regulagem.

Nos mantenha informados do resultado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok alex...a helice que usei é original mercury 12. 3/4x21-- estava em um motor mercury 115 hp....os flaps conheço sim....no entanto no meu BG não veio...salvo engano o do Joelson que é igual ao meu...tamb´me não veio...cerio que ele comprou e mandou instalar......como disse encomendei um par ...vou instalar na sexta....a minha helice original é 13x19...as 19, pelo que vi, só tem 13x19 e 14x19...pelo que vc mencinou se tivesse uma hélice 12 3/4 x19 seria o ideal????...o 5050rpms já e quando começar a cavitação.....mas enfim...estou em busca de evitar isso e melhorar só um pouco o giro...pretendo testar uma helice menor....valeu!! um abraço!

Bom amigo, se vc subiu o motor e não adiantou, eu voltaria ao que estava, e mexeria apenas no passo do helice.

Como é IMPOSSÍVEL mudar as leis da FÍSICA, a helice com passo maior que vc testou, deve ser menor, ou de outro material. O primeiro numero equivale ao tamanho do helice em sí. Ou vc tem um de aluminio e experimentou de inox ou vice versa. O alumínio costuma deformar, aumentando o giro.

O Flap que o pessoal da metalglass falou são aquelas abas no final do casco, que tem um parafuso e vc regula apertando afrouxando-os. Não acredito que seu barco não os tenha, pois são de série em todos os big fish.

Pode comprar um helice do mesmo tamanho, apenas diminuindo o passo, já que quer mais rotação, mas a velocidade máxima que vc está atingindo é muito boa 61 km/h. E seu motor não precisa atingir a rotação máxima (5750 rpms) sua faixa de utilização é apartir das 5000 rpms, e se tá atingindo 5050 já tá dentro.

Eu não mexeria.

ABS.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa afif...minha helice já 19....a que teste era 21....o furo tentei uns tres( um por um) acima...não ficou bom...valeu....

O Alex tem razão, reduza o passo do hélice. Acredito que 19 deva ficar legal. O motor trabalha até 5500 rpm, com tolerância de 250 rpm. Além de mudar o hélice, experimente levantar um furo o seu motor. O meu ficou melhor com o motor no furo mais alto, com a placa acima do fundo do casco.

Só discordo o Alex no giro, acho que vc deve acertar até atingir os 5500 rpm em máxima, ou 5750 rpm. Mas para isso vc tem que testar vários hélices.

Compartilhar este post

Link para o post

ai parceiro....acho que a diferença do meu pro seu...é o peso do meu motor...estou na expectativa de que os FLAPS ajudem,....mas creio que a helice com menor passo seja a solução...espero dar boas noticias na semana que vem,....um abraço!

O meu tb é BF 5514 Flex...

O BF's 5514 não vem flaps.... O meu tb não veio.

O meu eu coloquei aqui no Barcos paranã.

Subi 2 ou 3 furos do meu motor, não me lembro bem, e gostei.... subiu o giro do motor antes em 4,5 para 4,8.

Ganhei velocidade e ainda percebi que ficou mais economico.

Depois vou tirar uma foto...

O espelho da popa ficou um pouco abaixo da linha vermelha

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Ai Walther....de fato o Júnio demonstra conhecimento em especial nos motores mercury Optimax...o cara sabe manejar bem o smartcraft.....a Br Nautica nao tem outra helice passo menor pro meu motor....mas acho que na apcef....vou tentar uma na sexta /sabado....eu estou disposto e errar e acertar....não sou de ouvir um não ou um "não vai dá certo"..hehehe...o tacometro bem lembrado....me recordo de ter lido aqui uma situação de que atras do conta giros tem uns números...se alguém puder rememorar isso...um abraço!!!

Conheço o Júnior e sei da sua competência.

O acerto fino é chato mesmo e o que vale é a tentativa e erro.

Ache um hélice de 1 e de 2 passos a menos que o seu em alguma loja que revenda Mercury (Brasília Náutica, Nauss, Marina do Congresso, Villa Náutica) ou veja se consegue na sua marina (o Ricardo ou o Júnior podem ajudar) um hélice emprestado só para testar.

Ande com o motor baixo, suba o motor um furo e depois outro, sempre alterando o angulo do trim. Troque o hélice e repita toda a operação.

É chato e dá trabalho mas o resultado final valerá a pena.

Outra coisa, confirme se o seu tacômetro está marcando corretamente pois eles também tem regulagem.

Nos mantenha informados do resultado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

ai parceiro...valeu....acabei de perguntar o Junior....ele disse que nao serve no meu motor...obrigado ai pela camaradagem......um abraço...

::tudo::

Cristiano...

tenho um helice reserva passo 17, que posso te emprestar para testar...

sorabo - T 13.1/4 X 17

Agora não sei se serve no seu motor....

Se quiser testar... me ligue. vc pega aqui no meu trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá vendo, já já vc acha um que sirva no seu. rsrsrsrsrs

O dono da marina da APCEF era o Ladislau. Se ainda for dele, o cara é 100% e pode te conseguir um hélice desses emprestado para teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como te disse, não dá pra contrariar as leis da física.

Ligue na Sorabo, explique seu problema, o passo atual da sua helice, que garanto que vão arrumar uma ideal pra vc.

Se seu passo é 13x19 e vc quer mais 500 RPMS, acho que a 17 ainda vai ser grande, já que em média se abaixa ou ganha 200 rpms em cada numero de passo que aumenta ou diminui, sendo assim eu testaria uma 13X15 ou 12 3/4 X 19, que acho que seria a ideal já que com a 21 vc conseguiu deixar em 5.120 RPMS, provavelmente comesta passo 19 vc deva conseguir 5400 rpms, por aí.

Até te dou uma dica, entre no ebay, vc vai conseguir comprar um hélice deste, original por uns 130 USD.

Ainda, no site da mercury tem um simulador.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz....Walther...amanha vou dar uma passada na APCEF o "Gordinho" gerente ficou de ver pra mim se consegue.....um abraço!

Tá vendo, já já vc acha um que sirva no seu. rsrsrsrsrs

O dono da marina da APCEF era o Ladislau. Se ainda for dele, o cara é 100% e pode te conseguir um hélice desses emprestado para teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Então...alex o Junior me falou a mesma coisa que a helice ideal seria justamente esta que vc menciounou 12.3/4 x19, no entanto procurei na sorabo esta medida não existe na star também não....as medidas da star e sorabo são as mesmas: http://helicesstar.com.br/mercury.htm http://www.sorabo.com.br/mercury.htm

vou dar uma olhada no site da mercury um abraço ::tudo::

Bom, como te disse, não dá pra contrariar as leis da física.

Ligue na Sorabo, explique seu problema, o passo atual da sua helice, que garanto que vão arrumar uma ideal pra vc.

Se seu passo é 13x19 e vc quer mais 500 RPMS, acho que a 17 ainda vai ser grande, já que em média se abaixa ou ganha 200 rpms em cada numero de passo que aumenta ou diminui, sendo assim eu testaria uma 13X15 ou 12 3/4 X 19, que acho que seria a ideal já que com a 21 vc conseguiu deixar em 5.120 RPMS, provavelmente comesta passo 19 vc deva conseguir 5400 rpms, por aí.

Até te dou uma dica, entre no ebay, vc vai conseguir comprar um hélice deste, original por uns 130 USD.

Ainda, no site da mercury tem um simulador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai pessoal...mais uma vez obrigado pela atenção dispensada ao meu caso...na sexta instalei os flaps nauticus, que havia mencionado....resultados: 1. ganhei cerca de 180 rpms com os flaps. 2. velocidade no gps...máxima 67km/h...vento e marolas...3. o melhor que achei dos flaps...foi a estabilidade que o barco ganhou e o planeio...mesmo com as marolas não ficou com a proa batendo muito como ficava antes..podia soltar a direção que nao puxava...isso pra mim foi o melhor...os flaps deixam o a popa pra cima mesmo....no marcador do smartcraft..ainda que não seja confiavel estava marcando um menor consumo...bem diferente de antes em velocidade de cruzeiro...ainda farei uma estimativa no futuro...ainda que eu considere que meu conjunto, pelas horas e os litros usados...até agora..não gastou mais que 14 litros por hora....

Obs..o Junior havia subido muito o motor e quando baixou, na semana retrasada, acabou que colocou o motor abaixo do que estava antes..sendo assim a unica coisa que vou fazer nele é subir um furo acima pra ficar como estava anteriormente à instalação dos flaps...

conclusão...ainda que nao esteja afinado, pretendo testar a helice 17 (nao encontro por aqui nem pra compra)...sendo assim vi uma no ML por R$250,00 original (segundo vendedor so foi usada no amaciamento)..vou ver se arrisco...futuramente testarei um jackplate.....

enfim pessoal...obrigado a todos....um grande abraço...

att Cristiano Júlio

Compartilhar este post

Link para o post

Blz..parceiro...ainda nao retornei com o barco na agua ..somente quando instalei os flaps...a hélice "17" original chegou semana passada...estive fora no fds... e já viajo na quinta,,,só colocarei o barco na agua o outro fds....estou na esperança que a helice 17 dê um ganho de giro...o jack plate ....vou retardar mais um pouco....

valeu...um abraço!

Lembrando que o ideal é atingir o giro maximo indicado, sendo que quando o barco esta carregado, vc vai ter "motor sobrando".

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso