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Flavio Hamanaka

Flaps e suas regulagens

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Os flaps são pequenas abas instaladas na parte traseiras dos barcos

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Pelo que andei lendo eles servem para "balancear" a embarcação e manter de forma alinhada em sua navegação, não sei, mais meu amigo experimentou soltar os parafusos (flaps de pequenas embarcação presas com parafusosos, algumas embarcações possuiem flaps hidraulicos) e disse que foi terrivel a experiencia que a frente ficou completamente solta parecendo uma cobra na agua!!

Até agora não vi nenhum desenho ou explicação quanto ao angulo de abertura para a estabilidade do barco com relação as "calvagadas", o meu veio nivelada com o fundo do barco vou experimentar fazer algumas alterações, se alguem ja teve alguma experiencia em alinhamento do mesmo por favor gostaria de saber qual a melhor posição, meu barco dava 5500 giros de maxima faixa indicada no primeiro dia 30 minutos de uso, na segunda pescaria com 30minutos de uso no total de 1 hora de uso ja esta atingindo 5600 giros faixa não indicada estou pensando em aumentar 1 passo, porem o barco "cavalga" muito na maxima então creio que talvez com a regulagem dos flaps posso amenizar esse efeito, tendo em vista que minha embarcação não esta atingindo a velocidade desejavel antes de cavalgar!

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Flávio....vc terá q ir ajudando na base do acerto/erro.

Quanto mais vc abaixa o flap, mais estável o barco fica, seja nas retas ou em curvas....porém, o giro tente a cair um pouco, visto q a traseira do barco irá levantar.

A frente do barco vai socar na água, evitando aquela maldita cavalgada.

Regular é simples...Rapidamente vc percebe se melhorou ou piorou o desempenho / estabilidade. joia:::

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Flávio....vc terá q ir ajudando na base do acerto/erro.

Quanto mais vc abaixa o flap, mais estável o barco fica, seja nas retas ou em curvas....porém, o giro tente a cair um pouco, visto q a traseira do barco irá levantar.

A frente do barco vai socar na água, evitando aquela maldita cavalgada.

Regular é simples...Rapidamente vc percebe se melhorou ou piorou o desempenho / estabilidade. joia:::

Fabrício, será que os flaps não aumentariam consideravelmente o arrasto? Pois além de sua propria área de contato com a água, eles abaixam a frente do barco, aumentando a área de atrito do casco. O ganho de estabilidade compensa a perda na velocidade e o aumento no consumo de combustível?

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Achei que fosse infeite esses parafusos de regulagem, pq é uma peça fixa.

Minha Bigfish não levanta o bico de jeito nenhum na arrancada, será que é pq o flap está muito baixo?

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Flávio....vc terá q ir ajudando na base do acerto/erro.

Quanto mais vc abaixa o flap, mais estável o barco fica, seja nas retas ou em curvas....porém, o giro tente a cair um pouco, visto q a traseira do barco irá levantar.

A frente do barco vai socar na água, evitando aquela maldita cavalgada.

Regular é simples...Rapidamente vc percebe se melhorou ou piorou o desempenho / estabilidade. joia:::

Fabrício, será que os flaps não aumentariam consideravelmente o arrasto? Pois além de sua propria área de contato com a água, eles abaixam a frente do barco, aumentando a área de atrito do casco. O ganho de estabilidade compensa a perda na velocidade e o aumento no consumo de combustível?

Eromir....tem q se analisar o equilíbrio da coisa.

No Tucunabass 5.4 com os flaps q compramos na MetalGlass...o barco melhorou muito a estabilidade sendo q o arrasto foi muito pequeno, pra não dizer nenhum, visto q a velocidade e o giro se mantiveram inalterados.

Eu mesmo me surpreendi, pois acreditava q o arrasto iria fazer o rendimento cair...mas isso não ocorreu no meu casco.

Como disso, no meu caso, em termos de desempenho, nada mudou, então, acredito q o consumo tb não tenha alterado.

Eu recomendo no Tucunabass 5.4. joia:::

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Achei que fosse infeite esses parafusos de regulagem, pq é uma peça fixa.

Minha Bigfish não levanta o bico de jeito nenhum na arrancada, será que é pq o flap está muito baixo?

São não, Afif...os parafusos são justamente para ajustar a altura do flap em relação ao fundo do barco.

Para saber se o flap não está enterrando demais a cara do seu barco vc teria q levantar o flap um pouco até o ponto em q o barco começar a cavalgar....Daí vc vai lá e abaixa um pouquinho o flap pra conjunto ficar no ponto certo... ::tudo::

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Achei que fosse infeite esses parafusos de regulagem, pq é uma peça fixa.

Minha Bigfish não levanta o bico de jeito nenhum na arrancada, será que é pq o flap está muito baixo?

São não, Afif...os parafusos são justamente para ajustar a altura do flap em relação ao fundo do barco.

Para saber se o flap não está enterrando demais a cara do seu barco vc teria q levantar o flap um pouco até o ponto em q o barco começar a cavalgar....Daí vc vai lá e abaixa um pouquinho o flap pra conjunto ficar no ponto certo... ::tudo::

É que olhando para o flap da bigfish, é uma unica peça em aluminio, ficar dobrando e desdobrando pra achar o ponto não compromete a durabilidade da dobra dele?

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Achei que fosse infeite esses parafusos de regulagem, pq é uma peça fixa.

Minha Bigfish não levanta o bico de jeito nenhum na arrancada, será que é pq o flap está muito baixo?

São não, Afif...os parafusos são justamente para ajustar a altura do flap em relação ao fundo do barco.

Para saber se o flap não está enterrando demais a cara do seu barco vc teria q levantar o flap um pouco até o ponto em q o barco começar a cavalgar....Daí vc vai lá e abaixa um pouquinho o flap pra conjunto ficar no ponto certo... ::tudo::

É que olhando para o flap da bigfish, é uma unica peça em aluminio, ficar dobrando e desdobrando pra achar o ponto não compromete a durabilidade da dobra dele?

Se dobrar demais, pode ser q sim...mas acho q umas 10 balançadas não lascam o bicho não...hehee... :gorfei:

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Achei que fosse infeite esses parafusos de regulagem, pq é uma peça fixa.

Minha Bigfish não levanta o bico de jeito nenhum na arrancada, será que é pq o flap está muito baixo?

São não, Afif...os parafusos são justamente para ajustar a altura do flap em relação ao fundo do barco.

Para saber se o flap não está enterrando demais a cara do seu barco vc teria q levantar o flap um pouco até o ponto em q o barco começar a cavalgar....Daí vc vai lá e abaixa um pouquinho o flap pra conjunto ficar no ponto certo... ::tudo::

É que olhando para o flap da bigfish, é uma unica peça em aluminio, ficar dobrando e desdobrando pra achar o ponto não compromete a durabilidade da dobra dele?

Se dobrar demais, pode ser q sim...mas acho q umas 10 balançadas não lascam o bicho não...hehee... :gorfei:

Mesmo sendo um 50, acho que o barco no arranque deveria levantar um pouco o bico e depois planar, estou errado?

O meu sai reto e permanece reto...rsrs...

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Fiz um desenho bem feio apenas para representar, teoricamente pela lei da fisica rs os flaps são como um mini sky a tendencia entao seria deixa-los quase retos com a agua um pouco inclinado para cima para se manter skyando sobre a agua, logo se meu barco toma um angulo em navegação entao os flaps não podem estar nem no nivel do casco e muito menos para baixo (teoria) então vou tentar subir os flaps a cima do casco e vou ver no que vai dar rs!!

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Opa Flávio....na verdade os flaps para funcionarem precisam estar do nível do fundo do casco ou mais abaixados....

Acima da linha do casco (como na foto 2), eles não terão função alguma.

No nosso caso (Tucunabass 5.4), ele funcionou muito bem estando inclinado pra baixo um pouquinho... ::tudo::

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Então fabricio na teoria se eu subir os flaps ele teriam que exercer um força de resistencia na agua fazendo que na inclinação a tendencia seria ficar paralelo com o espelho da agua! ! mais pelo que eu entendi vc fala que essa resistencia não ocorre na pratica e só surge efeito quando regulado para baixo do casco, porem se deixar para baixo do casco creio que a frente vai calar, tudo bem que não "cavalgaria" porem eu estaria aumentado a area de arrasto com ele mais calado , eu não teria o mesmo efeito de calado mais abaixo apenas descendo mais o trim? porque com o trim mais baixo com certeza eu posso mandar tudo do motor sem "cavalgar" kkkk agora fiquei na duvida!!

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Então fabricio na teoria se eu subir os flaps ele teriam que exercer um força de resistencia na agua fazendo que na inclinação a tendencia seria ficar paralelo com o espelho da agua! ! mais pelo que eu entendi vc fala que essa resistencia não ocorre na pratica e só surge efeito quando regulado para baixo do casco, porem se deixar para baixo do casco creio que a frente vai calar, tudo bem que não "cavalgaria" porem eu estaria aumentado a area de arrasto com ele mais calado , eu não teria o mesmo efeito de calado mais abaixo apenas descendo mais o trim? porque com o trim mais baixo com certeza eu posso mandar tudo do motor sem "cavalgar" kkkk agora fiquei na duvida!!

Opa Flávio....agora entendi a sua dúvida.

Seguinte....se vc abaixar o TRIM o barco irá enfiar a cara na água....Pra isto vc não precisa de flap.

Então....vamos a prática...

Vc está navegando com o TRIM pra baixo....O barco está com a cara na água e o arrasto é enorme....Daí vc acelera, acelera e vai levantando o TRIM....antes do motor se "soltar" e atingir o giro máximo recomendado o barco começa a cavalgar....É aqui q entra o Flap....pois vc vai levantando o TRIM e os flaps manteem a frente do barco na água. Daí vc aproveita melhor toda a força do motor...e o barco se mantêm estável... joia:::

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Achei que fosse infeite esses parafusos de regulagem, pq é uma peça fixa.

Minha Bigfish não levanta o bico de jeito nenhum na arrancada, será que é pq o flap está muito baixo?

São não, Afif...os parafusos são justamente para ajustar a altura do flap em relação ao fundo do barco.

Para saber se o flap não está enterrando demais a cara do seu barco vc teria q levantar o flap um pouco até o ponto em q o barco começar a cavalgar....Daí vc vai lá e abaixa um pouquinho o flap pra conjunto ficar no ponto certo... ::tudo::

É que olhando para o flap da bigfish, é uma unica peça em aluminio, ficar dobrando e desdobrando pra achar o ponto não compromete a durabilidade da dobra dele?

Se dobrar demais, pode ser q sim...mas acho q umas 10 balançadas não lascam o bicho não...hehee... :gorfei:

Mesmo sendo um 50, acho que o barco no arranque deveria levantar um pouco o bico e depois planar, estou errado?

O meu sai reto e permanece reto...rsrs...

Aí depende também da altura que está o motor pelo trim. Se o motor estiver com um angulo muito baixo a tendencia é que saia reto mesmo.

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Então fabricio na teoria se eu subir os flaps ele teriam que exercer um força de resistencia na agua fazendo que na inclinação a tendencia seria ficar paralelo com o espelho da agua! ! mais pelo que eu entendi vc fala que essa resistencia não ocorre na pratica e só surge efeito quando regulado para baixo do casco, porem se deixar para baixo do casco creio que a frente vai calar, tudo bem que não "cavalgaria" porem eu estaria aumentado a area de arrasto com ele mais calado , eu não teria o mesmo efeito de calado mais abaixo apenas descendo mais o trim? porque com o trim mais baixo com certeza eu posso mandar tudo do motor sem "cavalgar" kkkk agora fiquei na duvida!!

Opa Flávio....agora entendi a sua dúvida.

Seguinte....se vc abaixar o TRIM o barco irá enfiar a cara na água....Pra isto vc não precisa de flap.

Então....vamos a prática...

Vc está navegando com o TRIM pra baixo....O barco está com a cara na água e o arrasto é enorme....Daí vc acelera, acelera e vai levantando o TRIM....antes do motor se "soltar" e atingir o giro máximo recomendado o barco começa a cavalgar....É aqui q entra o Flap....pois vc vai levantando o TRIM e os flaps manteem a frente do barco na água. Daí vc aproveita melhor toda a força do motor...e o barco se mantêm estável... joia:::

fabricio,sei q varia de caso a caso,mas para começar,qntos cm deveria deixar para baixo do fundo do casco 1cm, por ex. no big fish com 60?

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Então fabricio na teoria se eu subir os flaps ele teriam que exercer um força de resistencia na agua fazendo que na inclinação a tendencia seria ficar paralelo com o espelho da agua! ! mais pelo que eu entendi vc fala que essa resistencia não ocorre na pratica e só surge efeito quando regulado para baixo do casco, porem se deixar para baixo do casco creio que a frente vai calar, tudo bem que não "cavalgaria" porem eu estaria aumentado a area de arrasto com ele mais calado , eu não teria o mesmo efeito de calado mais abaixo apenas descendo mais o trim? porque com o trim mais baixo com certeza eu posso mandar tudo do motor sem "cavalgar" kkkk agora fiquei na duvida!!

Opa Flávio....agora entendi a sua dúvida.

Seguinte....se vc abaixar o TRIM o barco irá enfiar a cara na água....Pra isto vc não precisa de flap.

Então....vamos a prática...

Vc está navegando com o TRIM pra baixo....O barco está com a cara na água e o arrasto é enorme....Daí vc acelera, acelera e vai levantando o TRIM....antes do motor se "soltar" e atingir o giro máximo recomendado o barco começa a cavalgar....É aqui q entra o Flap....pois vc vai levantando o TRIM e os flaps manteem a frente do barco na água. Daí vc aproveita melhor toda a força do motor...e o barco se mantêm estável... joia:::

fabricio,sei q varia de caso a caso,mas para começar,qntos cm deveria deixar para baixo do fundo do casco 1cm, por ex. no big fish com 60?

Breno...eu colocaria uns 5cm logo de cara e veria se a velocidade do barco diminuiu...se não, é pq tá blz...Se melhorou a estabilidade e o barco parou de cavalgar...perfeito. ::tudo::

Caso contrário vá aumentando.....

Se entenrrou demais, diminua.

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Opa Flávio....agora entendi a sua dúvida.

Seguinte....se vc abaixar o TRIM o barco irá enfiar a cara na água....Pra isto vc não precisa de flap.

Então....vamos a prática...

Vc está navegando com o TRIM pra baixo....O barco está com a cara na água e o arrasto é enorme....Daí vc acelera, acelera e vai levantando o TRIM....antes do motor se "soltar" e atingir o giro máximo recomendado o barco começa a cavalgar....É aqui q entra o Flap....pois vc vai levantando o TRIM e os flaps manteem a frente do barco na água. Daí vc aproveita melhor toda a força do motor...e o barco se mantêm estável... joia:::

fabricio,sei q varia de caso a caso,mas para começar,qntos cm deveria deixar para baixo do fundo do casco 1cm, por ex. no big fish com 60?

Breno...eu colocaria uns 5cm logo de cara e veria se a velocidade do barco diminuiu...se não, é pq tá blz...Se melhorou a estabilidade e o barco parou de cavalgar...perfeito. ::tudo::

Caso contrário vá aumentando.....

Se entenrrou demais, diminua.

Vou tentar abaixar os flaps para baixo do casco e acelerar tudo vamos ver o resultado!! depois postarei qual melhor resultado

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Flávio, boa noite vizinho. Como citei tenho um Marfim CLX 5.0 e regulei os flaps da seguinte forma:

- Soltei a porca inferior do flap até a ultima rosca do parafuso.

- Encostei a porca superior até dar aperto necessário. Ficou perfeito. Planeio, direção bem alinhada, enfim ficou ótimo, tente assim.abraço

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Flávio, boa noite vizinho. Como citei tenho um Marfim CLX 5.0 e regulei os flaps da seguinte forma:

- Soltei a porca inferior do flap até a ultima rosca do parafuso.

- Encostei a porca superior até dar aperto necessário. Ficou perfeito. Planeio, direção bem alinhada, enfim ficou ótimo, tente assim.abraço

Boa Noite Marco!! então é dessa forma que coloquei agora!! ainda não testei!! vou ver se amanha coloco na agua!! mais valeu pela dica!!

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INSTALEI ESTES AQUI NO MEU BG 5514 FLEX...http://www.nauticusinc.com/smart_tabsSX.htm

ganhei 180rpms e uns 7km/h de velocidade....quando instalei fiquei com medo....pensei: nao vai dar certo...a aba ficou todo pra baixo...quando coloquei na agua :surpreendente...o barco parou de pular....planou mais rápido e a proa reta com facilidade...depois postarei aqui as fotos instaladas no meu...

nunca usei os de metal que regulam com os parafusos.....portanto nao posso opinar...mas estes da nauticus...posso confirmar o que dizem na propaganda...realmente, nao obstante meu barco ainda nao esta do jeito que quero, o negocio funcionou, ou melho, mudou meu conjunto em termos de estabilidade.....

um abraço a todos

att Cristiano Julio

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nunca usei os de metal que regulam com os parafusos.....portanto nao posso opinar...mas estes da nauticus...posso confirmar o que dizem na propaganda...realmente, nao obstante meu barco ainda nao esta do jeito que quero, o negocio funcionou, ou melho, mudou meu conjunto em termos de estabilidade.....

um abraço a todos

att Cristiano Julio

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Muito interessantes estes flaps Cristiano! Aquele suporte parece ser um tipo de amortecedor que se autoregula com a pressão da água... É isso mesmo? Fala aí pra gente... Onde você comprou e quanto custaram os flaps? Um abraço.

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Então eromir....o "amortecedor" na verdade é de nitrogênio...navegando ele realiza o trabalho de compensaçao de peso/força na popa...uma conhecida que vai sempre nos EUA comprou na bass pro...lá é barato...pra mim saiu por uns R$400,00....

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ganhei 180rpms e uns 7km/h de velocidade....quando instalei fiquei com medo....pensei: nao vai dar certo...a aba ficou todo pra baixo...quando coloquei na agua :surpreendente...o barco parou de pular....planou mais rápido e a proa reta com facilidade...depois postarei aqui as fotos instaladas no meu...

nunca usei os de metal que regulam com os parafusos.....portanto nao posso opinar...mas estes da nauticus...posso confirmar o que dizem na propaganda...realmente, nao obstante meu barco ainda nao esta do jeito que quero, o negocio funcionou, ou melho, mudou meu conjunto em termos de estabilidade.....

um abraço a todos

att Cristiano Julio

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Muito interessantes estes flaps Cristiano! Aquele suporte parece ser um tipo de amortecedor que se autoregula com a pressão da água... É isso mesmo? Fala aí pra gente... Onde você comprou e quanto custaram os flaps? Um abraço.

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