Ir para conteúdo

Peixes Abatidos - Araguaia


Posts Recomendados

A falta de fiscalização no Araguaia é um absurdo. Ano passado fui 3 vezes e esse ano fui duas vezes. Não vi nenhuma fiscalização e perguntei aos piloteiros e pessoal da pousada, tbm ninguém vê fiscalização frequente por lá.

Mas tenho vistos matança à vontade por parte de pescadores amadores e tbm por parte de muitos piloteiros e pousadas.

E acredito sim, que o problema da falta de peixes no Araguaia é decorrente de pesca excessiva.

Abraços,

Fala Grande Cleison tudo joia?!

Cara, na minha opiniao e o seguinte...

Existe sim fiscalizacao, e eles trabalham DURO ! Trabalham de Domingo a Domingo, o Cambui ( chefe local do IBAMA ) da o SANGUE pelo o Rio, o negócio e que sao MUITO poucos fiscais para tamanha ârea, a culpa nao e da Fiscalizacao, pois dao o sangue, o problema e a falta de fiscais, problema do governo Federal, que deveria abrir mais vagas em seus concursos...

::tudo::

Blz Carocinho!

A falta de fiscalização a que me refiro não é decorrente da incompetência ou má fé dos fiscais, muito pelo contrário. A atuação deles é perfeita. O problema está realmente na quantidade de fiscais e nos recursos que tem à disposição para realizar uma fiscalização efetiva. Os fiscais que atuam no Araguaia, até onde eu sei, tem atuação exemplar, rigorosa, inclusive com o pessoal ribeirinho e guias de pesca.

Mas infelizmente as limitações impostas à fiscalização estão tendo um impacto dramático no Araguaia, agravado pela legislação permissiva que, na minha opinão, esta completamente fora do contexto atual . A limitação de quantidade de peixes abatidos por pescador já não protege mais os estoques pesqueiros, que é muito atingido não só pela pesca predatória, mas tbm (e muito) pela pesca dentro dos limites da lei, em face da imensa quantidade de pescadores amadores que frequentam nossos rios.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Tem muito peixe ai ?

Essas fotos fui eu quem tirei e em cada montinho tem 5 kg e um exemplar... tudo dentro da lei...

Cada pescador está fazendo o que é certo e como eu ouço dizer por ai "ahh... todo mundo deve ter o direito de levar um peixinho pra casa" (não é meu pensamento)

Imagine o que esta turma de +/- 30 pessoas não comeu em 7 dias de pesca?

Olha o tanto de peixe que foram abatidos

Multiplique isso pelo número de pousadas, barcos hotel, casas em condomínio, acampamentos e etc, na beira do rio.

Multiplique pelos dias ou semanas de um ano.

Veja o que deu...

DEVASTAÇÃO

As pousadas não estão fazendo nada errado, nem os pescadores...

A lei é permissiva com a depredação

Pelo menos este é o meu pensamento.

P.S.: Se uma pousada proibe matar, perde turistas para as que deixam. A ação tem q partir da lei mesmo.

O tucunaré na mão do piloteiro, que inclusive é amigo meu e consciente, pesou 5,400kg (eu mesmo nunca capturei um azul deste tamanho)

abraços

Como comentei neste mesmo tópico presenciei a mesma cena este mês, e concordo plenamente com a tua opinião, pode ser que um dia isto mude, se não for cota zero que é o ideal, pelo menos limitar 1 peixe por pessoa, e fiscalizar mas isto depende de nosso governo corrupto, enquanto a pesca não trouxer vantagens R$ para eles nada muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S.: Se uma pousada proibe matar, perde turistas para as que deixam. A ação tem q partir da lei mesmo.

O tucunaré na mão do piloteiro, que inclusive é amigo meu e consciente, pesou 5,400kg (eu mesmo nunca capturei um azul deste tamanho)

Como disse nosso amigo Marcelo Siqueira, a cima, A LEI TEM QUE VIR DE NOSSAS AUTORIDADES e para que nem uma ou outra pousada saia perdendo,opinião minha,a lei tem que ser RADICAL ou seja para todas as pousadas COTA ZERO, e ai sim pegou matando peixe fechamento imediato sem choros.Ai eu quero ver se Naonao:: acaba a matança,pelo menos ate que os rios se regenerem , ai talvez estudar uma possível cota novamente 1(um) peixe apenas por pescador,pequeno é claro, que tenha mais povoamento no rio joia:::

OBS: se estiver errado me corrijam , mas é assim que penso raivinha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Carocinho!

A falta de fiscalização a que me refiro não é decorrente da incompetência ou má fé dos fiscais, muito pelo contrário. A atuação deles é perfeita. O problema está realmente na quantidade de fiscais e nos recursos que tem à disposição para realizar uma fiscalização efetiva. Os fiscais que atuam no Araguaia, até onde eu sei, tem atuação exemplar, rigorosa, inclusive com o pessoal ribeirinho e guias de pesca.

Mas infelizmente as limitações impostas à fiscalização estão tendo um impacto dramático no Araguaia, agravado pela legislação permissiva que, na minha opinão, esta completamente fora do contexto atual . A limitação de quantidade de peixes abatidos por pescador já não protege mais os estoques pesqueiros, que é muito atingido não só pela pesca predatória, mas tbm (e muito) pela pesca dentro dos limites da lei, em face da imensa quantidade de pescadores amadores que frequentam nossos rios.

Abraço,

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com meu irmão Miron Jr. , isso só acabará quando nossas atuais gerações derem lugar para as crianças e nossas crianças forem conscientizadas a tempo, fora isso não acredito em outra solução.

Talvez a cota zero poderá amenizar o problema.

Alexandre Ribeiro Machado

Goiânia-GO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo, respeito sua opinião, mas esse tal de "tá dentro da lei " é relativo. Veja que neste tópico muito se discute a própria lei, com propostas de cota zero e aumento da fiscalização.

Lógico que não podemos tomar uma posição ECOXIITA e simplesmente excluir o ser humano, pois a vida humana é o bem maior. Todos tem direito de levar comida pra casa, mas de forma ponderada e sem excessos.

Eu ainda vejo muito de VAIDADE nas pessoas, em querer demonstrar qual turma de pesca pegou mais. Ainda os pescadores se compararam pela quantidade de peixes pêgos. ::nada::

Eu tenho, assim como todos nós temos, um desejo de ser "O CARA", como era o Romário. Buscamos informações, compramos barcos e materiais que nos dê alguma vantagem na pescaria. Mas a natureza não pode pagar o preço desta banalidade.

Eu realmente me sinto um bom pescador quando consigo ACHAR o peixe e capturá-lo. ::tudo:: Me realizo quando vejo que os outros pescadores não pegaram nada e eu sei que peguei meus 2 ou 3 tricks. ::fishing

Enfim, para mim a pesca é um meio descontração e introspecção, prefiro pescar a ir ao Psiquiatra.

O Peixe é um mero DETALHE.

abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo, não concordo que estar dentro da lei é relativo... a lei no Brasil, ao contrário de alguns países (como a Inglaterra) é codificada e sistematizada... sendo assim não há relatividade em matéria de legalidade. Se a conduta está dentro dos parâmetros tidos como lícitos ela não pode ser legalmente condenável. Isso é absoluto.

Não concordo que a natureza gira em torno do ser humano, vejo que este está inserido nela e sem ela não pode viver. Concordo que temos o poder de modificá-la e isso nos gera ainda uma maior responsabilidade.

Concordo que Todos tem direito de levar comida pra casa, MAS...

Com o aumento populacional, domínio dos meios de produção, o homem se coloca à margem da cadeia alimentar natural sendo um protagonista que ao modificar a natureza gera seu próprio alimento.

Sendo assim não concordo com a retirada de animais do habitat natural, seja pescado ou caça. O homem já modifica a natureza para a produção de seu alimento e não precisa predar aquilo que não cria. Até porque, se assim o fizer estará desequilibrando mais ainda o sistema (que por sinal já está muito desequilibrado) com uma predação excessiva, já que como animais de topo de cadeia não deveriamos ser tantos como somos.

Não quero aprofundar muito pois senão escreverei um livro aqui.

O Peixe PARA MIM (respeito sua opinião) não é um mero DETALHE ... claro que a pescaria, a viagem, estar num rio ou lago já é uma boa terapia... mas sem os peixes perdemos o FIM de nosso Hobby.

Sem o peixe deixamos de ser pescadores para nos tornarmos turistas. Basta ver a definição da palavra pesca ou pescar que é retirar algo da água ou mais especificamente um peixe.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando digo que "estar dentro da lei " é relativo , não estou me referindo ao sistema de leis, seja ele Positivado

(brasileiro) ou Costumeiro( Inglês), citado por vc. inclusive porque as leis inglesas não são relativilizadas, visto que observam precedentes e buscam a equidade de direitos.

Quando menciono estar dentro da lei, relativilizo com o preceito moral. E como já havia dito, discutir se a lei é boa ou não. Não a sua legalidade!!

A lei deixa vc pegar X kilos, tudo bem. Isso somente te diz que não estarás a cometer um crime ou infração. Será que isto é o mais correto?

Nortearmos nossa vida somente pelas leis em detrimento do ético, não tem se demonstrado muito bom.

Afinal quem faz a lei é o ser humano, com suas falhas e intenções.

Também nunca disse que a natureza deva girar em torno do ser humano, não sei onde vc leu isso.

Sinceramente Não entendi a sua linha de pensamento: Vc não aceita que possamos levar peixe pra casa "sendo assim não concordo com a retirada de animais do habitat natural, seja pescado ou caça.".... Mas se estiver dentro da lei pode: "Se a conduta está dentro dos parâmetros tidos como lícitos ela não pode ser legalmente condenável. "

Vou contar um caso verídico relatado por um colega que o vivenciou num rio da Amazonia:

Ele se deparou com um ribeirinho, e este tinha na frente de sua casa um tartaruga amazonica de pernas pro ar já com alguns dias. Perguntou se o ribeirinho não tinha dó do pobre animal e se ele sabia que aquilo era um crime.

respondeu o ribeirinho: - Dó eu até tenho, mas só assim eu posso conservar a carne. Aqui não tem energia! Se eu soltar essa tartaruga, não sei se meus filhos terão comida amanhã.

Então inegavelmente houve o crime ambiental, mas com excludente de ilicitude , nem processo haverá, pois está amparado pelo Estado de Necessidade. Ou seja, ainda a vida humana é o bem maior.

Nem todos podem abdicar de pescar ou caçar. Tenho certeza que se pudessem , iriam buscar no supermercado! Assim como nós.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carocinho,não se iluda,o que eu vejo nesse mundão de Deus aí é uma coisa muito decepcionante,a destruição é geral,a matança é muito grande...

O problema está é na mente das pessoas,enquanto não passar toda essa geração não adianta...enquanto tem 1 que solta tem 1 milhão que mata...

O futuro está nas crianças...

Valeu!!!

Miron Júnior, falou e disse parceiro!!

Assino embaixo, é exatamente oque penso sobre isso.

Infelizmente...

ótimo tópico Carocinho!! valeu!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Podia pegar esse arpão e enfiar no rabo desse f.d.p. .. .corno do C.....!!!!!!!

Bom dia Magrão!!! ::tudo::

Concordo com vc, qdo diz que é uma put@ sacanagem o cara matar no arpão um piraiba.

Mas não vamos colocar só a culpa nos SUB, akelas fotos de sei la qtas piraibas abatidas sao de pescadores de linha. ::nada:: ::nada:: Verdadeiros bandidos. bang:: bang::

Abçoosss... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Magrão!!!

Concordo com vc, qdo diz que é uma (editado) sacanagem o cara matar no arpão um piraiba.

Mas não vamos colocar só a culpa nos SUB, akelas fotos de sei la qtas piraibas abatidas sao de pescadores de linha. Verdadeiros bandidos.

Abçoosss...

Opa parceiro tudo joia?!

Esses peixes abatidos, foram pegos na pinda e usaram "BICHEIRO" ( por isso as marcas ) na hora de embarca-los...

Se bem que, nao interessa, se foi na VARA, CARRETILHA,SUB,PINDA,ESPINHEL,REDE,JOAO BOBO... Oq importa foi o resultado :/

Da dó

Abrac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vdd Carocinho.

O telles pires tinha mtooo peixe, vou arriscar a dizer que até mais que o araguaia, pois foi considerado o rio mais piscoso do brasil por um bom tempo.

Vem pescar nele agora p vc ver. ::nada:: ::nada:: Pegam peixes bons ainda, mas perto da divisa com o Para, na minha regiao ( Sorriso-MT ) é só matrinxa, bicuda, cachorra, peixe de couro, jaú pequeno, mandi, piraiba, nem em sonho. ::nada:: ::nada::

Abçooss... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vdd Carocinho.

O telles pires tinha mtooo peixe, vou arriscar a dizer que até mais que o araguaia, pois foi considerado o rio mais piscoso do brasil por um bom tempo.

Vem pescar nele agora p vc ver. ::nada:: ::nada:: Pegam peixes bons ainda, mas perto da divisa com o Para, na minha regiao ( Sorriso-MT ) é só matrinxa, bicuda, cachorra, peixe de couro, jaú pequeno, mandi, piraiba, nem em sonho. ::nada:: ::nada::

Abçooss... :amigo:

:amigo: :amigo: :amigo: mais aquela região ali do teles pires no PARA também não vai agüenta muito Naonao:: Naonao:: Naonao:: alem das ::evil:: usinas o povo faz isto ainda será que quanto tempo nossos rios vão agüenta ainda espero que demore muitos e muitos anos mais pela cara mais 5 anos e já era teles pires ai vão pro jurueba diabo:: diabo:: diabo:: diabo:: diabo::

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...