Ir para conteúdo

Roda Louca faça você mesmo!!


Posts Recomendados

Vamos lá de acordo com a dificuldade de ficar levantando o peso do cabeçalho da carreta que esta com o barco em cima com tanque, bateria 100amp e motor eletrico tudo na frente , e por possuir carro logo precisei de uma roda louca maior para poder soltar a carreta do carro e levar ate dentro do rio na saida ponho barco em cima da carreta amarro uma corda no engate e outra na carreta ate puxar fora da agua para evitar o força e desconforto de uma roda de 3 polegas que só servia pra enfiar na areia bolei uma roda louca, claro que possui prontas por uma media de 400 reais! mais o que foi gasto aqui uma roda de carriola R$36,00 uma gorjeta de 20,00 e 2 coca colas enquanto cumpria a ordem de soldas kkkkkk :gorfei:

Primeiro fazendo o garfo nada mais é que usar uma chapa bem grossa em formato de " U"

Imagem Postada

Depois pega um cano redondo reforçado corta em torno de ou 45 graus solda no meio, repara que ja é soldado um anel de encosto esse anel nada mais que um pedaço de outro cano maior

Imagem Postada

A roda de carriola será fixada com um pedaço de cano na medida da abertura do garfo, usei um fuso de rosca e duas porcas pra travar as pontas dessa forma a tendencia é sempre deixar o garfo fechado

Imagem Postada

O sistema

tirei a roda louca do cabeçalho a que tem em media 3 polegadas, desparafusei a roda e soldei um cano aonde vai a roda cortei o resto de materia rebati em cima do cano e soldei

Imagem Postada

Na parte da base foi soldada uma chapa maior e mais grossa pra ser preso na viga da carretarepara que logo a cima tem uma caneleta soldada no formato de U na base foi feito pra prender a trava que escamoteia a roda

Imagem Postada

Agora na foto a baixo o pino esta levantado nessa posição assim que levantar a carreta abaixa o pino travando dessa forma a roda não escamoteia

Imagem Postada

Feito a engenhoca vamos dar uma pintadinha, ja possuia material de pintura que eu tinha reformado uma casa

Imagem Postada

Vamos prender a base na viga, coloquei uma camara de ar para nao escorregar e não riscar a viga da carreta

Imagem Postada

Agora foi simples basculei a roda com a ajuda de uma alavanca foi mole mole baixei a trava e travou a roda na posição de manobra

Imagem Postada

Para colocar no carro basta por o cabeçalho em cima do engate destravar (apenas puxando pra cima o pino) e ir com a alavanca devagar soltando em cima

Imagem Postada

Carreta no engate agora basta travar na posição para viagem

http://i1185.photobucket.com/albums/z351/flaviohamanaka/Roda%20Louca/10instalada.jpg

Se inventar mais alguma coisa postarei fotos e como foi feito assim quem achar util que faça bom aproveito kkkkk :gorfei: joia::: , abraço a todos!!

OBS: todos ferros usado era retalhos de serralheria que estavam pra ser descartados !!

Achei melhor tirar a trava e retirar a roda quando for conduzir a carreta assim eu alivio o peso sobre o engate do carro o video mostra como ficou a forma de alavancar a carreta pra subir e tirar do engate e como retirar a roda do sistema !! algo simples e bem funcional e acima de tudo baratoooo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se nao tiver muita utilidade vou excluir esse topico para não ocupar espaço no servidor rs vou deixar mais um dia!!

Amigo Flavio, de fato é chato um tópico não ter resposta, mas isto não quer dizer que não houve interesse, e por sinal a roda louca ficou bem arrumada. Seguindo seu tópico vou postar um sobre o carrinho que fiz pro meu quarentão, sem esperar respostas mas sei que será útil p alguém legal:: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico Flavio, não apaga não!!!

Preciso colocar uma rodinha na minha carreta de encalhe (já estourei 2 de nylon de 5") e acho que uma dessas vai ficar show.

Vou imprimir as fotos e levar pra um serralheiro fazer igual!

::tudo:: Valeu mesmo! palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi alguns em que a roda com seu suporte ficam soltos e na carreta tem um tubo. Quando quer usar a roda a pessoa encaixa o suporte da roda no tubo, com a roda virada para baixo e quando não quer usar, em viagem por exemplo, a roda fica encaixada virada para cima.

Será que me fiz entender. lacou::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É flavio ficou muito boa sua ideia.

Más aproveitando, a questão da corda, eu uso um guincho eletrico de 1200 libras, acoplado em uma plataforma que engato na bola do engate, tiro o carreta e engato o guincho, fiz a parte eletrica que passa por baixo do carro, com tomada para ligar o guincho atrás. O carro pode ficar até 25 m. longe da agua, acabou o sofrimento, e so apertar o liga e desliga e a carreta sobe ou desce ladeira aboixo. Vou postar fotos da engenhoca.abraço...

Obs. por questão de segurança levo sempre pedaços de medeira 6X12 cortados em angulo de 90º para travar carreta e carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola Flavio!

Gostei muito do sistema de trava. Fico muito bom mesmo!

Pedi pra um serralheiro conhecido meu fazer um suporte de roda como esse seu, porem sem esse sistema de trava, pois minha carreta é de encalhe e quanto mais simples, melhor (e mais barato) rsrsrs.

Valeu mesmo o passo a passo, ajudou muito.

Obs, qdo ficar pronto, vou postar aqui as fotos!

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Flávio

fiz exatamente igual a sua ......a unica coisa que mudei foi  a roda . pois a sua e de carriola com camara de ar.....coloquei uma de E.V.A. maciço....sem camara não tem risco de furar ou vazar.....porem não posso deixar ela apoida muitos dias pois acho que deforma ....AGRADEÇO  pela sua dica . acho que não gastei  180,00

 

valeu

cleiton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Bom dia Flavio! Tudo bem?

Flavio sou novo no forum e vi somente a primeira foto da sua roda louca nas imagens do Google!

Voce teria como me mandar as fotos e os videos para que eu possa fazer uma para mim?

Desde já agradeço a atençao e boas pescarias...

Atenciosamente Ivan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...