Ir para conteúdo

Regra de Segurança Um!!!


Posts Recomendados

Todos nós que pescamos com IA sabemos que quando ela se solta de um peixe que julgávamos fisgados, vem como um bala direto para nós.

Tenho por hábito amassar as farpas dos anzóis e das garatéias, porque além de mim, podem atingir alguém que esteja perto.

Reduz a produtividade? Posso perder um troféu?

Bem pesco por hobby, não acredito em menor produtividade em anzol, mas em IA acontece ... manter a linha esticada ajuda muito, mas em IA ...

Só que antes de tudo a segurança ...

Vejam só.

Algum tempo atrás, ao desenroscar um spinner, ele veio com tudo para cima de mim.

Instintivamente, protegi o rosto com a mão, fisgou na palma, estava sem farpa e tirei sem trauma e nem marca tem mais (mas que doeu, doeu ...).

Hoje, aconteceu algo que só reforça mais, pelo menos para mim, amassar as farpas das garatéias.

Uma isca que ganhei, testei um fim de semana (droga de ações), e voltei a usar com sucesso neste fim de semana, foi 10: a Nikinha.

Imagem Postada

Mas enroscou no passaguá de tal forma, que me fez perder muito tempo (isto sábado).

Domingo usei novamente (outras também, estavam todas rendendo), e ao “embarcar” uma tilápia, segurei-a com a mão, e ao tentar liberar a isca, me “ferrei” literalmente.

Imagem Postada

Caso uma dessas fisgas pegasse uma artéria ou veia do pulso ...

Salvo pelos Anjos? Sim.

O “panaca” aqui não havia amassado as farpas ... e tinham 2 no pulso...

Olhei, pensei um pouco e decidi ... tem que sair na porrada mesmo ...

Doeu “prá” K C T ....

e se fosse uma isca velha com garatéias mais ou menos enferrujadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Fernando eu tambem presto muito atenção com relação a segurança, não deixo embarcar sem coletes no meu barco, uso oculos a todo momento pra proteger os olhos e boné para sol e caso de alguma garateia vir na cabeça rs, só tiro os peixes com passagua alicate na boca deles e alicate na garateia assim se pular e escapar nao estou com a mão perto!! outra coisa que deve ser levando em conta são iscas trocou guarde-as jamais deixa no canto do chão do barco! ja tive amigos que furou o pé pisando em poitas rs, o estrago foi razoavel!!

Cuidado sempre acima de tudo pois um descuido pode estragar a pescaria e ate mesmo a viajem!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este assunto é extremamente complexo....Respeito todos aqueles q, como o Fernando, como Xande e etc...amassam as farpas do anzol.

Em 2005 eu tentei fazer o mesmo....mas, depois de tanto perder peixe...hehee...joguei a culpa nas farpas e voltei a usar novamente.

Pesco desde os meus 09 anos e, até hoje, não fui fisgado. Sei q um dia isso ocorrerá mas, até lá...tento, de todas as formas, me cercar de cuidados para q isso não ocorra, dentre elas:

- Em barcos curtos não pescar com quem não sabe arremessar ou pescar com bebuns.

- Uso apenas linhas multi, o q reduz em 99% o estilingue da linha/isca presa nas árvores.

- Não deixo iscas soltas dentro do barco (todas ficam dentro das caixas, ou ficam escondidas dentro dos porta varas e etc...Vejo muitos amigos colocando um fio na lateral do barco e colocando 1000 iscas alí...Se o pescador cair dentro do barco tá lascado...hehee...

- Não deixo iscas presas em coletes ou na roupa.

- Usar bonés e óculos.

Bem...na verdade tem uma questão de instinto mesmo...Geralmente percebemos, milésimos de segundos antes, quando estamos fazendo uma merdinha q pode acabar nos machucando.

Quando somos fisgados pelo parceiro não tem jeito...99% da culpa é dele....mas ainda assim podemos tomar várias medidas para evitar o próprio "fisgamento"..hehhee...

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frabricio, sem puxar a sardinha pra nem uma das fogueiras,mas concordo contigo, no meu ver quase sempre quando ocorre esse tipo de acidente (99%) a culpa é do pescador, ou por pegar o peixe sem o boga e ou sem alicate de contenção,ou ainda quando enrosca num galho da aquela puxada e zaz,vem contra o pescador ou o companheiro de barco como você disse tem uma serie de cuidados a serem tomados para evitar estes acidentes,eu mesmo esses dias fui pegar um peixe sem o boga e cravei uma garateia no dedo anelar,resultado, fui para o medico tirar a danada a coisa foi feia.

Então amassar a farpas não resolve,só ameniza a dor,oque resolve é cuidado e ATENÇÃO. joia:::

Olha a foto da danada no dedo :gorfei: :gorfei:

http://i1112.photobucket.com/albums/k49 ... 2171-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu for pescar tilápias eu vou até sem anzol :gorfei: ,mas pescar meu troféu ai até a foto a briga é pra valer,depois ele vai pra água crescer e reproduzir,prevenimos acidentes usando óculos e roupas apropriadas e tambem é claro escolhendo o parceiro ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

O risco que queremos correr varia com o contexto da pescaria.

No meu caso as pescarias são quase 100% com a família no barco, então a segurança vem em primeiro lugar e amasso todas as farpas.

Se um dia for pescar troféus com outros pescadores experientes certamente manterei as fisgas dos anzóis.

Sou apenas prevenido, nada de radicalismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...