Ir para conteúdo

tucunaré Hibrido no rio negro ??!!


Tino

Posts Recomendados

Como observador curioso que sempre fui, em minha recente viagem ao rio Negro e ao seu afluente o Cuiuni, capturamos na turma diferentes subespécies de tucunaré. E além das 3 já conhecidas Açu, borboleta e paca e suas muitas variações de cor, identifiquei um hibrido. Em conversa com o Marlon e com os experiente guias nascidos e criados ali descobri que realmente existe uma mistura entre o tucunaré paca e o Açu.

Digo isso baseado nos argumentos do pessoal de lá, concordo com eles que o tucunaré Açu puro não tem pintas longitudinais, essa característica de coloração não faz parte da sua variação de cor quando atinge a idade adulta, quando pequeno sim todos são pintados mas quando adulto o Açu PURO perde suas pintas variando apenas na tonalidade das suas cores padrões.

O Açu puro (sem pinta alguma no corpo) é peixe incrivel, gosta de pontos bem particulares do rio como canais entre a margem e os molongozais ou as pontas espraiadas no meio do rio. Nos lagos roda pelo meios e caça MUITO dentro da mata alagada, as explosões dentro do igapó são INCRIVEIS, são se vê, mas se escuta a todo momento e muitas vezes chegamos a duvidar que aquilo foi realmente obra de um peixe. Vi um açu enorme atacando um cardume de bicudas de mais ou menos um quilo cada uma e essa foi uma das senas mais incriveis que já vi, há uns cinco metro de mim aconteceu do nada um rebojo mostro e três bicudas escaparam dele pulando da margem pro largo e riscaram água com o lombo todo de fora até desaparecerem no meio do lago, fez-se uma calmaria e quando achei que elas haviam escapado ele novamente explodiu encima delas lá no meio do lago, E QUE PORRADA!!! Dessa vez só duas pularam, creio que a terceira nunca mais irá saltar e o mané minha égua aqui de tão nervoso que ficou quase que desmonta a carretilha encabelada, troquei de vara meti um jig umas mil vezes mas ai já era. Eles batem atrás das suas vitimas mais no inicio do dia e no final da tarde, o resto do dia é relativamente calmo mas eles permanecem a espreita nos pontos já mencionados. É também um peixe que possui diferentes variações de cor:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

https://picasaweb.google.com/111313070496318396548/5DeSetembroDe201104#5649020463336282370

Imagem Postada

O borboleta é muito abuntande na região. É peixe de tranqueira, beira de lago com troncos mortos. Adora os ataques do sujo pro limpo...é só bater bem na beirinha dos paus e trabalhar rápido a isca, esse negocio de trabalhar isca de vagar por lá (principalmente zara) não funciona. Peixe amazônico tem tara por movimento e ruido na flor dá água. Um trabalho lento cabe quando ele reboja e não entra, ai você joga de novo no mesmo ponto e com a isca ainda parada só pra atiçar dá pequenos toques e logo em seguida acelerar na corrida. No meio do caminho pare e tente de novo, pro borboleta é FATAL!! peguei vários manhosos assim, principalmente quando pegamos um pequeno repiquete e o dia estava ruim pra peixe. Pra esse tipo de trabalho que mencionei nada se iguala ao magic stik nakamura cor osso, mas use o modelo maior de garatéias reforçadas e não aperte muito o freiro da carreta, pois a qualquer momento pode entrar um paca gigante ou até mesmo um açu que se sentiu ofendido. Pesca-los com tralha leve, vara de 17 linha de 40 LB é uma delicia. Ele entra bem na superficie mas é tarado em uma sub walk e se pegar o cardume atacando na beira de barranco reto com um jig vira até covardia. A média é um quilo e meio a dois quilos e meio, mas sai muitos de três quilos e até de quatro quilos e meio. Também possui variações de tons mais claros a mais escuros em sua coloração.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

O paca Puro tem cor de bronze e foge totalmente dos tons esverdeados do Açu, tem o corpo mais estreito e alongado é em média maior que o borboleta mas bem menor que o açu puro, em proporção é um brigador nato! demora a se entregar e proporciona incrivei ataques na superficie, mesmo nas iscas mais lentas e zaras. seus pontos prediletos são beiras de praias limpas e águas mais correntes como os remansos de entradas de igarapés.

https://lh5.googleusercontent.com/-l0YtZJps__s/TmjY02w5SYI/AAAAAAAABFA/ftQpz5HwYp8/s800/brob.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/-0rG99ZF_KIs/TmUUjuiPotI/AAAAAAAAA-0/dyXq_58OOvY/s512/IMG_0368.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-7Z40iBKNHSQ/TmjY9P935VI/AAAAAAAABEQ/UgZxnqxOai4/s512/ssddd.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-4P0p8XXDi7o/TmjfNY1HqfI/AAAAAAAABFk/3afRG5c5kBY/s912/LELO%252520097.JPG

Os híbridos, paca + Açu... são brigadores, crescem bem mais que os pacas puros. Me arrisco a dizer que quanto mais sangue de Açu tiverem maior ficarão. A genética nos diz que um individuo possui 50% do material genético da mãe e 50% do pai, porem quando se cruza um meio sangue (paca Açu com um puro sangue (Açu) teremos um hibrido 75% açu 25% paca..por isso as vezes vemos peixes enormes e com poucas pintas, ou peixes também adultos mas com muito mais pintas do paca. E essa variação tende a se manifestar a se modificar de todas as formas possíveis dentro da combinação.

https://lh6.googleusercontent.com/-KqAcE4kg5d4/TmjY_N8lCAI/AAAAAAAABEU/8iz910QeGCk/s640/IMG_0278.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-opDJ6OTJrU0/TmjZD6Jv96I/AAAAAAAABEY/NP9aRBXrAAk/s912/IMG_0281.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-2SwIG7Okuhs/TmUT8whM7wI/AAAAAAAAA-Y/pJ2LoJyR4Tk/s512/IMG_0356.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-w3cQ3b3rA2E/TmUULgHRM1I/AAAAAAAAA-k/NFaRlTWhXLM/s512/IMG_0359.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-qGckmmCxxko/TmjjjzZYZGI/AAAAAAAABF4/QTRtnNtl4cg/s640/DSC01343.JPG

https://lh5.googleusercontent.com/-qOSWL9QSLGM/Tmjlg5zVQ1I/AAAAAAAABGI/VvawlBSyTG8/s512/IMG_1813.JPG

Não sou biólogo ou doutor em genética, apenas um grande estudioso do comportamento animal que agora está virando pescador e essas observações feitas são minha opinião a respeito do assunto. Pra mostrar que estou certo ou errado só um exame de DNA detalhado que marque o numero padrão de cromossomos que possui cada uma das três espécie e uma comparação desse numero com o numero de cromossomos que possuir o hibrido (Açu pintado).

Indo ainda um pouco mais longe, considero o açu, o paca e até mesmo o "pequeno" borboleta na coloração mais escura como um individuo mais adaptado do que os de coloração padrão da sua espécie, a coloração mais escura é uma camuflagem perfeita nas águas cor de coca cola do rio negro e seus afluentes, e aposto caro com qualquer um desses peixes mais escuros obtém maior sucesso em suas caçadas do que os peixes mais claros. Dando mais um pequeno passo diria que daqui há alguma centenas, ou milhares de anos se aquele eco sistema ainda estiver vivo, todos os tucunarés que ali existirem serão completamente negros...pois estão em plena evolução. Nos é que vivemos pouco de mais pra poder visualizar isso. Já viram algum tucunaré de coloração negra nas águas translucidas de serra da mesa ? nunca né ? pois bem digo até que através de uma variação ou mutação genética (que é natural em qualquer espécie do muno) ele possa ter existido ou até vir a existir, mas como estará em enorme desvantagem não ira prevalecer, é já se perguntaram por que as extremidades do corpo são claras ou azuladas e que vantagens de caça e sobrevivência isso dá a ele nas águas limpas ? Pois bem, isso se chama evolução natural e é um processo lento e gradual onde só os mais adaptados e bem sucedidos prevalecem e dês dos primórdios da vida nesse planeta é assim que a mãe natureza dá forma ao mundo em que vivemos.

Aberto a debate saudáveis e observações construtivas.

Tino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Isso é resultado de alguns tucunas Bêbados!!

Se eu pego (ou tento) pegar mulher feia pensando que é bonita... Pq ele não pode pegar um Paca pensando que é Açu. shaushuasuaus :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Muito bom o post joia::: Legal demais as observações ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando besteira mas na minha opinião:

Geneticamente os dois peixes são os mesmos.... legal::

O que difere é o mimetismo com relação a idade do peixe, local onde foi capturado, cor da água, época de reprodução...

Essa tendência para o "paca" todo pintadinho pode ser obervada também no Tucunaré Azul e no Pinima...

Eu acredito nessa definição. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sempre achei isso. que o Paca é uma fase dos bocudos.

joia:::

Posso estar falando besteira mas na minha opinião:

Geneticamente os dois peixes são os mesmos.... legal::

O que difere é o mimetismo com relação a idade do peixe, local onde foi capturado, cor da água, época de reprodução...

Essa tendência para o "paca" todo pintadinho pode ser obervada também no Tucunaré Azul e no Pinima...

Eu acredito nessa definição. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é resultado de alguns tucunas Bêbados!!

Se eu pego (ou tento) pegar mulher feia pensando que é bonita... Pq ele não pode pegar um Paca pensando que é Açu. shaushuasuaus :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Muito bom o post joia::: Legal demais as observações ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

HAuahUhAhAUHauHAUhau só vc msm !! Concordo !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta questão é muito complicada e cheio de incertezas...

Mas já foi feito um exame de DNA do paca e do açú e foi comprovado que são a mesma espécie...

Uns falam que a coloração esta relacionado com a idade,outros com a reprodução,mimetismo,etc... mas é comum pegar dois totalmente diferentes no mesmo lugar, na mesma hora e do mesmo tamanho oloko:: oloko::

Já viram algum tucunaré de coloração negra nas águas translucidas de serra da mesa ? nunca né ?

Tino

Tem aparecido um tipo diferente de tucunaré na Serra da Mesa,de coloração bem escura,os piloteiros falam que é outra espécie e o chamam de tucunaré-preto,já foi pego até de 2,5 kg.

Imagem Postada

Imagem Postada

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miron,de acordo com a descrição da biologia ,até o momento, esse tucunaré que aparece nas fotos que você postou é o tucunaré amarelo ( cichla kelberi ),devido suas três faixas verticais que caracteriza esse tipo de tucuna. Aqui em minha região é bem comum pegar tucunarés amarelos com essa tonalidade que você mostrou,assim como também em seu tom mais comum que é bem amarelado e com pintinhas...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miron,de acordo com a descrição da biologia ,até o momento, esse tucunaré que aparece nas fotos que você postou é o tucunaré amarelo ( cichla kelberi ),devido suas três faixas verticais que caracteriza esse tipo de tucuna. Aqui em minha região é bem comum pegar tucunarés amarelos com essa tonalidade que você mostrou,assim como também em seu tom mais comum que é bem amarelado e com pintinhas...

Abraço!

Tb acho que é o amarelo,com certeza algum tipo de mimetismo,mas dessa cor nunca tinha visto la,pesco em SM desde quando encheu,e foram os guias que falaram que era outra especie e que apareceu recentemente...o mais engraçado é que peguei tb o legitimo tucunare-amarelo (de cor bem amarelada cheio de pintinhas em todas as nadadeiras) no mesmo dia e bem proximos...

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miron,de acordo com a descrição da biologia ,até o momento, esse tucunaré que aparece nas fotos que você postou é o tucunaré amarelo ( cichla kelberi ),devido suas três faixas verticais que caracteriza esse tipo de tucuna. Aqui em minha região é bem comum pegar tucunarés amarelos com essa tonalidade que você mostrou,assim como também em seu tom mais comum que é bem amarelado e com pintinhas...

Abraço!

Tb acho que é o amarelo,com certeza algum tipo de mimetismo,mas dessa cor nunca tinha visto la,pesco em SM desde quando encheu,e foram os guias que falaram que era outra especie e que apareceu recentemente...o mais engraçado é que peguei tb o legitimo tucunare-amarelo (de cor bem amarelada cheio de pintinhas em todas as nadadeiras) no mesmo dia e bem proximos...

Valeu!!!

olá amigos..sem querer fugir do topico, eu concordo com o amigo qque disse se um tucuna amarelo...ja pequei tucuna amarelo quase preto que mal dava para ver as tres listras...tem diferença de cor de acordo com a estrutura que se captura.....

att....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sempre achei isso. que o Paca é uma fase dos bocudos.

joia:::

Posso estar falando besteira mas na minha opinião:

Geneticamente os dois peixes são os mesmos.... legal::

O que difere é o mimetismo com relação a idade do peixe, local onde foi capturado, cor da água, época de reprodução...

Essa tendência para o "paca" todo pintadinho pode ser obervada também no Tucunaré Azul e no Pinima...

Eu acredito nessa definição. joia:::

Discordo por que peguei pacas grandes, mais de 5 KG e puros.. sem nada há ver com o Açu, e da mesma forma peguei açus pequenos 2 e 3 quilos, que não tinha pinta alguma e nada há ver com o paca...totalmente lisos e sem pintas. Outra coisa é o formato do corpo o paca é estreito e mais comprido em proporção a um Açu do mesmo tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sempre achei isso. que o Paca é uma fase dos bocudos.

joia:::

Posso estar falando besteira mas na minha opinião:

Geneticamente os dois peixes são os mesmos.... legal::

O que difere é o mimetismo com relação a idade do peixe, local onde foi capturado, cor da água, época de reprodução...

Essa tendência para o "paca" todo pintadinho pode ser obervada também no Tucunaré Azul e no Pinima...

Eu acredito nessa definição. joia:::

Discordo por que peguei pacas grandes, mais de 5 KG e puros.. sem nada há ver com o Açu, e da mesma forma peguei açus pequenos 2 e 3 quilos, que não tinha pinta alguma e nada há ver com o paca...totalmente lisos e sem pintas. Outra coisa é o formato do corpo o paca é estreito e mais comprido em proporção a um Açu do mesmo tamanho.

Em minha opinião para sabermos algo com embasamento só estudando geneticamente, só com DNA, tudo que tem sido discutido nesse tópico até agora é bastante empírico! E o conceito de "puro" está sendo aplicado erroneamente, o Hibridismo é consequente do cruzamento de espécies diferentes! o Puro na zootecnia é o grau de sangue de uma raça, o cruzamento de raças diferentes origina o mestiço e Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie. Como sou Veterinário, vamos esperar que os biólogos que são os profissionais mais aptos para tercerem comentários em relação a esse assunto se pronunciem!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Material científico sobre o assunto:

http://www.ufpa.br/rcientifica/ed_anter ... _01_fa.pdf

Realmente os peixes são bem diferentes... Só que já ouvi falar mais de uma vez que já fizeram o teste genético DNA e não teve diferença... ai que mora a polêmica hehehehe doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Material científico sobre o assunto:

http://www.ufpa.br/rcientifica/ed_anter ... _01_fa.pdf

Realmente os peixes são bem diferentes... Só que já ouvi falar mais de uma vez que já fizeram o teste genético DNA e não teve diferença... ai que mora a polêmica hehehehe doeu::

Mas aí não esta comparando o açú com o paca... e sim o amarelo com o açú/paca , ai é claro que são diferentes...

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os biólogos dizem que o Açú e o Paca são a mesma espécie, porque podem cruzar entre si e os seus filhotes não são híbridos, podendo procriar. Mas porque os 2 são tão diferentes entre si? vai saber...

Ja foi feito DNA e comprovado que são a mesma espécie...

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em lugar algum vi paca com cupim, mas o cupim pode ser uma característica ausente nessa subespécie o que explicaria o fato. Que tem o macho e a fêmea isso é fato, se não a espécie não mais existiria! concorda?

tino

Ai que eu queria chegar... Tem logica pensar que o paca é a fêmea do açu e o pacaçu seria uma fase do mesmo peixe... Se acreditarmos que existe um hibrido, então terá um momento onde pelo cruzamento das duas espécies não teriamos mais a raça pura... Fato que não ocorreu até hoje concorda ?

Só achismo ok ?!?!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos 2 excelentes biólogos que frequentam esse fórum um deles é o Michel que deve estar ocupado, mas a qualquer hora eles pintam aqui para esclarecer o assunto. Por enquanto vamos assistindo a Seleção Americana de Basquete Bola sem bairismos pro lado de lá, dando palestra no brasil de Soccer sem bairrismo pro lado de cá! rsrsrsrsr

levem na esportiva sem maldade, só pra descontrair!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...