Ir para conteúdo

Decisão do STJ - Pesca subaquática com arpão não pode ser co


Posts Recomendados

Pra falar a verdade eu acho a pesca de galhada e de rede muito mais predatoria, nao vi ate agora nenhum outro pescador revoltado com isso atropelar outro barcos com rede em cima!! nunca pratiquei pesca sub, mais não creio a quem não concorda com essa modalidade que uma tentativa de lesão corporal ou até homicidio seja a melhor forma de demonstrar que não concorda !!

Tudo é uma questão de consciencia fui pescar outro dia um cara com uma vara vagabunda e mais 2 amigos tinha 57 tucunares no barco com 1 palmo e falando que pegaram pra caramba!! tenho amigos no arpão que pegam 3 tilapias falam que ja ta com a fritada pronta e vão embora do rio, então acho que independente de modalidade primeiro consciencia da natureza, segundo respeito a outros pescadores tempos que pensar que não estamos sozinhos outros tambem tem o direito de pescar e não sejamos egoista.

Claro que existe pescadores com rede (profissionais) que respeitam mais quantos pescadores profissionais ou não que armam redes pegam peixes sem medidas, e ai vamos acabar com as duas modalidades tambem de pesca a embarcada e a da rede? o governo na verdade acho que deveria ter uma campanha maior de conscientização porque tudo vai de cada um idependente da modalidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade eu acho a pesca de galhada e de rede muito mais predatoria, nao vi ate agora nenhum outro pescador revoltado com isso atropelar outro barcos com rede em cima!! nunca pratiquei pesca sub, mais não creio a quem não concorda com essa modalidade que uma tentativa de lesão corporal ou até homicidio seja a melhor forma de demonstrar que não concorda !!

Tudo é uma questão de consciencia fui pescar outro dia um cara com uma vara vagabunda e mais 2 amigos tinha 57 tucunares no barco com 1 palmo e falando que pegaram pra caramba!! tenho amigos no arpão que pegam 3 tilapias falam que ja ta com a fritada pronta e vão embora do rio, então acho que independente de modalidade primeiro consciencia da natureza, segundo respeito a outros pescadores tempos que pensar que não estamos sozinhos outros tambem tem o direito de pescar e não sejamos egoista.

Claro que existe pescadores com rede (profissionais) que respeitam mais quantos pescadores profissionais ou não que armam redes pegam peixes sem medidas, e ai vamos acabar com as duas modalidades tambem de pesca a embarcada e a da rede? o governo na verdade acho que deveria ter uma campanha maior de conscientização porque tudo vai de cada um idependente da modalidade!

Olá Flavio,

Eu não saio atrás dos matadores sub para passar por cima deles, eu apenas não desviarei caso um desses venha aparecer na frente do meu barco... Agora quem é mais predador ou não, ambos os casos estão errados, matar um Tucunaré reprodutor é tão prejudicial quanto quem mata 57 tucunarés... Errado é errado, não existe meio termo para a natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros caça sub eu nunca fiz, o motivo é obvio o abate da “presa”.

Uma coisa eu garanto não é pesca esportiva, e sem hipocrisia ou demagogia, para a pesca ser considerada esportiva devemos utilizar o equipamento e técnica que causem o menor impacto aos nossos “adversários” então não amassar as farpas da garatéia ou levar aquele peixinho pra casa não é pesca esportiva e sim pesca.

Apesar de não praticar a caça sub, esporadicamente pratico a apnéia em rios da minha região e uma coisa eu garanto o mergulho em apnéia em rios é extremamente arriscado, lá em baixo tem de tudo (o pior que encontrei foi um emaranhado de arame farpado) quem pratica a caça sub em rios corre muitos riscos, já nos lagos é covardia.

O que falta mesmo é consciência, o homem age por conveniência e acha que tem direito a tudo “se a legislação permite cota para extração” não querem saber se nossas leis não acompanham a realidade por falta de monitoramento.

Em cada região evidencia praticas predatórias diferentes redes, espinhéis caça sub, explosivos, ceva dentre outras.

Em minha região, Teles Pires, Verde, Arinos, é notório que a pratica mais nociva são as cevas, não é qualquer “cevinha” são toneladas se soja lançadas dia e noite nos rios, no Arinos estão curtindo a soja até no sebo, esta pratica esta dizimando os peixes onívoros e consequentemente outros integrantes da cadeia alimentar, alem do abate dos peixes as alterações fisiológicas são devastadoras.

Então o foco é o comportamento humano, a elevada corrupção moral do brasileiro seja, ou seja, qual for o país, sempre haverá quem se ache “especial” para burlar com aquela velha desculpa “se eu não fizer outro faz, que que tem cevar um peixinho para comer” e ai vai sempre tentando justificar o injustificável, para mim são simplesmente imbecis covardes que agem por conveniências, o que não pode ser admitido é um “pescador” se auto intitular “pescador esportivo”.

Se forem convidados para pescar em cevas nos rios do Mato Grosso não venham, é crime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é companheiros...

Aqui em Goiás já está em andamento a revisão da Lei de Pesca e vocês podem esperar por novidades. Como não há superveniência de leis e o amparo através do art. 24 do CF 88 que possibilita os estados legislarem concorrentemente com a União sobre florestas, caça e pesca, não se surpreendam se as legislações estaduais se tornarem bem mais restritivas do que atualmente

Amanhã, dia 13, em Jaguara-MG (Sacramento) começam uma série de audiências públicas promovidas pela AL de Minas Gerais sobre a revisão/atualização da Lei Mineira de Pesca. Depois haverá audiência em Tupaciguara, Uberlândia e finalmente em Belo Horizonte.

O triangulo mineiro (e adjacências) estará presente, representado ( bem) pelos companheiros Neudon, Cássio, Osny e provavelmente por alguém da ASPESCA, ( Marlúcio?).

Sobre a matéria disponibilizada pelo Marcelo sobre a pesca sub, com uma decisão do STJ sobre o assunto há muito o que se discutir! Portaria de órgão extinto (SUDEPE) vale mais do que uma lei estadual ? E se ela derivar de lei revogada (Decreto 221 ?), ainda teria valor? Portarias (todas as do IBAMA) derivadas de leis que foram revogadas ainda tem algum valor? Em princípio o Ministério Público Federal entende que elas não tem valor...

O STJ também pode errar ou eles são infalíveis? Se o Estado do Rio legislar proibindo vai valer ou não? Lembrem que, no caso, a decisão só é válida para o litoral fluminense nada tendo a ver com as águas interiores.

E o pobre do nosso país passa (covardemente) por um período negro no que diz respeito ao ordenamento pesqueiro uma vez que o MPA tem sido um Ministério covarde, omisso e irresponsável com a natureza e com os nossos estoques, pois desde 1.º de setembro de 2009 estamos sem ordenamento pesqueiro.

Podem matar à vontade que não há crime...Só o ordenamento estadual (onde existe) que está dando uma proteçãozinha...

Por isso urgem as ações como esta que se realizará amanhã e peço a DEUS que ilumine os nossos companheiros que lá estarão e lembre a eles que não se trata apenas de mais uma briga com os pescadores profissionais, ou com os pescadores sub, mas sim da sobrevivência de várias espécies de peixes que estão totalmente sem defesa e desamparados pela falta de ordenamento federal.

Todos os comentários acima são pertinentes, mas agora estamos chegando num ponto em que não vai dar para transigir com a matança... O transporte zero está começando a ser exigido pelas comunidades ribeirinhas e, creio, será apenas questão de tempo!

abs

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião tem muita bobagem sendo dita em relação ao tema, como sempre acontece quando o tema em discussão é algo cuja a opinião da turma é bem divergente.

Acho que a minha opinião não é de grande valia, já que também irá divergir com a de alguns aqui, mas acho que é de grande valia citar para "todos nós" termos um pouco mais de bom senso, equilíbrio, respeito ao próximo e tomar cuidado para não agente não virar pessoas "radicais".

Lembrando que por falta dessas "virtudes" citadas, a humanidade sofreu suas piores guerras, e vimos o ser humano praticar as peiores atrocidades. Por exemplo: Segunda Guerra Mundial, os atentados do 11/09 e etc.

Se a gente for radical com todos que abatem peixes através da pesca "caça" sub, temos que ser também os que pescam com bombas, rede, espinheu, vara, carretilha, molinete e anzol. E se o radicalismo vir a se tornar Norma e proibir que se abata qualquer exemplar e implantando a cota zero, vai abrir espaço para outros tipos de radicalismo, como por exemplo o dos naturalistas e veganos que defendem o bem estar dos animais e abominam qualquer tipo de maus tratos aos bichos.

Vocês sabiam que o vegado acha que o pescadore esportivo é pior que o pescador que mata para sobreviver?

Para eles nós somos piores porque mal tratamos os peixes para nossa diversão, enquanto o outro mata para sobreviver e se alimentar.

Imaginem se uma lei deste tipo fosse aprovada, e todo e qualquer tipo de mal trato fosse proíbido, inclusive a pesca exportiva.

Com certeza nós seriamos a parte que estaria no STJ tentando provar que a pesca exportiva não podia ser considerada como mals tratos.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião tem muita bobagem sendo dita em relação ao tema, como sempre acontece quando o tema em discussão é algo cuja a opinião da turma é bem divergente.

Acho que a minha opinião não é de grande valia, já que também irá divergir com a de alguns aqui, mas acho que é de grande valia citar para "todos nós" termos um pouco mais de bom senso, equilíbrio, respeito ao próximo e tomar cuidado para não agente não virar pessoas "radicais".

Lembrando que por falta dessas "virtudes" citadas, a humanidade sofreu suas piores guerras, e vimos o ser humano praticar as peiores atrocidades. Por exemplo: Segunda Guerra Mundial, os atentados do 11/09 e etc.

Se a gente for radical com todos que abatem peixes através da pesca "caça" sub, temos que ser também os que pescam com bombas, rede, espinheu, vara, carretilha, molinete e anzol. E se o radicalismo vir a se tornar Norma e proibir que se abata qualquer exemplar e implantando a cota zero, vai abrir espaço para outros tipos de radicalismo, como por exemplo o dos naturalistas e veganos que defendem o bem estar dos animais e abominam qualquer tipo de maus tratos aos bichos.

Vocês sabiam que o vegado acha que o pescadore esportivo é pior que o pescador que mata para sobreviver?

Para eles nós somos piores porque mal tratamos os peixes para nossa diversão, enquanto o outro mata para sobreviver e se alimentar.

Imaginem se uma lei deste tipo fosse aprovada, e todo e qualquer tipo de mal trato fosse proíbido, inclusive a pesca exportiva.

Com certeza nós seriamos a parte que estaria no STJ tentando provar que a pesca exportiva não podia ser considerada como mals tratos.

Abraços a todos.

Blz Bigão!

Concordo com suas palavras, agora sobre "Cota Zero" acredito eu que é à solução para tirarmos os açougueiros da beira do rio e lagos da região de Luiz Alves, lugar que conheço e que pesco já à algum tempo, por lá a farra da matança está sem controle, não respeitam as cotas, pois pode se transportar 5 kg mais 1 exemplar, entram para os lagos e saem com muito peixe, a grande maioria fica nas pousadas ou vai para cidade, se proibir o transporte, possivelmente diminuirá este tipo de pescador, pois o cara não vai animar de rodar 60 km ou mais.. na areia com estrada ruim, para não levar peixe. Imagina quantos turistas não entram e saem destes lagos, onde é o berçário de peixes como o tucunaré. Não acho que à Cota Zero seja um radicalismo, acho que é a solução para aqueles que não tem consciência. Nem que seja por algum tempo, até que as pessoas possam ver o resultado disso. Na minha opinião será um grande passo. Sobre à pesca sub, tbm se adaptaria nessa portaria, sou à favor de tudo que não aja matança descontrolada. Todos nós temos um hobby, é só respeitar a natureza e o próximo que encontraremos oque procuramos..

Valeu!

Grande abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos pescadores, vejo uma briga muito grande entre pesca esportiva e sub, porém isso perto do pescador que leva 4 duzias de lambaris não é nada, hoje Serra da Mesa- GO tá cercado de pontos que vendem iscas vivas, gostaria que cada um tivesse a oportunidade de ficar apenas 20 minutos na porta de qualquer local destes e ver a nossa realidade, são tantos lambaris vendidos que talvez não tenha tanto peixe para ser pescado tamanha diferença....

Pescar esportivamente hoje é complicado, temos vários amigos que saem de longe para pescar no Centro Oeste e não levam nada de fotos....

Assim como temos vários pescadores sub que passam horas da noite para pegar 4 a 5 peixes... não estou defendendo nada, até mesmo porque faço a pesca esportiva .... mas tem coisas muito piores para combater do que pescador sub, que corre risco de morrer preso em algum espinheu, pinda, linhas de anzóis.... ou até mesmo de barco na cabeça rsrsrsrsrsr....

Temos que fechar essas lojas de iscas vivas. lacou:: lacou:: lacou:: lacou:: lacou::

Abs...

Fabiano Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que fechar essas lojas de iscas vivas.

Eae Parceeeeiro tudo joia? Ta sumido Fabiano...

Em resposta a oq vc falou, eu mesmo ja pesquei muuuuuuuuuuuito na serra, juntamente com muuuuuitos amigos meus, com iscas VIVAS, pescando e Soltando...

Ve se nao some

Abrac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!!!

Como se ve nesse tópico, existem varias formas de pensar. Algmas vaum pro mesmo lado, outras batem de frente.

Minha forma de pensar, que fique claro que nao estou criticando nem um lado nem o outro. joia::: Todos temos o direito de pescar, e oq é necessario para isso é uma carteira de pesca ( em alguns lugares nem isso ) e um linha com azol, correto?? No meu ponto de vista esta correto. Agora o seguinte, no meio desses milhoes de pescadores " esportivos " e não esportivos, existe os limpa rio, com rede, gaiolas, chiqueiros, anzol de galho, matrizes mortas, grandes exemplares mortos, Correto?? Eu penso que sim. Até o que se julga "esportivo " abate peixe. E não venham me dizer que não é assim, pq todos comem peixe ( uns 98% dos pescadores ). Até ae tds concordam?? ::tudo:: , Acredito que sim.

Agora criticar a outra forma de pesca, só pq nao aprova, ou pq nunca praticou, falar que sao vagabundos, que se ver no rio passa por cima, que é uma vergonha, e mil kzs, isso nao cabe a nós, olhe pra o seu passado para depois criticar os outros. Qtos peixes ja matamos em nossa vida ( eu, particularmente matei varios lacou:: negativo:: negativo:: , me arrependo, maasss, agora ja foi ), qtos belos exemplares levamos para casa??

O pescador Sub, é da mesma forma, tem os bons e tem os limpa rio, tem pescador que vai lah, mergulha, pega a sua cota ( direito dos sub e dos de linha ), e vai nbora. Ué, vc nao tem direito a levar peixe para casa?? Poisé, eles tb tem.

Resumindo, no meu ponto de vista, os dois lados da pesca estao errados. Existem mto mais pescadores de linha do que de Sub, e no meio desses de linha existem pescadores que acabam mto mais com os rios do que os Sub.

Por fim, esse assunto nunca vai chegar ao fim, cada um pensa de um jeito, e isso nao vai ter fim. Naonao::

Lembrando que esse é o meu modo de pensar, se vc tem o seu, repense bem antes de chingamentos. ::tudo:: Pois todos tem direito a uma opiniao, e o respeito ao próximo ''e o mínimo que se deve ter dentro desse forum.

anjo::

Grande abço a todos. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afif...

Essas kzs quem dizem sao pessoas que só enchergam o lado deles. Não pratico pesca sub, mas tenho interesse em conhecer a pratica.

Sexta um amigo meu filmou umas 60 cachorras em um cardume. Adivinha qtos ele abateu??? rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: NENHUMAAAAAA.... ::tudo:: Pesca seletiva. ::tudo:: ::tudo::

Não digo que a seletiva é melhor que o pesque e solte, mas é bem parecido. ::tudo:: ::tudo::

Grande abçooo!!! :amigo: . Mais uma vez, e só lembrando, SEM CHINGAMENTOS joia::: Todos tem opinião. rindo3:: Respeite a dos outros para que respeitem a sua. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí grande Diogo,

Sim, cada um tem sua opinião, levo bem na esportiva, apesar de ser ofendido, ser chamado de vagabundo por tabela, tento levar na boa e tentar descontrair, pra quebrar qualquer ar de desconforto... Mas de boa, eu respeito a opinião de todos.... Vou até parar de postar neste tópico, evitar problemas com algum usuário qualquer... Pois não vale a pena nem discutir... E, que, o SEM CHINGAMENTOS sirva para todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONCORDO COM MUITAS DAS OPINIÕES E DESAPROVO OUTRAS O CARA QUE PESCA E SOLTA TUDO PRA MIM É UM SEM NOÇÃO POIS QUANDO ELE CHEGA NA SUA CASA SEM PEIXE SUA MULHER VAI PERGUNTAR CADE O PEIXE ;

AÍ COMO ELE É ECOLÓGICAMENTE CORRETO REPONDE COMPRA NA PEIXARIA POI EU NÃO MATO PEIXE ;

AÍ É QUE ESTA SEU ENGANO AS PEIXARIAS SÃO AS MAIORES CAUSAS DOS PEIXES ESTAREM SUMINDO DOS RIOS POIS OS CARAS MATAM SEM DÓ E PRA ELES NÃO IMPORTA O TAMANHO NEM ESPÉCIE POIS VENDEM COMO MISTURINHA ;

ENTÃO PREFIRO EU PESCAR O PEIXE QUE MINHA FAMILIA VAI CONSUMIR DO QUE COMPRAR PEIXE SEM PROCEDÊNCIA OU OS PEIXES VEM COM RASTREADOR :gorfei: :gorfei: ;

NÃO COMO PEIXE SÓ PESCO MAIS COMO CARNE DE GADO ,GALINHA,ETC.. E QUANTOS RIOS SE FORAM PORCAUSA DOS PASTOS DO GADO DO MILHO DA GALINHA HÁ DAÍ O CARA FALA QUE É NATURALISTA QUANTOS E QUANTOS RIOS FORAM AÇORIADOS ENVENENADOS PORCAUSA DAS PALNTAÇOES DE SOJA ;

ENTÃO SE FORMOS ANALIZAR A FUNDO TUDO TEM UMA REAÇÃO DE CERTA FORMA TRÁGICA NOS SOMOS UNS VÍRUS SEM CURA SE FORMOS VER TEMOS QUE VIRAR ÍNDIOS E VIVER DO PRÓPRIO SUSTENTO CAÇA E PESCA E AGRICULTURA SIMPLES MAIS AÍ O CARA VAI FALAR MAS EU NÃO MATO PRA COMER ENTÃO MORRA DE FOME :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

É SÓ MINHA OPINIÃO JÁ FUI MATADOR HOJE PRESERVO MAS TAMBÉM LEVO UNS PEIXINHOS EMBORA ISSO QUANDO EU PEGO KKKKKKKKKK :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...