Ir para conteúdo

Alguém me ajuda aqui, por favor? Vara + Molinete


Renato Sampaio

Posts Recomendados

Galera boa tarde, sou novo no fórum, ja me apresentei no tópico dos novatos. Sou iniciante ainda na pesca, e tenho uns amigos que estão querendo começar a pescar também com vara de molinete, eles estão querendo comprar uma vara que seja legal pra começar e que seja resistente, que seja boa também. Eu estava olhando na internet e olhei um kit de pesca que vem duas varas com dois molinetes, já prontos, por 90 reais. As duas varas e os molinetes por 90 reais. Só que eu não sei se esta vara é boa, se ela não quebra rápido. Então vou colocar aqui a descrição delas e vocês me falam se ela é boa?

*01 MOLINETE MARINE SPORTS STAR DE 03 ROL. COM 01 VARA STAR RIVER ESCAPE 35 LBS DE 1.50 MTS .

*01 MOLINETE MARINE SPORTS STAR DE 03 ROL. COM 01 VARA STAR RIVER ESCAPE 35 LBS DE 1.50 MTS .

Vocês acham que esta vara daria para pescar legal, sem quebrar? Daria pra pegar peixe de 2kg até 10kg? Estamos pensando em comprar elas, porque achamos barato, as duas por 90 reais. Fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, qual o "máximo" que seus amigos pretendem gastar? Qual o tipo de peixe que pretendem pescar? Em rio ou mar? Com isca artificial ou iscas naturais? Tudo isto tem de ser levado em conta para determinar qual o melhor custo x benefício no seu caso.

A princípio, pelas poucas informações (peso do peixe), o palpite que posso dar é que 35lb é muita coisa, vai comprometer a esportividade. Pescará a maior parte do tempo esses peixes na faixa de 10kg, eventualmente entrando um de 2kg, ou o contrário? Se 90% da pescaria for de peixes no porte de 5-6kg, eu iria de 17lb!

obs.: as ponderações que fiz são de acordo com minha experiência, que não compreende pesca no mar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Renato ::bemvindo::

Renato faz o seguinte passa para nos o tipo de pescaria que pretende fazer(pesca de tucunare,se é trairão,cacharas,jau ou piraiba etc....)que ai fica mais facil para te indicar os equipamentos joia::: quanto aquele conjunto que você apresentou na sua apresentação,para o tamanho de peixe que nos disse,na minha opinião,é um pouco pesado ou seja aquele material seria para uma pesca mais pesada. Então vai passando ai o que pretendes pescar en ós vamos te ajudando no possivel,uma dica é ir acompanhando os topicos em andamento pois eles nos ensinam muitas coisas e tiram muitas duvidas nossas. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

O atrativo do equipamento de preço baixo termina se traduzindo num "engodo" a médio prazo...

Sugiro que tenha um pouco de paciência na sua pesquisa ( inclusive com opiniões e sugestões aqui do FTB ) para que já vá montando sua tralha de forma eficiente e com uso para muito tempo !

Nada contra "gastar pouco", desde que a origem seja boa !

A informação do que pretende pescar ( e onde ) é fundamental para que possamos lhe passar algumas sugestões !

Relaxe pois as informações que aparecerão vão lhe permitir comprar algo melhor... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu moro em São Luis e aqui é uma região Litoranea, região de muitas praias. Não pretendo pescar em praia não, mas é claro que quando não der pra pescar em rio ou em pesqueiros, vou dar uma passada na praia pra pescar. Os peixes que tem aqui é: Tambaqui, Tilápia (nos pesqueiros), Robalo, Baby Tarpon Fishing, Bagres (praia). Quero estar pegando esses tipos de peixes ai, o tamanho deles varia muito, de 2kg até 10kg, acho que se der sorte até um de 15kg é capaz de aparecer. Então por isso estou querendo montar uma vara boa, por isso escolhi uma de libragem alta. Porque eu não sei bem quanto a isso, mas eu penso que se eu tiver uma vara que aguente um peixe de até 15kg logo ela aguenta um peixe pequeno também. Tem como você me explicar isso? Nunca pesquei com isca artificial, mas pretendo pescar com elas, já vi vários videos sobre isca artificial e gostei muito, a vara e o molinete são estes, que eu pretendo estar comprando.

Molinete MS Elite 4000:

Molinete com 3 rolamentos

velocidade de recolhimento 5.2:1

sistema balanceado

carretel de arremesso longo

Usar com até 130m de linha 0.50mm ou 90m de linha 0.60mm.

Origem: China.

Material: Corpo em grafite e carretel cromado.

Vara MS Combat CB-602UH - 45 lbs

Vara para molinete

Ação pesada

Comprimento: 1,80 mts

20 - 45 libras

2 Partes

Fico no aguardo da sua resposta. Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro renato,alem de minha explicação vira outras bem mais explicadas,pois ha pescadores aqui com muito mais experiencia do que eu. Vamos la

Experiencia propria(minha).Tenho uma vara de 80lbs,se eu pegar um peixe de 30kg a cima a briga vai ser boa,eu puxo de ca e ele puxa de la e no final se eu conseguir tira lo da agua ,terei vivenciado uma alegria e um imenso praser sem contar na adrenalina de ver a linha cantando na agua e a fricção sendo acionada.Logo tudo isso não Naonao:: ocorre quando é fisgado com esse equipamento um peixe de pequeno porte(5kg abaixo) pois simplesmente posso rebocar esse peixe,e na pesca esportiva o que se procura é o esporte,no qual eu entendo assim (prazer,diversão,adrenalina e claro que esporte é quando o nosso adversário (o peixe na questão) não seja prejudicado tanto na pesca quanto em qualquer outro esporte),então assim tera que sentir o peixe,e por isso vem a questão de peixe menor material leve peixe medio material medio e assim por diante.Ha vou ter que comprar 10 kits de pesca então?Não,de momento adquira o necessario para a sua pesca pretendida (3 à 6 kg), e com o passar do tempo vai aprimorando seu equipamento pois sempre tem novidades no mercado e nós nunca conseguimos acaber definitivamente de montar nossas tralhas.Outa questão é que dificelmente entrara em sua linha um peixe fora do esperado(motivo pela a sua isca a ser usada,pois geralmente os peixes maiores tem atrativo por iscas maiores) e se acontecer isso,muita calma nessa hora,paciencia e um pouco de tecnica e tudo dara certo joia::: EX. a piraiba do meu avatar tirei com um equipa leve (linha mono 0,30mm molinete Daiwa BG15 e vara de 30lbs com anzol 9/0) e ela esta ai na foto foram quase 1h, mas tirei .Para finalizar o importante não é simplesmente tirar o peixe da agua,mas curtir o momento, joia::: espero que tenha gostado,e repito outras dicas virão alem da minha, ai junte tudo e faça um resumo e utilize o que o que for de melhor custo benefico joia:::

OBS: não dei exemplos de agua salgada poi so pesquei Cação viola ate hoje (vara 17lbs linha mono 0,40mm)

abraços e vamo que vamo ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

Algumas considerações que devem ser seguidas :

1. A depender do lugar onde estiver pescando, seu pricinpal obstáculo é a linha passar em alguma superfície e partir, logo, se a "briga" for no limpo, não há porque usar linha grossa, pois além do equipamento ficar mais pesado, não há necessidade disso, e sim de quantidade de linha para o peixe correr com ela ( principalmente se for no mar ).

2. A esportividade na pescaria acontece através de um equipamento mais leve, pois a "graça" está na briga com o peixe. Se essa for sua intenção, pense sempre em trabalhar com uma tralha mais leve, pois com ela irá se divertir mais... Se um "peixão enorme" aparecer e quebrar a linha, é do jogo... Fair play sempre !

3. Varas precisam ser flexíveis para lhe ajudar na briga com o peixe ! Se forem muito pesadas ( 45 lb ), terão pouca envergadura, dificultando seu manejo, principalmente na questão dos arremessos que terá que fazer. Procure algo na faixa de 17 lb e tamanho de vara entre 1,8 e 2,10 m que ficará satisfeito..

4. O que disse sobre a vara, aplica-se também ao molinete ! Procure molinetes menores ( que pesem menos ) e possuam uma boa capacidade de armazenamento de linha ! Marcas mais conhecidas permitem melhor manutenção !

5. Pescaria com iscas artificiais é um capítulo a parte... Uma coisa de cada vez !

Boa sorte nas suas escolhas e opções de momento ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Pelo visto nos textos do Renato, coloco a MINHA opnião:

Pelo notado, ele pesca com iscas naturais a maior parte da pescaria, e, além de serem iniciantes na pesca com artificiais, são primeiramente, iniciantes na pesca em geral. Dois não tem material e precisam de algo que seja “pau pra toda obra”.

Não podemos esquecer que um dia, nós, em grande maioria já pescamos com equipamentos superiores à pescaria praticada. (eu mesmo há tempos pescava traíra de menos de 1 quilo com linha 1,0 para poder “arrancar “ as dentuças do enrosco sem problemas de perder o peixe.) Acho que isso garantiu tirar os peixes d'agua e começar esse vício por pesca.

Quem não conhece um amigo que não gosta de pescaria pq “foi pescar uma vez e nunca mais teve vontade, pq ficou o dia inteiro sem pegar nada ou pegou um peixinho minúsculo”?

Po isso, acho q pedir para um cara que está iniciando, começar com o material equilibrado, de qualidade legal e talz é bom, mas pra ele aprender mesmo, SÓ NA PRÁTICA. Isso faria eles em qualquer erro, perderem a linha que pagou tão caro (multi) ou perder todos os peixes de uma pescaria por não saber regular direito o equipamento. Isso poderia trazer um desgosto nas primeiras pescarias que os fariam desistir do esporte.

Não entrei nas especificações desta vara, mas acho que é maciça de ação moderada/média. Sendo assim, acho que é uma boa aquisição sim. Desde que seja reduzido um pouco a libragem da vara.

Claro que se fosse 20 ou 25 libras, seria melhor ainda.

Tenho uma vara de 20/30 libras que tem ação lenta/media e me serviu muito bem durante o meu início na pesca com artificiais. Ao pescar no mar, com iscas pesadas (naturais ou não) e peixes pesados, ela é bem esportiva, uma vez que ela dobra quase até tocar no molinete. Rsrsrs Não é uma “rebocada” tãããão brusca. Dá medo da vara quebrar até. Para peixes menores, eu apenas trocava a bitola da linha.

Depois de pegar gosto, a compra de materiais mais adequados será algo natural.... Todos aki sabem o vício que o Renato está entrando. kkkk. Tem uns ai que tem mais equipamentos em casa dq a Sugoi tem na loja. Hsauhsuahusahsuahusa

Bom.. Para começo, acho que é isso mesmo.

Com o passar do tempo (e não vai demorar mais que 2 pescarias) eles vão comprando aos poucos alguns materiais melhores.

*Esse equipamento ficaria legal com uma linha mono Super Bass da Marine Sports ou Platinum da Ottoni, que são bem macias para o aprendizado dos arremessos (além de não serem mais resistentes às pedras e não tão precisam de tanta atenção quanto as multi)

*Iscas artificiais podem ser compradas aos poucos. Começando com umas meia-agua e uns Jigs tipo “sapinho”. A forma de usar, é possí´vel aprender perguntando com mais detalhes aqui no fórum e com vídeos no Youtube.

*Para iscas naturais, o bom mesmo é perguntar ao vendedor da loja de pesca mais próxima aos pontos que vc irá pescar. Eles saberão melhor te informar como os peixes daí estão se comportando, além de ensinar a fazer as montagens adequadas.

Abração, Renato! :amigo:

Fico na espera lá no fb ou msn. :amigo: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po galera, valeu mesmo aih pelas explicações e pelas dicas. Agora entendi o porque da libragem baixa.. e vou comprar uma de libragem baixa mesmo. Deixa eu perguntar pra vocês, essa marca Ottoni, ela é boa? Estava olhand aqui e já que me falaram para usar uma de libra menor, pensei nesta aqui que achei barata e parece ser boa, mas não conheço essa marca então vocês me digam ai se é ficaria boa.

Vara Ottoni Roma 1.50m 2 partes:

Marca: ottoni

Modelo : ROMA

Tamanho : 1.50 mts

Partes : 2

Números de passadores : 4

Medium Line: 10 a 25 lbs

Material : fibra maciça e cabo coberto com espuma eva

Ação : média

Uso : molinete

Molinete Star 3 Rol:

Características do molinete :

Relação de recolhimento 5.5:1

3 rolamentos de esferas

carretel de arremesso longo

capacidade de linha (mm - m)

0,18mm - 245m

0,25mm - 125m

O que vocês acham desta ai então? Ficaria melhor? Fico no aguardo. E obrigado mesmo galera pelas dicas, com certeza vamos nos falar bastante ainda.. hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, acho que vai ser bem difícil vc montar UM conjunto que abranja todo esse espectro.

Por exemplo, vc optou por pegar uma vara mais leve...mas de 1.50m! Isso torna bem mais difícil a pesca de praia (não tenho experiência, mas até onde eu saiba vc precisa de varas grandes, para ter uma alavanca maior, possibilitando o arremesso no local certo). Outro fator que tem que considerar é a respeito de ter produtos com tratamento para água salgada, que costumam ser mais caros. Caso contrário, a carretilha/molinete terá sua vida útil comprometida.

E, como o Kid falou, se colocar isca artificial é ooooutra história! Outra configuração de equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo.. mas não quero uma vara pra pescar em praia não. Eu vou pescar em rio e em pesqueiros entendeu? Só que o que falei é que aqui é região litoranea e tem muitas praias, entendeu? Só que não pretendo pescar nas praias não, o objetivo é pescar em pesqueiros e em rios. Só de vez em quando que posso ir la na praia e jogar a linha la pra brincar um pouco, mas não to montando com o objetivo de pescar na praia não.

Vara :

Marca: OTTONI

Modelo : JAGUAR

Tamanho : 1.80 mts

Partes : 2

Números de passadores : 4

Cor : verde limão

Medium Line: 15 a 20 lbs

Teste de linha : 07,5 a 10 kilos

Material : fibra e cabo de madeira .

Ação : média

Uso : molinete

Molinete:

Descrição:

3Rolamentos

Sistema anti - reverso

Carretel de alumínio

Carretel extra de grafite

Arremesso longo

Cursor de linha

Manivela cambiavel, direita e esquerda

Frição frontal

Rotor balanceado

Distribuição uniforme de linha

Pinhão de latão

Rel. Recolhimento: 5.2:1

Capacidade de linha:

0,25mm - 245m

0,30mm - 170m

0,35mm - 125m

0,42mm - 110m

To pensando agora nessa ai, já que falaram que aquela lá que eu ia montar seria muito pesada. To pensando em comprar essa, o que vocês acham? Essa marca é boa? É resistente? Eu não conheço essas marcas, pra mim só presta quando é Marine Sports, Daiwa, Intergreen, Shimano. Essa marca aí eh boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

Vara para molinete deve ter 1,80 m ( pelo menos ) por conta da alavanca e dos lançamentos que irá fazer !

arrow:: O molinete que está pensando é interessante, mas e o peso dele ? Já o teve nas mãos ou tá comprando pela internet ? Seria bom manuseá-lo antes de comprar... a princípio parece adequado !

arrow:: Já a vara parece se encaixar bem dentro dessa escolha que pretende fazer ! A composição da vara é de fibra ( que fibra ? Se for fibra de vidro, vai ser muito "mole" - flexível demais ). Vale a pena investigar isso pois faz diferença ! Cabo de madeira não é o mais recomendado ( cortiça ou espuma - EVA ), mas não chega a perturbar... 4 passadores é que me parece ser pouco ( devem ser 4 + ponteira ) e mesmo assim é questionável !

Por que está pensando numa vara de 2 pedaços ? Comodidade no transporte ? As inteiriças são mais resistêntes e confiáveis...

O importante é VOCÊ se sentir a vontade com esse equipamento nas mãos, daí a recomendação de experimentá-lo ( manuseá-lo ) antes de comprar...

arrow:: Depois tudo passa a ser uma questão de adaptação ( que nem andar de biciicleta... ).

Sucesso nas suas escolhas ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, baseando se nas dicas acima (inclusive a minha) lhe ofereço uma ideia: Anota num papel as especificações do conjunto que pretendes montar,vai ate uma loja de pesca e pede ao vendedor um igual ou semelhante,ai se você se sentir seguro e confirtavel com o equipa ai sim va a internet e peça o kit pois assim você| ja o conhece e teve ele em mão,para ver peso do equipamento,detalhes de montagem etc.Quando se tem mais intimidade com materiais de pesca é mais facil de comprar pela net pois ja se tem ideia do que é bom e do que é ruim,como disseste não conheces muito de materiais de pesca,então voce pode comprar algo que não te agrade(ou que pensou que era de um jeito e é de outro),deu pra entender? joia::: joia::: E vai perguntando ai que respondemos daqui joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...