Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Arthur B. Gaertner

Freio na Carreta... Vale a Pena???

Posts Recomendados

Blz Pessoal???

Conto com a ajuda de vcs pra saber se vale ou não a pena adaptar Freio na Carretinha do Barco.

O Barco é uma Savage 5013 Console e Mercury 50hp. O Barco deve pesar uns 180kg com os acessórios, o Motor quase 100kg mais as tralhas que carrego no barco uns 50kg. A Carreta eu não sei o peso, mas acho que deve ser mais de 120kg.

O peso total acho que daria uns 450kg. O problema é que eu uso um Gol G5 1.0 pra puxar. Surpreendentemente ele puxa até bem. Dá pra manter 100~110km/h no fim da subida em 5ª marcha. Mas pra freiar é Fod@.

O Freio do meu carro é meio ruim, até sem carreta não é aquelas coisas, imagina com carreta. Fora o medo de dar da "L" no caso de uma freia mais brusca.

Vcs acham que se eu colocar um Freio na Carreta vai me dar mais segurança na estrada???

Grande Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja mais seguro sim, no entanto já conheci carretinhas de transporte de animais em que os freios travavam. Um perigo na minha opnião.

Se for bem instalado, com um amnutenção constante e muito cuidado pode funcionar bem. ::tudo::

Eu prefiro colocar toda a garga pesada no carro e a carga mais leves no barco, assim o carro se comporta melhor.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Arthur, este negócio de freio em carreta é bem complicado. Se você não usa equipamento acima de 500 kg não tem necessidade de freio.

Acredito que outras pessoas com conhecimento de causa vão dar um esclarecimento melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Obrigado Edson, João e Rodrigo!!!

Se tem o perigo de travar, acho que não vou colocar, não. ::medo::

Então Rodrigo, eu não gostei do freio desse carro desde que tirei zero, acho que tem de apertar muito o pedal pra parar. Mas acho que isso é do projeto do carro mesmo. Pois já andei com uns carros iguais de uns amigos e é a mesma coisa.

Ano passado revisei o sistema de freios e troquei as pastilhas e o disco na agencia, está igual.

Com a Carreta atrás ele chega a arrasta mas não para facil, não. Tenho medo de precisar parar e não conseguir.

Grande Abraço a Todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Obrigado Edson, João e Rodrigo!!!

Se tem o perigo de travar, acho que não vou colocar, não. ::medo::

Então Rodrigo, eu não gostei do freio desse carro desde que tirei zero, acho que tem de apertar muito o pedal pra parar. Mas acho que isso é do projeto do carro mesmo. Pois já andei com uns carros iguais de uns amigos e é a mesma coisa.

Ano passado revisei o sistema de freios e troquei as pastilhas e o disco na agencia, está igual.

Com a Carreta atrás ele chega a arrasta mas não para facil, não. Tenho medo de precisar parar e não conseguir.

Grande Abraço a Todos!!!

Aí realmente não tem jeito. Acredito que como o motor é mil, a parte de freios não seja dimensionada o suficiente para puxar uma carreta.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que seja mais seguro sim, no entanto já conheci carretinhas de transporte de animais em que os freios travavam. Um perigo na minha opnião.

Se for bem instalado, com um amnutenção constante e muito cuidado pode funcionar bem. ::tudo::

Eu prefiro colocar toda a garga pesada no carro e a carga mais leves no barco, assim o carro se comporta melhor.

Abraços!

Blz Edson???

Fiquei curioso, tem como me ajudar???

Porque eles travam facil???

Como seria essa manutenção Constante???

O Disco as Pastilhas etc não são iguais ao do carro???

O Sistema não é parecido com o do carro, mas ao invez de ter um pedal, a pressão se dá no engate???

Grande Abraço!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amigo,o que voce está fazendo é uma roleta russa,instale o sistema de freio na carreta,tenho um amigo pescador que destruiu seu carro,quando precisou frear após um top,quando transito estava parado,acabou com carro da frente o seu,inclusive com o motor do barco.

Tenho um barco marajó 19 com motor 90 hp.arrasto com uma courrier.1.6,tinha a mesma dificuldade sua,o negócio arrastava com qualquer freada.comprei uma carreta da cargo e pedi com sistema de freio a disco,acionado por pressão da mola,que aciona o freio.tem inclusive uma regulagem para mais ou para menos frenagem,antes do burrinho de freio da carreta.Voce vai estranhar nas primeira vezes,pois toda a vez que usa o freio,o sistema faz um vai e vem dando pequenos solavancos.mudou da agua pro vinho,recomendo.Quanto ao transporte de elementos pesados dentro do barco é uma furada,carregue as coisa pesadas no veículo e malas e sacolas (mais leves)no barco.Voce relata que o seu gol chega no top a uns 100 km por hora,imagino então que anda acima disso nas descidas.controle essa velocidade no máximo em reta 90km que já bastante,considerando que esta arrastando um reboque com peso,pois seu carro é dotado de molas espirais no eixo traseiro,o que pode te levar a um acidente,se pegar um defeito na pista(começa a balançar criando um efeito de pendulo,cada vez maior, é m.... na certa.

instale o sistema e depois me fale,um abraço...dovalle

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Arthur

arrastava meu conjunto (mais leve que o seu) com um celta 1.0 andava bem mas o freio realmente éra preocupante

do que mexer na carreta, ou comprar outra (com freio) o melhor, e talvez até mais viável, é trocar ocarro que vez por outra a gente acaba trocando mesmo

boas pescarias !

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!

Blz Edson???

Fiquei curioso, tem como me ajudar???

Porque eles travam facil???

Como seria essa manutenção Constante???

O Disco as Pastilhas etc não são iguais ao do carro???

O Sistema não é parecido com o do carro, mas ao invez de ter um pedal, a pressão se dá no engate???

Grande Abraço!!!

Cara eu não entendo de mecânica. O que sei e postei são fatos ocorridos comigo e com amigos próximos.

E como te disse as carretas eram para animais. E cada animal podia chegar ao peso de um conjunto(Barco e motor).

Mas o melhor a fazer é coversar com mecânicos e proprietário destas carretas.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal .

Essa questão de colocar freio na carreta vai muito em função do que vai-se tracionar , hoje estou com um conjunto

que deva estar perto de uns 560 Kg e vou puxa-lo com uma S10 dupla .

Confesso que estou preocupado pois eu peguei esse carro justamente para facilitar o transporte do barco mas

acho que fiz besteira , a traseira da S10 é muito leve e acredito que se precisar de uma freada brusca talvez ela

dê o L , por esse motivo já estou projetando um freio para minha carreta .

Quanto ao freio do Gol realmente não tem muito o que fazer pois são dimensionados para um limite de carga ( o que não contempla uma carreta rebocada ) .

Concordo com os amigos aqui em cima que disseram para procurar uma oficina conceituada pois tem que ser bem feito o serviço .

Na internet tem sistemas de freio vendidos separadamente mas vale o preço de uma carreta nova então não compensa .

Abraço pessoal .

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Pessoal???

Conto com a ajuda de vcs pra saber se vale ou não a pena adaptar Freio na Carretinha do Barco.

O Barco é uma Savage 5013 Console e Mercury 50hp. O Barco deve pesar uns 180kg com os acessórios, o Motor quase 100kg mais as tralhas que carrego no barco uns 50kg. A Carreta eu não sei o peso, mas acho que deve ser mais de 120kg.

O peso total acho que daria uns 450kg. O problema é que eu uso um Gol G5 1.0 pra puxar. Surpreendentemente ele puxa até bem. Dá pra manter 100~110km/h no fim da subida em 5ª marcha. Mas pra freiar é Fod@.

O Freio do meu carro é meio ruim, até sem carreta não é aquelas coisas, imagina com carreta. Fora o medo de dar da "L" no caso de uma freia mais brusca.

Vcs acham que se eu colocar um Freio na Carreta vai me dar mais segurança na estrada???

Grande Abraço!!!

Vai sim, pode colocar, fica muito bom....Eu tenho na minha, meu barco é mais leve que o seu ainda e funciona super bem, Karibe 500 com 40hp yamaha 4t...se quiser fotos me manda MP que te mando foto da carreta. Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Freio na carreta vale cada centavo investido, mesmo que vc troque o carro o freio eh util mesmo numa camionete , semana retrasada um tamandua atravessou sem olhar pors lados e se a carrreta nao tivesse freio teria fechado um L.....

abraxxxxxx

Compartilhar este post

Link para o post

Muito Obrigado a Todos!!!

Vou pesquisar as marcas e valores.

(desculpem pela demora, estou cuidando de uns problemas, dai ficou meio complicado entrar na net)

Grande Abraço a Todos!!! :amigo:

Arthur - boa pedida - cote o passe para nós

o tópico é bem interessante

usar ou não usar freios, eis a quastão

quem iria montar o sistema para vc ????

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Mario Kikuta???

Então, não sei quem vai istalar. Estou estudoando ainda.

Liguei numa loja de auto peças em Maringá e o cara pediu R$1000,00 no Kit (ele não instala).

Na nova Montana ele pediu R$1400,00 instalado.

Tem um Amigo meu (companheiro de pesca) que falou que instala de graça pra mim. Ele é funileiro aposentado e direto está fazendo carretas, algumas com freio, outras trucadas.

Vou dar uma ligada em algumas fabricas da região, e ver quanto eles cobram pelo Kit e pela instalação. Mas vou deixar isso pro fim do mês, pois estou com uns problemas de saúde na família dai fica meio complicado.

Grande Abraço a Todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

oi , sou novo aqui , acabei de me cadastrar, a questao do freio na carreta , ele te da uma segurança contra imprevistos como um animal ou um buraco na pista, mas se vc ficar usando muito os freios em uma viajem toda hora que v c pisar no freio ou tirar o pe do acelerador a carreta ira frear e provocando trancos no engate do carro, e se nao for caminhonete ira quebrar ou bambiar na segunda viagem.. mas os freios das carretar tem opçao para desativar e ativar os freios , a melhor carreta é a randon , um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Agora tb posso opinar, já q a nossa carreta tb tem freio.

Puts...é animal a diferença. Como o Tidera disse, vale cada centavo investido, ou melhor, vale muito mais q o investimento.

O nosso conjunto barco (500kg c/jack e acessórios) + motor (200Kg) + carreta (100kg) + tanque de 100l deve pesar algo em torno dos 800kg / 900kg.

Nós esquecemos q estamos puxando carreta. Até mesmo em situações extremas, como um quebra-molas não visto, ou um animal atravessando a pista e tals...vc pode enfiar o pé no freio sem dó...hehee...O carro não sente absolutamente nada...

É outro mundo, sério. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Fabricio, a diferença é monstra!!

Fizemos um com freio a disco da D20. Ficou show!

Qndo tem aquela lombada, que sempre esquecemos delas, parece que ate segura o carro.

Da uma olhada no site da fortcar que tem esquemas de frieios para vender.

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigos. Preocupo razoavelmente com segurança, chego exagerar um pouco, como é o caso de eu estar pensando em comprar uma carreta equipada com freio para levar barco comum de 5,00 m, motor de 15 HP + traia. Também vou puxá-lo com um gol g5. Gostaria de ouvir a opinião dos colegas e também informações sobre um detalhe do sistema de acionamento do freio: em uma descida quando pisa-se no freio o engate empurra o embulo do freio da carreta que freia. Ao frear a carreta atrasa o movimento e o carro adianta liberando o êmbolo do freio passando a carreta para a situação de arrasto, e assim sucessivamente a coisa vai se repetindo indefinidamente. Não seria o caso de ter duas molas no cabeçalho, uma de cada lado do êmbulo impedindo esse movimento de "bateção" que deve ocorrer em uma carreta com freio? Pode ser que estou perguntando besteira, pois não tenho experiência, nunca puxei carreta com freio. Desculpem-me os experientes ... hehehe. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia amigos. Preocupo razoavelmente com segurança, chego exagerar um pouco, como é o caso de eu estar pensando em comprar uma carreta equipada com freio para levar barco comum de 5,00 m, motor de 15 HP + traia. Também vou puxá-lo com um gol g5. Gostaria de ouvir a opinião dos colegas e também informações sobre um detalhe do sistema de acionamento do freio: em uma descida quando pisa-se no freio o engate empurra o embulo do freio da carreta que freia. Ao frear a carreta atrasa o movimento e o carro adianta liberando o êmbolo do freio passando a carreta para a situação de arrasto, e assim sucessivamente a coisa vai se repetindo indefinidamente. Não seria o caso de ter duas molas no cabeçalho, uma de cada lado do êmbulo impedindo esse movimento de "bateção" que deve ocorrer em uma carreta com freio? Pode ser que estou perguntando besteira, pois não tenho experiência, nunca puxei carreta com freio. Desculpem-me os experientes ... hehehe. Abraços.

Oliveira, é uma situação um pouco diferenciada. Quando fui usar a careta com freio estranhei bastante aquelas porradas. Depóis, com o tempo, fui observando que se você freia de maneira suave (com antecedência) é possível diminuir bastante o barulho.

Quanto a usar carreta com freio para a tralha que você tem em mente, na minha opinião, não é necessário. Normalmente usa-se carretas com freio com carga a partir de 500 kg.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso