Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Netto

Montando equipamento ( 5m + 15 hp)

Posts Recomendados

Pescadores,

Desculpem-me se o tópico parece ser repetido, mas asseguro que li todas as mensagens da área de nautica ao menos 2 vezes e continuo inseguro.

Pretendo montar um conjunto para barco com 5 metros e motor de 15. Navegarão 3 no máximo, geralmente serão 2. Estilo de pesca será basicamente no rio Araguaia, de espera, com iscas vivas. Raramente irei para barragem como Serra da Mesa.

Quanto a embarcação, até que me convenção, será bicuda (bico fino), principalmente em razão de cortar melhor as marolas, conforme aula do Fabrício no tópico fixo.

Motor, devo optar pelo Yamaha 15 (R$ 5.500 - ano 2012) em razão do peso de 36 quilos. Para quem tem que transportar e carregar motor é um argumento muito forte.

Quanto a embarcação, é a maior dúvida.

Aruak – Metalglass por R$ 4.745,00

Miraguaia – Petybrazil rebitado por R$ 4.660, ou 500S por R$ 3950,00

Robalo – Mogimirim por R$ 5.052,00.

Descartei os Levefort – qualidade excelente, porém mais caros.

Uberfort – Mais pesados. Há dados nos site que o peso atual é de 102 kg e não mais de 120 kg.

Calaça – não me agrada o acabamento.

Marreco Goiás e pantanaltica – desconheço.

Eis as dúvidas principais:

Robalo e mogimirim: é bom, seguro? Fundo em V, quais as vantagens e desvantagens? É pesado para motor 15 hp?

miraguaia – Pety Brasil: é bom, seguro? ? É pesado para motor 15 hp?

Dentre a minha pesquisa eis a ordem de provável compra:

Miraguaia – Pety - se não for muito pesado para 15 hp, me agrada o fato de ter 1,62 de boca e pontal de 60. Contudo 110 kG.

500 s – Pety - boca 1,39, 53 de pontal e 95 KG.

Robalo – Mogimirim – se não for muito pesado para 15 hp, me agrada o fato de ter 1,55 de boca e pontal de 62. Contudo 100 kG.

Aruak – MetalGlass – Boca 1,39, pontal 53 e 80 kG- já pesquei bastante com 3 pessoas e 15 hp – me agradou bastante.

Se alguém com mais conhecimento me provar que os semi-chatos são melhores que os bicudos, analisarei os argumentos com carinho.

Obrigado,

Netto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os barcos da Pantanaltica são leves... são soldados e sem rebites!!!(Não tem opção com rebites!!!)

Tem um bom preço...

Eu fiz uma pesquisa semelhante a uns 02 anos... e acabei optando por um Pitbull 500 semi-chato!!!

Mesmo levando em consideração o peso que realmente é de 102 kg atuais o barco gera um arrasto grande e necessita de um motor 25hp!!!

Minha pesquisa recaiu somente para barcos semi-chatos e na época fiquei entre o Pety Goiânia, Big Fish 5016, Pantanaltica Araguaia 550 e o Pitbull!!!(Só que eu tinha consciência da motorização em 25hp!!!)

Sorte na sua busca!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Netto, se vc já leu os posts sobre os barcos aqui no Bigua, certamente já deve ter lido algum meu.

Com já disse, e repito, não vá nessa onda de barco leve, pois não existe milagre.

O barco é leve por que usa chapa mais fina ou tem menos reforço ou uma combinação dos dois.

Quanto às suas opções, eu compraria o Robalo. Eu tenho um 6m e já usei com o 18 tohatsu, que anda mais que o 15 que vc pretende comprar. É um barco muito bom pra navegar, quando coloco o 25 nele, o bicho voa.

É claro que vc vai estar limitado pelo motor, mas tendo consciencia disso, deorar 10 ou 15 min a mais pra chegar nem pesa tanto assim.

É lógico que ele vai andar menos que um Aruak, que tbm é uma opção sua, mas acho que compensa pela segurança que passa.

E outra, se vc pesquisar, quase todas as fábricas tem um modelo deste barco, que é uma cópia do squalus da levefort. É questão de ver a chapa e os acabamentos, pois o resto é igual.

Os barcos Metalglass, para mim hoje são os de melhor acabamento disponíveis no Brasil.

Se vc quer priorizar o conforto, compre o robalo, pois navega em ondas muito mais suave, devido ao fundo em V.

Se quiser velocidade, fique com o aruak, pois por ter fundo plano, em ondas ele bate bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no Araguaia não se formam marolas. Lembre-se que todas as pousadas de lá usam barcos tipo chata pois são as que apresentam o melhor desempenho naquela situação.

Na minha opinião, ficairia com um semi-chato tipo Big Fish 5014 da Metalglass que vai casar muito bel com esse motor.

UFA!

Compartilhar este post

Link para o post

Walther, me permita discordar. O 5014 fica bom com um 25, já que a boca dele é maior.

O bom pra ele seria o 5016, que é mais estreito, assim navegando com maior velocidade (ele pretende usar um 15 yamaha). ::fisherman

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião o Robalo é um barco mto grande para um 15hp, alem de ser indicado mais para aguas agitadas, vai causar mto arrasto, se quiser Mogi mirim eu iria de Sargo que nada mais é uma cópia do Squalus da Levefort e bem mais barato. Mas como disseram no araguaia 90% dos barcos são chatas borda média, lá não tem marola alem da estabilidade elas possuem um bom espaço interno fora o desempenho. Um ótimo barco pra vc seriam as Semi-chatas que alem do araguaia pode usar em Serra da mesa com marolas sem mto problema, para um 15hp te indico o Bigfish 5016, o Mogi Mirim Amazonas 500 ou o Pantanautica Araguaia 500.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo pescador

o Pety Miraguaia - é um baita de um barco !!! estável pois tem a boca bem larga e o fundo em "V" o que é muitoimportante

mas um Yamaha 15 é pouco

eu tinha um 15 vendi e comprei um Sea Pro

o meu Miraguaia é 600

se vc quiser usar um 15 veja o modelo Pety 500 ou 600 S

Mais uma dica - fale com o pessoal da Pety peça a personalização do seu barco - ex no meu pedi mais suportes e vara, mais suportes de guarda sol e o 1° banco (proa) eu pedi com o dobro de comprimento (eu uso como plataforma de pesca)

O pessoal da Pety foram atenciosos e cumpriram os prazos, o barco foi entregue na porta da minha casa ! ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Netto, blz? eu tenho um conjunto muito bom formado de : barco big fisher 5016 da Metalglass + motor de popa Mercury 25HP-SeaPro com 11.5 hs. c/horímetro, revisado na Brasília Nautica + carreta Free Hobby de Campinas/SP, emplacada aqui em Brasília; registrados na Delegacia da Marinha/DF, e todos adquiridos no ano passado/Abril/Junho; estive há pouco pescando no Rio S.Francisco onde enfrentei corredeiras e marolas e o barco desenvolveu-se muito bem; maiores detalhes mande MP. Abç.

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei pessoal, estava com pouco tempo

para ponderar com o colegas, e ante que me esqueça muito obrigado.

Caro Jean, acompanhei a sua pesquisa e compra, parabéns!!!!

Em relação a sua pesquisa diferenciamos no fato de que você tinha em mente um semi-chato que geralmente são com borda média (pontal 40) e que você partiu de 25hp. Nada impede que eu possa mudar de ideia. Afinal este ano já fiz 3 pescarias e estourei a cota anual, posso aguardar até o ano que vem para comprar, só que a ansiedade mata, risos.

A questão do peso, em lugar de difícil acesso é fundamental, pois pesco muito de acampamento subindo e descendo barco e motor. E agora serão dois barcos e motor para 4, as vezes 5 caras com dor na coluna, joelho, ombro e ressaca. Ufa!!! Cansei só de pensar. Mas este “sofrimento” é o tempero da pescaria e motivo de boas risadas depois.

Grande Alex, regra geral sempre concordo com os seus posts, muito sensatos. Você já havia colocado duvida na minha cabeça em relação ao conjunto 5016 + 15hp quando respondeu o Fernando. Com certeza é um conjunto mais lento que o Aruak + 15 hp (possuímos um há 15 anos). Eu nunca senti necessidade de mais hp, porém nunca fui o piloteiro oficial, hahahaha, esse volta e meia reclama.

Agora o 5016 é muiittto bonito. E encararia ele com 15hp, como você disse 10 a 20 minutos não vão me estressar, fazem parte já do meu conceito de pescar. Navegarei com mais atenção à paisagem.

Os barcos mais baratos são os da Mogimirim, com duralminio, prestam?

Nunca tinha ouvido falar, mas há tópicos aqui que o elogiam. Menos de 1.5 mm de fundo, nem pensar.

O Robalo era minha opinião inicial, com boca de 1,55 e pontal de 62, 100 kg, acho o de 15 no limite. Mas encararia.

No mesmo perfil de peso tenho o Karib, boca de 1,40, pontal de 55, 100 kg. E o Pety Miraguaia 1,62, pontal de 60, 110 kg acho demais para o 15 hp.

Dentre esses, estou optando momentaneamente no Robalo, com as ressalvas do Alex.

Eita Walther, lá vem você com os semi-chatos, assim enloqueço com você e o Alex trazendo mais opção.

Quando se compra sem conhecimento é fácil, vai só pelo preço, mas com um pouco mais de conhecimento cada detalhe tem que ser levado em conta.

Walther, e o Pontal menor das semi-chatas em relação aos bicudos? Qual a sua opinião? Estou começando a olhar melhor o big fish 5016, mais ainda tá na frente o Robalo.

Obrigado pela sua atenção Guto e abrir o leque de opções, parei para olhar novamente o Sargo, não havia dado tanta atenção. O Sargo é bem legal, e é de uma categoria de peso inferior aos barcos citados acima. Boca 1,40, pontal 0,50 e 80 kG. Perfeito, na minha opinião para o 15hp. Compete diretamente com o Aruak.

Aproveitei e olhei o Mandi da Mogimirim, boca de 1,45 de boca, 56 de pontal e 91 kg. Me chamou mais atenção o Mandi ao Sargo. Só que o Sargo tem uma estrutura lateral interna que tem no Aruak (acho que o pessoal chama de caverna) que não tem no Mandi e Karib. Para aprendizado em que desmerece um barco ter ou não tais estruturas?

Assim, a Mogimirim momentaneamente tem 2 barcos com boas perspectivas: Robalo e Mandi, duvidas em relação aos mesmos é qual a espessura do casco (vou ligar na Mogi para saber), a falta de estrutura lateral intena no Mandi.

Ah, ia me esquecendo, os calados dos Mogimirim são sempre bem menores que de todas as outra fábricas, como os da Metal glass por exemplo (está no páreo se mudar o foco para a 5016). É passível de condenar a compra em razão de um baixo calado.

Mario Kikuta, passado a todos o aspecto técnico que me gera duvida, coloco no páreo os barcos da Pety.

Atendimento é fundamental, as vezes o bom atendimento nos leva a optar não pelo menor preço.

Logo, preço tem vantagem a mogimirim (com as ressalvas acima), entretanto não será determinante.

Tenho boa experiência com a metalglass, em especial ao aruak, para mudar pro Karib partiria para 25 hp, que muda o foco que dei a pesquisa até agora.

Por fora surge o Pety S 500, com 1,39 de boca, pontal de 53 e 95 kg, fundo de 1,5. Só da fábrica se predispor a aumentar o número de porta varas já me agrada.

Mario Kikuta, posta as fotos do 1º banco, estou curioso. Como já dito, cada detalhe pode influenciar.

Carlos Henrique, concordo com esta questão dos números do Big Fish, qual a lógica?

Artur, não costumo ir na Serra da Mesa, e quando fui sempre na condição de passageiro. Daí tanta atenção ao Pontal alto de bicudas no lugar dos semichatos com borda média.

Agora este seu conjunto é uma tentação, hein?

Trago as minhas considerações para ampliarmos o debate, e em especial o conhecimento.

Vida longa e próspera pescaria!!!

Netto

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Netto, eu me referi na pescaria, no Rio São Francisco, na Serra da Mesa ainda não fui com meu barco, e tb. fui em 3Marias na represa; se vc. estiver com vontade de ver o conjunto posso te mostrar sem compromisso, ok? e tb. aprecio o tipo de pescaria q. vc. faz, no rio S.Francisco, ficamos acampados na margem, descemos os barcos empurrando e prá subir puchamos pelo engate do carro!!!hehehe ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Netto, é complicado mesmo. Os barcos do tipo mandi, marujo, etc., possuem um tipo diferente de reforço.

Eu não gosto deste tipo de barco, mas.... Tem gente que gosta.

As opções são estas mesmo, questão de ver o uso.

Pq vc não troca o motor? Pega um 18 tohatsu, anda mais que o 15 yamaha, e gasta menos.

Como te disse usei o meu no robalo 600 e achei que não ficou tão ruim.

O yamaha pra mim já era.

Compartilhar este post

Link para o post

Netto a fabrica da Mogi-mirim é a 100km daqui, eu inclusive tenho um Amazonas 500 que fiz a merda de pedir chapa 2mm, ficou pesado demais, lá vc escolhe a espessura de chapa que quer e monta o barco conforme seu desejo, gostei mto do serviço e preços deles. Esse ano to até cotando uma chatinha 5m com 1,5mm no fundo e 1,2 na lateral pra ficar um barco bem leve e versatil. Agora qto ao barco Mandi na verdade é o mesmo estilo do Marujo e Karib, eu particularmente não gosto desse tipo de casco, eles são mais indicados para mar. Já que quer bico fino eu cotaria um Sargo mesmo e se possível mande fazer com 5,5m e 1,5mm de chapa vai pesar uns 80kg e bem estável com 0,5 metro a mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu o convite Artur. Quem sabe agente marca uma pescaria no futuro.

Alex, a minha opção pelo yamaha 15 talvez seja por pura desinformação e ter ficado encantado por ele está pesando 36 kg. Até começar a ler aqui no fórum não conhecia o Tohatsu, assim ele ainda é meio estranho pra mim.

Hoje pela manhã estive olhando pro cara. Fui namorar o big 5016, mas só tinha o 5014. A loja que fui me ofereceu um barco Marreco Goiás. Preço excelente, mas não agradou o acabamento.

Se mudar de opção do Yamaha 15, devo partir para o sea pro 25 mercury.

Por enquanto estou atrás só de equipamento novo.

Na frente por enquanto está o Robalo, seguido de perto pelo S 500 da Pety, navegando por fora o Big Fish 5016.

Alex, você ainda tem o Robalo? Como aqui não tem representante, não tenho como ver o acabamento. Se ainda tiver e puder me mandar fotos do acabamento, emendas - agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita Guto,

Você caiu do Céu, melhor, surgiu do rio.

Tô pensando em ir a Aparecida antes do dia 12 de outubro, olhei no Google e vi que Mogi Guaçu é no caminho. Assim, posso desviar e ver os barcos in loco.

Quanto ao Marujo, já tive oportunidade de pescar nele, quase comprei um usado. Só que estou optando por um zero. Gostei.

Olhe os preços da Mogi:

Sargo R$ 3.966,00

Mandi R$ 4.542,00

Robalo R$ 5.052,00

Metal Glass

Big Fish 5014 - R$ 6.371,00

Big Fish 5016 - R$ 5.272,00

Aruak 500 R$ 4.745,00

Pety Brazil

S 500 R$ 3.950,00

Amazonas R$ 4.100,00

Miraguaia R$ 5.050,00

Big Fish 5016, Robalo e Miraguaia - Parece que se equivalem, embora o primeiro seja semi-chato. Com certeza iria de motor mínimo de Tohatsu 18 hp.

Mandi, Sargo, S500, Aruak, Big Fish 5016, Amazonas ainda dá para encarar com o 15 Yamaha que tenho em mente. Só que o Sargo é borda média, entre um bico fino borda média, prefiro um semi chato.

Motor Tohatsu 18 e Mercury 15 Super R$ 5.690,00, enquanto Yamaha 15 hp R$ 5.490,00.

De qualquer forma estou aberto as opiniões dos amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Guto, Quanto à aumentar o barco em 50 cm, pra mim não é viável. Moro em apartamento e a minha garagem dá em torno de 5,30 cm. Ainda vou ter que organizar uma carreta na medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,se sua região não tem problema com marola(vento),na minha opinião sua melhor opção e o 5016 mesmo,com um sea pro 25hp(30) o bichinho vai voa,e no final seu consumo será igual ou menor que o 15,tendo mais agilidade e segurança,é um pouco mais pesado,mas mesmo com o 15 não lhe aconselho a descer barranco sozinho,ainda mais depois dos 30 :gorfei: ,se foce voce não deixaria de dar uma olhada no conjunto do amigo Artur,me parece novo e completo,e o melhor de tudo é que é seu visinho...

Quanto aos preços dos motores 15 acho que vc esta enganado,o mercury e mais barato que o yamaha.

Boa sorte na sua escolha

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, vou amadurecer a ideia de ir a Mogi Guaçu para ver o Robalo e o Mandi. Com Chances de pegar o 25 Sea pro.

Se optar pelo 500s da Pety devo ficar com o de 15 da Yamaha.

Pois é Fernando, díficil a escolha. O lance do Big Fish 5016 toparia até com o 18 tohatsu, o que pega é o pontal em relação aos bicudas. E como a artificial não é minha prioridade a falta de plataforma não é tanto sentida. Onde costumo pescar não tenho problema com marola, mas e se um dia for .... Daí, não estou convencido com o 5016 e preferir os bicudos com pontal superior a 53. Mas, ainda, não tenho nada decidido. Por estética ficaria com o 5016 fácil.

Quanto aos preços, o Mercury e Tohatsu foram cotados hoje na Brasilia Nautica, e o Yamaha na Central Nautica.

Como tenho judiados 41 anos buaa:: , me preocupo é com os amigos que carregam o motor danca:: danca::

Compartilhar este post

Link para o post

Netto o Sargo é cópia identica do Levefort Squalus, ele é borda alta sim(50cm), qdo vc for ver o Robalo de perto vai ficar assustado ele é mto grande, acho mto pro 15hp, o Amazonas tb é uma boa pedida se fizer com chapa 1,5mm o 15hp toca bem, a vantagem dele sobre o 5016 é que a proa é mais alta, enquanto que no Metalglass ele fica enfiada na agua . Qto ao quesito de comprar um motor maior, se não precisa não compre, é trambolho pra carregar sozinho, meu Mercury SeaPro 25hp e o Mercury XD 18hp(50kg) estão parados há 8meses enquanto que meu 15 e meu 5hp tão até quente aqui, hehehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu o convite Artur. Quem sabe agente marca uma pescaria no futuro.

Alex, a minha opção pelo yamaha 15 talvez seja por pura desinformação e ter ficado encantado por ele está pesando 36 kg. Até começar a ler aqui no fórum não conhecia o Tohatsu, assim ele ainda é meio estranho pra mim.

Hoje pela manhã estive olhando pro cara. Fui namorar o big 5016, mas só tinha o 5014. A loja que fui me ofereceu um barco Marreco Goiás. Preço excelente, mas não agradou o acabamento.

Se mudar de opção do Yamaha 15, devo partir para o sea pro 25 mercury.

Por enquanto estou atrás só de equipamento novo.

Na frente por enquanto está o Robalo, seguido de perto pelo S 500 da Pety, navegando por fora o Big Fish 5016.

Alex, você ainda tem o Robalo? Como aqui não tem representante, não tenho como ver o acabamento. Se ainda tiver e puder me mandar fotos do acabamento, emendas - agradeço.

Olá Netto, blz? eu tb. moro em aptº, na Asa Norte, e o prédio tem garagem no subsolo; o meu problema é que na casa do meu cunhado do Lago Sul, é onde guardo o barco/carreta, e ele já aposentado e os filhos todos casados, colocou à venda sua casa, aí ferrou .. Conada .. e uma vez que deixei por alguns dias no estacionamento da Quadra um mal educado jogou um copo de vidro com cerveja na direção do barco furando a capa, e por isso fica muito arriscado deixá-los no est. da quadra; é complicado colocá-los na garagem, até daria, mas teria q. retirar um armário onde guardo as tralhas,... ::nada:: podemos sim marcar uma pescaria, e por ser mais de idade q. vc., gosto de acampar nas barrancas/margem do rio; abç. ::fisherman .

Compartilhar este post

Link para o post

também moro em apto e minha garagem é no sub solo

devido a inclinação da rampa a carreta desce mas não sobe

da primeira (e ultima) vez que desci com a carreta na garagem tive que desengatar e arrastar com uma corda para o barco sair de lá

foi uma festa

barco em prédio é bronca na certa negativo:: negativo:: negativo::

Compartilhar este post

Link para o post

Vixe, vida louca!!!

Tive um contingenciamento nas receitas, o bicho pegou. Fique borocochô. Na mesma hora um amigo me chamou para ver um conjunto usado, moral da história: To quase fechando um barco semi-chato pantaneira ano 99 , borda alta 53, 1,5 mm de fundo, estruturas internas nas laterais, muito parecido com o Pety, compartimento estanque na proa, viveiro, blá, blá, blá; motor tohatsu 18 hp (2001) + o retificador + carrinho que transporta motor e tanque juntos + capa para transporte de motor (não vi, mas ele disse que é de couro e bem reforçado), revisado, pequenos arranhões no capacete e descascado abaixo da hélice (bateu em pedra e pegou banco de areia, nada que aparentemente o desabone; e carreta estilo baú da Goiás naútica - suspensão, estrutura 100%, remos, lonas e uns "gueres gueres". R$ 7.800,00 o conjunto.

Olhei e curti logo de cara!!! Falta por na água, farei no sábado para finalizar.

Tudo muito pouco usado, pareceu-me.

Carreta preferia o estilo prancha, mas embora seja ano 99, tem um jeitão de 2009, nova. Fechando o negócio só vou conferir o rolamento (sempre faço) e colocar uma roda boba (louca) na carreta.

Resumindo, queria um bicudo, levo o semi-chato, queria o Yamaha 15 hp levo o Tohatsu, queria carreta prancha levo baú.

Poderia ter esperado ano que vem, haja vista que este ano não pesco mais. Só que o conjunto parecia que tinha o meu nome. Não deu para segurar, mulher deve sentir isso quando vê bolsa e sapato, kkkkkkkkkkkk.

Mais importante, tudo me agradou de cara e fechou o orçamento. Resultado estou bastante satisfeito.

Eita sábado que não chega!!!

Assim que organizar tudo posto as fotos!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso