Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
celtabala

Big Fish 5014 Console - Tanque na popa x proa

Posts Recomendados

Ola pessoal,

Estou em negociação para adquirir um Big Fish 5014 Console + Mercury 60HP 2T e gostaria de contar com a ajuda e experiência de vocês. O conjunto será utilizado preferencialmente na SM e as vezes no Araguaia.

Um dúvida importante que estou é sobre o melhor posicionamento do tanque. Li em alguns lugares que é bom colocar um tanque de 50 L sob a plataforma da proa, já em algumas náuticas que tenho cotado me orientam utilizar dois tanques de 28 L na popa.

Qual a melhor configuração, levando em conta as baterias?

Gostaria de sugestões de acessórios que julgam importante para solicitar durante a montagem ou quem sabe até no processo de fabricação.

Conto com vocês!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Honestamente, não acho que esses 30 kilos para um lado ou para outro faça uma diferença significativa no desempenho do barco, ainda que o motor usado não tenha trim elétrico para equilibrar as coisas. No meu eu uso o tanque original do motor de 25 lts e outro de 28 lts ao lado, ambos na popa. Quando acaba a gasolina de um é só mudar o plug para o outro tanque.

Não se esqueça que na proa ainda vai o motor elétrico e sua bateria, essa geralmente bem pesada.

Como o meu tem a popa toda plataformada, sobra muito espaço para guardar todas a tralhas possíveis mas no casco original, aquele espaço usado para acomodar o tanque na proa rouba um espaço precioso para esse fim.

É um local perfeito para guardar cabos, poita, coletes, ferramentas, casacos e todo tipo de tranqueira que não estejam usando naquele momento e que não devem ficar soltas no barco.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Ué? meu post sumiu?????

Vou responder de novo.

O big fish foi originalmente projetado para ser usado com motor até 40 hps RABETA CURTA 15 pol.

Quem coloca o motor com rabeta 20 pol. (50,60,etc) tem que pedir modificações, geralmente ainda falta uns 15, 20 com no espelho de popa, tanto que as instalações geralmente ficam com esta folga.

O motor 60 2t pesa 100 kg, mais a bateria, mais o tanque, se sentar mais alguem atrás (tem 2 bancos), o barco vai ficar muito traseiro, com certeza.

Se pretende colocar um tanque grande, coloque na frente, vai ficar bem melhor, poderá levar pessoas sentadas atrás, sem problemas.

Veja o post do Breno, que ele teve bastante dificuldade em acertar o barco dele com esta configuração, problemas do barco cavalgar, entre outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia celtabala, te aconselho a colocar o tanque na proa, inclusive o maior que puder, na popa utilizamos baterias, tralhas, tranqueiras, chave geral, e por acaso se tiver um curto, ou faisca seu barco vai para os ares :gorfei: :gorfei: :gorfei: já tive amigos que receberam o apelido de bola de fogo heheheh.... por conta de tanque na popa com bateria solta etc....

Hoje todos da linha LEVEFORT, PANTANAUTICA e mais um monte estão colocando o tanque na frente mesmo ok... vale a pena...

Espero ter contribuido com alguma informação e aproveite a ::fisherman ::fisherman

abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda pessoal.

Para o tanque vir na frente, pelo que li, é aconselhável solicitar de fábrica. E pelo visto não está tendo caso a pronta entrega com essas alterações.

Caso eu opte dois tanque na popa (28L cada), se jogar as baterias e a chave na proa? Não perderia muito espaço e ficaria seguro?

O que acham? Mesmo assim corre o risco de cavalgar?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um BF 5014 Console com Mercury 50, plataformas de popa e proa, 2 tanques atras cada um de 25 L, bateria de partida ao lado dos tanques, caixa térmica na proa, motor elétrico de pedal montado na proa, bateria de 100A também na proa. Pra cavalgar nesta configuração vc precisa levantar bem o trim. A minha de fábrica, sem pedir alterações, veio especificado para máximo 60 hp.

Nesta configuração, há o porão dos tanques e bateria atrás com 3 tampas, mais uma grande caixa seca com 2 tampas. Na frente uma caixa seca grande de 1 porta, onde coloco uma caixa térmica, e 1 caixa de bateria do motor elétrico.

É um barco muito estável, a navegabilidade dele é ótima, e acho o melhor custo benefício para a categoria. Se tiver um pouco mais de grana disponível, compre um Levefort Sabre Flydeck, pois tem as chapas 2mm. Já no BF as chapas são 1,5mm.

Eu tive um unico problema com o barco, que foi rachar a solda do espelho de popa, mas soldei e nunca mais quebrou.

Navegabilidade em marolas grandes, vc se molha um monte, pois a proa é baixa e vem muita água dentro, mas nada que a bomba de porão de 1100 não resolva.

Para pesca esportiva, é ótima, vc fica bem confortável nela, no máximo 3 pescadores, mas se quer pescar confortável mesmo, 2 pessoas.

Outra vantagem do BF é o peso, é um barco leve para transportar.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho um BF com 60 tmb, coloquei o tanque de 50 na frente e deixei o de 28 atraz a unica desvantagem q achei é q matou o espaso todo fda frente,nao cabendo mais quase nada,e para a tmp feixar,tem q cortar as beiradas da tampa do tanque,e o respiro tmb,e trocar o eva q vem pq é muito grosso,no meu casso coloquei um borrachao,o barco melhorou muito,levantei o motor tmb para o penultimo furo,to vendo agora a posibilidade de tirar o tanque de 28 de tras e colocar 2 de 12l na lateral do de 50na frente,ja q as laterais tao vagas,e sem jeito de colocar nada,pq o tanque de 50 fica no centro.

Alex resolvi o problema do meu barco de nao poder levantar o trim 3toc q ja cavalgava,com a ajuda do fabricio abaixei totalmente os flaps,agora consigo levantar o motor bastante e cheguei a 37milhas com 3 pessoas mais tralhas a 5300rpm,ainda da para chegar mais um pouquinho.

se quisewr tmb to vendendo o meu,28mil,com tudo,

Compartilhar este post

Link para o post

Ué? meu post sumiu?????

Vou responder de novo.

O big fish foi originalmente projetado para ser usado com motor até 40 hps RABETA CURTA 15 pol.

Quem coloca o motor com rabeta 20 pol. (50,60,etc) tem que pedir modificações, geralmente ainda falta uns 15, 20 com no espelho de popa, tanto que as instalações geralmente ficam com esta folga.

O motor 60 2t pesa 100 kg, mais a bateria, mais o tanque, se sentar mais alguem atrás (tem 2 bancos), o barco vai ficar muito traseiro, com certeza.

Se pretende colocar um tanque grande, coloque na frente, vai ficar bem melhor, poderá levar pessoas sentadas atrás, sem problemas.

Veja o post do Breno, que ele teve bastante dificuldade em acertar o barco dele com esta configuração, problemas do barco cavalgar, entre outros.

A motorização indicada para o big fish é de 40 a 60 hp com rabeta de 20 pol. Eles já saem de fábrica prontos para receber essa motorização...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso