Ir para conteúdo

Biguá Team e amigos no Médio Rio Negro - Set/2011


Posts Recomendados

 

Médio Rio Negro com Biguá Team e amigos

Setembro de 2011

Local: SIRN - AM

Onde Ficamos: Barco Hotel Angatu Mirim

Participantes: Fabrício Biguá, Fábio Neves, Marquinhos Biguá, Lori Biguá, Neco e Márcio Cruz

Texto: Fábio Neves

Fotos: Todos

Pescar no médio rio Negro é sem dúvida lidar com o imponderável.

Iniciamos a organização desta pescaria em janeiro deste ano. Foram várias horas de planejamento, incluindo a avaliação das médias históricas dos regimes de chuvas, escolha e negociação com um operador confiável, discussão para definição do rio mais promissor, ajustes nos equipamentos, mapeamento via satélite de toda a área, contato com moradores da região para informações mais precisas, dentre outras providências. Mesmo assim, o resultado pode ser aquém do desejado.

Quais variáveis contribuem para o sucesso de uma pescaria dos grandes tucunarés amazônicos? Vejo pelo menos quatro fundamentais:

- Local adequado: escolhemos os afluentes da margem direita do Rio Negro no município de SIRN. Junto com Itapará, Alegria, Preto e Aracá, são os rios onde se podem encontrar com mais facilidade (ou seria menos dificuldade) os bocudos de dois dígitos.

- Época apropriada: antecipamos em duas semanas a pescaria em relação ao ano passado, visto que em 2011, o rio secou precocemente. Monitorizando o nível do rio, tivemos notícias de água no ponto com peixe ativo.

- Equipe de apoio profissional: optamos pelo Angatu Mirin, barco com baixo calado e propício à exploração da cabeceira dos afluentes. Além disso, possui equipe experiente e confiável.

- Companheiros: mais que companheiros, tive o prazer de pescar com amigos. Participaram desta jornada Fabrício Biguá, Marquinhos Biguá, Lori Biguá, Neco e Marcio Cruz, este último em sua primeira empreitada amazônica.

A jornada começou no dia 15/09 com a chegada em Manaus. Fui o último a desembarcar, e por isso, perdi o suculento almoço na churrascaria Búfalo, onde meus amigos tiveram a oportunidade de pedir a benção ao Papa da Pesca Esportiva.

Imagem Postada

Imagem Postada

Na manhã seguinte, embarcamos rumo à SIRN em vôo Trip. Da janela do avião podíamos avistar inúmeras praias no Rio Negro, o que aumentava a expectativa de uma pescaria muito produtiva.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

A vista do porto de SIRN também demonstrava um bom nível da água, com praias em ambas as margens.

Imagem Postada

Imagem Postada

Mesmo em região de grande pressão de pesca, a sexta e o sábado foram marcados por várias explosões na superfície, com hélices sendo agredidas por todos os lados. Entrei em um lago de boca franca com o Lori Biguá, e em menos de meia hora, tínhamos capturado três tucunarés de bom porte e visualizados outras explosões em hélices. Apelidei o local de “Lago do Pipoco”.

Imagem Postada

O Fabrício e o Márcio capturaram um duble de bom porte, animando a todos.

Imagem Postada

É impressionante o número de redes e espinhéis armados nos lagos próximos a SIRN, muitos deles fechando toda a boca do lago. Gostaria de questionar o que é feito com a taxa de proteção ambiental que pagamos, visto que não existe qualquer fiscalização, ou mesmo ações educativas.

Imagem Postada

No domingo, observamos um significativo aumento do nível do afluente é aquela típica espuma de água nova no rio. Era o temível repiquete.

O peixe ficou muito manhoso, deixando de atacar as iscas de superfície. Entraram em ação os jigs e as iscas de meia água. A estratégia mais bem sucedida foi entrar nos lagos no horário crepuscular (quando o vento para e a água fica espelhada), identificar os casais e pinchar sem preguiça. Muitas vezes, as capturas ocorreram após uma dezena de arremessos com diversas iscas de modelos e cores diferentes.

O resultado pode ser visto abaixo. As fotos enganam, visto que saíram bons exemplares. Entretanto, a pescaria foi muito difícil. Para se ter noção, todos os pescadores ficaram de um a dois dias sem capturar exemplares significativos, mesmo pinchando cerca de 10 horas ininterruptas por dia.

Chega de papo e vamos aos troféus de cada pescador:

Fábio Neves

SDC12216.jpg

 

SDC12193.jpg

P1050392.jpg

IMG_0368.jpg

IMG_0363.jpg

IMG_0347.jpg

IMG_0341.jpg

IMG_0329.jpg

DSCF1127.jpg

DSC03720.jpg

Fabrício Biguá

P1050397.jpg

P1050388.jpg

 

http://i259.photobucket.com/albums/hh315/fabioneves/IMG_9029.jpgIMG_9029.jpg

DSC03881.jpg

DSC03800.jpg

DSC03782.jpg

DSC03776.jpg

DSC03765.jpg

DSC03749.jpg

Lori Biguá

IMG_9189.jpg

IMG_0433.jpg

IMG_0402-1.jpg

IMG_0393.jpg

IMG_0385.jpg

IMG_0356.jpg

IMG_0339.jpg

IMG_0333.jpg

IMG_0320.jpg

Márcio Cruz

DSC03667.jpg

DSC03705.jpg

IMG_9182.jpg

1050.jpg

IMG_9056.jpg

Marquinhos Biguá

IMG_1142.jpg

IMG_1118.jpg

IMG_0377.jpg

DSC03858.jpg

DSC03842.jpg

DSC03834.jpg

Neco

SDC12208.jpg

SDC12197.jpg

SDC12189.jpg

IMG_9105.jpg

IMG_9095.jpg

IMG_1126.jpg

IMG_1120.jpg

IMG_0424.jpg

IMG_0417.jpg

Saíram alguns peixes diferentes, como uma Saicanga record de quase dois quilos e um Mandubé capturado no jig, quando o Lori Biguá buscava iscas para tentar as feras de couro.

SDC12207.jpg

SDC12183.jpg

Tão importante quanto a pescaria foi o clima de confraternização e amizade, o qual nunca deixou abater a moral do grupo, que perseguiu os bocudões sem esmorecer.

Tivemos o macarrão a quatro queijos do Lori Biguá, acompanhado de um excelente Carmenere Chileno Grand Reserva.

SDC12223.jpg

Degustamos excelente Sashimi de tucunaré. Peixe fresco sem dúvida tem outro sabor.

IMG_9078.jpg

Banho de praia antes do almoço, com cerva gelada e prato de frios... não tem preço!!!

IMG_1136.jpg

Também realizamos o tradicional churrasco na praia, o qual foi precocemente interrompido por uma tempestade.

DSC03822.jpg

IMG_9167.jpg

Sem contar a jogatina... O Texas Holdem imperou até altas horas, regado a wisky, vodka, tequila e qualquer coisa que tivesse uma graduação alcoólica maior que 30%.

IMG_9088.jpg

Finalmente, gostaria de postar alguma fotos com o objetivo de homenagear a grande estrela da pescaria: o Tucunaré Açu.

DSCF1137.jpg

P1050399.jpg

IMG_9201.jpg

IMG_1130.jpg

DSCF1140.jpg

IMG_9194.jpg

IMG_9112.jpg

DSCF1148.jpg

DSC03769.jpg

DSC03884.jpg

Apesar das adversidades, esta pescaria vai ficar em minha memória por muitos anos, visto que não só de peixes se faz este esporte.

SDC12187.jpg

IMG_9210.jpg

IMG_9160.jpg

IMG_9153.jpg

IMG_9021.jpg

IMG_1145.jpg

DSC03725.jpg

IMG_9146.jpg

Avaliação dos prestadores de serviço:

Hotel do Largo: hotel recentemente reformado, bem localizado, com quartos confortáveis e seguros. Excelente custo-benefício (diária em quarto duplo: R$ 72,00)

Trip linha aéreas: vôo pontual e seguro. Equipe simpática e acolhedora. O serviço de bordo poderia ser melhor. O ponto negativo foi uma confusão no despacho de uma encomenda, a qual chegou em SINR apenas na terça-feira seguinte.

Barco-hotel Angatu Mirim: conforto aliado á grande mobilidade são os pontos fortes desta estrutura. A equipe de bordo (composta por copeiro, camareira e cozinheira) foi muito prestativa, ganhando elogios de todos os clientes. A ausência de suítes (os banheiros ficam na proa) e o mal estado dos colchões não chegaram a comprometer o descanso dos pescadores. A comida é saborosa, porém o cardápio poderia ser mais variado. Os guias são experientes, bem dispostos e profundos conhecedores das condições de pesca. Entretanto, como a última impressão é a que fica... no último dia, eles ficaram desesperados para chegar logo na cidade, não explorando os pontos de pesca adequadamente e gerando atrito com os pescadores. Foi um dia praticamente perdido. Quando relatamos o ocorrido ao Pilolo, gerente do Angatu, ele sugeriu que deveríamos negociar um extra ($$$) para os piloteiros pescarem adequadamente no último dia. Ficaram sem o extra e sem a tradicional caixinha que oferecemos em toda pescaria.

Outras fotos estão disponíveis no link abaixo:

https://picasaweb.google.com/1008441111 ... HKq5HOlwE#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Turma,

Mesmo diante das adversidades, típicas de uma pescaria Amazônica, saíram bonitos peixes.As fotos e o relato estão um show a parte, parabéns a todos. ::tudo:: Já sinto o gosto daquela cervejinha gelada no fim do dia. danca:: danca:: danca::

Esta questão do último dia de pescaria é vivenciada por quase todos que por lá se aventuram e nos irrita profundamente. diabo:: Acho que tomaram a melhor atitude a não dar a caixinha, que é um importante complemento a grana que os piloteiros recebem semanalmente do operador. ::tudo:: Quem sabe na próxima eles entendam que o último dia tambem é para pescarmos e que não estamos nem um pouco afim de chegar cedo em SIRN ou em Barcelos como eles. ::tudo::

Sexta feira é nossa vez e esperamos que a condição lá pra cima tenha melhorado joia:::

Um forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, pois conseguiram muitos peixes bonitos, apesar do repiquete.

Competência e insistência...

Quanto ao último dia de pesca, é uma palhaçada e já virou regra ser aquele "faz-de-conta" que está pescando. Eu já nem conto como dia de pescaria.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato top, Fabio sempre tentando passar os dados e causos da melhor forma possível... joia:::

Sairam uns peixes bonitos apesar do repiquete, ate o Lori pegou peixe bom diabo:: diabo:: diabo::

Imagina se tivessem subido 2 dias antes heheheheh doeu:: doeu:: Agora mais uma confusão no ultimo dia de pesca, alguém poderia me explicar o que anda acontecendo lá para cima??? O dinheiro subiu na cabeça de todos???

Bração e belas imagens....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Driblaram os obstáculos e pegaram lindos peixes palmas:: , é isso aí, não desanimar jamais, lindas fotos e exelente relato. Quer dizer que os piloteiros não querem trabalhar no ultimo dia é? Bom saber, estou indo dia 6 e já vou dar o choque nos primeiros dias, se não pilotar no ultimo dia fica sem caixinha, pelo menos da minha parte e acho que da parte do meu grupo ::nada:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de pescaria. Belos peixes somados com o repiquete e piloteiros.

Conforme início do relato, são diversas variáveis a serem trabalhadas e para somar tem outras novas no caminho.

Mas somente com o preparo de vocês essas fotos foram possíveis. Isso é coisa de pescador preparado para tudo.

Parabéns a todos.

Gelson Petuco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Turma,

Pois então, esta foi nossa aventura por aquelas bandas que tinha exatos 2 anos que não pintava por lá...e fui abençoado com esta pescaria que peixe foi detalhe.....!!!! O Fábio bem explicou... este grupo, foi algo a parte.... um entrosamento e alegria sem igual....

Conheci o Neco pessoalmente, um cara sensacional... sempre sereno e alegre...me tirou várias risadas..... "Esta fera ai meuuu...."..

Pescar com Lori e Fábão é a dupla pra vida toda.... toda pescaria que tiver os dois...estou dentro..... e obrigado por mais esta.....

Meu ídolo Fabrício nem se fala.... é a segunda vez que pesco na região com ele... e vou te falar.... pensa num cara que não cansa de te ensinar.... muito showww.... além de zuar toda hora.... como ele diz... TOP TOP TOP !!!

Fora que o cara, é de uma organização sem tamanho...tudo ocorreu como ele planejou....!!!!

Meu parceirão Márcio foi o centro das atenções.... primeira vez na região... pouco tempo de pescaria do tucunaré... e já pega um dos maiores peixes da pescaria.... é digno de muito talento e serenidade...pois a turma não pegou leve com ele nas brincadeiras e nenhuma vez o cara fez cara feia...(apesar de ser horroroza)....

Valeu Vampririnho...!!!!!! Se prepara para as próximas.....

Bom..... pescaria difícil...mas no final maravilhosa...pois, saíram muitos peixes grandes..... linhas estouradas.... e um carretel do lori todo pro lago, por conta de um peixe cavalo que levou a linha do carretel toda.... lacou:: lacou:: lacou::

Sobre o Angatu Mirim..... o Fábio falou tudo... comida fantástica, tripulação muito prestativa, colchões deixam a desejar e muito... mas o que lascou no final... é o fato do mirim não ter um Líder a bordo... um gerente que manda e acerte as fronteiras....

Sério, isto detonou a pescaria no final... os piloteiros que mandam... e não adianta negociar com eles..... o fato foi o seguinte...

Na quarta feira a noite... estavamos todos felizes com a pescaria...e tirando o piloteiro Piquiá, que não estava no nível de prontidão dos outros... o restante eram dignos de ser chamados de bons... sempre querendo achar o peixe grande, etc...... porém, nexta quarta, o garçom do barco veio falando que os piloteiros "mandaram" dizer que só iriam pescar até 11:30.... bom primeiro, por que não vem e falem com os cliente, e ficam mandando recadinhos....??? A todo momento, nós, demos espaço e liberdade para tratarmos com clareza....

Isto logo no primeiro momento não foi recebido com muito felicidade... e resumindo a conversa, foi falar com um dos piloteiros e negociei com ele que iriamos pescar então até 11:30 e almoçaríamos no lago assando um belo peixe... e após o almoço, iriamos direto para SIRN... a alegação dos piloteiros era que tinha que chegar cedo para ajudar a abasteçer o angatu com comida e bebida... até ai tudo bem... e negociamos para ficarmos algumas horinhas a mais... e o combinado não sai caro, não é??

Pois bem, dia seguinte, decidimos onde seria o almoço e 11:30 estaríamos lá... ou seja, 11:00 dependendo do lago que estivessemos, iriamos parar de pescar....

MORAL DA HISTORIA....

Os queridos piloteiros, mesmo na noite passada já negociado e de manhã refoçado o acordo... eles acertaram de 11:00 estarem na boca do Rio e partir rumo a SIRN....

PENSA NO STRESS, vc falar pro cara que combinamos e ele fingir que nem ouviu....

Chegando todos putos da vida em SI, pergunta se os piloteiros ajudaram alguma coisa no barco..??? Ficaram dormindo a tarde toda nas voadeiras.... Sim!! Eles tem direito.....trabalharam bastante...mas vou encerrar por aqui...

Ao conversar com outros pescadores, percebi que tem acontecido isto nos barcos do Angatu... no ultimo dia os piloteiros cagam o pau...enrolam os pescadores... e se o cara não conhece a região...vai cair neste conto...

Neste caso, os projudicados foram os piloteiros....porem, analisando melhor, a culpa não são deles e sim da gerencia do barco que no Mirim não tem.....!!!!

Não quero em nenhum momento denegrir o Barco, que é altamente recomendado e vou novamente sempre nele....pois acedito que isto é algo simples de resolver... porém, tem que ser resolvido...

Abraços.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não preciso falar do relato do Dr Fábio !

Eu que não estou indo esse ano, cheguei a ficar com vontade...

Muito legal ver quando o Grupo tá unido e focado em buscar pela diversão !

Pescar e pegar é um dos requesitos, mas longe de ser o único...

Parabéns pelo espírito demonstrado... Assim é que são as pescarias inesquecíveis...

Quanto aos peixes, pensei ter lido em algum lugar que a coisa andou difícil... De que ? De peixe ?? mestre::

Com relação ao Problemas de Gestão do Angatu ( e pelo visto tanto no Mirim quanto no normal ), o Andrea vai ter que tomar uma posição profissional, pois a coisa está desandando...

arrow:: Nunca isso tinha acontecido anteriormente - da forma como foi postado ( pelo menos do meu conhecimento ) !

Complicada uma situação dessas, comprometendo um histórico de sucesso e recomendação ! negativo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns aos Biguás e amigos palmas:: palmas:: Mesmo enfrentando uma situação ruim de água, ainda assim pegaram peixes brutos, belíssimos, o que só demonstra a qualidade dos pescadores ::tudo:: Essa turma, capitaneada pelo Biguá Mor (o grande Fabrício) conhece aquela região como a palma da mão e dominam todas as técnicas e manhas para "separar o peixe da água" joia:::

Show de bola, mais uma grande pescaria palmas:: ::fishing

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é pessoal... realmente essas fotos enganam!

a pescaria foi realmente difícil.

no dia que bateu o repiquete eu e o Fabrício ficamos um dia todo "DEDÃO"... Pensa bem oq é isso. Bater isca o dia inteiro e nada!! só uma piranha, uma saicanga e uns borboletas no fim da tarde na apelação (jumping minow na raseira)

Mas realmente pegamos lindos peixes!

Mas essa pescaria, como já disseram vai ficar marcada pelas risadas e pelo alto astral da galera. Foi bom demias pescar com essa turma

Professor Fabrício... que cara TOP! Demos risada um dia inteitor sem pegar nada.

Lori, que cara nota mil. Aprendi muita coisa batendo altos papos com essa fera.

Marcião: o cara tem futuro... gente fina demais e aprendeu e separar os bocudões da água rapidão. Deu um astral bom demais pra pescaria

Marquinhos/; não tem nem oq falar, valeu demais pela companhia. Vamo pescá muito juntos mlk

Fabão: parceiraço oficial... Dá até gosto pescar contigo cara.Se deus quiser ano que vem tem mais "ANGATU POKER NIGHTS"... O RESTO É DETALHE. ah, e vamo homologar essa saicanga meu!!!

abrassaum a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao Problemas de Gestão do Angatu ( e pelo visto tanto no Mirim quanto no normal ), o Andrea vai ter que tomar uma posição profissional, pois a coisa está desandando...

arrow:: Nunca isso tinha acontecido anteriormente - da forma como foi postado ( pelo menos do meu conhecimento ) !

Complicada uma situação dessas, comprometendo um histórico de sucesso e recomendação ! [/size] negativo::

Kid, ano passado pesquei a primeira vez no angatu em outubro, com o Fabricio Bigua inclusive e, no ultimo dia, ocorreu a mesma coisa. TODOS no jantar da quarta-feira decidimos por subir o rio durante umas 02 horas, pra chegarmos em pontos melhores, uma vez que já estávamos perto da boca do afluente, almoçarmos em um lago la em cima e descermos direto pra Santa Izabel após o almoço. Isso foi comunicado aos piloteiros.

No outro dia, TODOS os piloteiros desceram o rio, se fazendo de desentendidos. Pergunta a cara do Biguá, como ficou p... da vida.

Isso é, sim, rotina, infelizmente. Sinceramente, acho ainda que tem aval dos administradores, visto a "sugestão" do Pilolô pra dar/ gorjeta pros piloteiros fazerem a obrigação deles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...