Ir para conteúdo
  • 0

Que é do Gusso?


Carlos ToaToa

Pergunta

Grandes Companheiros

O nosso grande amigo Gusso, um verdadeiro mestre, se retirou do FTB. Tenho a mais sincera opinião que razões muito fortes fizeram o nosso BIN LADEN, O TERROSISTA DA AMAZÔNIA, meu grande amigo, companheiro e parceiro de pescaria, tomar esta decisão. O GRANDE MESTRE não teve uma atitude leviana pois, afinal, este não é seu perfil. INFELIZMENTE, NÃO CONSEGUI ARRANCAR-LHE UMA PALAVRA SOBRE SUA DECISÃO . Homem sério, extremamente cortêz, cavalheiro em todos os sentidos, com espírito de solidariedade ímpar, jamais deixou de compartilhar seus amplos e inegáveis conhecimentos a todos que o cercam, principalmente no FTB. Desta forma, muito mais que manifestações de apreço, gostaria que todos os companheiros e amigos do FTB que de algum modo privaram de sua amizade, mas muito mais, que tiveram oportunidade de sorver seus conhecimentos, que esclareçam neste forum, até aqui tão democrático, as razões, que a meu ver deixam todos deste mesmo forum de luto.

:amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

Grande Carlos joia::: Apesar de ser novato no FTB,admirava o Gusso,pela sua simplicidade,é ao menos o que ele transmitia,sem contar a vasta experiencia em pesca dos grandes bocudos,havia pensado em postar alguma pergunta aqui do tipo:Por que o Gusso saiu? mas fiquei com receio de alavancar picuinhas,e então me calei.Cheguei a procurar ele na net, e encontrei,espero ser ele, pois encontrei a clinica onde trabalha em Curitiba,mas não efetuei contato,ate mesmo pelo pouco tempo de amizade virtual,digamos assim,e ja que abristes este espaço,declaro meu lamento pela saida deste grande pescador,amigo,mestre ou como ele me respondeu Quem sa o "Velho do Rio" :gorfei: Bom desde ja torço para que ele volte a frequentar o FTB,e nos agraciar com seus relatos e ensinamentos joia::: joia:::

Abraços :amigo:

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É sempre assim, os bons vão embora quando são mal compreendidos... Isso aconteceu com muitos mestres...

Por outro lado, posts não têm entonação, falta a expressão dos olhos e por isso há que se ter cuidado com o que se escreve... Mais uma vez, quem perde é o FTB..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Realmente uma pena... Mestre Gusso contribuiu muito aqui no FTB.... Sempre com conselhos certo e bem vindos, não deixando a simplicidade de lado...

Que nosso mestre Gusso volte logo a ocupar seu espaço aqui no FTB, pois precisamos dele aqui. joia::: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acho q oq podemos tirar disso tudo é q muitas vezes oq escrevemos pode ser interpretado de maneira mais intensa que o normal.

Como já foi dito... esses textos não trazem entonação ou expressão facial.

Devemos tomar cuidado pra não banalizar as desavenças, já que é muito fácil discutir sem precisar "olhar na cara" e , se possível, usar as mp's.

Se ele quiser voltar, que o faça qdo isso for fazer bem a ele mesmo. Afinal esse é o intuito da pesca e , por consequencia desse fórum.

sem mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito embora não o conheça pessolmente, sou mais um pescador que aprendeu muito com as experiências aqui compartilhadas pelo "MESTRE" Gusso e acredito que ele tenha seus motivos para ter tomado essa atitude, cabe à nós apenas respeitarmos sua posição e desejarmos toda sorte do mundo à pessoa dele......Mas que seus conhecimentos e sabedoria vão fazer falta....Ah...Isso vão mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O Luiz Gusso é grande colaborador em qualquer fórum que participar!!!

Respeito os motivos dele!!!(Sejam quais forem!!!)

Espero muito que reconsidere... que não deixe que coisas pequenas influam em grandes amizades!!!

Aguardando o retorno... :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Talvez tenha sido uma das últimas pessoas aqui do FTB que manteve contato com o Gusso, até porque foi ele quem me procurou solicitando seu descadastramento do nosso Fórum...

Tratando-se de quem é, pessoa madura e experiente com a vida, não houve qualquer espaço de ponderação no sentido de inversão de seu posicionamento, até porque ele já estava "de cabeça feita"... Não houve no que insistir sobre as argumentasções e "porquês" dessa atitude, vez que a alegação de "motivos pessoais, sobre os quais não cabem qualquer argumentação", encerram qualquer tentativa, por maior que seja a vontade de "tentar influenciar" numa "nova reflexão"...

A única "pista" que obtive ao longo de uma troca de MP's foi sua consideração de que "não mais se sentia feliz em frequentar o nosso espaço"... Entendo que esta é, não apenas para ele mas para qualquer usuário, a motivação básica para uma tomada de decisão !

arrow:: O que causou, por que causou, e outras questões acessórias se tornam secundárias !

Sobre isso inclusive, e aproveitando o "gancho", é interessante verificar a "percepção" de alguns de nossos usuários com a abordagem de certos fatos aqui no FTB ! Entendo que temos um espaço livre ( democrático, como gostam de chamar... ) para postar o que se tem vontade de escrever, muitas vezes sem o cuidado mínimo de respeitar o espaço ( ou direito ) de outros usuários ! Claro que tem os momentos de "desabafo", que poderiam se limitar aquele instante de crítica, mas observo que os temas se tornam reincidentes e se promove um "festival de acusações" e "disse não disse" cujo final é sempre de perda... ( nunca há vencedor, só decepção com as pessoas envolvidas e as coisas que são escritas ).

Será que isso constrói ? Temo que saibamos a resposta, embora - em alguns casos - não revelemos a resposta, preferindo continuar com a "instigação" em cima do mesmo tema ( observem que não entro no mérito do questionamento ).

Uma das principais dificuldades de manutenção de um clima motivacional adequado a presença & participação de pessoas que possam agregar qualidade nos comentários que façam, é a percepção delas de que existem "contra-partidas" dentro do mesmo espaço !

Mais uma vez insisto que o FTB é um espaço que permite ( e incentiva ) a participação de qualquer um, SEMPRE, mas requer ( cada vez mais ) que as pessoas passem a ter um posicionamento mais coerente nas suas ações internas !

Qualquer Fórum é dinâmico, e como característica de sua forma de entreter e atrair público, permite a constante renovação de usuários mais assíduos em detrimento de outros que passam a frequentar em menor escala, motivados por diversos pontos e/ou preferências, até se reposicionarem dentro de um espaço em que melhor se sintam a vontade, e - a exemplo do que nos disso o Gusso - "tenham alegria" de pertencer !

Sempre acho ( e defendo ) que o FTB é feito por seus usuários, cuja intensidade de participação e interesse é que direciona o sentido do que se espera receber em retorno... Melhor dizendo ( sem entenderem como crítica, e sim como comentário ), se postamos a maior parte dos tópicos na Seção de Piadas e Zoações, ou de Classificados, devemos imaginar que a frequência e participação seja de que tipo ?

Claro que também temos tópicos técnicos e relatos emocionantes, e esses ( mesmo em menor número ) terminam agregando uma quantidade maior de adesões...

Mas o que dizer dos tópicos que incitam a polêmica e as contestações ? São válidos ( não me agradam, mas reconheço suas existências... ), mas terminam por agregar o que ? Pensem nisso...

A Equipe de Moderação tem feito a sua parte, ou tentado fazer, dentro do que é possível e acredito que as pessoas podem ajudar ( e muito ) nesse processo, avaliando - ANTES DE POSTAREM - o conteúdo de seus tópicos ! Que não se perca a naturalidade da manifestação, mas que se leve em consideração que estamos num espaço virtual, e que muita gente tem acesso ao que for dito !

Se é algo mais para o pessoal, as MP's existem para isso ( também ). Junte-se a isso o predicado principal de qualquer comportamento que é o bom senso + a educação, e os problemas estarão equacionados.

Perdemos o Gusso ( esse com maior visibilidade por ser mais recente ), mas já não temos outros excelentes e experientes usuários que abrilhantavam nossos tópicos com seus comentários ! Não me queixo, apenas chamo a atenção que mais que "atrair" ( ou tão importante quanto ) é "manter" esses usuários dentro do nosso espaço, até porque com eles, temos a garantia de qualidade e melhoria dos temas abordados...

Esse é um posicionamento que gostaria de deixar registrado, e que abrange a questão mais ampla do que a perda do Luiz Gusso, que certamente encontrará um novo espaço onde re-encontre a alegria do convívio e de postar seus relatos e experiências em torno de suas pescarias ! Certamente ouviremos falar dele, até porque - ao que me consta - ele permanece frequentando o ToaToa, e como tal, irá aparecer em imagens e relatos do resto do seu Team que continuarão ser postados no nosso Fórum !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu mesmo aprendi muito com ele aqui no fórum, o cara sabe muito de Tucunaré Açú, vai ser uma perca e tanto. Esfria a cabeça e volta Gusso, não liga para invejosos e pessoas que não tem o que fazer a não ser ofender e criticar os outros ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito bem colocadas as palavras do Kid!!! joia:::

Apoio qualquer decisão. Sem pesar ou rodeios! mau::

Se é isso que o faz feliz, não cabe a nós ficarmos em tentativas falhas de um retorno.

Para aqueles que gostam tanto do Mestre Gusso, Saibam que ele não morreu! lacou::

Existem contatos mais diretos para se manter a amizade. O fórum é um grande mediador, responsável pelo primeiro contato, mas cabe a nós, não julgar e procurar o e-mail, telefone, um barzinho ou uma pescaria para a manutenção de de amizades.

Que ele seja feliz com suas decisões, que sempre serão apoiadas por mim. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Por quem os sinos dobram?!

Ah, sim! Dobram por mim!

Dobram por todos nós que nos acostumamos a contar com a luz dos conhecimentos do Mestre Gusso.

Lamento que as contribuições do Gusso sejam retiradas do nosso alcance.

Lamento por tal episódio tornar o FTB um pouco menos colorido.

Fica aqui minha torcida para a união e harmonia de todos que frequentam este nosso espaço virtual.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Acredito que qualquer tipo de debate, desde que feito com respeito e bom senso, seja válido.

A saída do Gusso dá a impressão de que algo possa ter passado do limite.

Minha opinião sobre o que e como postar algo seja: Não torne público aquilo que você não tenha coragem de fazer via MP, ou não teria de falar (como muitos comentaram) pessoalmente, olho no olho.

O texto abaixo (acredito que conhecido por todos), talvez não sirva especificamente para este caso, mas pode servir para realizarmos uma reflexão antes de clicar no "Enviar".

"Um rapaz procurou Sócrates, o sábio, e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo.

Suponhamos, então, que seja verdade. Deve agora passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a reputação do próximo?

Se o que você vai contar é verdade, e coisa boa, deve passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E arremata Sócrates:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!"

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olha tchê, fico muito triste com a saída do professor Gusso! De verdade! Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, nem tampouco compartilharmos do mesmo "alvo pesqueiro" (mestre em Açus que ele é!), sempre senti que havia uma grande afinidade entre nós. Por diversas ocasiões dividimos idéias e ensinamentos recíprocos (se é que ele podia aprender alguma coisa comigo, não é mesmo?!), e sempre me senti muito bem ao trocar essas idéias com ele. Vou sentir falta desse convívio!

De qualquer sorte, inobstante a ausência dele doravante aqui no nosso FTB, compartilho das palavras do Mestre Eloy: rogo para que tenhamos sempre muita calma e tranquilidade ao nos manifestarmos em qualquer tópico que seja, resguardadas as liberdades individuais e os limites do bom-senso e as imposições de uma situação democrática, para que tenhamos sempre esse nosso ambiente virtual saudável, com constante aprendizagem.

Abraços a todos!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigos do FTB, compartilho as opiniões da maioria de vcs, acho que com a saída de qualquer participante todos nós perdemos, em maior ou menor grau. Perdemos a oportunidade de trocar idéias, de aprender, de criar e fortalecer uma amizade, perdemos até mesmo a oportunidade de discordar das opiniões e idéias expostas. Penso que todos nós sempre devemos refletir sobre o que dizemos ou escrevemos, ninguém é dono da verdade, ninguém está sempre certo.

Como alguns colegas já escreveram, a palavra, quando escrita, pode tomar conotações diferentes de quando é falada, olho no olho, em uma conversa franca. Em uma conversa frente a frente as arestas podem ser aparadas na hora, os desentendimentos podem virar entendimentos, assim como também podem virar antagonismo, dependendo do caráter, da disposição e do ânimo dos que discutem, o que importa dizer é que o meio da escrita é diferente, não tem a interatividade imediata, a possibilidade de dizermos “esquece o que falei”, a palavra escrita fica, pode ser lida, relida, gerando revolta, irresignação, tristeza, desgosto, tirando inclusive a alegria de participarmos de um grupo ou fórum, o que, pelo exposto, aconteceu com o Professor Gusso.

É certo que objetivo de um fórum como esse, assim como o de tudo na vida, é a busca da felicidade, o que está inclusive escrito em um dos textos mais famosos da história mundial, a Declaração da independência dos Estados Unidos: “Consideramos estas verdades por si mesmo evidentes, que todos os homens são criados iguais, sendo-lhes conferidos pelo seu Criador certos Direitos inalienáveis, entre os quais se contam a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade.”. Assim, se algo não nos faz mais felizes, não somos obrigado a seguir fazendo aquilo, é direito do Professor declinar da participação no FTB, com o que, como já foi dito, esse espaço perde, e muito. Porém, se algo puder ser tirado desse evento triste, que seja o necessário cuidado que devemos ter antes de expor nossas opiniões e pensamentos, para não ferirmos os sentimentos e suscetibilidades dos colegas, criando um conflito que poderia muitas vezes ser evitado.

Eu, em minha vida pessoal, já perdi amizades por falta de tolerância, já deixei questões secundárias me afastarem de pessoas que, de uma forma ou de outra, poderiam enriquecer a minha vida. Por isso penso, agora, que antes de tomar qualquer atitude, devemos ponderar bastante, se for possível unir, evitemos afastar, se for possível relevar, evitemos o conflito. É claro que em algumas situações o conflito é irremediável, mas será que se tivéssemos um pouquinho de cuidado antes de dizer ou escrever certas coisas, antes de tomarmos uma atitude definitiva, será que a situação chegaria ao ponto de não ter mais retorno?

Portanto, que fique desse fato lamentável uma lição, embora amarga. A de que o que está escrito fica, e é muito difícil de ser apagado, podendo ferir os demais, pessoas como a gente, seres humanos. Errar é humano, todos estamos sujeitos a isso, mas se for possível evitar um erro que talvez não tenha conserto, sempre será a melhor opção.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O PODER DAS PALAVRAS

Quão maravilhosas seriam nossas atitudes se ficassem resumidas a meras palavras! Infelizmente, a logorréia não se resume a isto e penetram em nós criando-nos profundos sentimentos, os mais variados. Se uma fala verbal, muitas vezes, o vento leva, as escritas podem ferir a alma, nossos sentimentos, nossas razões. Não sei das razões do Gusso em si, mas tenho plena convicção que se usou determinadas palavras as fez na força de expressão que todos utilizam. Li no FTB coisas de pessoas de alma límpida, coração aberto, bom senso acima de tudo, e que com um mínimo de compreensão, perfeitamente, entendem, e dos que, circunstancialmente, com a boca amarga e faca nos dentes reagem brutalmente, sem o mínimo de boa vontade. O Gusso vinha colaborando com sua experiência e sabedoria! Será uma perda inquestionável! Li sobre as gratificações dos piloteiros onde, algumas coisas saltam aos olhos, senão vejamos: gratificação, gorjeta, prêmios são coisas espontâneas de quem as oferecem; não de obrigatoriedade e dá-se por livre e espontânea vontade, e ninguém tem o direito de dar palpite. Citaram que pescadores americanos o fazem em dólar, mas é sua moeda, e quem quiser também pode usá-la, bastando fazer o câmbio. Li que tem companheiro que remunera o seu piloteiro do dia (olha aí o sentido de propriedade) mas ninguém tem, da mesma forma, nada com isto, pois ninguém manda no bolso do outro. Li, mais uma vez, aquele meu lago e vejo como forma de expressão! Então, Grandes Companheiros, muitas coisas podem e devem ser evitadas se lermos com melhor boa vontade. Impertinências e pruridos desagregam! Quantas vezes lemos verdadeiras pérolas de absurdos e não as consideramos, não postamos nada em resposta ou, o mais gostoso, respondemos gozando os pretensos mestres. Quantas vezes, tirei sarro com o meu amigo Gusso e vice-versa aqui no FTB e nunca nos estremecemos com isto! Por outo lado, dentro deste contexto, acho que devemos trocar nossas experiências, sejam boas ou ruins, dentro deste mesmo fórum, sem que queiramos ser mais sabidos, mestres ou os verdadeiros Professores Pardais, o que enche o saco, mas que pode ser engraçado! Todos aqui tem alguma coisa para ensinar ou a prender e somos gratos pelo que colhemos. Todos aqui tem obrigação de saber de seus limites.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O tópico .COM RELATO E FOTOS..que era para TODOS NÓS FREQUENTADORES DO FTB...apreciar como foi a pescaria do Bigua e Toa Toa...acabou gerando confusão pelos posts ......lamentável.. ::nada:: ..penso que quando temos algo a dizer sobre eventual coisa que não gostamos devemos responder diretamente a pessoa e não divulgar para todos aqui no fórum... ainda mais quando citam os nomes... ::nada:: recordo dos tópicos do CATERVA...que respingaram aqui no FTB..e foi preciso o KID trancar os tópicos ...pois o nível e falta de senso estava daquele jeito.. ::nada:: ......

De fato ...uma PENA a saída do GUSSO...li muitos comentários de pesca dele...fotos....relatos ........

penso que muitos devem estar curiosos pelas razões dele em se desligar do FTB....mas acho que o FTB não tem nenhuma culpa e/ou participação neste triste episódio...por ser um fórum democrático e aberto ...todos postam o que querem...contudo tem alguns que não tem a mínima noção de "espaço aberto" e acabam criando problemas com o que escrevem.... e acabam chateando um ou outro filiado ao fórum ou até mesmo o criador do fórum...como aconteceu com um caso recente sobre o CATERVA.....quem posta opiniões aqui estão sim sujeitos a criticas boas ou ruins...depende do ponto de vista....revidar uma crítica deve ter cautela para não criar embates que não levam a nada...além de tudo temos que ter muito cuidado para não ofender a hombridade do colega que posta um comentário.....que muitas vezes nunca o vimos pessoalmente ...simplesmente conhecemos aqui do fórum ...como é o meu caso conheço poucos pessoalmente aqui do fórum....mas no fórum conheço muitos...surtei:: surtei:: .

viewtopic.php?f=4&t=19421&hilit=luiz+gusso&start=25

certamente os comentaristas contrários a opinião do Gusso não notaram o quão ele contribuiu/ia aqui pelo fórum....talvez por, salvo engano, serem novatos. aqui no FTB..no entanto vi nos posts que alguns se retrataram....mas isso tudo nos servem de lição para fins de aprendermos que qualquer desavença ou opinião mais "afetada" seja mesmo dirigida via MP e não para todos via ‘resposta rápida” visualizarem....do contrário o fórum vai acabar ficando sem graça....pois o nível dos comentários baixará...e digo mais...os próprios participantes ficarão receosos de postarem qualquer comentários e estarem sujeitos a um ou outro que não gosta da opinião começar um verdadeiro animus caluniandi/difamandi/injuriandi

galera pescar é muito bom.. ::fisherman ..no entanto não pescamos a maior parte do nosso tempo.. chorei:: ..pra mim permanecer filiado neste fórum é muito bom....pois a cada relato lido e fotos visualizadas me faz imaginar e ficar mais animado com a perspectiva da próxima pescaria a ser realizada ou idealizada.. ::fisherman ..o que em resumo pra mim...significa que este fórum é um excelente passa tempo que me faz esquecer dos embates jurídicos que tenho que lidar diariamente com meu trabalho... bang:: .....notem que todos que aqui se comunicam se tratam como parceiros, amigos, colegas etc.. :amigo: ..percebo aqui que muitas amizades surgem aqui mesmo pelos posts...é meio que por ai que tenho a visão do verdadeiro espírito do fórum. :amigo: ..nada de respostas truncadas...ríspidas...sem ao menos entender o outro lado ou conhecer a pessoa...ou muitas vezes interpretar o que o outro quis dizer.... ::nada::

um abraço a todos.........

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Grande Cristiano Julio

Vc sintetizou, muito por suas habilidades extra-pescaria, tudo do que muitos gostariam de aqui colocar. Tenho absoluta certeza que todos que levaram a esta triste situação, em seus momentos de reflexão, devem ou deverão estar totalmente constrangidos. Digo todos porque não souberam considerar o Grande Companheiro, experiente, abnegado, cortêz, um gentil-homem. O próprio Gusso, que não soube, por sua vez, também, digerir toda esta situação, abandonando um local que tanto gosta, o FTB. Tenho uma frase feita que diz que "O Tempo é o melhor remédio para quem sabe esperar". Espero que tudo isto seja revisto e as posições antagônicas sejam sanadas. A sabedoria será desculpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...