Ir para conteúdo

Uma tarde de pesca no Araguaia - Luiz Alves/GO


Posts Recomendados

Uma tarde de pesca no Araguaia – Luiz Alves/GO

Há pouco tempo estive em Luiz Alves/Go , pequeno distrito de São Miguel do Araguaia, me encantei pelas beleza naturais , pelas belas paisagens e pela imponência de um dos nossos grandes rios “O Araguaia”, confesso que não conhecia suas belezas além das filmagens da novela da globo. Com um convite do Amigo Adhemar fui conhecer e passar cerca de 3 dias pescando na companhia do Ferreira, Adhemar e do Tio Jorge, a pescaria foi fraca mais a farra foi boa.

Imagem Postada

Imagem Postada

A pescaria se resumiu em duas douradas , três tucunarés fora de medida , uma cachorra e um mandubé além dos milhões de piranhas brancas e vermelhas que não deixavam nossa isca nem chegar ao fundo. Confesso que para mim foi um pouco frustrante fazia tempo que não pescava uns dias consecutivos e o nosso guia apesar de ser muito prestativo deixou um pouco a desejar no quesito conhecimento local, leitura do rio e conhecimento das áreas de pesca. Mas durante todo o tempo ele foi muito prestativo e solicito. Passado isso quando voltei para Brasília trabalhar tive a triste notícia que teria q voltar a Luiz Alves novamente so que dessa vez a trabalho, passaria 5 dias lá. Logo tratei de conversar melhor com o Carocinho que me indicou um bom guia, Tatinha o mesmo que pesca sempre com ele.

Vamos a pescaria então , com a tarde de sexta feira livre e depois de já ter conversado com o Tatinha, combinei com ele depois do almoço no guarda barcos do Jesus ( Lugar onde os piloteiros deixam seus barcos amarrados e quem tem um guarda 24 hs) Conheci Jesus sem ir para o Céu, gente finissima . Em ponto estava eu la a postos a ir pescar , logo que cheguei encontrei o tatinha já com a canoa limpa, toda arrumada e so esperando para dar o andamento a pescaria , logo me perguntou que peixe eu tinha interesse em pescar e de pronto respondi que gostaria de peixes esportivos , com isca artificial e que a muito tempo tinha interesse no aruanã , peixe q já tinha visto de perto mas ainda não tinha pescado. Ele sugeriu que fossemos a uma lagoa onde poderíamos encontrar outras espécies além dos aruanãs ... bora para as fotos que essa pescada foi só uma tarde...

Guarda Barcos do Jesus e porto de Luiz Alves

Imagem Postada

Saída de luiz Alves e acelerando pelo Araguaia.

Primeiro Aruanã da tarde pego pelo tatinha

Imagem Postada

Depois o meu

Imagem Postada

Uma ajuda do guia para tirar a isca

Imagem Postada

Imagem Postada

Depois de solto

Imagem Postada

Tivemos muitas ações nesse braço de rio e muitos peixes embarcados mas como estava ansioso e o tempo era curto acabei não tirando muitas fotos. Chegamos no final do braço foi ai que o Tatinha me avisou que tinham outros lagos mas como era o final da seca e estavam muitos baixos teríamos que ir a pé pelo leito do rio pescando nas lagoas isoladas pelos bancos de areia. Foi ai que a festa começou .... não tirei muitas fotos, mas posso dizer q foi umas das paisagens mais bonitas que vi , surpreendentes e que a pescaria de aruanãs só no visual me conquistou.

Pegadas de um gatinho que passou por ali ...vulgo onça pintada

Imagem Postada

No mesmo lago tinha, tucunarés , pirararas, aruanãs , piranhas , cacharas e pirarucus. Uma verdadeira biodiversidade.

Imagem Postada

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/CIMG4705.jpg

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/CIMG4701.jpg

Detalhe para esse filhote de Pirarara pega na isca artificial de superfície.

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/CIMG4700.jpg

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/CIMG4703.jpg

Piranha que tentou fechar as garateias so na mordida

http://i255.photobucket.com/albums/hh129/maxfloripa/CIMG4708.jpg

Um videozinho que o Tatinha filmou pra mim depois da decima aruanã que peguei ...

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=IPlayzd0xPc

Saindo do Braço de rio e lagos

Amigos depois disso pescamos mais umpouco ate escurecer e voltamos para Luiz Alves. Voltei pra casa de alma lavada e certeza que é muito melhor um péssimo dia de pescaria do que um ótimo dia de trabalho ... Quero agradecer ao Tatinha que não mediu esforços para poder conciliar essa pescaria e ao Carocinho que me passou a bola e cantou as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que foi UMA TARDE DE PESCARIA...

Imagina só 3 dias pescando ?! Ia dar dor no braco...

Sem dúvida alguma, piloteiro salva a pescaria, principalmente no Araguaia !

Parabéns show de Aruanas !

A propósito, foi no mesmo lugar daquele meu relato que eu coloquei aqui pescando de fly !

Abrcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa Max, que relato bom ! Pela sua empolgação na escrita já deu para perceber que a coisa foi boa, e essa pirarara na superfície não tem preço ! Agora: "Conheci Jesus sem ir para o Céu, gente finissima ..." essa foi engraçada.

Abraço e vamos pescar ! ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Max, já pesquei em Luís Alves, peguei muito Aruanã e Dourada, Tucunarés só nas lagoas mas todos de pequeno porte.

Bom de pescaria de Aruanã é que o bicho não desiste, não é igual ao Tucunaré que se errar sai fora rapidinho, o Aruanã vem dez vezes na isca se for preciso, o bicho é insistente e voraz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pela pescaria.

Chamo atenção ao detalhe da grande quantidade de piranhas que está infestando o araguaia.

Em alguns locais já é impossível se pescar.

Isso decorre da grande matança de tucunarés nos lagos do araguaia e afluentes (cristalino, caracol, riozinho, rio do peixe, crixás...)

A população de piranhas está entrando em descontrole, e com certeza teremos consequencias maiores nos proximos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente o Araguaia é um rio absolutamente deslumbrante com uma enorme diversidade de peixes e animais !

Faz contudo, muito calor, além dos notórios insetos de fim de tarde !

Mas é um local que precisa ser mais conhecido para quem gosta de pescarias desse tipo !

Quanto as piranhas, a proliferação delas é incrível !

Já há tempos elas haviam infestado os locais de água mais parada ao longo do próprio Araguaia e afluentes, principalmente em áreas de lagos !

É preciso repor o equilíbrio ecológico natural, mas isso não é algo fácil de acontecer...

Jacarés são sempre bem vindos, mas resistirão a pressão de caça existente na região ?

Faz pena...

Agora para uma tarde de pesca, o Max mandou muito bem... Parabéns ! ::fishing palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Florzinha, que top!!! palmas:: palmas::

Aruanãs lindonas! ::tudo:: ::fish2

Eu estava em Fio Velasco nesta semana. Passei em Luis Alves dois dias pra encaminhar uns relatórios para o escritório.

O rio estava bom demais de peixe.

Pesquei com o Carlinhos (Asa Branca) e foi top demais. Vou preparar um relato e já informo, a saideira 2011 será lá na Pousada Asa Branca, dezembro... Tem aposta minha e do Carlinhos, para cada tucuna acima de 5Kg um dos 2 pagará um litrinho de Black!!! Rsssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre KID, faço das suas palavras as minhas. Além do jacaré, pirararas e filhotes de piraíba têm um papel conhecido no controle das piranhas. Aonde estão estes três importantes personagens do rio araguaia? chorei:: chorei::

Certamente o Araguaia é um rio absolutamente deslumbrante com uma enorme diversidade de peixes e animais !

Faz contudo, muito calor, além dos notórios insetos de fim de tarde !

Mas é um local que precisa ser mais conhecido para quem gosta de pescarias desse tipo !

Quanto as piranhas, a proliferação delas é incrível !

Já há tempos elas haviam infestado os locais de água mais parada ao longo do próprio Araguaia e afluentes, principalmente em áreas de lagos !

É preciso repor o equilíbrio ecológico natural, mas isso não é algo fácil de acontecer...

Jacarés são sempre bem vindos, mas resistirão a pressão de caça existente na região ?

Faz pena...

Agora para uma tarde de pesca, o Max mandou muito bem... Parabéns ! ::fishing palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...