Ir para conteúdo

Recorde de Azul no Palmital.


Posts Recomendados

Amigos este e meu primeiro relato aqui no fórum, ainda não sei nem consigo colocar fotos, mais vai um breve relato de uma pescaria realizada nos dias 01 e 02 deste mês (outubro).

Para começar conto como decidi ir pescar no lago da UHE de Queimados, mais conhecido como Lago de Palmital, que teve seu enchimento por volta de 2006, sendo formado pelo represamento na área do Rio Preto, o lago fica a exatamente 82km de minha casa, e num final de semana conversando com um amigo que vende iscas vivas ele me contou que foi La no lago e pegou 40 tucunaré, eu não acreditei na historia de pescar, mais ai ele me pede para ir na cozinha da casa dele e me mostra um frízer horizontal topado de tucunarés amarelos e azuis, ainda perguntei se ele iria montar uma banca na feira pra vender peixes, bom ai lógico que pedi as informações de onde estava aquele cardume todo, pois queria ir La para ver se ainda tinha sobrado algum, ele me deu as coordenadas e me reuni com outro amigo para irmos La, porem este amigo já veio com a conversa que todos falam: - Ah bixo La no Palmital não tem peixe não, la só tem sucuri e umas tilapinhas pequenas, e melhor nos irmos com o fulano de tal para o Lago do Paranãm, bom ai ligando para este tal amigo dele, saiu o comentário de que eu falei que la no Palmital dava batendo uns cardumes, ai o cara falou uai lá tem uns tucunaré grandes sim, pois eu fui lá na semana passada e peguei um amarelão de uns 2,5kg e um Azul de quase 3kg, mais foi só estes dois e mais nada.

Ai eu falei que se ele tinha pegado uns grandinhos e eu vi uns 40 no frízer do outro, porque um lago com 5 anos de existência não teria mais peixes, ai acabei que convenci meu parceiro para irmos lá averiguar.

Colocamos o motor no carro e partimos no sábado as 5hs da manhã direto para o local que aluga barcos (Fazendinha do Ribeiro) lá alugamos 1 barco de 5mt e partimos para o ponto que me foi informado, chegando lá vi que era uma galhada muito bonita e comecei a bater uma zig-zarinha enquanto meu parceiro montava seu equipamento, ai no quinto arremesso, tomo uma batida e embarco o 1º Amarelo, (1kg), logo meu parceiro começa a arremessar e usando uma meia-água pega mais 1 amarelo, ai eu tomo 3 botes na zarinha porem o amarelo errou os 3, ai meu amigo troca a isca para um jig com ant-enrosco e no 1º arremesso já puxa um amarelão bonito e brigador quase 2kg, eu continuo na zarinha e meu amigo segue pegando uns 4 tucunares amarelos e eu somente com 1, ai troco umas 5 iscas até que acerto a inna 90 cor verde limão transparente, ai começo a jogar e pegar na seqüência, no placar ficamos ele com 4 amarelos e eu com 4 amarelos, no meu 4 amarelo quando ele veio lutando e chegou perto de barco vejo um grande azul que veio acompanhando e logo voltou para o fundo gritei para meu amigo jogar encima mais quando ele veio recolhendo para jogar entrou outro amarelo, ai saiu um belo dublé, mais fiquei impressionado com o tamanho do azul que tinha visto, ai insistimos mais um pouco mais já era hora te voltarmos para o acampamento, pois tinha combinado com meu pai e minha esposa e eles chegariam lá por volta das 12hs, e já passava deste horário, então resolvemos ir almoçar e nos encontrar com eles, na parte da tarde resolvemos voltar para o mesmo local só que agora com 2 barcos (1 sendo rebocado), mais ai a galera só fica na bagunça e nem consegui pescar direito, pois nos dividimos ficando meu parceiro com meu pai e meu irmão e eu com minha esposa e minhas 2 filhas, ai com a bagunça toda ainda consegui tirar 1 amarelo e meu amigo tira 1 também, ai sobre um sol forte e bastante vento decidimos voltar todos e comer um peixinho assado e bater um papo.

Chega o domingo e sou o 1º a levantar, ai pergunto quem vai pescar, pois já estou saindo, meu pai fala que vai ficar com minhas filhas ai embarcamos; meu parceiro de pesca, eu, minha esposa e meu irmão, ai chegando perto do local observo que minha caixa de iscas ficou lá no acampamento e somente um jig esta na minha vara, ai meu parceiro fala, tu pega isca comigo, bom ai chegando próximo ao local dou a ordem de desligar o motor e vou nos levando até as galhadas com o motor elétrico, ai a uns 50mts desligo tudo e deixo o vendo nos levando devagar, ai faço meu primeiro arremesso e quando venho recolhendo vejo um amarelo vindo até próximo do barco, recolho tudo e arremesso novamente espero o jig afundar um pouco e começo a recolher com umas puxadas, e falo agora vem um peixão, ai dou uma puxada e recolho, 2ª puxada e recolho, 3ª puxada e recolho ai quando vou dar a 4ª puxada, sinto alguma coisa tentar tomar a vara de minha mão, dou a fisgada e a linha continua saindo, recolho mais começo a brigar e dou um grito: “este e grandeeeehh”, ligo o motor e não deixo ele ir pra dentro das galhadas, ai logo vejo ele se aproximando do barco e todos ficam doidos quando vêem que e um azulzão, eu começo a gritar: “e um azul, e um azul, e um azul” ai ao seu lado aparece o seu par no mesmo porte, meu amigo arremessa na frente e vem puxando mais o estardalhaço que o azul faz acaba levando o outro para o fundo, eu então consigo trazer o azulzão para perto do barco e o tirar da água, ai já falo este deve da uns 4kg mais quando olho no alicate e risca do 5kg esta bem na medida, todo mundo tirou fotos com o troféu e acabamos decidindo levar este para meu pai e todos la do rancho ver, colocamos ele dentro do viveiro do barco e continuamos tentando pegar mais alguns azuis, porem só saem mais 4 amarelos ai chamo todos para ir embora pro rancho pois já estávamos com a pescaria ganha, ai chegando no rancho o meu parceiro fala, que o azulzão ta muito fraco e que já ta morrendo, que não vai mais conseguir viver se soltarmos ele, ai aproveito e busco minha balança digital e na pesagem da 4,660kg, e infelizmente o peixe teve que me acompanhar até minha casa onde esta no congelador, mais fico feliz em saber que lá no lago de Palmital tem muito peixe e grande, pois vimos muitos casais de Azul de grande porte e uns grandes amarelos também. Ainda não sei como colocar as fotos mais vou pesquisar e ver se aprendo para colocar todas as imagens. Amanhã estarei indo lá novamente ai tentarei fazer alguns vídeos e quem sabe não entra outro grande Azul para filmagem assim filmo a sua soltura, pois no congelador já tenho um né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

E fodaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

fico puto com uns negócios desses o amiguinho mata 40 tucunarés e o outro ainda fica todo feliz e alegre para ir no lugar para matar o resto ! e ainda tem coragem de postar isso aqui !! bang:: bang:: bang:: bang:: bang:: Conada Conada negativo:: morto:: suici:: chorei:: doeu:: diabo:: diabo:: diabo:: ::nada:: ::nada:: mau:: mau::

tamo Junto MINI DINO...

eu li esse relato ontem a tarde, e nem falei nada...sacanagem.... Conada

abs! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E fodaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

fico puto com uns negócios desses o amiguinho mata 40 tucunarés e o outro ainda fica todo feliz e alegre para ir no lugar para matar o resto ! e ainda tem coragem de postar isso aqui !! bang:: bang:: bang:: bang:: bang:: Conada Conada negativo:: morto:: suici:: chorei:: doeu:: diabo:: diabo:: diabo:: ::nada:: ::nada:: mau:: mau::

tamo Junto MINI DINO...

eu li esse relato ontem a tarde, e nem falei nada...sacanagem.... Conada

abs! joia:::

e nois contra a matança de peixe ! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nusss. bomba2

Tomara que esse FD... dos 40 tucuna se engasgue com um espinho diabo:: diabo:: !!!!

Que vergonha!! bang::

Imagine se isso se espalha e todos façam o mesmo. ::fisherman

Adeus ::fish2 ::fish2 . diabo:: diabo:: diabo::

Depois os peixes ficam la 2 meses no freezer e a maioria e jogada fora pq n presta +. chorei::

Foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa inconsciência mau:: mau:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

W. Ferreira deu para notar que o pessoal aqui não gosta de matar os peixes né...pelo menos não nessa proporção que seus amigos mataram. O pessoal come um ou outro na beira do lago e de vez em quando traz um ou outro para comer com a familia. Tente conversar com eles e assim quem sabe eles aprenderão que nosso esporte só existe com o peixe vivo. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera ai... Não estamos apedrejano o rapaz antes de saber oq ELE fez com os peixes?

Pelo lido, ele só não devolveu o grande por já estar sem estado de soltura (sem entrar no mérito de ser certo ou não ficar "passeando" com o peixe pra lá e pra cá...).

Não podemos esculaxar o rapaz por dizer que O AMIGO DELE tinha matrado os 40.

Quem aki não tem amigos que matam todos?

Quem nasceu praticando o pesque e solte sem antes ter matado muito peixe (poucos aki podem falar isso)?

Quem aki, se na primeira vez que colocasse um relato, fosse recebido com tantas créiticas extremistas, voltaria ao fórum?

A maioria dos amigos com quem pesco em mar aberto, mata os peixes... Mesmo assim, vou deixar se ser amigo deles? Eu acho que fazer minha parte e TENTAR concientizar já é um bom passo. joia::: Não ldá para cobrar que TODOS sejam como nós, praticantes do pesque e solte (quando dá)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera ai... Não estamos apedrejano o rapaz antes de saber oq ELE fez com os peixes?

Pelo lido, ele só não devolveu o grande por já estar sem estado de soltura (sem entrar no mérito de ser certo ou não ficar "passeando" com o peixe pra lá e pra cá...).

Não podemos esculaxar o rapaz por dizer que O AMIGO DELE tinha matrado os 40.

Quem aki não tem amigos que matam todos?

Quem nasceu praticando o pesque e solte sem antes ter matado muito peixe (poucos aki podem falar isso)?

Quem aki, se na primeira vez que colocasse um relato, fosse recebido com tantas créiticas extremistas, voltaria ao fórum?

A maioria dos amigos com quem pesco em mar aberto, mata os peixes... Mesmo assim, vou deixar se ser amigo deles? Eu acho que fazer minha parte e TENTAR concientizar já é um bom passo. joia::: Não ldá para cobrar que TODOS sejam como nós, praticantes do pesque e solte (quando dá)

Falou tudo Leo... joia::: joia:::

Turma vamos devagar com o rapaz, assim ele numca mais volta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô na mesma opinião do Léo, pelo visto o rapaz ainda não tem a mesma conciência que muitos aqui tem. Mas quem antigamente não matava peixes sem saber a consequência catastrófica disso?

Acho que a vida é um aprendizado, quem sabe essas críticas não o leve a melhorar sua conduta, e como nós ele carregue a bandeira do pesque e solte.

Boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira... Acho que seu grande erro foi querer levar o GRANDE AZUL para o pessoal ver!!!! Naonao:: Naonao::

Você fotografou os demais peixes... Devia ter soltado o MARRUCO também...

Não poderia ter somente tirado as fotos???? Uma foto vale mais que 1000 palavras.... E uma foto soltando um belo exemplar vale mais do que 1.000.000 de palavras... Além do reconhecimento que você consegue dos pescadores que frequentam esse forum.

Aposto que até seus familiares iriam ficar surpresos com uma foto sua soltando o BITELO....

Não sei se sua intenção era somente mostrar para o pessoal e soltar... Mais não imaginou que o peixe não aguentaria o viveiro????

Agora sobre seu amigo... O que você tem que fazer é tentar mudar a sua cabeça... Leve ele para pescar e começe a soltar os peixes... No início ele vai achar estranho... Depois ele vai acostumando e quando menos esperar ele vai estar soltando também... Quando ele experimentar a sensação de soltar um peixe... Agradecer e falar: "Vai com Deus amigo... Obrigado!!!!"

Tenho certeza que seu amigo vai aderir a nossa idéia.

Mais essa transição de predador para pescador esportivo não é facil... Talvez tenha que falar muito com ele antes de ir pescar para não haver discursão no barco... mau::

Ahhh... Só mais uma coisa... Se quiser levar UM peixe para comer não leve os maiores exemplares... joia:::

Pratique o Pesque e Solte!!!!! ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira... Acho que seu grande erro foi querer levar o GRANDE AZUL para o pessoal ver!!!! Naonao:: Naonao::

Você fotografou os demais peixes... Devia ter soltado o MARRUCO também...

Não poderia ter somente tirado as fotos???? Uma foto vale mais que 1000 palavras.... E uma foto soltando um belo exemplar vale mais do que 1.000.000 de palavras... Além do reconhecimento que você consegue dos pescadores que frequentam esse forum.

Aposto que até seus familiares iriam ficar surpresos com uma foto sua soltando o BITELO....

Não sei se sua intenção era somente mostrar para o pessoal e soltar... Mais não imaginou que o peixe não aguentaria o viveiro????

Agora sobre seu amigo... O que você tem que fazer é tentar mudar a sua cabeça... Leve ele para pescar e começe a soltar os peixes... No início ele vai achar estranho... Depois ele vai acostumando e quando menos esperar ele vai estar soltando também... Quando ele experimentar a sensação de soltar um peixe... Agradecer e falar: "Vai com Deus amigo... Obrigado!!!!"

Tenho certeza que seu amigo vai aderir a nossa idéia.

Mais essa transição de predador para pescador esportivo não é facil... Talvez tenha que falar muito com ele antes de ir pescar para não haver discursão no barco... mau::

Ahhh... Só mais uma coisa... Se quiser levar UM peixe para comer não leve os maiores exemplares... joia:::

Pratique o Pesque e Solte!!!!! ::tudo:: ::tudo::

Nada a acrescentar palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira, seria bom que você completasse o relato com imagens do azulão. Senão vira boato.

Quanto a matar ou não o peixe, vai da consciência e necessidade de cada um. Nós aqui recomendamos e praticamos o Pesque&Solte, porém, quando tive que matar, matei. Quando pude soltei.

Abraços e seja bem vindo aos relatos do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de relato, nos deixa pensando sobre até onde podemos acreditar ou desacreditar.

Eu analiso na intenção ou na falta dela. No que percebi, faltou experiência ou excesso de inocência em seu relato.

Não gostei, muito menos do final, que diz que "iria filmar pois já tinha um grande exemplar no freezer" comentário desnecessário e sem graça! essa é minha opinião.

Um freezer com 40 tucunarés, esse amigo seu é um açougueiro morto:: morto:: morto:: morto::

::nada:: ::nada:: ::nada:: ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É..... as vezes é melhor calar se,pois quem fala o que quer ouve o que não quer.

Ferreira,talvez se expressou mal,mas não tira o ato de ter matado o trofeu.Talvez se fosse um exemplar menor não haveria criticas.Espero que tenha explicação(com fotos e videos).

Ferreira vem se defender joia:::

A sua atitude é relevante mas a do seu amigo Naonao:: Naonao:: ::nada:: ::nada:: diabo::

Abraços e defenda se lacou::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, W.Ferreira, concordo com o nosso amigo Léo, e, além do mais, nem li o relato inteiro, peço desculpas pela má recepção no fórum, já exclui minha primeira mensagem mau:: Realmente, julguei-lhe pelos seus amigos. Todos os que vão comigo matam os peixes. Eu sou chingado por soltar os peixes ::nada:: Desculpe-me pela falta de educação. Só com o Léo mesmo para abrirmos os olhos, senão esse tópico só geraria mais críticas.

Desculpe-me :amigo:

Mandei MP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pessoal, pelo que eu entendi, o único peixe que ele embarcou foi o azulzão. Os outros ele soltou ::tudo::

Entrei no perfil dele e olha oq estava escrito: "Interesses: Pesca-esportiva tando em rios como em pesqueiros, desde que o peixe seja pego e solto em seguida."]

É pessoal, acho que tanto vocês quanto EU (principalmente) julgamos nosso amigo mal Naonao:: Naonao:: Naonao::

Vamos dar crédito a ele para ele fazer um outro relato, dessa vez com fotos joia:::

Abraço a todos :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pessoal, pelo que eu entendi, o único peixe que ele embarcou foi o azulzão. Os outros ele soltou ::tudo::

Entrei no perfil dele e olha oq estava escrito: "Interesses: Pesca-esportiva tando em rios como em pesqueiros, desde que o peixe seja pego e solto em seguida."]

É pessoal, acho que tanto vocês quanto EU (principalmente) julgamos nosso amigo mal Naonao:: Naonao:: Naonao::

Vamos dar crédito a ele para ele fazer um outro relato, dessa vez com fotos joia:::

Abraço a todos :amigo:

Não adianta fazer outro relato com fotos.. isso não vai ressuscitar o azulão ! espero que o ferreira venha se explicar.. e espero que ele se torne um verdadeiro pescador esportivo !!e se apresente também aqui para nós !

abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pessoal, pelo que eu entendi, o único peixe que ele embarcou foi o azulzão. Os outros ele soltou ::tudo::

Entrei no perfil dele e olha oq estava escrito: "Interesses: Pesca-esportiva tando em rios como em pesqueiros, desde que o peixe seja pego e solto em seguida."]

É pessoal, acho que tanto vocês quanto EU (principalmente) julgamos nosso amigo mal Naonao:: Naonao:: Naonao::

Vamos dar crédito a ele para ele fazer um outro relato, dessa vez com fotos joia:::

Abraço a todos :amigo:

Não adianta fazer outro relato com fotos.. isso não vai ressuscitar o azulão ! espero que o ferreira venha se explicar.. e espero que ele se torne um verdadeiro pescador esportivo !!e se apresente também aqui para nós !

abrs

Gustavo acho que está sendo preciptado em julgar nosso amigo ferreira, apenas como exemplo vou citar nosso amigo Eloy que quando precisou matar um azulão, matou, e hoje tem seu nome nas listas dos recordistas mundiais. No relato onde ele descrevia este incrível feito não teve um amigo do forum que criticou nosso amigo, e sua atitude de matar o bruto nem por isso ninguem pos em cheque que o Eloy seria um grande pescador esportivo que ele é ( sempre acompanho os seus relatos e em todos ele defende o pesque e solte ). Eu sei que muitos vão dizer que as circustancias da morte do peixe são diferentes, ok, mais isso tambem nao vai trazer o bruto ao lago de novo para vc, eu ou qualquer outro bater o Record!!!! Apenas quero passar que não podemos ter dois pesos para a mesma medida, não sou a favor da matança de peixes só acho que nosso amigo quis mostrar para a familha a façanha de sua captura e por isso matou 1 peixe, como o Eloy fez com o Recorde entendeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que esta acontecendo é que estamos sendo "conservacionistas" estão fazendo uma propaganda inversa do que venha a ser a pesca esportiva ou o pesque-e-solte ("forçar", "obrigar", "exigir", "impor e até mesmo "discriminar", aqueles que pegam um ou outro peixe para comer ou para levar para casa (não é para a vizinhança), ou até mesmo quem respeita a cota.

Temos que fazer despertar no pescador a vontade e o prazer de se soltar um peixe. Mostrar pra ele o quão prazerosa é essa soltura. Não chegar aqui e execrar a pessoa.

Sou um exmplo disso, quando comecei a pescar, matava todos os peixes que pegava. Para mim era certo, e aos poucos, com o convívio e experências de outros pescadores, tive uma nova visão do esporte.

Hj posso dizer sou pescador esportivo graças ao FTB, aqui aprendi muito, e passo essa ideia para frente... Mas sem radicalismo etc.

Agora, imagina se lá atras no começo quando entrei aqui pela primeira vez, vcs tivessem me banido

Reafirmo minha abominação por quem faz matança indiscrimida, incluindo matrizes...

Mas devemos dar uma chance as pessoas....

Disse tudo!!!....e completo:

Pelo que li do relato dele ele so embarcou um.....Atire a primeira pedra quem não fez isso.....eu assumo e não nego....vou muito a serra da mesa e lagoa do peixe.....e nao como um ou outro não...como muito mesmo!!!! se for contabilizar chega até uns 10 ou 12 exemplares em uns 3 dias de pesca.....como peixe pra valer o arroz é acompanhamento.

Agora só nao levo pra casa!!!....mas nao vejo nada de errado em o companheiro levar um para comer.

...e com relação ao amigo dele.....realmente é lamentavel!!!......e nao é tendo algumas reações que eu vi ai em cima que vmos mudar isso.

Toda mudança de consciencia e ideias se faz mostrando como devem ser os bons exemplos e nao metendo o pau.

Peço ao companheiro que que converse com esse "amigo' e explique que toda vez que ele embarcar 40 exemplares serão menos 39 para para vc pescar e sentir a emoção da briga.....pode ate falar para ele....coma o tanto que aguentar...mas so leve para casa e barriga cheia.Se falei de mais me desculpem, mas e que fico muito pau da vida com algumas reações meio radicais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...