Ir para conteúdo

Snap com líder ou Snap direto na linha ?


Kid M

Posts Recomendados

Amigos,

Ao longo do tempo, tenho visto alguma controvérsia em torno do uso de líderes de mono ( ou fluor ) atados aos "snaps" ( grampos ). Uns acham que isso evita um "melhor trabalho" das iscas, preferindo usá-los diretamente "na linha"... Será mesmo ? Os mais "radicais" chegam a pescar "sem grampo", amrrando as iscas diretamente às linhas...

Particularmente acho que existe um pouco de exagero nessas coisas...

A utilização de um líder, é muito mais pela questão da abrasão e espessura do mesmo junto aos enroscos, do que qualquer outra coisa ! Trabalhar com linha de multifilamento praticamente exige essa providência ! O uso de "snap" ( grampo ) é muito mais pela praticidade de "fazer substituições" do que qualquer outro motivo, e por conta disso, independe de estar ligado ao "líder" ou " a linha"... ( me parece preciosismo demais ).

De uma maneira geral, nossos peixes predatores são "brutos" o suficiente para não precisarem desse nível de requinte e/ou percepção ! Em se tratando de tucunarés, principalmente quando "estão comendo", até em isca de papel e/ou madeira bruta, já vi atacarem... Não será por um detalhe dessa natureza que a situação irá fazer diferença... !

E a vocês, o que lhes parece ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Snap é comodidade!! Troca fácil de iscas, apenas isso...Acho que estando equilibardo com o conjunto, principalmente com o tamanho da isca usada, deve sim ser usado e não vai alterar nunca o resultado da pescaria!! Seja com Líder de fluor (que recomendo totalmente) ou direto na linha, seja multi ou mono...AbraçosCuri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar a minha opinião baseada nas iscas q eu uso. Q são iscas relativamente grandes, se comparadas as iscas rolabeiras e basseiras, de grande parte dos pescadores.Iscas pequenas = Sim, pode atrapalhar, dependendo da isca e do snap.Iscas médias/grandes = Muito difícil atrapalhar. Colocar snaps em popper é um pouco chato.Se o snap for desproporcionamente grande ele vai atrapahar o trabalho da isca.A menor isca q eu uso é um Stick da Borboleta (ótima por sinal). As outras iscas q eu uso são pesadas e grandes, o q facilita o uso do snap.Eu não uso líder, já q utilizo apenas linhas multi. Não sei até q ponto compensa investir na transparência do líder, e enfraquecer o conjunto. (mas isso é assunto para outro tópico...hehee)Vale lembrar q ao se utilizar snap vc estará arrumanto mais um "ponto" para se preocupar. (estado de conservação, trava, torção, etc..etc..etc)Por tanto...RECOMENDO...o uso de snaps...hehee...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou adepto 100% do uso de snaps em iscas artificiais, não tive problemas em relação ao trabalho da isca, como disse nosso amigo Curi, estando o conjunto bem equilibrado, não há o porque atrapalhar o trabalho da isca! Fora a praticidade na hora da troca de isca, faz a diferença na hora de descobrir onde e como os peixes estão comendo!!RECOMENDADO sem sombra de dúvidas!!!Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Kid.Acho o uso do snap mprecisndivel para iscas artificiais, pela praticidade em se trocar as iscas...O lider gosto de usar pra pescar robalo no mangue e iscas de meia agua por "camuflar" um pouco o multi, mas sempre fico um pouco com o pé atarz devido ao nó...eheheJa vi usarem o nó direto somente na região amazonica e para grandes iscas de helice.Forte abraço,Edsinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O snap é comodidade, e economia do tempo (e material como uma tesoura? uma lanterna se for de noite?) necessário para cortar e amarrar de novo. O encastoamento é uma segurança, pois não há situação onde se pode afirmar q não há um peixe que seja capaz de cortar a linha (mesmo peixes como tucunarés e robalos possuem dentículos... sendo necessário usar linhas mais fortes para que eles não "lixem" a linha, como um líder de flúor-carbono se não for usar um encastoamento; ou simplesmente usando linhas de resistência bem maior q a usada para a briga com o peixe). Dependendo da isca artificial, é necessário distanciar a isca e o peso de um distorcedor, pois este peso pode matar a isca; não se tendo esta preocupação se a isca não "rebolar (como fazem os plugs de barbela)".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Moacyr Sacramento !

Pela sua 'fala", já vi que "é do ramo" !

Por que não "se apresentar" no tópico inicial para que saibamos mais de você ? Coisinha rápida, que "nem dói"...

Queremos ter mais de suas participações... Seja bem vindo ( de novo ) !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid.. penso assim...opinião minha....

Ao longo do tempo, tenho visto alguma controvérsia em torno do uso de líderes de mono ( ou fluor ) atados aos "snaps" ( grampos ). Uns acham que isso evita um "melhor trabalho" das iscas, preferindo usá-los diretamente "na linha"... Será mesmo ?

Bom.. eu acredito muito no balanço...no equilíbrio.. se eu utilizo uma vara q pode ser usada até 14 lbs.. usarei uma linha q seja 14 lbs... correspondente a q.. uma 0,33 mm chutando ..? Nesse caso.. usaria 0,33 mono e no máximo 0,43 mm (geralmente 0,1 a mais) ... mas ainda assim.. se utilizo iscas pequenas como bomber 13, maria 70 acredito líderes acima de 0,40, e 0,43 pra cima possam interferir diretamente no trabalho da isca.. flutuabilidade aliado ao snap...

Os mais "radicais" chegam a pescar "sem grampo", amrrando as iscas diretamente às linhas...

não opto por isso.. tendo em vista q minhas pescarias de mangue geralmente são utilizados linhas de monofilamento... eu sou praticamente cego..hahaha.. então uso linhas coloridas (verde .. azul...) além da abrasão decorrente do risco de galhadas com cracas.. pedras.. etc.. ainda existe a situação de peixes q sejam muito cabreiros ou "veiacos".. robalo e black bass por exemplo.... então utilizo líderes naquela situação citada acima.. tipo 0,30 no máximo 0,40... mas nesse caso..uso 0,38

Particularmente acho que existe um pouco de exagero nessas coisas...

eu não acho.. se vc for fazer uma pescaria de black bass ou de robalo.. vc vai notar a diferença.. já tucunaré e traíra.. é outra história..rs.. acho q tudo depende das espécies.. se são espécies mais caras de pau.. ou espécies meio c* doces..rs..

A utilização de um líder, é muito mais pela questão da abrasão e espessura do mesmo junto aos enroscos, do que qualquer outra coisa ! Trabalhar com linha de multifilamento praticamente exige essa providência ! O uso de "snap" ( grampo ) é muito mais pela praticidade de "fazer substituições" do que qualquer outro motivo, e por conta disso, independe de estar ligado ao "líder" ou " a linha"... ( me parece preciosismo demais ).

bom... não sou um grande usuário de multifilamentos.. mas uso as vezes.. aí nesse caso..utilizo linhas de monofilamento para líderes.. não flúorcarbon.. por que ? Pq acho q o flúorcarbon simplesmente é mais dura e sêca e qualquer cagada no arremesso.. vc bate o recorde em arremesso de isca a distância..(ou seja.. o nó do líder arrebenta e vc tem q gastar 10 lts de gasolina pra ir buscar ela depois..hehehe)... as linhas de mono são mais macias pra fazer esses nós com multi.. e é o único caso onde não uso a regra do 0,30 a 0,40 de líder.. eu apelo mesmo.. mesmo pq ... os nós q faço ficam bem feitos e não correm o risco de baterem em passadores e devanadores... e acho tbém q a multi leva desvantagem na abrasão..

De uma maneira geral, nossos peixes predatores são "brutos" o suficiente para não precisarem desse nível de requinte e/ou percepção ! Em se tratando de tucunarés, principalmente quando "estão comendo", até em isca de papel e/ou madeira bruta, já vi atacarem... Não será por um detalhe dessa natureza que a situação irá fazer diferença... !

no tucuna não.. mas robalo e black bass fazem... ooo e como faz..

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da sua resposta, OGA! Falou e disse! 8) E só para acrescentar um detalhe: as linhas que eu uso como "líder" para atar na isca são a Dayama Max Force, Super Raiglon, e Mazzaferro Diamond (copolímeros ou revestidas). Eu não uso linhas de flúor-carbono puro por que sua resistência à tensão é sofrível, obrigando a usar uma bitola maior ainda (além de serem caras demais, sem que haja uma razão para este preço todo). :roll: E sobre o arremesso de isca a distância... acho que essas linhas são... sei lá como dizer... quebradiças? O que eu sei é que se você não usar uma bitola exagerada, estas linhas se quebram por serem dobradas durante o lançamento (assim como um arame quebra se for dobrado no mesmo lugar). Portanto, é meu veredicto que se você arremessou a isca a distância, você é inocente e a linha a culpada! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da sua resposta, OGA! Falou e disse! 8) E só para acrescentar um detalhe: as linhas que eu uso como "líder" para atar na isca são a Dayama Max Force, Super Raiglon, e Mazzaferro Diamond (copolímeros ou revestidas). Eu não uso linhas de flúor-carbono puro por que sua resistência à tensão é sofrível, obrigando a usar uma bitola maior ainda (além de serem caras demais, sem que haja uma razão para este preço todo). :roll: E sobre o arremesso de isca a distância... acho que essas linhas são... sei lá como dizer... quebradiças? O que eu sei é que se você não usar uma bitola exagerada, estas linhas se quebram por serem dobradas durante o lançamento (assim como um arame quebra se for dobrado no mesmo lugar). Portanto, é meu veredicto que se você arremessou a isca a distância, você é inocente e a linha a culpada! :mrgreen:

não é uma regra geral o uso de flúor com multi... muitos usam.. e funciona.. é questão de adaptação..eu não me adaptei.. em compensação...mono e flúor para mim.. é direto..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Oga,

Acho que você está correto nas suas avaliações dos demais peixes que não os tucunas e traíras... :roll:

Na verdade, também tenho usado líderes de mono nas minhas pescarias mais recentes na Amazonia... Comprei ( errado ) um linha para fazer líder, que é para uso marinho, de 50 lbs, mas fina com se fosse de 20 a 30 lb, que combina muito bem com o diâmetro das multi Power Pro que tenho usado nos últimos tempos ! Não sei o quanto "adianta", mas já me habituei ao uso... ( digo "o quanto adianta", pois nos "tucunas" não há essa de "cerimônia", principalmente os amazônicos... )

Assim como você ( e o próprio Moacyr ), também testei as de flúorcarbono e fiquei com essa sensação de linha dura, ruim de fazer o nó, além de absurdamente cara... As mono me resolvem muito bem ! :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O snap é comodidade, e economia do tempo (e material como uma tesoura? uma lanterna se for de noite?) necessário para cortar e amarrar de novo.

O encastoamento é uma segurança, pois não há situação onde se pode afirmar q não há um peixe que seja capaz de cortar a linha (mesmo peixes como tucunarés e robalos possuem dentículos... sendo necessário usar linhas mais fortes para que eles não "lixem" a linha, como um líder de flúor-carbono se não for usar um encastoamento; ou simplesmente usando linhas de resistência bem maior q a usada para a briga com o peixe).

Dependendo da isca artificial, é necessário distanciar a isca e o peso de um distorcedor, pois este peso pode matar a isca; não se tendo esta preocupação se a isca não "rebolar (como fazem os plugs de barbela)".

Só para não deixar mal-entendido; eu considero altamente recomendável usar encastoamento por não existir peixe que não possa cortar a linha, e/ou o uso de líder (seja para suportar os trancos do lançamento, especialmente na pesca de arremesso e surf casting; seja para evitar que a linha seja cortada, seja nos dentes do peixe ou seja em paus e pedras; seja por ser mais discreto que uma linha multi). No caso de não usar encastoamento, pelo menos um "shock-leader (termo que se refere à um líder resistente à abrasão ou raspagem)" seria recomendável..., seja a linha mestra de mono um multi.

Mas, tudo isso depende da situação de pesca, e da preferência do pescador; é claro. Eu apenas recomendo evitar perder o peixe (estou até escrevendo uma seqüencia de tópicos dedicados ao tema), mas ninguém precisa seguir isso. Como me disse o Kid M; eu levo a coisa tão à sério que pode deixar de ser diversão pescar...

Para mim, não tem problema algum em soltar o peixe, muito pelo contrário...; mas ele tem de vir na mão "pedir a benção" (posar para uma foto também é uma boa idéia :mrgreen: )! Cada maluco com a sua maluquice..., não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moacyr,

Seu hábito com "encastoados" deve ser devido aos peixes que mais frequentemente pesca... ( dentuças e dourados ), em que essas "salvaguardas" são quase que imprescindíveis...

Quando tiver a oportunidade de "ir atrás" dos tucunas ( e assemlhados ), passando às iscas de superfície, verás que o procedimento mais ( e melhor ) adequado são os líderes de mono ( embora já tenha dito que os usa também... ). Toda vez em que penso ter que usar uma "encastoamento" nas artificiais, penso duas vezes se realmente desejo usar esse tipo de equipamento... ( principalmente com iscas de méia água, cujo trabalho fica alterado... ). Mas é uma questão de hábito, reconheço... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo da pescaria que vou fazer, não uso lider. Por exemplo, pesca de trutas em P&P, quando uso um conjunto ultra light e iscas artificiais minúsculas. Já usei multi sem lider, mas não é a regra.A linha utilizada para o lider vai depender do local onde vou pescar. Se em mangue, fluorcarbono. Nos demais locais, mono ou mono revestida de fluorcarbono.Quanto ao snap, com iscas artificiais, sempre. E proporcional ao tamanho da isca, para não comprometer o trabalho dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Acredito que a utilização de leaders depende muito de que lugar vai se pescar e como vai pescar.

No caso de tucunarés minha experiencia ao longo dos anos demonstra:

Para iscas de superfície nem pensar em nenhum local

Para iscas de meia água sugiro utilizar um pequeno leader de não mais de 20 cm pois podem aparecer piranhas.

Quanto aos snaps, ops mesmos são fundamentais e quanto menor e mais resistente melhor existe um modelo nacional acho que "Capela " que dão bons resultados.

Sds

mandi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kid...blza?

Olha...como já dito acima...snap = comodidade....não acredito que o fato de usar lider interfira tanto assim...acredito sim em uma medida se segurança para nos pescadores e não acho que interfira no trabalho da isca...Alias, em alguma situações, graças a ele, puder ver o peixe fora d'agua..haueui

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Tiago,

Estou chegando a conclusão que o uso dos líderes ( não dos snaps ) depende apenas do grau de ansiedade em que esteja o pescador... Em outras palavras, se a pescaria for daquelas que "tanto faz", menor apreensão trás ao pescador, e com isso menor esforço no preparo de suas tralhas ( na base de que "faz pouca diferença"... )

Agora, pense numa pescaria programada, onde existe a possibilidade de boas capturas ( e enroscos ), será que o cara vai correr o risco ? Acho difícil, pois quem já usou líder, sabe de seus benefícios, no que pese a "chatura" de preparar uma emenda que não fique atrapalhando os lançamentos... ( acho até que esse é o principal problema que induz os pescadores a abrir mão dos líderes... ) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...