Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Curió

Motor Mercury 25 HP EFI 4 tempos

Posts Recomendados

Olá amigos do FTB, estou para adquirir um novo motor para meu barco Big Fish 6016, gostaria de saber a opinião dos mais experiêntes quanto ao Motor Mercury 25 HP EFI 4 tempos, experimentei o Yamaha 20 HP 4 tempos no meu casco, sua velocidade ficou em torno de 21 m/h ou 38 km/h com 2 pessoas, como desloco bastante nas represas da minha região, preciso de um motor de velocidade e economia, gostaria da opinião de vocês para decidir.

Especificações do motor:

- HP @ Hélice: 25

- Max RPM (WOT): 5000-6000

- Cilindros/Configuração: 3 (em linha)

- Cilindrada (CID/cc): 526

- Sistema de Ignição:: CDI com avanço eletrônico de ignição

- Partida: Manual

- Relação de Transmissão: 1.92:1

- Comando: N/D

- Alternador: N/D

- Ajuste de Trim: 5 + 1 para águas rasas

- Tanque de Combustível Remoto (L): 25

- Peso: 71Kg

- Altura do Espelho de Popa (Rabeta): 15” (381mm)

- Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica EFI

- Sistema Smartcraft: N/D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc procura velocidade, veja outra opção, além do peso, este 25 pesa mais que um 40, e acredito que seja mais caro, de fato deve ser economico, mas será que vale a pena legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Lamana, realmente se comparado com um 40 2 tempos, ele é mais pesado, o melhor preço que encontrei foi R$ 10.300,00.

Acredito que por ser injeção eletronico e 4 tempos seja economico, agora preciso coletar mais informações para ver se realmente é um bom investimento ou escolho uma segunda opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Analise quantas pescarias vc faz por ano e a economia do consumo em relação a um 25 2t. Creio que haverá uma diferença de preço entorno de R$3.500 entre os motores. Quanto tempo levará pra tirar essa diferença na gasolina? Muitas vezes antes de isso ocorrer vc já terá vendido o motor.

Lembrando que a manutenção do 4t é mais cara que do 2t, e se a nossa gasolina não é boa para um 2t, que dirá para um 4t.

abraços

ps: acho que o preço do 40 2t que vc viu é do motor com comando a distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Rodrigo o preço que coloquei de R$ 10.300,00 seria do Mercury 25EFI, eu sempre tive motores 4 tempos, por isso me interessei por esse da Mercury.

Quanto as pescarias costumo pescar mais de 100 horas/ano, porque tem uma represa que fica a 12 km da minha cidade e outra que fica a 50 km, privilegiado hein, rsrsrs! Estou proximo a represa de Paranapanema e de Carlopolis.

Já tive motores 2 tempos também, são otimos, mas para meu uso atualmente prefiro o 4 tempos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigos do FTB, alguem tem, ou já teve experiencia com o Motor Mercury 25 EFI 4 tempos, gostaria de saber se é um bom motor, se tem um bom desempenho e velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Curió, o negócio é o seguinte.

Se vc já teve algum 25 2T, pode esperar desempenho igual ou muito ligeiramente inferior, devido ao peso dele.

Agora, em questão de economia, vai gaswtar de 30 a 40% menos com ele.

Explico, primeiro que vc não vai ter que comprar óleo 2T, (pago em média 16 reais o litro), segundo que ele gasta menos gasolina, é mais silencioso e menos poluente.

Se tá com ventade, manda ver. Tirando a Honda, Mercury são os melhores motores 4T, atualmente no Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer potencia, velocidade, manutenção facil e barata sem ter um consumo muito alto, vai de Mercury 25hp Sea Pro, alem de pesar 52kg, nesse seu barco se um Yamaha 20hp 4t chega a 38km/h, o Mercury Sea Pro chegará facil a uns 45km/h ou mais. Compre o 4T se for gosto ou sonho mesmo, pois motor até 40hp 4t ou 2t injetado não compensa isso é fato. Motor pesado demais, manutenção cara, nossa gasolina é uma porcaria pra usar neles, fora que se quiser passar esse motor pra frente no futuro vai ser um parto. Sem contar o preço.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é um motor 4 tempos mesmo, porque já tive e gostei muito, e pela autonomia com um tanque de combustivel.

Diego vc que tem muito conhecimento em motores, o que me diz desse motor, é um bom investimento ou melhor optar por um 4 tempos carburado.

Encontrei esse video no you tube

Esta em torno de 26 m/h ou 42 km/h segundo relogio do barco.

Nesses videos os comentarios diz estar em 28 m/h

Levando em conta que são barcos de console e mais pesados, acredito que no Big Fish 6016 terá um bom desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

100 horas de uso por ano x 12 litros/h (25 2T)= 1200 litros x 3.15 (podium BR) = 3.780,00 + 24 litros oleo TCW3 (24 x 28,00 - 672,00) = 4.452,00.

É bastante grana. Fora o preço do motor, barco, custos das viagens, hospedagem, outros equipamentos de pesca, isca, manutenção do veículo etc. etc. etc.

Conclusão: Se quer economizar, ABANDONA PESCARIA e vai jogar futebol no clube.

SEJA FELIZ CURIÓ !

Se ainda tá com a saúde pega para carregar peso, compra o 25 4t (particularmente, eu iria de yamaha 40 2t ).

Se a sua coluna já está apitando (como a minha), compra um 25 2t que faz o mesmo serviço.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem resolvi andar com o Sea Pro que tava há 8meses parado aqui em casa, pois ultimamente só uso o 5 ou 15hp, levei o GPS, coloquei ele no meu Squalus de 5m sem nada, nem estrado, e 10litros de gasolina, assustei qdo vi a velocidade que consegui nele, depois de umas regulagens no trim com hélice original 9 7/8x13 atingi 54km/h deu até medo parecia que o barco ia capotar, hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive um mercury 20hp 4t mais não posso dizer pois usei ele 1 hora e meia!! gastei 1 dedo do tanque de gasolina rs!! andava bem gostei do desempenho!! como tenho carro e alugava barco velho entao vendi, um pelo fato do medo da embarcação quebrar a popa e mandar meu motor zero pra agua e outra que meu pai ja tem certa idade sobrava pra eu tirar e por o motor sozinho no carro (52kg) e não pode ser colocado em qualquer posição o que exige um pouco mais de força pra não deixar a rabeta nivelar ou ficar acima da cabeça, no seu caso não terá problema ja que vai levar o motor no barco então os 71kg não terá dificuldades, e a embarcação é propria!! quanto ao que o fernando fala sobre a revisão é fato, acho que no fim a economia sai 6 por meia duzia!! motor mais caro sim, manutenção mais cara sim (troca de oleo, filtro de oleo e limpezas de bicos 20horas de uso se não me engano) em media revisão de R$200,00 da uma conferida onde vc cotou o motor o valor da revisão completa e a cada quantas horas que precisa fazer!! acho que gastar vai mesmo rs tudo vai ser questão de gosto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

40 manual se vc quer velocidade! Gasta a mesma coisa que o 25

Abs

Gasta mesma coisa se vc andar na mesma velocidade do 25hp, assim como o 25hp gasta mesma coisa que um 15hp na mesma velocidade. No Lago do Peixe em março andamos com 2 Mercury 40hp 3cil, apesar de mais economicos que o Yamaha eles bebem bem mais que o 25hp, isso andando em 100% da aceleração.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, é muito dificil se ter paciência para andar a 1/2 ou 3/4 de aceleração, sobretudo quando se tem grandes distâncias a percorrer. Particularmente, só consigo pensar em economia quando corro o risco de ficar pelo caminho. Somente assim "tiro a mão".

Então, também acho que a gente deve sempre considerar o consumo dos motores de popa em aceleração total e aí não tem mistério, basta olhar as informações do fabricante 15 2T (7l/h) 25 2T (12 l/h) 40 2T (21 l/h), por exemplo.

Penso que não devemos escolher o motor em função do consumo, mesmo porque essa não é uma "ciência exata". Vou dar um exemplo que ilustra bem esse pensamento. Eu tinha um yamaha 15 2t e gastava 13 litros de gasolina para pescar no Rio Paraná (Castilho). Da pousada até o ponto de pesca e vice-versa, navegava cerca de uma 1 h e 50 minutos. Meu amigo comprou um yamaha 40 2t. Fazemos o mesmo trecho ida e volta com apenas 44 minutos, gastando 14 litros de gasolina. Agora tenho um 25 2T. Ainda não testei nesse mesmo trecho, mas acredito que deva gastar uns 60 minutos e por volta de 12/13 litros de gasolina. Então, qual dos tres motores compensa mais ????

Se eu pescasse somente naquele lugar, o 40 seria imbatível, mas eu também uso no Rio Grande, onde as distâncias são um pouco menores. Logo, o 25 2t atualmente me serve mellhor.

O ideal seria ter um 5, 8, 15, 25, 40, 60, 115. Cada um para uma situação diferente. Como isso não é possível (ao menos para mim) é preciso ficar no "meio do caminho" .

Mas o companheiro "Curió" tem preferência por motores 4t. Pelo que entendi do tópico, ele navega bastante e em represas próximas a sua cidade. Se tem falicidade para transportar motor e barco e lugar adequado para "rampar", uma sugestão interessante talvez fosse um Mercury 40 4t fixo no barco, com comando (não sei se sua embarcação é certificada para essa potência). Os Mercury's 40 4t tem power trim e isso faz MUIIIITTTAAA diferença.

Tipo de uso; facilidade para transporte e armazenamento; facilidade para colocação na água; tipo de embarcação que utilizará; distâncias que percorrerá; frequencia de uso, dentre outros, disponibilidade orçamentária, são fatores preponderantes na hora da compra. Volto a falar, ESQUECE CONSUMO, PORQUE PESCARIA SÓ DÁ GASTO e muita alegria, é claro.

SEJA FELIZ, PORQUE ESSA É NOSSA OBRIGAÇÃO, e não apenas um direito.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

"Volto a falar, ESQUECE CONSUMO, PORQUE PESCARIA SÓ DÁ GASTO "

Concordo plenamente com isso, numa pescaria de 3 dias em que se gasta uns R$1000 entre pousada, iscas, etc. 5litros de diferença de um motor para o outro num dia não representa nada. Pra mim o que mais conta num motor é o peso, por isso não comprei um 40hp ainda, se os lugares que eu fosse tivessem rampas e bom acesso, onde poderia deixar o motor pousar a noite na agua com certeza já tava com um Quarentão.

Compartilhar este post

Link para o post

Top demais este tópico.

O Berta e o Guto mataram a pau. palmas::

Gastar R$ 5,00, R$ 10,00, R$ 30,00 a mais por estar andando num motor mais rápido, representa 1% dos valores envolvidos numa pescaria.

Se tiver como comprar o motor mais potente q vc puder compra, COMPRE E SEJA FELIZ...

Comparar motores de mesma cilindrada e "tempo" até q vai.....mas comparar cilindradas diferentes (para o mesmo local), é um pouco de besteira.

Como disse o Berta acima....do 15hp para o 40 hp....ele navegava menos da metade do tempo até o mesmo pesqueiro...Quanto isto vale?!?!

Imagine gastar 1h a mais para ir e 1h a mais para voltar do mesmo lugar?!?! surtei::

Sim....estamos perdendo 2h de pesca..hehee....e pra q??? para economizar 10 litros de gasolina (= R$ 25,00)???

Pensem nisto. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, eu ia falar exatamente o que o Berta ponderou, sobre o consumo em função do tempo, ou seja o motor 15 gasta 8 litros por hora mas precisa de X horas pra chegar em tal lugar, e o 25 gasta 12 litros mas precisa de X-Y horas pra chegar no mesmo lugar.

Eu fiz um teste prático, navegando lado a lado com um amigo, ele com um 15 e eu com um 25, pra andar na mesma velocidade do 15, o 25 gastou menos.

Ainda posso afirmar, sem medo de errar se o Berta e o amigo dele ao invés de terem gasto 40 minutos pra chegar no pesqueiro, tivessem demorado mais 10 minutos, ou seja com um pouco menos de aceleração, teriam gasto MENOS gasolina que o 15.

Agora também acho importante a preocupação com o consumo, pois conta da cerveja, da carne ninguém faz, e é um investimento que pode ter retorno.

Bem, mas vamos nos manter no assunto do tópico, que seria um 25 4T. ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a palavra que define é ADEQUADO.

Ter o motor adequado para cada tipo de pescaria.

O Curió tem, pro tipo de pescaria, que um motor mais rápido , mas econômico é o mais interessante.

Tem um fator importante sobre a escolha do 4t.........ELE GOSTA.

Eu faço o mesmo tipo de pescaria, dentro de um grande lago com distancias de 15 km para chegar no ponto de pesca. Logicamente que quero chegar antes ao ponto, pois mais velocidade é menos tempo de navegação e mais tempo de pescaria , como disse o Fabrício.

MAS também quero pescar quantas vezes puder, então se a minha pescaria não for muito cara posso ir mais vezes no mês. Logicamente que este pensamento não se refere às viagens longas tipo Amazonia, Pantanal ,etc..

Uma coisa que não vejo muitos comentarem é sobre o tipo de pescaria para escolha do motor.

Se o pescador gosta de fazer corrico, como se faz na Argentina, Aí o 4 t é imbatível. Então acho que esse fator também deva ser levado em consideração. Porque ficar horas com um motor ligado em baixa , COM Barulho e COM Fumaça de um 2t , deve incomodar um pouco. doeu::

Eu sei porque gosto de pescar nessa modalidade e faço com um 2T. ::fishing MAS não me arrisco a comprar um 4T devido à qualidade da nossa GASOPA. caveira::

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, apenas para dar mais um ponto de vista, uma outra curiosidade que chegamos à conclusão no fórum da revisa nautica.

Para quem pesca muito no currico, o motor mais adequado, mais econômico é o Evinrude Etec.

Nos 4T o que pega é a manutenção, nesta situação Curricando á baixa velocidade, o etec praticamente não gasta o óleo (XD 100), e a manutenção do 4T é por hora, então, 100 horas são 100 horas, não importa a rotação que andou. Já a do Etec é com 300 horas (há muita controvérsia), o que em tese leva vantagem.

Curioso, não?

Quanto a gasolina em relação aos 4T, se vc usar bastante (ao menos 2x por mes) não vai ter problema nunca.

O que não pode (aí também é questão de motor injetado, independende te 2T ou 4T) é deixar 6 meses parado e com gasolina no tanque, daí vira água mer** mesmo, entope tudo. ::fish2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso