Ir para conteúdo

O Seu Piloteiro (guia) pesca???


Posts Recomendados

Gostaria de saber dos amigos se geralmente vocês permitem que os seus piloteiros (guias) pesquem ou se deixam eles apenas tocando o elétrico e passando dicas.

Levantei esse tema porque diferente de todos os outros locais que eu pesco, no Amazonas os guias costumam pescar junto "só" se você solicita.

Peço que justifiquem quando sim ou não...

Obrigado desde já e um abraço à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Em um dia que pesquei sozinho, achamos um cardume monstruoso de açus. Peguei seis tucunas na faixa dos 6 quilos, e de repente, quando olhei para o piloteiro (Basto), os dentes dele estavam até caindo :gorfei: :gorfei: (modo de falar) de vontade de dar uma arremessada. Aí emprestei uma carretilha para ele, e ele conseguiu fisgar mais alguns e fizemos dois dublês.

Mas se não deixar, nem oferecer, eles não pescam não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Amigos,

Assunto complicado!

Se está bom de peixe ele têm que trabalhar o elétrico!

Se está ruim e ele pega um peixe bom, nós achamos que o cara tá de sacanagem!

Normalmente não!

[]´s Mauricio

X2

O que alguns piloteiros não intendem é que agente é quem paga eles..... Fora isso tem uns piloteiros que imbicam, e dependendo, como já aconteceu comigo, o piloteiro deixou de nos levar em pontos bons, não queria papo, e ainda ficou bravo porque eu e meu amigo estavamos soltando todos os peixes.... doeu::

É complicado essas coisas .... lacou::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha situação é um pouco complicada. O Sapito, além de meu guia é meu amigo pessoal! O que eu faço? Estabeleci com ele uma "regra implícita": quando tô pescando de bait, ele não pesca nunca, a não ser que eu convide; quando estou corricando, ele não pesca jamais; quando estou rodando, não me importo que ele pesque junto; e quando estou na ceva de Piava, deixo ele pescar sempre comigo. É mais ou menos assim! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo pesca só sem garatéias !! hehehehe

Guia tem que se concentrar em muitas outras coisas importantes... locais onde me levar, tirar peixe da isca, desengatar enrosco, pilotar elétrico, passar a cerveja gelada, enfim se deixar ele pescar ainda com ctz uma dessas ele vai ficar sem fazer kkkkkkkk joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comigo nunca pesca ::tudo::

2x.

Amigo ou não. Piloteiro está sendo remunerado para prestar o serviço.

Minha opinião.

Edu

Também penso assim. Eu quero que ele posicione bem o barco e preste atenção na movimentação do peixe e na minha técnica.

Quando o cara é diferenciado, deixo ele pescar sem garatéia, para aprender um pouco com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comigo nunca pesca ::tudo::

Obrigado pela contribuição Ramon!

Mas...por curiosidade....salvo Manaus...não há lugares em que o próprio guia já vem com a varinha pronta e sem exitar já vai jogando a isquinha na água, como quem não quér nada???

PS: Não sou contra quem deixa ou não os caras pescarem, respeito todas as opiniões... Só queria entender se sou só eu que não tenho escolha?!?!?!KKKKKK

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o dia está muito ruim de peixe, n deixo pesca para ter mais chances de eu engatar um.

Abraço!

Valeu Gabriel!!!

Se o dia tá bom de peixe também não, pra gente ter mais chances de engatar um "monte". fome:: fome:: hehehhehehee

Brincadeira....Mas e sem garatéia...será que vale à pena???

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um dia que pesquei sozinho, achamos um cardume monstruoso de açus. Peguei seis tucunas na faixa dos 6 quilos, e de repente, quando olhei para o piloteiro (Basto), os dentes dele estavam até caindo :gorfei: :gorfei: (modo de falar) de vontade de dar uma arremessada. Aí emprestei uma carretilha para ele, e ele conseguiu fisgar mais alguns e fizemos dois dublês.

Mas se não deixar, nem oferecer, eles não pescam não!

Grande Airton...

Tô até imaginando a cara do coitado babando...kkkkk

Comigo, já reparei que quando não pescam ficam com uma cara de bo.....e não servem tão bem. Só quando eu deixo bater anzol é que servem melhor.

AH...mas também revido na hora da caixinha, sem dó!! diabo:: diabo:: diabo::

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Amigos,

Assunto complicado!

Se está bom de peixe ele têm que trabalhar o elétrico!

Se está ruim e ele pega um peixe bom, nós achamos que o cara tá de sacanagem!

Normalmente não!

[]´s Mauricio

Complicadíssimo Maurício,

Faz sentido....A corda sempre arrebenta pro lado mais fraco... :gorfei: :gorfei: :gorfei: Fazer o quê!!!!

Tô tentando formar minha opinião à respeito com a ajuda dos depoimentos do pessoal.

Obrigado cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Amigos,

Assunto complicado!

Se está bom de peixe ele têm que trabalhar o elétrico!

Se está ruim e ele pega um peixe bom, nós achamos que o cara tá de sacanagem!

Normalmente não!

[]´s Mauricio

X2

O que alguns piloteiros não intendem é que agente é quem paga eles..... Fora isso tem uns piloteiros que imbicam, e dependendo, como já aconteceu comigo, o piloteiro deixou de nos levar em pontos bons, não queria papo, e ainda ficou bravo porque eu e meu amigo estavamos soltando todos os peixes.... doeu::

É complicado essas coisas .... lacou::

Pode crer meu..

Na maioria das vezes isso acontece comigo também quando não deixo os caras pescar ou quando mando eles tirarem as garatéias... Já cheguei ao ponto de falar para o cara me pagar que eu pilotava para ele...Fico indignado com essas coisas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente, nas várias vezes que fui para o Pantanal, o piloteiro pescava e, quase sempre, pegava mais peixes que os clientes.

Nas represas do interior e São Paulo é difícil achar um piloteiro que não pesque... e se vc pedir pra não pescar eles ficam com cara de c..´.. e não te levam em bons locais. Isso é culpa dos donos de pousada que tinham que ter postura e impor isso aos piloteiros

Eu já desisti de achar bons piloteiros por aqui. Por isso, se deus quiser em breve estarei adquirindo meu motor e dando minhas cabeçadas por aí

Na amazônia... como eles já estão acostumados a isso nunca tive problemas

Na verdade prefiro que nem iscas sem garatéia eles joguem, pq qdo o fazem, ocupam espaço do barco que nós poderíamos usar

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha situação é um pouco complicada. O Sapito, além de meu guia é meu amigo pessoal! O que eu faço? Estabeleci com ele uma "regra implícita": quando tô pescando de bait, ele não pesca nunca, a não ser que eu convide; quando estou corricando, ele não pesca jamais; quando estou rodando, não me importo que ele pesque junto; e quando estou na ceva de Piava, deixo ele pescar sempre comigo. É mais ou menos assim! joia:::

Se o guia é amigo pessoal a conversa muda...o bom é que você conseguiu impor seus limites...o que quando se trata de um amigo acho que é mais difícil ainda.

Mas tá fácil, já que é amigo o camarada não pode te cobrar.. rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo pesca só sem garatéias !! hehehehe

Guia tem que se concentrar em muitas outras coisas importantes... locais onde me levar, tirar peixe da isca, desengatar enrosco, pilotar elétrico, passar a cerveja gelada, enfim se deixar ele pescar ainda com ctz uma dessas ele vai ficar sem fazer kkkkkkkk joia:::

KKKKKKKKK :gorfei: E se ele deixar de fatiar o salaminho e o queijo então...hehhehe... Aí lascou!?1?!

Falou e disse Bruca!!!

O problema é que em alguns lugares parece que não há opção. mau::

Acho que o negócio é chegar se impondo mesmo né cara.

Não que eu seja um p... fominha não, porque a única vez que eu tive essa opção(do guia pescar ou não), que foi no Uatumã, ano passado, depois de 3 dias de pesca deixei o guia pescar lá no fundo do barco nos últimos 2.

Valeu Bruca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comigo nunca pesca ::tudo::

2x.

Amigo ou não. Piloteiro está sendo remunerado para prestar o serviço.

Minha opinião.

Edu

Também penso assim. Eu quero que ele posicione bem o barco e preste atenção na movimentação do peixe e na minha técnica.

Quando o cara é diferenciado, deixo ele pescar sem garatéia, para aprender um pouco com ele.

Ae Fábio....parece que esse raciocínio é quase que unânimidade hein...

Acho que tava dando moleza demais para esses caras...hehehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....o piloteiro pescava e, quase sempre, pegava mais peixes que os clientes.

Nas represas do interior e São Paulo é difícil achar um piloteiro que não pesque... e se vc pedir pra não pescar eles ficam com cara de c..´.. e não te levam em bons locais. Isso é culpa dos donos de pousada que tinham que ter postura e impor isso aos piloteiros

Faço minhas as suas palavras Neco, por isso adorei Manaus velho, motor elétrico atrás (do barco), o guia pesca "só"se você pedir...Puts....Quando que eu ia ver isso aqui em Epitácio, São Simão, Per. Barreto,etc...

Por aqui, além dos caras quererem pescar, eles me vem com 1/2 água, jig, até turvira....Ah...Vá pro inferno!!! bang:: bang:: bang:: kkkkkkkkkk Desculpa pelo desabafo. rindo3:: rindo3:: rindo3::

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizei poucas vezes piloteiro em minha vida de pescador...

Acho que o piloteiro diz tudo, esta ali para pilotar, posicionar o barco, indicar um local, sugerir isca e/ou uma técnica que seja um diferencial para o peixe da região.

Comigo foi apenas uma vez, que autorizei, para nunca mais.....

Estive a alguns anos pescando no PY. Estava pescando sozinho, e nada de peixe, no meio da conversa deixei o piloteiro pescar.

Dai a pouco só ele pegava, mesmo no bait....

Quando partimos para pesca na rodada ele colocava as "moretintas" (tuvira) menores para ele e as maiores para mim... eu inocente na epoca não entendia... achava legal....

Mas sempre perdia a corrida, e percebi que voltava só a cabeça ou pela metade da isca, e eu vendo o piloteiro toda hora fisgando um.....

Tirem suas conclusões... se vale a pena ou não...

Essa é minha experiência...

Ps. não concordo com de pessoas que não dividem água, refri e/ou alimento. deixando eles por ultimo se sobrar sobrou.. etc...

Pois é Joelson...os caras estão na água quase todo dia, sem contar que são conhecedores da região em que vamos vez ou outra, se pescando de igual para igual já fica difícil (pelo menos para mim), imagino então o cabra ainda apelando com as turvirinhas....kkkk....Tem que , no mínimo, jogar na água um cara deses...heheheh

Quanto à sua observação, prefiro nem acreditar que existam pessoas que tenham esse tipo de atitude com um próximo, negando água para um trabalhador debaixo de um sol de 30 graus...

...À não ser que o caboclo arremesse um jig em cima do meu troféu em Barcelos no último dia de pescaria, engate o bicho, e eu com o dedão atolado!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :gorfei: Brincadeira cara!!!!

Obrigado pela dica cara..

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente, nas várias vezes que fui para o Pantanal, o piloteiro pescava e, quase sempre, pegava mais peixes que os clientes.

Nas represas do interior e São Paulo é difícil achar um piloteiro que não pesque... e se vc pedir pra não pescar eles ficam com cara de c..´.. e não te levam em bons locais. Isso é culpa dos donos de pousada que tinham que ter postura e impor isso aos piloteiros

Eu já desisti de achar bons piloteiros por aqui. Por isso, se deus quiser em breve estarei adquirindo meu motor e dando minhas cabeçadas por aí

Na amazônia... como eles já estão acostumados a isso nunca tive problemas

Na verdade prefiro que nem iscas sem garatéia eles joguem, pq qdo o fazem, ocupam espaço do barco que nós poderíamos usar

abs

Concordo Plenamente com o Neco, agora tem aquele piloteiro também que gosta de navegar bastante para passar o tempo...... que é brincadeira.... ::nada:: ::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal assunto bem polemico esse hein :gorfei:

Fui guia de pesca por tres anos,quando era pesca de pincho não pescava,a não ser se convidado pelo pescador,o engraçado é que o guia com aquela isca xing ling sempre pega mais que o pescador com Rapalas,schimano e outras bonitas e caras :gorfei:

Quanto a pesca de fundo,por muitas vezes escutei:O piloteiro fila da p##### me ajuda pesca ai :gorfei: :gorfei:

E ja outros que antes de sair da pousada ja falava voce não pesca só eu :gorfei:

tudo bem,meu trabalho era igual,pois era pago para guiar e não pescar joia:::

Só tem um porem tem pescador que até a agua para beber (a do guia) tinha de ser a do rio,pois os mesmos nem bom dia davam para o guia ::nada::

Mas claro que isso era frequente com pesca de fundo,ja nos pinchos a cultura do pescador é outra,que por sinal bem melhor,geralmente são mais educados e companheiros e se fosse pesque e solte a fara era melhor ainda :gorfei: :gorfei:

Voltando ao assunto principal:O guia esta ali para servir o pescador,conduzi lo ao pesqueiro,sem contar com o principal,zelar pela vida e integridade fisica do pescador,é para isso que são pagos joia:::

Só devemos nos lembrar que esses guias(muitos deles) são gente e tambem tem que ser respeitados.O melhor de tudo é uma boa conversa antes de sair para pescar,digo por os pontos nos I, joia:::

Abraços a todos :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...