Ir para conteúdo

Peixe enxerga cores ?


Kid M

Posts Recomendados

Eis uma questão polêmica, já que existe a informação de que os peixes não distinguem cor na sua visão ! Assim sendo, devemos supor que os efeitos das iscas coloridas que usamos devem funcionar mesmo como "nuances" de claridade, na visão dos predadores... :?:

Neste caso, como é que a natureza se encarregou de fazer a camuflagem nas espécies, gerando o "mimetismo" como defesa ? Se a visão fosse em "preto & branco" ( como afirmam ser ! ), porque das cores vistosas de alguns de nossos peixes ? Antes de se tornarem predadores, eles ( quando pequenos ) são presas, não ? :shock:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Embora haja poucas exceções; a quase todos os peixes enxergam as mesmas cores fundamentais que nós humanos (vermelho, verde, e azul); e uma cor a mais, o UVA (ultra-violeta próximo). O UVA é como se fosse mais uma cor além do azul, mas como ele seria danoso à nossa retina, ele é parcialmente filtrado em nossos olhos, e não temos sua percepção (pessoas as quais tiverem implantadas lentes artificiais sem esta proteção em lugar de sua córnea e cristalino, terão uma leve percepção desta cor, já q seu comprimento de onda é próximo ao da cor azul). Dentro d'água, o UVA vindo do Sol penetra parcialmente (assim como as demais cores), o q somado à curta vida de um peixe (se comparada à humana), permite ao peixe "se dar ao luxo" de ver esta cor a mais. Já o infra-vermelho, não possui "entalpia (energia)" suficiente para provocar a estimulação eficiente de uma "púrpura visual (substância química que reage à presença daquele comprimento de onda ou cor de luz)"; de tal forma q não é percebido por olhos de qualquer animal que seja (alguns animais como as cobras, conseguem "ver mal e porcamente" esta fração do espectro luminoso; mas com outro dispositivo que não um olho, pois sua propriedade de produzir calor é q permite sua percepção). Dificuldade adicional é q esta cor tem grande índice de refração; o que significa q ela é facilmente desviada ou absorvida, especialmente dentro d'água! Os peixes em geral, assim como outros animais, também possuem uma camada de cristais de guanina atrás da retina, que reflete de volta a luz e a faz passar novamente pela retina, aumentando sua capacidade de ver quando há pouca luz,... e causando-lhes certa intolerância à presença de luz excessiva (por isso q os peixes parecem se esconder quando há muita luz, como um Sol de meio-dia). Mas...; estes cristais reduzem a resolução visual, de tal forma q peixes dificilmente conseguem ver detalhes de nossas iscas artificiais, como diferenciar com segurança uma garatéia de uma cauda translúcida. Estes cristais são os mesmos q dão ao peixe a cor prateada. Temos os peixes q são capazes de enxergar luz polarizada (a mesma q é filtrada pelos óculos de luz polarizada), como a luz refletida tende a se tornar polarizada, usando um filtro de luz polarizada os peixes (geralmente predadores como um tubarão) conseguem ver melhor peixes q possuem como camuflagem a cor prata (algo comum em peixes pelágicos, que vivem na coluna d'água)... Ainda temos o efeito da escassez de luz, que faz com que os comprimentos de onda de menor entalpia (da menor para a maior: vermelho, verde, azul, UVA) sejam progressivamente menos visíveis, sendo por isso importante para os peixes noturnos como uma traíra (minha "vítima" favorita), enxergar este comprimento de luz a mais. Evidentemente, o assunto é extenso; mas para que existe o chat senão para falarmos de pesca, não é? Eu adoro falar sobre pescaria, de forma que será um prazer esclarecer qualquer dúvida que restar sobre este assunto; assim como trocar experiências e conhecimentos sobre qualquer assunto de pesca que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Moacyr,

Estou perplexo ! Excelente material ! Parabéns ! :shock:

Você é oftalmologista ou biólogo ( ou apenas "pescador" ) ?

Vamos querer ( cada vez mais ) sua participação aqui, até porque todos gostamos de falar ( ou escrever... ) sobre assuntos ligados a pesca ! Tenho certeza de que seu tópico vai render... ( mais adiante retorno a ele ! ) :wink: :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M eu conheço o Moacyr inclusive foi eu quem indicou este fórum à ele .. Ele eh quase um professor meu e vou logo avisando, vc não viu nada das teorias deles .. aEUHUAHeuae ,, mas falando do tópico Moacyr ta nota 10. ( é meio complexo demais pra minha cabeça rsrs)Moacyr que q vc acha de falar sobre quais as cores de presas mais fáceis para alguns peixes???, vc falou que peixe encherga cores CERTO?? Mas quais as relações entre cores de presas que estimula ataques dos predadores, exemplo visando as iscas ( qual o sentido da cor prata em uma isca ?? a cor rosa ?? entendeu que que eu quis dizer ?? )Dê o seu parecer aí .. flw moçada abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M , que que vc acha de criarmos um Tópico falando sobre pinturas de iscas artificiais ??? relação entre cores,, água,, peixes ??? acho um assunto que deve dar o que falar . Se vc achar legal a ídéia manda ver .. se não discutimos aqui mesmo com o Moacyr..Até + .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as cores para iscas artificiais; inicialmente, melhor esclarecer que a forma da isca, e acima de tudo a ação da isca; determinam que tipo de presa o peixe vá identificar; relegando à cor uma importância secundária neste aspecto... Mas, a cor pode servir para que o peixe identifique a isca como uma presa fácil, simular um tipo específico de peixe ou espécie,...As cores dos peixes também servem para identificar peixes de mesma espécie e evitar o canibalismo, no caso do tucunaré (conclusão de um estudo científico; e na minha opinião, também pode ser o caso do dourado de água doce e do robalo); portanto, iscas de meia-água para estes peixes devem ser claramente distintas das cores destes peixes! No caso do tucunaré, evitar pintas pretas, ocelos (pequenos olhos), e particularmente a cor amarela. No caso do dourado, evitar a cauda vermelha, listras horizontais pretas, e novamente o amarelo. No caso do robalo, é prudente evitar iscas prateadas e garatéias amarelas. Obs: se você já teve sucesso com estes peixes e sua isca tinha estas cores, provavelmente, a ação da isca denunciou que não se tratava de um ?companheiro de espécie?; como no caso de iscas de superfície, pois o peixe nem chega a ver qual a cor da isca ou com que ela se parece...Minha cor favorita para iscas artificiais é a prateada, toda prateada; pois o predador só veria reflexos prateados em peixes que estão inclinados de lado, por estar agonizantes (especialmente se o trabalho for com "paradinhas", e se a isca for montada com um girador que faça a frente da isca ficar para baixo...). Outra razão é que esta cor é típica de peixes não-venenosos (como um bagre, baiacú,...), sendo seguro atacá-los. Esta cor tem o predicado de passar por natural ao peixe (evitando refugos; quando o peixe memorizou uma ?experiência traumática de ter abocanhado uma isca artificial?, reconhece a isca como artificial e ?refuga?). Considero esta cor próxima à perfeição, salvo para um robalo, por ser chamativa e indicar uma presa fácil; mas sem deixar de ser uma cor natural. Um capricho é que esta isca prateada tenha a barriga ou o queixo pintados de rosa ou vermelho; mas sem mudar a cor original da isca.Durante o dia, além da cor prata; também recomendo as cores vermelha (peixe ferido, usar sem exagero); a cor rosa (minha segunda favorita, por fazer pensar que se trata de mais um peixinho abobado, que os companheiros atacaram e lhe arrancaram as escamas). Ou ainda cores que simulam determinada espécie (uma traíra atacará uma isca parecida com outra traíra, por pensar tratar-se de um invasor ao seu território).Se bem que existe uma possibilidade a mais, uma isca negra ou escura, durante o dia; sempre indica uma presa que está ?fora de seu lugar?, como uma tuvira que vive escondida na vegetação ou uma traíra (o que faria um peixe destes em água aberta, se não tiver sido atacado e escorraçado de seu esconderijo?). Sem contar que é uma isca capaz de se destacar em águas barrentas.Qualquer que seja a cor da isca, ela deve ser visível; evitar uma isca excessivamente ?natural (camuflada)? facilita o ataque, sendo mais produtivo. A não ser no caso de excesso de luz, quando as iscas devem ser próximas ao natural.A cor ?super-branca? partilha com a cor prata a característica de ser, seguramente, visível no espectro do UVA; sendo minhas cores favoritas para pescar à noite, o super-branco se estiver escuro de verdade. Sobre cores, uma observação: cores luminosas fazem o objeto (isca) parecer maior, mais próximo, e mais arredondado (por ilusão de ótica); o oposto ocorrendo com iscas escuras.Observação: a cor da isca também pode servir para ressaltar a ação desta isca... Como listras horizontais em iscas alongadas que oscilam de lado (como a Marine Sports INNA); ou listras verticais em iscas tipo cranck bait (gorduchas como a Papa Black e a Big 0). Como eu disse, a cor da isca apenas deve fazê-la visível; mas, por que deixar o que vai passar na cabeça do peixe ao acaso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...