Ir para conteúdo

A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO - SAUDE!


Posts Recomendados

Olá pessoal!

Meu nome é Flávio Tannús, sou fisioterapeuta, pescador amador esportivo e atualmente sou fabricante dos JIGS “EXTREME JIGS” e iscas de fly.

Mas a finalidade é passar algumas dicas para os amigos pescadores, como Fisioterapeuta.

O corpo humano é uma máquina perfeita, porém como toda “máquina”, inspira alguns cuidados para que ela tenha um bom desempenho.

A má postura e a falta de ergonomia são os maiores inimigos de nós pescadores, sem contar que o esforço físico é muitas vezes demasiado para aqueles que têm a pescaria esporádica, como sua maior atividade física, acumulando ainda os famosos exageros gastronômicos e etílicos.

Sabe-se que o condicionamento físico através de exercícios aeróbicos é primordial para o bom desempenho em qualquer atividade e influencia inclusive na tomada de decisões que farão a diferença no resultado final. O condicionamento físico basicamente nada mais é do que o fortalecimento associado à flexibilidade. Aqui abordaremos a flexibilidade através do alongamento.

Benefícios dos Alongamentos:

• Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado;

• Beneficia a coordenação, pois tornam os movimentos mais soltos e fáceis;

• Prevenção de lesões como distensões musculares (um músculo forte e alongado resiste melhor às tensões do que um músculo forte não alongado);

• Facilita atividades de desgaste como PESCA, caminhada, corrida, ciclismo, natação, tênis, etc;

• Desenvolve a consciência corporal. Conforme alonga as várias partes de seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se;

• Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea;

• Auxilia na recuperação muscular após uma atividade física;

• Melhora o nível de elasticidade das fibras musculares evitando ou revertendo o encurtamento muscular;

• Ativa a circulação;

Segue duas ilustrações como sugestão:

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom mesmo!! Valeu pelas informações!!

Eu corro em torno de 4,5km a 6km dia sim, dia não. Faço alongamento + aquecimento antes e alongamento após a atividade. Nos exercícios de fortalecimento muscular tbm faço.

Depois que comecei a me alongar de forma correta (e em tempo adequado), as lesões musculares diminuíram bastante!!

Abração

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FlavioA excelente tópico ::tudo:: ::tudo:: pois eu,por má postura lesionei minha coluna sacra,ha 16 anos atras,e hoje luto contra uma Hérnia de disco e agora neste exato momento a dor ta quase que insuportável,e o unico remedio é o alongamento,que por preguiça não faço e sofro com isso.Mas vou guardar essas dicas sua para ler e reler e fazer :gorfei: :gorfei: pois só assim poderei aliviar minha dor,segundo meu neurologista,e pra quem não tem problema de coluna fica a dica:Cuidem dela demais pois a dor é surtei:: surtei:: é de surtar joia::: Valeu Flavio ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro Flávio muito boa,importantíssimo,já to 50quentão e alongamento , pilates e hidro ginastica me faz aguentar o tranco ::tudo::

Obrigado Ramon!

Afinal.. que dia vou abrir minha cx de MPs e ver um pedido seu heim? :gorfei:

abs

eita distração minha..vou ficar atento joia::: , parabéns pelo tópico pois realmente quem seguir suas recomendações irá ter uma vida muito mais saudável e consequentemente muito mais pescarias ::tudo::,abração.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe... Flaviãããoooo...

Ótmas dicas!!! ::tudo::

Fiz um alongamento da parte uma agora e vi que to td ntrevado ( palavras de um senhor ) :gorfei: :gorfei:

Vou começar a fazer diariamente joia::: . Até dezembro quero estar mir de baum. :gorfei: :gorfei:

Grande abçoo!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

No ano passado fui pra Barcelos e a minha pescaria foi muito prejudicada pela limitação física. Neste ano malhei alguns meses antes da minha ida e enquanto lá aproveitava o momento entre uma ponto de pesca e outro para alongar fazia isso no mínimo 3 vezes no dia e posso dizer que isso fez toda a diferença, pois pude aproveitar para puxar hélices de 7,25 o dia todo sem problema algum.

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...