Ir para conteúdo

Duvida Chicote para Pescaria Pesada


Radaihan

Posts Recomendados

Imagem Postada

Montei uma ilustração de um chicote para pescaria pesada e tenho algumas duvidas, se alguém puder ajudar ai .. ficarei muito agradecido.

Minha duvida é: O cumprimento do fio entre o girador e o anzol? E que material mais o pessoal usa? Qual a espessura desse fio? E quando ao anzol, e muito de gosto né .. coloquei na ilustração o 12/0 da uma opinião. Dês de já muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, esta não é muito a minha praia, mas este ano vou levar um equipamento pra tentar uns bagrões no Rio Negro ao final dos dias.

Montei vários destes chicotes pra levar, no mesmo modelo que vc desenhou. Os componentes vão do gosto de cada um.

O material pra o encastoador que uso é o cabo de aço encapado ou cordoalha, e os que montei variam de 40 a 50 cm.

Quanto à espessura deste cabo de aço, não sei te dizer. Pelo que andei lendo e consultando vários amigos, a libragem deste deveria ser superior à libragem da linha a ser usada. No meu caso, os chicotes são de 120 e de 150 lbs, muito embora a linha que estou levando é a Max Force 0,92 de 200 lbs.

Os anzóis que usei são 9/0 e 10/0.

Daqui a pouco, mestre Cleyson te explica tudo de pescaria pesada.

Abç,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Radaihan joia:::

Bom se usara anzol 12/0 tem a intenção de pegar grandes Jaus,Pirararas e Piraibas,certo?Com o 12/0 costumo utilizar 120 lbs,dou preferencia por um cabo de 60lbs duplo(mas claro que este é por ser meu gosto)mas pode se usar cabo simples de 120lbs á150lbs,de preferencia aos cabos flexíveis,aqueles revestidos de nylon,ao invés de usar aquele cabo duro(arrame de aço) amenos que você for pescar com minhocuçu,ai para fazer o bengalão é melhor usar o cabo sólido(duro).Quanto as chumbadas usadas gosto de usar elas bem pesadas 200g a cima,pois se usar uma isca viva,tipo piau,matrinxã ou curimba iscadas pelo rabo,o peixe(isca)ficara se debatendo no fundo sem sair do lugar,devido o peso do chumbo.Distorcedores (girador),sou péssimo para guardar tamanhos, mas uso um medio mais pra grande do que pequeno.Quanto a linha de 0,80mm pra cima joia:::

Boa pescaria joia::: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal já falou tudo. Pode seguir o que os amigos disseram acima.

Com uma única ressalva:

Se você mesmo for montar, não se esqueça de fazer a montagem bem reforçada, porque o cabo costuma escorregar da luva(aquele caninho q vc amassa) de vez em quando.

Tem que montar de forma que ele não possa escorregar.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Radaihan,

Eu uso o anzol mais de acordo com o tamanho da isca. Se vai usar um piau ou curimba gde, uso o 12/0. Se vou usar um pedaço de peixe ou um peixe menor, uso 10/0, algumas vezes até 8/0. Mas tem que ser anzol reforçado. Os Marine Sport 4330 até onde sei aguentam bem e tem custo imbatível.

O encastoado eu faço com cabo flexível de 120 a 150 lbs. De 30 a 50 cm. É bom observar que se vc for arremessar a isca, quanto maior o encastoado mais complicado vai ser o arremesso.

Como o Carocinho falou acima, usa mais de uma luva de cada lado se vc for fazer o encastoado. Mas se vc não quiser fazer o encastoado, pode comprar os que já vem pronto nas lojas, que são feitos torcidos. São muito práticos.

Girador, não sei numeração. Mas usa de pelo menos 150 lbs. Se não achar referência de peso, usa os maiores. Procure usar giradores de boa qualidade, tanto pela resistência quanto por sua finalidade de não deixar a linha ficar torcida.

Se esse não é o modo correto, pelo menos tem funcionado bem para mim até agora.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Radaihan,

Vou tentar descrever como fazer um encastoado bem reforçado,mas caso não entender o que tentei te passar me avisa pois posso fazer um video e passar ele;

É o seguinte pega 80 cm de cabo flexivel de 60lbs ou 70 lbs dobre ele ao meio,passe a dobra no olho do anzol e passe as duas pontas por dentro da laçada ,conforme a foto.

Imagem Postada

Em seguida enrole o cabo,

Imagem Postada

Coloque a anilha no cabo ja torcido

Imagem Postada

Passe a ponta do cabo (ponta dupla) no olho do distorcedor,faça duas laçadas no cabo,coloque a anilha,apete ela metade em um sentido e a outra metade em outro sentido e esta pronto joia:::

Imagem Postada

Imagem Postada

Ele pronto ficara assim

Imagem Postada

Espero ter ajudado :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Radaihan,

Vou tentar descrever como fazer um encastoado bem reforçado,mas caso não entender o que tentei te passar me avisa pois posso fazer um video e passar ele;

É o seguinte pega 80 cm de cabo flexivel de 60lbs ou 70 lbs dobre ele ao meio,passe a dobra no olho do anzol e passe as duas pontas por dentro da laçada ,conforme a foto.

Imagem Postada

Em seguida enrole o cabo,

Imagem Postada

Coloque a anilha no cabo ja torcido

Imagem Postada

Passe a ponta do cabo (ponta dupla) no olho do distorcedor,faça duas laçadas no cabo,coloque a anilha,apete ela metade em um sentido e a outra metade em outro sentido e esta pronto joia:::

Imagem Postada

Imagem Postada

Ele pronto ficara assim

Imagem Postada

Espero ter ajudado :amigo:

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

aplauso:: aplauso:: aplauso:: aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...