Ir para conteúdo

Anzol ou garatéia ?


Kid M

Posts Recomendados

É claro que para certas iscas, só garatéias, mas essa não é a questão e sim, a pergunta "do que segura mais" um peixe fisgado ! Anzol ou garatéia ?

A resposta aparentemente automática é de que a garatéia tem "mais pontas" que o anzol, até porque este é solitário... mas será que a diferença é tão grande assim ?

Nada melhor que uma isca de garatéia "embuchada", ou que tenha "engatado" as duas garatéias na boca do peixe, mas e o anzol, será que não oferece mais resistência e certeza de que "não irá abrir" ou "se soltar" com as cabeçadas que normalmente acontecem até o embarque ?

Já presenciei perdas incríveis, assim como embarques com um dos anzóis da garatéia preso numa "pelanquinha" labial, mas em se tratando de anzóis tradicionais, esse suspense é menor ! Ou fica preso na ferrada e aí é só não bambear a linha até o embarque, ou o esforço termina logo, mas não chega a ser tão comum perder peixes dessa forma... Pescando com "colher de anzol" ( ou até JJ ) não tem essa ! Muito pouca coisa solta...

Repetindo-me, existem iscas que trabalham com o movimento das garatéias, e não questiono sua eficácia ! Trago apenas a questão do que dá mais "segurança" ao pescador ao sentir a batida do peixe ! Anzol ou garatéia ? :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid eu acho q o anzol é mais resistente q a garatéia.Até, mesmo, por uma questão histórica, (olha eu filosofando aqui...kkkk...) pois os anzóis se modernizaram muito nos últimos anos. Hj tem-se anzol até para peixe fêmea, com pinta de um lado, e em menopalsa...kkkk....As garatéias ainda estão um pouco esquecidas (pelos desenvolvedores)...Hj a VMC , Eagle, e outras empresas do ramo, apenas fazem garatéias super reforçadas, e pronto...Nada de estudos, nada de testes reais (de acordo com a boca do peixe), etc. Acham q robustez, qualidade e durabilidade se fazem construíndo garatéias mais grossas e espessas.As boas garatéias da Gamakatsu, Onwer, e outras marcas mais famosas, são absurdamente caras, podendo chegar a R$ 5,00 ou mais.As garatéias vermelhas de duralumínio passam dos US$ 3.00 dólares lá fora.Ainda tem q se pensar q as próprias garatéias podem prejudicar a captura, já q na maioria das iscas artificiais, 2 ou 3 garatéias se fazem presentes na isca, e nem todas ficam dentro da boca do peixe fisgado, ou seja, o peixe fisgado ao adentrar numa galhada, as garatéias q ficam do lado externo tem tudo para se prender nos galhos e facilitar a fuga do peixe.De qualquer forma...os anzóis são mais resistentes, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que os anzóis são mais confiáveis.Mas, falando diretamente dos resultados, o que manda mesmo é o conjunto de FISGADA, JEITO DA BATIDA DO PEIXE, TENSÃO DA LINHA E SORTE (incluso neste, local da fixação, número de saltos do peixe, jeito de saltar do peixe, sentido da corrida do peixe).E cá pra nós, pode parecer doideira, mas uma garateinha aberta é doido demaaaaaaaaaaais... quando tu ve a cara do bicho e a danada abre é uma adrenalina louca, uma vontade de pescar mais e achar outro daquele... :shock: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O anzol é mais confiável por 2 razões:

O anzol é feito de material mais forte, por não necessitar receber solda. As garatéias são soldadas; e isto faz com que se use metal mais fraco, por ter menor ponto de fusão.

O anzol tende a ter ferroadas mais profundas, simplesmente por ser maior!

É claro que uma ferroada de 2 garatéias é show; mas como iscas maiores são mais chamativas e efetivas na captura de troféus, o anzol é uma boa opção. Estou testando quais montagens com anzóis são mais efetivas em artificiais, quando eu tiver alguma conclusão, divulgarei.

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Zé_Roberto,

Já conhecia essa garatéia ( de foto, é bem verdade ) !

Fui dar uma lida na propaganda que você postou, e já achei que por ser 1x já pode ter algum problema de resistência na confecção... !

Na verdade é um formato novo, mais agressivo, mas que me parece não possibilitar a ação de fisga das outras duas pontas de forma simultânea ! Isso, por si só, já me parece uma deficiência para os nossos peixes, sempre muito mais agressivos e saudáveis que os americanos...

Nem acho que o formato possa atrapalhar o trabalho das iscas, embora o balanceamento do conjunto possa ter alguma influência ( só testando para ver o resultado... ). Acho essas tentativas uma forma de criar uma "novidade" no fogoso mercado aquisitivo norte americano ! Você não se lembra das garatéias vermelhas que puxaram as vendas ? Muito preciosismo imaginar que um tucuna ( ou uma traíra ) vá atacar por conta de garatéias vermelhas... Ataca porque a isca ( como um todo ) o atrái, mas não será por conta das garatéias vermelhas, por mais "atrativas" possam parecer ( mais até para nós mesmos... ) !

Na pesca do "ardiloso black bass", possa ser que esse anzol mais comprido tenha uma razão de ser... No caso dos tucunas, não encontrei um "porque"... Não o compraria, se quer saber... ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé Roberto; eu tenho garatéias como estas (se não forem as mesmas, acho que são) faz anos... E as uso sem problemas para dentuças, nunca amassaram ou abriram; sendo que eu as considero as melhores garatéias que eu já ví!!! Super leves, fininhas (penetram melhor, principalmente lugares duros como uma boca de traíra), e (embora dê medo de usá-las) elas tem se mostrado fortes o suficiente. São garatéias especialmente recomendáveis para iscas de superfície por sua facilidade em ferroar! Pena que eu nunca mais encontrei-as para comprar...

Mas observo que; se fossem bocudos, eu acho que eu não usaria (por poderem rasgar a boca bem mais delicada do bocudo, devido à sua espessura reduzida)... Mas, essa experiência, eu ainda não tive para poder lhe falar ao certo. Vamos ver o que mais o pessoal diz a respeito....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...