Ir para conteúdo

Vara de carretilha Fleming Amazon Tucuna III 6´0´´ 36 lbs ?


Radaihan

Posts Recomendados

Eu vi uma no Juninho Pesca e não gostei muito,só pelo fato dos passadores ser de duas patas(todos os passadores)no meu ver ela vai ser um toco,e pelo valor dela iria de Daiwa Procaster 25lbs joia:::

E para os peixes de nossa região,se tratando de varas mais resistentes,vou de Pesca Brasil,são um poco pesadas mas não quebram,aguentam bem o tranco e sem contar no custo delas que é bem em conta. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma de 6' na versão de molinete que é um "toco" !

Deve servir para puxar hélices, que não é o meu caso !

Usei-a apenas uma vez, e a mesma está "virgem" de peixe...

Eventualmente poderá servir num processo de customização para carretilha !

De qualquer forma, me parece mais adequado buscar algo que já tenha sido preparado para carretilha !

Estou fazendo uma troca inversa, alterando uma que era carretilha para molinete !

arrow:: O blank Fenwick justifica...

Claro que teria que ser com o Marco da CBM... ( pescaria de 2012... se houver ! ) ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma 5'6... não acho tão rápida para ser considerada um toco, mas é dura (nao sei se este é o termo) para arremessar e não vai bem com iscas próximo a 10g, apsear do casting ser a partir de 9g. Dá para puxar hélices, mas nao gosto do peso e arremesso.

Está encostada, uso quando vou a P&P e com cevadeira dá para mandar o braço, pois aceita desaforo - e vai muito bem na ferrada e na briga com o peixe.

A cortiça é de baixa qualidade e tive que tirar fora o foregrip por causa de rachadura e quebra da cortiça.

Mas não é uma vara ruim para bait, mas me parece mais indicada para outras finalidades... Enfim, questão de gosto pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma 5'6... não acho tão rápida para ser considerada um toco, mas é dura (nao sei se este é o termo) para arremessar e não vai bem com iscas próximo a 10g, apsear do casting ser a partir de 9g. Dá para puxar hélices, mas nao gosto do peso e arremesso.

Está encostada, uso quando vou a P&P e com cevadeira dá para mandar o braço, pois aceita desaforo - e vai muito bem na ferrada e na briga com o peixe.

A cortiça é de baixa qualidade e tive que tirar fora o foregrip por causa de rachadura e quebra da cortiça.

Mas não é uma vara ruim para bait, mas me parece mais indicada para outras finalidades... Enfim, questão de gosto pessoal...

Qundo me referi ele ser um toco,me referi que sua ação é mais lenta( SLOW)devido os passadores de duas patas,os quais enrigessem a vara,tornando as mais duras.E creio eu que foi isso que o mestre:: Kid M quis diser tambem joia:::

Pois se ela fosse rapida não seia um toco(dura)

Pode melhorar a ação dela trocando os passadores de pata dupla por passadores de uma pata,assim ela ficara um pouco mais flexivel,pois os passadores e a forma como são distribuidos influencia,e muito na ação do caniço joia:::

A proposito qualé a ação dessa vara Fast, Moderate ou Slow ?

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma 5'6... não acho tão rápida para ser considerada um toco, mas é dura (nao sei se este é o termo) para arremessar e não vai bem com iscas próximo a 10g, apsear do casting ser a partir de 9g. Dá para puxar hélices, mas nao gosto do peso e arremesso.

Está encostada, uso quando vou a P&P e com cevadeira dá para mandar o braço, pois aceita desaforo - e vai muito bem na ferrada e na briga com o peixe.

A cortiça é de baixa qualidade e tive que tirar fora o foregrip por causa de rachadura e quebra da cortiça.

Mas não é uma vara ruim para bait, mas me parece mais indicada para outras finalidades... Enfim, questão de gosto pessoal...

Qundo me referi ele ser um toco,me referi que sua ação é mais lenta( SLOW)devido os passadores de duas patas,os quais enrigessem a vara,tornando as mais duras.E creio eu que foi isso que o mestre:: Kid M quis diser tambem joia:::

Pois se ela fosse rapida não seia um toco(dura)

Pode melhorar a ação dela trocando os passadores de pata dupla por passadores de uma pata,assim ela ficara um pouco mais flexivel,pois os passadores e a forma como são distribuidos influencia,e muito na ação do caniço joia:::

A proposito qualé a ação dessa vara Fast, Moderate ou Slow ?

Abraços :amigo:

engraçado isso... eu e meus parceiros de pesca temos o conceito de "toco" como uma vara rápida, muito rápida- quase X-fast.... sinônimos: cabo de vassoura, taco de sinuca, e por aí vai.

Nominalmente ela é moderada-rápida. E no texto quero dizer que ela apesar de nao ser rápida, comporta-se no arremesso como uma X-fast, ou seja, um "toco".

Devo discordar a respeito de passadores. Não sou rod-builder, mas tenho lido que o número de passadores ou o número de "patas" nao alteram a ação do blank, pois a ação do blank é inerente a ele.

Mas á medida que se aumenta o numero de passadores e peso (por pata dupla e por mais resina) você terá um esforço a mais no blank o que pode refletir a quem o usa, uma sensação de alteração na ação.

Uma comparação feita num tópico da http://rodbuilding.org/list.php? é com uma ferrari: se você botar 1000 kg de carga, vai parecer que tem um motor menor - mas é a mesma ferrari - sacou?

Assim que eu tiver mais tempo, procuro o artigo e posto aqui. Ou um RB vem aqui e explica melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só esclarecendo o MEU ponto de vista : tchau::

arrow:: vara "toco" para mim é aquela de ação super-hiper-rápida !

arrow:: Das que em nada ajudam ( flexibilidade ) na hora dos lançamentos das iscas utilizadas...

arrow:: Daquelas que os "brutos" pedem "arrego" logo, na hora do "cabo de força"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma 5'6... não acho tão rápida para ser considerada um toco, mas é dura (nao sei se este é o termo) para arremessar e não vai bem com iscas próximo a 10g, apsear do casting ser a partir de 9g. Dá para puxar hélices, mas nao gosto do peso e arremesso.

Está encostada, uso quando vou a P&P e com cevadeira dá para mandar o braço, pois aceita desaforo - e vai muito bem na ferrada e na briga com o peixe.

A cortiça é de baixa qualidade e tive que tirar fora o foregrip por causa de rachadura e quebra da cortiça.

Mas não é uma vara ruim para bait, mas me parece mais indicada para outras finalidades... Enfim, questão de gosto pessoal...

Qundo me referi ele ser um toco,me referi que sua ação é mais lenta( SLOW)devido os passadores de duas patas,os quais enrigessem a vara,tornando as mais duras.E creio eu que foi isso que o mestre:: Kid M quis diser tambem joia:::

Pois se ela fosse rapida não seia um toco(dura)

Pode melhorar a ação dela trocando os passadores de pata dupla por passadores de uma pata,assim ela ficara um pouco mais flexivel,pois os passadores e a forma como são distribuidos influencia,e muito na ação do caniço joia:::

A proposito qualé a ação dessa vara Fast, Moderate ou Slow ?

Abraços :amigo:

engraçado isso... eu e meus parceiros de pesca temos o conceito de "toco" como uma vara rápida, muito rápida- quase X-fast.... sinônimos: cabo de vassoura, taco de sinuca, e por aí vai.

Nominalmente ela é moderada-rápida. E no texto quero dizer que ela apesar de nao ser rápida, comporta-se no arremesso como uma X-fast, ou seja, um "toco".

Devo discordar a respeito de passadores. Não sou rod-builder, mas tenho lido que o número de passadores ou o número de "patas" nao alteram a ação do blank, pois a ação do blank é inerente a ele.

Mas á medida que se aumenta o numero de passadores e peso (por pata dupla e por mais resina) você terá um esforço a mais no blank o que pode refletir a quem o usa, uma sensação de alteração na ação.

Uma comparação feita num tópico da http://rodbuilding.org/list.php? é com uma ferrari: se você botar 1000 kg de carga, vai parecer que tem um motor menor - mas é a mesma ferrari - sacou?

Assim que eu tiver mais tempo, procuro o artigo e posto aqui. Ou um RB vem aqui e explica melhor.

Eduardo para mim X Fast,e´aquela que trabalha basicamente a ponta do blank.

A slow,essa sim trabalha o balnk por inteiro,ai sim se parece com um cabo de vassoura oe taco de sinuca joia:::

Mas se ue tiver errado que os RB de plantão me corrijam joia:::

isso é bom para nosso aprendizado,é debatendo que se aprande joia::: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

Muito aprendi e continuo aprendendo e por isso, entre muitos outros quesitos, o FTB é show!

Há muita discussão acerca de ação e há confundimento de conceitos acerca de velocidade e deformação, que de forma ou outra, estão relacionadas com a ação. A discussão é longa, deixo aos mais experientes.

Algum complemento pode ser visto aqui:

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9516

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

Muito aprendi e continuo aprendendo e por isso, entre muitos outros quesitos, o FTB é show!

Há muita discussão acerca de ação e há confundimento de conceitos acerca de velocidade e deformação, que de forma ou outra, estão relacionadas com a ação. A discussão é longa, deixo aos mais experientes.

Algum complemento pode ser visto aqui:

http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=72&t=9516

:amigo:

Pois é Eduardo,pra mim toco quer dizer algo duro sem deformação,ex tenho uma vara 50lbs que quase não trabalha (slow,ou lenta)e outra de 50lbs que trabalha(moderat,ou moderada),passei o dia pensando nisso,pois ja ouvi de pescadores falar que quando o blank não trabalha ela é rapida,mas pelo post que voce citou,o qual estava procurando para aqui postar mas não encontrei,eu entendo ao contrario slow trabalha menos e fast trabalha mais o blank.O bom seria uma semana de pescaria para debates e trocas de ideias :gorfei: :gorfei: ai todos iriam se entender ou todos iriam ficar mais confusos oloko:: oloko::

Valeu companheiro ::tudo::

A vida é feita de aprendizagem e humildade,tenho a humildade de dizer,entendo pouco desse assunto,e tenho um excelente aprendizado aqui no FTB,pois aqui só tem fera ::tudo::

E voltando ao foco,indicaria ao Radaihan a EnzoIII 5'6 - 1,68M - 12/25 libras ::tudo::

(UFA)um forte abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pedir ao Marcão ( CBM ) que poste um posicionamento sobre essas questões...

Se há alguém que pode tirar esa dúvida, é êle ! joia:::

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Talvez seja uma duvida tola,mas é bom para que todos tenha o mesmo conceito,que falemos todos a mesma lingua na pesca joia::: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, o tema é Amazon Tucuna e a Enzo, não concordo com nenhuma das respostas, estas varas não XX Fast e muito menos Toco.

No nosso mercado não existem varas em série XXFAST.

Kid, vou postar novamente o que já discutimos em uma outra situação.

Nesse tópico:

viewtopic.php?f=72&t=9516

Abaixo o desenho universal sobre a ação dos blanks:

Imagem Postada

Imagem Postada

A vara X FAST é muito rápida.

Mas existe a vara realmente Toco, que é a XX FAST Power Extra Heavy que ainda assim não significa que essa vara seja pesada.

Tudo que eu aprendi nesses 20 anos trabalhando com varas de pesca e buscando informações com grandes montadores de varas custom e fabricantes de varas de renome internacional o Nelson Nakamura resumiu o que é.

Veja a explicação do Nelson Nakamura nos cursos dado por ele:

Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com bóias cevadeiras por exemplo é um caso desses.

Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.

Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.

Então veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar uma vara adequada.

Leitura da vara

Tipos de Varas:

-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve

Linha até 6 libras (2,3kg)

-LIGHT (L) – Leve

Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)

-MEDIUM (M) – Média

Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)

-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada

Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)

-HEAVY (H) – Pesada

Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)

-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada

Linha acima de 35 libras (15,9kg)

Classificações

As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas classificações vem impressas nas próprias varas.

COMPRIMENTO

É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.

PESOS DE ARREMESSO

As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).

CAPACIDADE DE PESO E RESISTENCIA DA LINHA

Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).

Medidas, esta TABELA é importante.A altura, como estatura de um ser, pode ser medida em diversas unidades. Em geral é medida em centímetros, no sistema métrico (universal) e em pés e polegadas, no sistema inglês (usado sobretudo em países de língua inglesa), onde:

1" (uma polegada) = 2,54 cm

1' (um pé) = 30,48 cm

¼" ou 0.25" = 0.64 cm

½" ou 0.5" = 1,27 cm

¾" ou 0.75" = 1,91 cm

• 1,50 m ................. 150 cm ............ 4' 11" (quatro pés e onze polegadas)

• 1,51 m ................. 151 cm ............ 4' 11.5"

• 1,52 m ................. 152 cm ............ 5'

• 1,53 m ................. 153 cm ............ 5' 0.25"

• 1,54 m ................. 154 cm ............ 5' 0.5"

• 1,55 m ................. 155 cm ............ 5' 1"

• 1,56 m ................. 156 cm ............ 5' 1.5"

• 1,57 m ................. 157 cm ............ 5' 2"

• 1,58 m ................. 158 cm ............ 5' 2.25"

• 1,59 m ................. 159 cm ............ 5' 2.5"

• 1,60 m ................. 160 cm ............ 5' 3"

• 1,61 m ................. 161 cm ............ 5' 3.5"

• 1,62 m ................. 162 cm ............ 5' 3.75"

• 1,63 m ................. 163 cm ............ 5' 4"

• 1,64 m ................. 164 cm ............ 5' 4.5"

• 1,65 m ................. 165 cm ............ 5' 5"

• 1,66 m ................. 166 cm ............ 5' 5.5"

• 1,67 m ................. 167 cm ............ 5' 5.75"

• 1,68 m ................. 168 cm ............ 5' 6"

• 1,69 m ................. 169 cm ............ 5' 6.5"

• 1,70 m ................. 170 cm ............ 5' 7"

• 1,71 m ................. 171 cm ............ 5' 7.5"

• 1,72 m ................. 172 cm ............ 5' 7.75"

• 1,73 m ................. 173 cm ............ 5' 8"

• 1,74 m ................. 174 cm ............ 5' 8.5"

• 1,75 m ................. 175 cm ............ 5' 9"

• 1,76 m ................. 176 cm ............ 5' 9.25"

• 1,77 m ................. 177 cm ............ 5' 9.5"

• 1,78 m ................. 178 cm ............ 5' 10"

• 1,79 m ................. 179 cm ............ 5' 10.5"

• 1,80 m ................. 180 cm ............ 5' 11"

• 1,81 m ................. 181 cm ............ 5' 11.25"

• 1,82 m ................. 182 cm ............ 5' 11.5"

• 1,83 m ................. 183 cm ............ 6'

• 1,84 m ................. 184 cm ............ 6' 0.5"

• 1,85 m ................. 185 cm ............ 6' 1"

• 1,86 m ................. 186 cm ............ 6' 1.25"

• 1,87 m ................. 187 cm ............ 6' 1.5"

• 1,88 m ................. 188 cm ............ 6' 2"

• 1,89 m ................. 189 cm ............ 6' 2.5"

• 1,90 m ................. 190 cm ............ 6' 2.75"

• 1,91 m ................. 191 cm ............ 6' 3"

• 1,92 m ................. 192 cm ............ 6' 3.5"

• 1,93 m ................. 193 cm ............ 6' 4"

• 1,94 m ................. 194 cm ............ 6' 4.5"

• 1,95 m ................. 195 cm ............ 6' 4.75"

• 1,96 m ................. 196 cm ............ 6' 5"

• 1,97 m ................. 197 cm ............ 6' 5.5"

• 1,98 m ................. 198 cm ............ 6' 6"

• 1,99 m ................. 199 cm ............ 6' 6.5"

• 2,00 m ................. 200 cm ............ 6' 6.75"

• 2,01 m ................. 201 cm ............ 6' 7"

• 2,02 m ................. 202 cm ............ 6' 7.5"

• 2,03 m ................. 203 cm ............ 6' 8"

• 2,04 m ................. 204 cm ............ 6' 8.5"

• 2,05 m ................. 205 cm ............ 6' 8.75"

• 2,06 m ................. 206 cm ............ 6' 9"

• 2,07 m ................. 207 cm ............ 6' 9.5"

• 2,08 m ................. 208 cm ............ 6' 10"

• 2,09 m ................. 209 cm ............ 6' 10.25"

• 2,10 m ................. 210 cm ............ 6' 10.5"

• 2,11 m ................. 211 cm ............ 6' 11"

• 2,12 m ................. 212 cm ............ 6' 11.5"

• 2,13 m ................. 213 cm ............ 7'

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Medidas_de_altura&oldid=21632183

Bem espero ter contribuído.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcão,

Os "pontos de vista" podem ser discordantes...,

MAS A REALIDADE TÉCNICA é INQUESTIONÁVEL

Obrigado por todo esse esclarecimento ! Valeu ! mestre::

Com toda certeza KId!

Kid, essa podemos dizer que é uma toco e pelo seu tamanho e libragem é muito leve pois do contrario o pescador não aguentaria nem meia hora puxando os Popper de 170 gramas.

Imagem Postada

Essa que esta na mão do Léo é uma toco realmente de 30 lbs, se perceber com atenção vai ver que nem chega e envergar um cm sequer nem no arremesso e nem na puxada de uma grande hélice

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=i-c03N-n_wo

Eu não aguentei nem meia hora nesta batida :gorfei: :gorfei:

Marcão

Ps: vou fazer um video com este blank para o pessoal ver o que realmente é um toco heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Marcão mestre::

Agora ficou claro como um dia ensolarado :gorfei:

Valeu ::tudo::

Não soube me explicar,mas pra mim vara toco é igual a essa que o Léo esta usando,e eu com esse porte fisico(quase um grilo)não dou conta nem de dois arremessos com ela :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Tenho uma de 6' na versão de molinete que é um "toco" !

Deve servir para puxar hélices, que não é o meu caso !

Usei-a apenas uma vez, e a mesma está "virgem" de peixe...

Eventualmente poderá servir num processo de customização para carretilha !

De qualquer forma, me parece mais adequado buscar algo que já tenha sido preparado para carretilha !

Estou fazendo uma troca inversa, alterando uma que era carretilha para molinete !

arrow:: O blank Fenwick justifica...

Claro que teria que ser com o Marco da CBM... ( pescaria de 2012... se houver ! ) ::fishing

Para molinete fica muito boa, tenho os blanks delas aqui exatamente para este tipo de vara MOLINETE!

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...