Ir para conteúdo

II Encontro ANEPE da Pesca Amadora Esportiva


Edgar Maugeri

Posts Recomendados

Compareci no dia 26, neste evento, convidado pelo amigo Felipe Bogomoltz. Deixo aqui minha opinião a respeito, e a pauta oficial do acontecimento.

A Anepe conseguiu o apoio de vários deputados, e a presença de representante do governo, o que torna o evento de grande importância. Haja visto que Atos Solenes, só se realizam quando o Presidente da Assembléia convoca e todos os deputados aprovam. Gostaria que mais entidades estivessem presentes, representando os pescadores. Faltaram os clubes de pesca, os sites e foruns de pesca, e os pescadores mesmo. Lógico que dentre as pessoas presentes haviam pescadores esportivos, mas a massa mesmo não estava. Faltaram os ícones da pesca, aqueles que escrevem na revista, apresentam programa de TV, guias renomados, que ao meu ver dariam mais força ao evento. A finalidade alí não era fazer debates, portanto não teve a participação do público presente, mas serviu de pontapé inicial à parceria com o Ministério da Pesca, e espero sinceramente que algo mude em relação a pesca esportiva. Entrem no site da Anepe, e vejam que muitos dos bons nomes da pesca esportiva são filiados, assim como várias empresas, e se informe. http://www.anepe.org.br

abç

II Encontro ANEPE da Pesca Amadora Esportiva – Prova de Sucesso

O II Encontro ANEPE da Pesca Amadora Esportiva, que aconteceu no dia 26 de outubro de 2011 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi um sucesso.

O evento foi marcado pela presença de representantes do Governo, como o Secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, Américo Ribeiro Tunes, que representou o Ministro da Pesca e Aquicultura, Luís Sérgio Nóbrega de Oliveira; o Coordenador Geral de Registro e Licença da Pesca e Amadora, Michel Lopes; o Coordenador Geral de Registro da Aquicultura, Rui Donizete; e o Diretor Técnico do Instituto de Pesca de São Paulo, Edson Kubo.

Estiveram presentes, também, grandes personalidades do Setor, como o Presidente da Federação de Pesca de São Paulo, Betinho, o Presidente da Associação dos Empreendedores de Serviço de Turismo da Região de Presidente Epitácio, Eduardo Schebuk, além de empresários do comércio e indústria da pesca amadora esportiva, pescadores, operadores de turismo e outras autoridades.

A Mesa foi presidida por Helcio Honda, Presidente da ANEPE, e a abertura foi feita pelo Deputado Estadual Fernando Capez, que, em seu discurso, além de mostrar extrema simpatia pelo setor e reconhecer o potencial econômico, social e conservacionista da pesca amadora esportiva, ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela ANEPE, assim como a necessidade de fomento do setor, mediante a edição de legislação mais adequada e que dê segurança institucional ao mercado e a todos que interajam com a pesca amadora esportiva.

Em seguida, o Presidente da ANEPE, Helcio Honda, fez rápido balanço sobre as principais ações da atual gestão, destacando os Projetos de Tagueamento em andamento no Estado de Goiás, Amazonas e Pará. Falou, ainda, sobre o Projeto para Implantação da Cota Zero no Estado do Mato Grosso, unidade federativa essa que já sofreu bastante com a pesca predatória e indiscriminada, o que resultou visível redução do estoque pesqueiro, prejudicando efetivamente a todos, especialmente o meio-ambiente e, por consequência, os ribeirinhos, o comércio e o turismo da região.

O II Encontro ANEPE do Setor da Pesca Esportiva contou com a participação do Professor Doutor Alberto Ferreira de Amorim, Engenheiro Agrônomo, Pesquisador Científico do Instituto de Pesca de São Paulo, Conselheiro da Vivamar e Representante da Billfish Foudation no Brasil, que fez uma breve explanação sobre o trabalho de tagueamento de peixes de bico desenvolvido na cidade Santos e sobre as conclusões que marcam a pesca amadora esportiva como atividade que fomenta a conservação ambiental e, por conseguinte, o desenvolvimento econômico sustentável.

O evento foi idealizado pela ANEPE a oportunizou a divulgação, ao mercado, dos avanços obtidos pela atual gestão e associados de forma geral, além de chamar a atenção das autoridades para a importância da pesca amadora esportiva como um instrumento de conservação ambiental e de desenvolvimento sustentável.

A colaboração do Deputado Fernando Capez (que disponibilizou a estrutura da Assembléia Legislativa, considerado o evento como “pauta oficial da Assembléia”), assim como dos nossos patrocinadores (Ayumi Supermercados, Brudden Náutica, Dolly Refrigerantes, Dourado Bus, Emifran, Jacto, Júlio Okubo Joias, Mira Transporte, Sama Minerações, Santaconstancia) e apoiadores (Albatroz Fishing, Grissi Confecções, Honda Estevão Advogados, Itapará Sportfishing, Hotel Juma Lodge, Nascimento Turismo, Pousada Serra da Mesa, Riako, Sakura e Wakoku) foram decisivos para o sucesso do Evento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...