Ir para conteúdo

dúvidas com KR-conceito da Fuji


Posts Recomendados

Amigos,

Esta semana estudei alguns artigos a respeito do KR-concept da Fuji, buscando entender o sistema para casting. Ao que parece, além do sistema anti-enrosco, traz mais vantagens, principalmente em arremesso, menor inluência na ação, etc.

Num dos artigos, a Fuji recomenda a redução do tamanho dos passadores, buscando outra lógica de ação, adicionada ao New Concept Guide (NCG).

Para exemplificar, nas montagens convencionais de 5'6, usariamos a sequencia de tamanhos 12, 10, 8 , 7, 6, 6, 6 e ponteira.

No conceito KR, é sugerido o uso de tamanhos 10, 5,5 (KW - patas duplas), 4, 4, 4 (tipo KB) e 4, 4, 4 (tipo KT) e ponteira - aumenta um passador, mas como reduz-se muito o tamanho deles, consequentemente, diminui-se o peso total (segundo a Fuji). A ação da linha no arremesso se concentraria nos dois priemiros passadores (KW), permitindo menor atrito geral.

Entretanto, não encontrei no mercado os da série KB (mudhole, merryl, anglersworkshop, japantackle, etc), que são similares ao KT mas tem a "pata de amarração" mais longa pois sao eles que vao suportar a pressao na hora da briga com o peixe. A

A Fuji australiana indica que a série KB só estará no mercado em meados de 2012.

E aí vao algumas dúvidas:

- a Fuji lança a série KW e KT, mas nao há no mercado os KB. Há alguma indicação para usar os KTs no lugar de KB, mesmo com pata mais curta e serem mais passíveis de deslocamento e torção? a vara ficará mais "fraca"?

- se usar os passadores da série K numa montagem "convencional (do 12 ao 6) teríamos vantagem além do anti-enrosco?

Sei que tem pouca informação a respeito, inclusive no exterior, pois é relativamente novo o conceito. Mas aqui é o lugar de troca de informações e experiencias, então vamos lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O novo modelo de passador " K " Series - Tangle Free Guides (2009 ICAST) , ele é o mais avançado em seu design e mais leve pelo seu tamanho, é um passador que elimina o famoso nó de vento ou laçada na hora do arremesso, ele tem por sua vez um preço mais elevado, mas creio que logo-logo estará nas opções dos pescadores mais exigentes e é claro mais barato.
A superfície do material da armação (de titânio) é altamente polido e extraordinariamente suave garantindo que haja pouca ou nenhuma fricção para permitir que o loop da linha não estacione em nenhuma parte da armação. Nesse modelo de passador, temos a sorte de ser o primeiro passador com armação de titânio e anel de sic e armação de titânio e anel de alconite o que é novidade para todos, embora este passador tenha sido criado para pescadores que utilizam linhas de multifilamento posso afirmar que ele também ajudará em linha de mono e fluorcabon, seu modelo foi lançado tanto para molinetes como para carretilhas.
Existe também o aço inox S4 com anel de alconite e agora a Fuji lançou o aço inox S4 Black com anel de alconite.
Eu só tenho o polido.

A Fuji lançou

- TKWSG - 2 patas com armação de Titânio anel de SIC
- TKWAG - 2 patas com armação de Titânio anel de ALCONITE

Esse modelo abaixo é usado para varas de carretilha
TKTSG -1 pata com armação de Titânio anel de SIC
TKTAG - 1 pata com armação de Titânio anel de ALCONITE

Esse modelo é usado para varas de molinete
TKLSG - 1 pata com armação de Titânio anel de SIC
TKLAG - 1 pata com armação de Titânio anel de ALCONITE [/color]



KWAG - 2 patas com armação de aço inox S4 polido com anel de alconite

KLAG - 1 pata com armação de aço inox S4 polido com anel de alconite (usado em varas para molinete)

KTAG - 1 pata com armação de aço inox S4 polido com anel de alconite (usado em varas para carretilha)



KB = armação Black com anel de alconite.

Existe a armação na cor Gusmoke com anel de alconite



Para varas de bait, só recomendamos acima de 20 a 25 libras, eles não são tão leves mesmo os de titânio.


Na verdade aqui no fórum já foi bastante discutido esse assunto, se você voltar um pouco, tem opinião de outros montadores.


O New concept é conhecido como novo sistema de montagem, já é bem antigo e permanece. ex. blank de 5'6" ou 5'8" 12, 10, 8 , 7, 6, 6, 6 e ponteira.

Quanto aos passadores micro o mundo esta usando, os americanos começaram a usar novamente, mas pelo que vejo, já estão voltando ao tradicional, terminarem as varas com o passador os passadores nr.6 ou 7.
Eu particularmente não uso os micros, a não ser em varas ultra ligth, pois o nó do Leader acaba arrancando o anel da ponteira.
Terminar a vara com o nr. 6 é estilo Japones.

Quanto a não achar nas lojas citadas os passadores, os mais vendido pelo que sei nos EUA são os oxido de alumínio pelo custo e a Marca Fuji nem sempre é a preferência, eles são conservadores preferem as Marcas American Tackle, Pacif Bay e atualmente o ALPS esta em evidência por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Marco!

você é único e nós, os pescadores com dúvidas e ávidos por novidades, somos muitos. Obrigado por compartilhar teus anos de estrada! joia:::

Discuti com amigos este novo conceito e haviamos desconfiado que a armação destes passadores fossem mais pesadas que os NCG, agora temos a confirmação.

Também, a primeira coisa que nosso grupo observou ao discutir a montagem com KR-Concept foi a questão do lider. A Fuji recomenda para linhas mais grossas, usar passadores tamanho 4,5, mas ainda assim achamos pequenos para a passagem do lider, muito embora, a Fuji teoriza que os dois passadores pata dupla é que sofreriam o impacto da linha, até esta entrar no "tunel" de saída, já estando "alinhada" (deculpe a redundância).

Enfim, em tese, o conceito KR nos traz grandes novidades.

De posse de um informativo da Fuji, tentei estimar custos para a montagem, mas não encontrei toda a linha de passadores recomendada

Imagem Postada

Imagem Postada

Infelizmente, entre todos os sites que pesquisei, só encontrei o tamanho 5,5 com duas patas - BKWAG (somente na cor Black e só em S4, nenhum na armação de Ti ou anel Sic - e foram várias lojas). O Catálogo da Fuji 2011 apresenta toda a série de passadores, com a exceção dos passadores centrais, os KB(http://merricktackle.com/home-images/Fuji).

Tinha pensado em usar estes passadores numa lamiglas IM6 15 lb, mas entre idas e vindas, resolvi que vou usar os convencionais. Enquanto isso, vou aguardar os relatos a respeito do uso deste conceito/passadores e saber se estas montagens aguentam nosso tucunaré azul.

Um abraço Marco e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta, Paulo.

A Fuji diz que o peso total dos passadores até diminui em comparação aos usados no NCG, pois usam-se passadores bem menores, muito embora o Marco tenha observado que os KR individualmente sejam um pouco mais pesados que os do NCG no mesmo tamanho. Se o peso até diminui, a vara vai aproximar a ação original do blank. Esta é minha leitura, mas só o Marco ou outro RB que tenham os passadores e tenham feito montagens para dar esta resposta. Também estou curioso. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o que eles acham...será que é o peso ou a distribuição dos passadores que influencia ?

Paulo eu não gosto dessa montagem. A Fuji lança, indica, não quer dizer que é padrão.

O sistema new concept para mim funciona muito bem, e quando o cliente aceita, prefiro colocar o nr. 7 no final.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho... Em uma recente viagem a Barcelos, observei as varas custom do grupo e comparei com as minhas.

Todas eram 25lbs e tamanho variando entre 5'6", 5'7" e 5'8".

A distribuição dos passadores era praticamente identica...porém o que me chamou bastante a atenção foi a diferença de diametro do oring interno da ponteira. Algumas varas tinha a ponteira bem aberta(o "furo"era bem aberto) enquanto outras o "furo" era mais apertado...

Em que isso reflete principalmente?

Quando usar uma ponteira de diametro maior e quando usar uma menor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o que eles acham...será que é o peso ou a distribuição dos passadores que influencia ?

Paulo eu não gosto dessa montagem. A Fuji lança, indica, não quer dizer que é padrão.

O sistema new concept para mim funciona muito bem, e quando o cliente aceita, prefiro colocar o nr. 7 no final.

Marcão

Naqueles blancks que comprei de você no ano passado, montei uma no sistema New Concept e outra no sistema anterior, igual ao da crucial (shimano) com um passador a menos. Gostei mais desta vara que a com o sistema new concept....por isso achei que um passador a mais pode modificar ainda mais a ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho... Em uma recente viagem a Barcelos, observei as varas custom do grupo e comparei com as minhas.

Todas eram 25lbs e tamanho variando entre 5'6", 5'7" e 5'8".

A distribuição dos passadores era praticamente identica...porém o que me chamou bastante a atenção foi a diferença de diametro do oring interno da ponteira. Algumas varas tinha a ponteira bem aberta(o "furo"era bem aberto) enquanto outras o "furo" era mais apertado...

Em que isso reflete principalmente?

Quando usar uma ponteira de diametro maior e quando usar uma menor?

Não sei quais foram as comparações.

A montagem que usamos na CBM POR EX. VARA DE 5'6"

1 NR. 12

1 NR. 10

1 NR. 8

1 NR. 7

3 NR. 6

PONTEIRA NR. 6

Quanto ao tamanho 5'6" / 5'7 ou 5'8" é questão de gosto, eu tenho certeza que com a 5'8" ganhamos em arremesso, eu Marco prefiro 5'6" meu filho 5'8" ou até 6' a Bete prefere 5'6" com o cabo bem fininho, pois a mão dela é muito pequena e ainda consegue pescar com a direita e com a esquerda, mas segura embaixo da carretilha.

Esse exemplo é o motivo das pessoas fazerem as varas custom.

E em nossas varas de uso pessoal, temos usado muitas vezes ponteiras com anel nr. 7.

Tem montador que esta terminando as varas com passador nr. 5 ou 5.5 e a ponteira também com numeração menor.

Para mim a diferença é na questão das linhas e do leader que usamos.

Os japoneses não criam sistemas para nós e sim para eles.

A estupidez que é o Tucunaré quando unimos a multi com o fluor fica bem grosso o nó, e acaba arrancando o anel da ponteira.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o que eles acham...será que é o peso ou a distribuição dos passadores que influencia ?

Paulo eu não gosto dessa montagem. A Fuji lança, indica, não quer dizer que é padrão.

O sistema new concept para mim funciona muito bem, e quando o cliente aceita, prefiro colocar o nr. 7 no final.

Marcão

Naqueles blancks que comprei de você no ano passado, montei uma no sistema New Concept e outra no sistema anterior, igual ao da crucial (shimano) com um passador a menos. Gostei mais desta vara que a com o sistema new concept....por isso achei que um passador a mais pode modificar ainda mais a ação.

Paulo a questão de um passador a menos, o certo seria usar o passador mais alto, pois se usar os alconite que são pata única, que foi adaptado para bait no sistema new concept, a linha pode pegar no blank, com um a menos usando esse modelo, vai passar por baixo com certeza.

Agora a questão de alterar a ação do blank, acontece quando a libragem é muito baixa, em vara s de 20 / 25 / 30 libras x fast ou xxfast, dificilmente os de alconite / ou sic com aço alteram a ação, o de titânio mantém a ação fiel do blank.

Mas no caso dos passadores " K " mesmo com a armação de titânio ele pesa um pouco mais que a série BLAG OU CLAG que agora é LAG.

Veja o ex. de algumas varas do mercado que vem com 9 / 10 / e até 11 passadores, o que acontece, a libragem que vem anotado nelas nunca é oficial. O pessoal compra e traz para reforma completa.

Mudamos completamente e fica totalmente diferente do que o fabricante fez, atendendo alguns lojistas ou alguns pescadores.

Mais uma vez essa é nossa opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

quanto ao cabo fino,não é preferencia so da Bete Naonao:: Naonao::

Eu tambem gosto dos cabos mais finos,pelo fato tambem de segurar a carreta por baixo joia:::

Aproveitando a deixa :gorfei: A sequencia de passadores que encomendei ficara boa numa fara Frontier 6" 10-30 lbs? (A vara é uma Sumax :gorfei: ,Mas a cachorra do meu avatar peguei com ela 6Kg)

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

quanto ao cabo fino,não é preferencia so da Bete Naonao:: Naonao::

Eu tambem gosto dos cabos mais finos,pelo fato tambem de segurar a carreta por baixo joia:::

Aproveitando a deixa :gorfei: A sequencia de passadores que encomendei ficara boa numa fara Frontier 6" 10-30 lbs? (A vara é uma Sumax :gorfei: ,Mas a cachorra do meu avatar peguei com ela 6Kg)

Abraços :amigo:

Alex, na verdade eu nem acompanho os pedidos da loja virtual, a Bete que faz essa parte e disse que você pediu o jogo de 7 + ponteira.

Procure seguir a saída na parte debaixo bem certinho e vai distribuindo conforme o blank pede.

Nós temos as medidas na loja eu peço para ela te mandar, no caso de 6' da para ser com 7, vai diminuindo ao invés de 15 mude para 16 tipo 1 cm a mais em cada espaçamento. Vai terminar certinho. A saída na parte de baixo ex. Antes de amarrar coloque cada um com a fita crepe e passe a linha para ver se não vai pegar o blank ou passar por baixo. Você poderia ter pedido um passador a mais no pedido.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a parte de distribuir os passadores,naquela vara que montei eu distribui conforme tabela,mas vi que a linha pegava no blank e então redistribui eles e ficaram ::tudo:: Pode envergar ela o tanto que for que a linha não pega joia:::

E quanto os passadores não pedi por causa da sobra :gorfei: :gorfei: Sobra de inesperiência :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Valeu pela dica a proxima eu acerto :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o que eles acham...será que é o peso ou a distribuição dos passadores que influencia ?

Paulo eu não gosto dessa montagem. A Fuji lança, indica, não quer dizer que é padrão.

O sistema new concept para mim funciona muito bem, e quando o cliente aceita, prefiro colocar o nr. 7 no final.

Marcão

Naqueles blancks que comprei de você no ano passado, montei uma no sistema New Concept e outra no sistema anterior, igual ao da crucial (shimano) com um passador a menos. Gostei mais desta vara que a com o sistema new concept....por isso achei que um passador a mais pode modificar ainda mais a ação.

Paulo a questão de um passador a menos, o certo seria usar o passador mais alto, pois se usar os alconite que são pata única, que foi adaptado para bait no sistema new concept, a linha pode pegar no blank, com um a menos usando esse modelo, vai passar por baixo com certeza.

Agora a questão de alterar a ação do blank, acontece quando a libragem é muito baixa, em vara s de 20 / 25 / 30 libras x fast ou xxfast, dificilmente os de alconite / ou sic com aço alteram a ação, o de titânio mantém a ação fiel do blank.

Mas no caso dos passadores " K " mesmo com a armação de titânio ele pesa um pouco mais que a série BLAG OU CLAG que agora é LAG.

Veja o ex. de algumas varas do mercado que vem com 9 / 10 / e até 11 passadores, o que acontece, a libragem que vem anotado nelas nunca é oficial. O pessoal compra e traz para reforma completa.

Mudamos completamente e fica totalmente diferente do que o fabricante fez, atendendo alguns lojistas ou alguns pescadores.

Mais uma vez essa é nossa opinião.

Obrigado Marco.

Mudei a disposição dos passadores na vara que tem um a menos e a linha não ficou pegando no blanck....não usei a tabela....fiz como referência de uma crucial (shimano) da mais antiga que tenho aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...