Ir para conteúdo

SERRA DO FACÃO (pescaria de apenas um dia).


Posts Recomendados

Boa noite meus amigos!!

Resolvemos finalmente conhecer e prestigiar o lago de Serra do Facão. No dia 29/10/2011 num sábado. Muito vento, muita chuva...fora os raios e trovoadas, hehhe mas tudo bem.. o que vale mesmo é o esporte e a aventura entre amigos. Saímos de Buriti Alegre- GO as 4:00 da manhã de um sábado com lua nova no céu. Para participar deste grande encontro, não poderia faltar meu primo Lauro com seu novo barco e motor, meu filho Fellipe e eu completamos a equipe. Tudo indicava que realmente iríamos apenas conhecer o lago, porque peixe! Estava tudo contra,...Tempo ruim, lua fraca e falta de informações a respeito de pontos e como estava a água. Chegamos bem cedinho e já nos deparamos com um combóio de pescadores que ali estavam fazendo fila pra descerem os barcos. Estava parecendo um torneio de pesca, no mínimo uns 25 carros estacionados, tinha uma estrada asfaltada submersa pela água, onde se transformou em uma grande rampa para auxiliar os pescadores e seus inúmeros barcos. Pois bem, estávamos na chuva, borá molhar!! Rsss não nos desanimamos e já fomos montando o equipamento para começar os pinchos. Notei que muitos pescadores foram sem informações, só na fama local. Assim como nós, muitos ali se depararam com outra realidade. O lago é de um bom tamanho, e suas águas se dividiam em dois tons, mais escuro na cabeceira e bem cristalina já próximo a barragem. Notei que, os tucunarés amarelos estavam mais acima próximo as águas turvas, e os azuis nas claras. Já os famosos dourados... mostraram a cara, nos surpreendendo em ataques a iscas de superfície, um deles chegou a sair com todo o corpo a uns dois metros do barco, num salto espetacular, meu filho ficou com as pernas bambas com o susto! Hehhe o douradão perseguiu a João pepino do meu primo Lauro, e literalmente voou pra fora d’água!! Infelizmente não conseguimos capturar nenhum dourado, por pura falta de informação... não levamos empates de aço, chegamos a ferrar, mas estourava tudo!! Quando forem até lá, não pode faltar o empate de aço, e muito importante, pois eles andam encardumados, daí um ou outro entra e corta a linha, aconteceu várias vezes, perdemos muitas iscas. Na parte da manhã o tempo ajudou, só que andamos muito para fazer reconhecimento, na parte da tarde o tempo mudou e ventou muito, dificultando ainda mais... Pescamos apenas um dia, pois no hotel que pesávamos existir vaga, estava lotado, existe apenas um hotel, em um posto de gasolina próximo a um povoado de nome Pires Belo, e acidade Catalão fica a 30 km dali, (Ótima cidade) Em Pires Belo tem um bom restaurante e o pessoal é bastante educado e acolhedor. A estrutura ainda esta longe de ser algo profissional, é tudo improvisado mesmo! Mas as pessoas de lá são 10. Imagino aquele local, daqui uns 2 anos, vai ser muito bom, pois os tucunas ainda estão crescendo, poucos passam dos 2 quilos. No lago existe muito pintado e dourado, só que alguns pescadores inconseqüentes estão matando tudo!! No final do dia vimos várias caixas saírem cheias de dourados e tucunarés, os caras não estão nem aí, você olha e fica perplexo com tanta devastação, tem rede e espinhéis pra todo lado!! Nos pontos que fomos, como bicos com galhadas, estava todo cercado com redes, TERRÍVEL!!!

Mas vamos as fotos, são poucas pois foram poucas horas de pescaria...

Fila de carros já na chegada.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Lauro, grande parceiro e irmão...

Imagem Postada

Meu filho Fellipe, Vista para a ponte nova.

Imagem Postada

Imagem Postada

Na parte da manhã, tudo prometia ser... a água estava um espelho.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01664.jpg

O tempo mudando, depois deste espelho, veio a chuva...

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01666.jpg

Subimos rio acima, a água estava mais turva, começou a entrar pintados.

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01667.jpg

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01676.jpg

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01688.jpg

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01692.jpg

E o amarelo de lá tem uma coloração bem diferente.

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01697.jpg

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01695.jpg

Da-lhe pintado..!

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01690.jpg

Filhão, meu grande parceiro!

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01681.jpg

Equipe - Toca do tucunaré ( Pesca esportiva ) Sempre!

Eu, meu filho Fellipe e o Lauro. É sempre um grande prazer pescar com vocês...

http://i1229.photobucket.com/albums/ee477/leonardorl7/DSC01672.jpg

Valeu parceiros !! palmas:: palmas:: palmas::

Com certeza, voltaremos a prestigiar este belo lago do rio São Marcos, grande SERRA DO FACÃO! joia:::

Usamos material leve, linhas multi 28 mm, varas 17 a 20 libras.

Iscas mais eficientes: meia água na cor verde, detalhe: ( tem que ser na cor verde pra dourado de lá).

Superfície: Magic stick NN, Z 90 Deconto e João pepino KV ( Essa última levantou um enorme dourado).

Local : Catalão-GO

Próximo de: Pires Belo (povoado local)

A represa fica a 6 km de Pires Belo na, GO 050.

Estrada toda asfaltada até a beira do lago, muito bem conservada.

Então pessoal ( vamos preservar este local ) tem tudo pra ser um point da pesca esportiva. Não vamos começar a acabar com algo que é tão importante para a região, com certeza este lago vai trazer muitas divisas para todo entorno, gerando emprego e turismo.

Grande abraço a todos

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Me parece que está "nascendo" ( aqui no FTB ) uma nova Turma de Pesca !

E a julgar pelos exemplares apresentados, não está para brincadeira ! aplauso::

Grande Leo, PARABÉNS pelo relato e principalmente pelos belos peixes apresentados... ::tudo::

arrow:: Impressionante o tamanho dos pintados... mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Leo!!! Estive la 28, 29 e 30 realmente o q vc relatou eh a pura realidade do local, muita gente matando mesmo. "Meu parceiro escutou uma pessoa falar TEMOS Q ACABAR COM O TUCUNARE, EH UM PEIXE PREDATORIO". Nossa tristeza que lembramos das represas proximas daquela regiao como Tres Ranchos e Lago das Brisas o que pega muito eh BURCITE, ja foram DETONADAS,.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria Leo, Serra do Facão é viciante meu amigo, vc não deu sorte com o tempo e pescar lá um dia só tb não é fácil, em dias comuns agente detona o braço de tanto "tracionar" peixe cara, minha preocupação realmente é com a enorme pressão de pesca que o lago está sofrendo, vamos torcer pra sobrar peixe para os proximos anos.

Me conta uma coisa se não for pedir muito, qual técnica voce usou na pesca dos belos pintados lá?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Me parece que está "nascendo" ( aqui no FTB ) uma nova Turma de Pesca !

E a julgar pelos exemplares apresentados, não está para brincadeira ! aplauso::

Grande Leo, PARABÉNS pelo relato e principalmente pelos belos peixes apresentados... ::tudo::

arrow:: Impressionante o tamanho dos pintados... mestre::

Obrigado Kid M, !!

Com certeza, já estávamos a tempos com a ideia de montar um grupo de pescadores. Como nosso esporte é apaixonante, montamos a "Equipe toca do tucunaré" para valorizar o nosso tucunaré amarelo e azul, de nossas águas Goianas, rsss Pescamos basicamente em Goiás, no futuro temos um sonho de abrir novos horizontes, levando nossa equipe para conhecer outros lugares desse nosso pais, meu sonho é conhecer a Amazônia. Tenho certeza que um dia conseguiremos realizar este sonho. Nossa equipe quer de maneira bem humilde, ajudar na conscientização da pesca esportiva e na divulgação desse esporte fascinante. Agradeço pelo força Kid M, por estar sempre a disposição para ajudar, e vamos precisar... valeu!

Grande abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz...estive lá em julho no mesmo local que vocês e vi também uma quantidade enorme de rede e espinhéis. Realmente o pessoal abusa destes métodos por lá, uma pena. Quais iscas vocês usaram para pegar os pintados?...Parabéns ao grupo...

Blz Adão!!

Verdade, la esta sem controle, falta muito fiscalização... eu mesmo quase cortei várias redes que vi, mas... os pescadores donos delas estavam sempre por perto, resolvi não criar confusão, deixei pra lá.. se as autoridades aparecerem la, fariam um limpa!! ta muito fácil de apreender aquelas redes e espinheis, ficam bem aparentes sob a água.

Sobre os pintados, batemos tuvira viva arrastando com motor elétrico, "tipo de batidinha" sem ficar parado. Eles costumam ficar em espraiados com no máximo dois metros de profundidade. Sempre usamos artificiais, mas neste dia tivemos que mudar um pouco pois o tempo estava muito ruim.

Valeu! abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns amigo, fiquei só babando nos bigodudos akii ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Relato perfeito legal::

Abraço :amigo:

Grande Pedro Paulo !!

É isso aí, muito obrigado!!! ::tudo:: aqueles bigodudos deram trabalho, hehehee

São muito bonitos mesmo!! aliás tudo lá é diferente, gostei muito da coloração dos tucunas amarelos.

Abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Leo!!! Estive la 28, 29 e 30 realmente o q vc relatou eh a pura realidade do local, muita gente matando mesmo. "Meu parceiro escutou uma pessoa falar TEMOS Q ACABAR COM O TUCUNARE, EH UM PEIXE PREDATORIO". Nossa tristeza que lembramos das represas proximas daquela regiao como Tres Ranchos e Lago das Brisas o que pega muito eh BURCITE, ja foram DETONADAS,.....

Verdade Emerson!! agora pra vc ver.. um comentário desses ( TEMOS Q ACABAR COM O TUCUNARE, EH UM PEIXE PREDATORIO".) é desanimador!! ainda tem gente mau orientada a respeito do tucunaré, um cara desse não tem a menor consciência do que esta falando, é lamentável.!! Por isso temos que divulgar, e mostrar de uma forma educada o caminho certo a ser percorrido.

Valeu parceiro!! um dia desses a gente se encontra por lá... abração :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria Leo, Serra do Facão é viciante meu amigo, vc não deu sorte com o tempo e pescar lá um dia só tb não é fácil, em dias comuns agente detona o braço de tanto "tracionar" peixe cara, minha preocupação realmente é com a enorme pressão de pesca que o lago está sofrendo, vamos torcer pra sobrar peixe para os proximos anos.

Me conta uma coisa se não for pedir muito, qual técnica voce usou na pesca dos belos pintados lá?

Abraço

E aí Iron !! blz parceiro ::tudo::

Cara, é o seguinte... como eu disse pro Adão, levamos tuvira pois sabíamos que poderia cair um pé d'água, daí aconteceu mesmo..hehehe e tivemos que mudar nosso pescaria por motivo do mal tempo, trabalhamos a tuvira iscada de uma forma que impede a seu enrosco no fundo, a técnica é a arremessar a isca com o motor elétrico ligado e trabalhar arrastando-a bem devagar junto a uma profundidade máxima de dois metros, bem próximo a margens com longos espraiados, sem ficar parado, pode buscar sempre arremessos e trabalho de "batidinha" Com a água mais turva, pois a piranha na água clara não dá trégua, rsss.

Valeu, com certeza ainda vamos pegar um dia bom lá na SF, tivemos várias ações de dourado, ficamos com água na boca, com muita vontade de retornar a este belo lago.

Abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leo parabéns pela pescaria!!! Show de bola estes belos pintados!!!!

Pena que a Serra do Facão deve acabar logo se as "autoridades" não fizerem nada... infelizmente!!!

OW!! valeu André Cabral França!!!!! joia:::

Meu medo é este André... por ser tão próximo a Catalão, que é uma bela cidade. e de outros locais com fácil acesso, pode ser que realmente não dure o bastante para contarmos histórias aqui no fórum. Temos esperança que autoridades daquele município podem entrar logo em ação, pois já está passando da hora, ta saindo muito peixe.

É um lugar muito fácil de ser fiscalizado, basta querer!!!

Valeu! abço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ÉÉÉ pelos relatos do pessoal, to vendo q n vai dar tempo de eu conhecer essa represa ::nada::

Vontade n falta .... meus parabéns pela pescaria e dicas ! Fiquei curioso em relacao aos pintados ... foram em artificial ? qual ?

Parabpens e abraços

Felipe, é o seguinte... como eu disse pro Iron e Adão, levamos tuvira pois sabíamos que poderia cair um pé d'água, daí aconteceu mesmo..hehehe e tivemos que mudar nosso pescaria por motivo do mal tempo, trabalhamos a tuvira iscada de uma forma que impede a seu enrosco no fundo, a técnica é a arremessar a isca com o motor elétrico ligado e trabalhar arrastando-a bem devagar junto a uma profundidade máxima de dois metros, bem próximo a margens com longos espraiados, sem ficar parado, pode buscar sempre arremessos e trabalho de "batidinha" Com a água mais turva, pois a piranha na água clara não dá trégua, rsss.

Pro dourado, não sei porque mas sempre preferem iscas verdes (meia água) de preferencia pequenas.

Valeu parceiro!

Obrigado.. abraço!

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria boa. Nossa primeira pescaria agora com a "EQUIPE TOCA DO TUCUNARÉ" e que seja a primeira de muitas, porque para mim e sempre um prazer pescar ou lado dos meus "professores" da pescas. :amigo:

Sim, com certeza filão!! rsss

Agora! ensinar pra vc? :gorfei: :gorfei: Você já nos superou a muito tempo rindo2::

Agora é honrar essa camisa !!! ::fishing

Até a próxima...

Abração filho

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pescada hein!

Eu estava com tudo planejado para ir amanhã lá para Pires Belos, mas meu primo que mora em Catalão disse que a fiscalização não está deixando nem a pesca esportiva. Disse também que as polícias se uniram e tem até helicóptero para auxiliar na tarefa. Agora, é esperar o efeito disso tudo! Irei aguardar mais notícias para ir lá ainda este ano! Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô xará... agora c me rebentou, como q eu vou fazer pra aguentar a vontade de pescar lá até o fim da piracema? chorei:: :gorfei:

Bela pescaria, parabéns!

Abração!

Kkkkkkkkkkk blz Xará? então... agora até eu to ansioso pra voltar lá !! ficou um gostinho de quero mais, pois pescamos apenas um dia, e estávamos em faze de reconhecimento :gorfei:

O jeito é aguardar...

Mas podes crer, que aquele local ainda vai dar oque falar!!

Valeu!

obrigado! joia:::

Abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pescada hein!

Eu estava com tudo planejado para ir amanhã lá para Pires Belos, mas meu primo que mora em Catalão disse que a fiscalização não está deixando nem a pesca esportiva. Disse também que as polícias se uniram e tem até helicóptero para auxiliar na tarefa. Agora, é esperar o efeito disso tudo! Irei aguardar mais notícias para ir lá ainda este ano! Abraço.

Valeu Silvio !!!

Que bela informação palmas:: palmas:: palmas::

Fico muito feliz em saber que as autoridades estão fiscalizando o local !!! SHOW!!!

É isso mesmo, estava precisando disso, a farra lá estava sem controle !!!

Parabéns aos orgãos de proteção palmas:: palmas:: palmas::

Abraço parceiro!

::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...