Ir para conteúdo

Horários de pesca ( tucunas )


Kid M

Posts Recomendados

Sempre existiu uma "estória" que peixe começa a comer no início da claridade... cedinho, quando ainda sobem os vapores da umidade noturna, aquecido pelos primeiros raios de sol ! Junto com esse conceito, também existia um de que "com calor" o peixe fica menos ativo, refugiando-se distante das margens, parando inclusive de se alimentar...

Acredito que muitos dos que pescam, já ouviram falar disso, mas o que dizer do que tem sido a frequência experimentada nas últimas pescarias, quando as principais batidas vêm ocorrendo exatamente num horário em que o sol está de rachar ? Coincidência ? Será ? :shock:

Fora de qualquer lógica ( pelo menos das que conheço ), o comportamento dos tucunas amazônicos tem sido bastante regular, acontecendo ao longo de todo o dia, desde que haja luminosidade ! Sabemos que ele dorme à noite, o que ( infelizmente ) possibilta sua captura com "zagaias" ( lança com ponta "tridente" ).

O que me parece curioso contudo, é que a relação mais interessante observada não diz respeito ao sol, mas à pressão atmosférica ! As melhores horas verificadas para que aconteçam os ataques têm sido nas chuvas, ou imediatamente após estas, quando a atividade parece se tornar frenética no pesqueiro...

Em locais onde o tucuna se faz presente, dificilmente ele deixará de se manifestar, principalmente ao lhe serem oferecidas iscas apropriadas, independente do horário, mas aquilo que sempre almejamos, que é "ir atrás deles quando estão caçando", se produz com maior intensidade quando a questão da pressão atmosférica ajuda... ( mas isso já é tema para um outro tópico ! ). :o

Finalizando, em se tratando dos tucunas amazônicos, esqueça-se dos "padrões tradicionais", pois eles não se verificam na região ! E mais, os maiores troféus embarcados ( e os que foram embora também ) apareceram em pleno sol quente ! Vá entender a "cabeça" de um tucuna... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na bacia do Araguaia-Tocantins:7 às 10:00e16 até escurecer (o melhor horário)porém, em alguns pontos do Tocantins (excelentes digasse de passagem), notei que os bocudos encerram suas atividades um pouquinho mais cedo, por volta de 17h, porém se mantém mais ativos no decorrer do sol a pino. No Xingú também reparei este fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em MG principalmente na represa de furnas pelo o q pude observar o peixe começa por volta das 8:00 horas e vai ate lá por 12:00. Dps para com o sol muito forte e volta por volta das 15:00 ate escurer. Mas já tive noticias, q no inverno o horario de sol a pino é melhor para os bocudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehheee...excelente pergunta...Independentemente de onde eu esteja eu pesco das 08h as 18h...Geralmente almoço depois das 13:30h...e frequentemente nem almoço.Na minha opinião os bocudos são mais ativos das 11h às 14h....Claro q já peguei muito peixe logo ao raiar...e no finalzinho da tarde, q sempre garante uma boa fisgada...mas os maiores, os monstros, os brutos...atacam geralmente por vota do meio dia...Só não sou muito fã de pescar das 6h às 7h....hehee...mas daí pra frente...estou com a isca na água. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu observei com traíras que elas evitam atacar iscas de superfície, e até iscas de meia-água (se não forem trabalhadas bem embaixo da vegetação) quando o Sol está nascendo ou se pondo (nos momentos em que o Sol está atrás do morro, mas ainda é dia). Penso que seja para evitar "estragar o pesqueiro delas"; já que nestes momentos, as presas delas estão extremamente ativas (assim como a mosquitada)... Pode ser também que elas estejam de "barriga cheia"; ou que devido a esta facilidade em se alimentar; elas evitem fazer grandes esforços em capturar uma presa. Acredito que o mesmo possa ocorrer com os tucunas, sendo que com os bocudos ainda têm um detalhe a mais; na Amazônia, eles também são presas de pirararas, traírões,... Enquanto que, em água parada, as dentuças daqui costumam estar no topo da cadeia alimentar.

Tudo isto apenas por hipótese, já que me falta experiência para falar a respeito... O que vocês acham disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tio Kid M (já viu minha última postagem no tópico do Kruel " A perseverança do Moacyr..."? :lol: ); o que posso fazer se aqui onde eu moro não tem tucuna (exceto em pesque-pague; mas aí, não tem graça! :roll: )... Os tucunas mais próximos ficam a uns 400 Km... :cry: Quem sabe eu faço como o Fabrício Biguá e me mudo lá pra Amazônia! 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando for, me avisa para onde, para que possa ir te visitar ! :twisted:

Seria uma honra!... 8) Agora, só tenho de te advertir de um "detalhezinho" :shock: ; quando eu estou aprendendo algo, eu sou insuportável!!! :twisted: Pergunto tudo sem parar para respirar!... :evil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí turma....na minha última pescaria eu não almocei em nenhum dos dias. Ao todo, 11 dias sem almoçar. De todos os grandes peixes pegos...apenas 01 de 9Kg saiu às 9:30h....e 01 de 10Kg q saiu por volta das 17:30h...Todos os outros grandes saíram entre 11h e 16:30h...

Quer uma dica para pegar os bocudos????

Não almoçe...kkkk.....:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabrício,

Seu esquema não é de "pouca fome" e sim de "muita fominhagem"... :twisted:

Acredito que o regime de horário dos peixes na Amazônia seja diferente de outros locais, pois - de uma maneira geral - diminui a atividade com o sol muito quente... mas pelo visto, isso parece ser controvertido ! :oops:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hãaaa... Novamente por hipótese:

Com dourados (em corredeiras); eu observei que no horário de 10 às 15 hs, é mais produtivo escolher um bom lugar para um ataque e ficar "cercando o rio" com a isca trabalhada sempre no mesmo lugar, pois parece-me que eles usam este horário para "mudar de lugar". Antes ou depois disso (7 às 9; e 16 às 18 hs); o melhor é andar e bater cada cantinho, atrás de cada pedra; pois eles estarão à espreita...

Porém, existe uma diferença entre estes peixes... o tucuna é de fazer migrações curtas; enquanto o dourado é de piracema. Novamente, me falta a prática para perceber que diferença isso possa fazer...; mas penso que deva fazer alguma diferença!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Moacyr : Concordo com suas observações, ou pelo menos "parte delas"... Sempre "soube" ( pelo que ouvia falarem ), que com o sol quente, o peixe tende a sair da margem e buscar águas mais frescas ao fundo, coisa que se verifica em vários locais, mas como já disse antes, há controvérsia nesses hábitos a depender de onde ocorram... Me refiro basicamente ao tucunaré, que por não ser de piracema, frequenta praticamente o mesmo território... Para mim, o "horário mágico" tem sido próximo ao por do sol, sempre com claridade ! :lol:

:arrow: Rodrigo G : Esse comportamento descrito é o que tenho mais hábito de ver acontecer nas pescarias que faço... agora essa de pescar de barranco no horário de verão com sol a pino é pura fominhagem ! Mas não tenho como negar que muitas vezes não deixo de fazê-la... tá no sangue... :oops:

:arrow: Hali : Tô nesse seu filme ! Almoçar faz parte da pescaria, e se possível, com qualidade, independente de vir a ser uma coisa "rápida" ( para não perder tempo... ). :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas pescarias q fiz... tive os melhores resultados no período da manhã... tipo 9 as 11 horas..

nos horários mais próximos do clarear do dia.. e no final do dia.. as ações aumentaram.. mas consequentemente.. de peixes bem menores do q aqueles a qual estamos objetivando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Grande kid..blza?

Muito blábláblá ja ouvi falar sobre esta questão tambem...eu já peguei tucuna em todos os horarios do dia, mas vejo que aqui em nossas aguas o horario mais piscoso é depois das 15 horas...As maiores ações e peixes que peguei por aqui foram mais no final da tarde..

mas tem muito mito, ao meu ver, no que o pessoal fala

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal. Eu não ligo muito para os horário, faço igual ao fabrício, pesco das 6 às 18:00(tucunas).

Li em algum lugar, não lembro onde exatamente, que de manhã bem cedo e de tardezinha é o horário que os tucunas preferem se alimentar, porém, um tucunaré pequeno é mais ágil que um tucunaré grande, logo os tucunarés grande preferem se alimentar depois das 9 e antes das 16, devido a menor concorrencia. Achei a explicação muito boa, porém acredito que isso varia muito de acordo com a quantidade de comida na região. E é claro que toda regra tem exceção, até porque nem sempre tem tucunaré pequeno perto do grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...