Ir para conteúdo

Mas como é que é o raio do regime de chuvas da Amazônia?


Posts Recomendados

Antes eu via todo mundo indo pra Barcelos em outubro e novembro.......agora tô vendo o povo se dar bem em março e se ferrando em janeiro.....como é que é o normal do regime de chuvas da região de Barcelos? Quando é que é a cheia e quando é que é a seca por lá? Lá num chove todo dia? Tá mudando tudo ou sempre foi nesse mesmo esquema?

Quanto tempo leva pra coisa melhorar (ou piorar)...tipo.......se tá ruim agora dá pra ter uma idéia de como vai estar daqui a exatamente 1 mês ou é tudo pura especulação?

Duvidas de um estreiante que só pensa "NAQUILO".......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Beto. Não dá para saber se daqui a um mês a coisa vai estar bem. Na verdade, a gente arrisca um mês. Eu fui em novembro e peguei os lagos com mais de meio metro d"água acima do nível. Estou com viagem marcada para o dia 12 de fevereiro e já estou pensando em mudar para 24 de fevereiro.

O que acontece é o seguinte:aquela região de Barcelos fica praticamente no meio da Amazônia toda a água da chuva converge para o Rio Negro, vinda dos grandes afluentes e dos pequenos rios.

Toda aquela região da Colômbia, Peru, Roraima, Guiana e outras afins, despejam água na direção do Rio Negro e seus afluentes.

Quando o Rio Negro enche a água represada nos lagos tem dificuldade para escoar. Qualquer chuva que cai (e é muita chuva) provoca o chamado repiquete, que é a subida rápida da água dos lagos e rios. Isto provoca uma mudança no comportamento dos peixes, e uma delas, a pior, por sinal, é que os danados dos bocudos batem nas iscas e não mordem. Parece sacanagem.

E o principal é a temperatura muita alta que provoca grande evaporação que, ao atingir a atmosfera e encontrar o ar frio, desaba em forma de dilúvio.

Ainda tem os cchamados "ciclos da natureza". Lembra daquela seca? pois é, dizem que a última aconteceu por volta do ano de 1948, mais ou menos.

Dia 04 próximo tem uma turma saindo prá lá. Nós estamos em contato direto com o MARLON (operador de pesca) e realmente eles estão enfrentando dificuldade para encontrar os grandes tucunarés.

Mas, posso te adiantar: quem vai a primeira vez nunca mais deixa de ir.

Dê uma olhada no relato do Nelson Laje (Nível das águas do Rio Negro) onde ele aborda, com profundidade, o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POis é beto...to nesse mesmo dilema...minha grande sorte que estou indo com pessoas super tarimbadas no assunto como o Lance (Americano) e o Iceman, além do fabrício e seu joão biguá que estão na consultoria que me dão muita tranquilidade....pois ainda nem decidimos pra que rumo iremos, pois os nossos destinos originais estão com água até a copa das árvores.. quase todo dia a turma entra em contato com o pessoal das cidades, operadores, amigos do foruns que moram na região, efim.

Isso faz com que a pesca seja mais fantástica...vc vive quase todo dia a tensão de onde vc poderá pescar, se vai ter o tal do repiquete...nossa..se vou pegar peixe grande eu não sei...mas to aprendendo muito...inclusive a controlar minha ansiedade... haja coração...uahauhauhauhauhuah

Saiba que vc não está sozinho nessa lida...mesmo não tendo sucesso...não desista...p

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto,

Não há o que acrescentar ao que já foi dito...

O fator climáico é algo que não segue qualquer padrão lógico na Amazônia...

Até bem pouco tempo atrás era possível "prever" se o rio secaria mais cedo ou mais tarde que o costume, mas hoje em dia com a questão do aquecimento global e seus efeitos, isso ficou complicado pelas chuvas repentinas e não necessariamente "na época devida"...

Pelo que sei ( ou sabia ), a estação das chuvas se inicia ( pelo menos era assim... ) em Nov / Dez e vai até Mar / Abr, variando sempre de intensidade os meses limítrofes... No sul da Amazônia, a tendência é de que isso ocorra antes , ou seja, a temporada de "rios nas caixas" do rio Madeira e correlatos, é anterior a do Negro. Quanto mais para cima ( no mapa ), mas tarde ( em tese ) é a época de inversão da "seca" para as "chuvas" ! Mas isso já não pode ser seguido a risca...

Em 2005 ( Set ) encontrei a região do rio Nhamundá incrivelmente seca, com locais ribeirinhos já sem acesso... Em Out de 2007, já havia água demais no Negro ( independente de ser um repiquete, já que continuou sem secar desde então ! ).

Infelizmente os dias de hoje, é preciso mais do que um "planejamento prévio" para se ter mais informação do estado do nível das águas ! É preciso estar em contato com os guias de pesca da região para onde se pretende ir, para se saber "como andam os níveis" para então embarcar correndo apenas o risco de um repiquete repentino... Mas isso é difícil, pois os esquema de aluguel dos BH são feitos com antecedência e normalmente são imutáveis...

Triste essa "nova realidade" que estamos vivendo com a falta de consciência ( e cuidado ) com nosso planeta ! Tende a piorar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Beto,

essas variações interanuais são comuns...Esse ano é ano de La Niña (esfriamento das águas superficiais do Pacífico), o que tem reflexos nos eventos climáticos do mundo inteiro.

No link abaixo (não consegui por aqui como imagem, então vai como pdf) segue a cota do rio Negro em Barcelos entre 67 a 98 (Fonte CPRM; Chao, 2001). A linha representa a média e as barras o desvio-padrão...Da para ver que teve ano em que no mes de outubro já estava seco, assim como outros em que em janeiro/fevereiro estava cheio...

http://www.ibama.gov.br/pndpa/download.php?id_download=191

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquinhos, vou ver se consigo dos ultimos anos...

Só para completar, nos anos de La Ninã, a consequencia na região norte é o aumento da precipitação e vazão dos rios (fonte: INPE - CPTEC Imagem Postada)

Na prática então: esse ano a coisa não está boa...a temporada de pesca será menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquinhos, vou ver se consigo dos ultimos anos...

Só para completar, nos anos de La Ninã, a consequencia na região norte é o aumento da precipitação e vazão dos rios (fonte: INPE - CPTEC Imagem Postada)

Na prática então: esse ano a coisa não está boa...a temporada de pesca será menor.

O menino é quase uma Roseana Jatobá, claro que não na aparência....lógico...uahauhauhauh

Valeu michel...muito interessante isso.....!!!

Brigadão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe...que isso Marquinhos...Mas vamos lá, peguei informações mais atuais no site da ANA (www.ana.gov.br)

Imagem Postada

Esse gráfico mostra, entre os anos de 67 a 2007, quantas vezes o pico da seca e o pico da cheia ocorreu em cada mês.

Imagem Postada

Na data do último boletim, 26/09/2007 a cota do rio Negro em Barcelos foi de 516 cm.

Imagem Postada

Aqui, cada ponto indica o pico da cheia (acima, azul) e o pico da seca (abaixo, amarelo) do rio Negro, em Barcelos, entre 67 e 2007. As linhas indicam a média.

Lembrando que esses dados são coletados na estação que fica em Barcelos. Os afluentes tem regime um pouco diferentes, conforme sua localização e área de drenagem.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas....o trem é bem mais complexo do eu imaginava....é quase impossível acertar uma data com antecedência (só no esquema ligar toda semana e ver o vnivel dos rios e ter disponibilidade para ir na "hora certa").

O jeito é seguir os conselhos de nossa ministra e sexologa.....RELAXA E GOZA.......

Agradeço a todos pela atenção nas respostas

Abraços

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros, apesar de todos esses dados, graficos e outros, a certeza so estando la.

A melhor epoca e a que "voce vai pescar", talvez seja e melhor forma de encarar essa situaçao.

A proposito acertar a mega sena ta mais facil que essa certeza do melhor periodo de pesca.

Fora a brincadeira, achei muito interessante as informaçoes.

Boas pescarias a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantásticos os esclarecimentos do Michel, eu tinha uma noção disso q vc disse pelas informações q fui coletando com guias, operadores e pescadores, mas esse site da ANA é o melhor e mais confiável guia q poderia consultar...hehee.

Como o Rodrigo disse...meados de setembro é uma boa época (em tese..kkk)...pois o rio Negro e os seus afluentes vem abaixando desde julho...ou seja...mesmo q as águas estejam altas...é certo q elas estão abaixando...e o melhor, as cabeçeiras estão sequíssimas, como diria meu amigo Lance...kkk...agora, muito cuidado com isso...deixa eu explicar mais abaixo, e q pode ser comprovado nos gráficos. :wink:

Eu já tive a oportunidade pescar no final de setembro na cabeçeira do Jurubaixi, e lá a água estava tão baixa e tudo tão seco, q os peixes só ficavam nos lagos fundos...Só tomamos porradas bem no meio do lago, onde a água estava mais fria..hehee..as águas das margens pareciam água de Caldas Novas-GO com seus 32ºC de temperatura...nunca tinha visto aquilo, não dava para molhar a cabeça de tão quente q estava a água. E quanto a seca, dava para atravessar o rio de ponta a ponta com água na cintura...e lá pra baixo, no negrão...lotado de água...hehee... :mrgreen: ..por tanto, cuidado.

E tem mais outra...esse gráfico aí mostra os picos de cheia e seca do Negro em Barcelos....consequentemente os afluentes já sofreram esses picos 15 ou 20 dias antes...hehee... :wink:

Imagem Postada

Exemplo: Existe o ponto de controle de Maraã...q fica no Rio Japurá...(rio q corre paralelamente abaixo do Negro) mas q dista no máximo 100Km das cabeçeiras dos principais afluentes do Negrão em Barcelos...como Alegria, Jurubaixi, Unini, etc...e se vcs olharem bem o gráfico dos últimos 13 anos, o mês de setembro obteve 1 pico máximo de seca, e outubro obteve 3 picos máximos de seca, ou seja, bons meses para se pescar na cabeçeira....enquanto o negrão ainda estava alto. :wink:

Imagem Postada

Ou seja...se vc vai para a cabeiça dos rios...deve consultar os boletins mais próximos de lá...E muito pescador não faz isso... :mrgreen:

Já o Rio Branco e seus afluentes sofrem influência do clima da linha do Equador....onde a seca demora um pouco mais para chegar.

Reparem no gráfico do ponto de controle de Caracaraí...q os meses de março e abril são os melhores para a pesca, inclusive sendo registrados picos de seca em maio e junho... :roll: , enquanto setembro e outubro ainda estão cheios...e o negro em Barcelos, já está bufando de água dentro da mata.

Imagem Postada

Então...marcar pescarias com 1 ano de antecedência é o mesmo q uma roleta russa...hehee...Claro q dá para ter uma noção, mas certeza de água baixa só com pesquisas e contatos próximos a data da pescaria.

Muito legal esse tópico...Tenho certeza de q o pescador q entendê-lo fará melhores pescarias...

Agora nos resta estudar a pressão atmosférica, a lua, e o alinhamento dos astros....Tiramos uma média aritmética, só assim, encontraremos a melhor semana de todas....Claro q se a sorte, as pragas das esposas, a pressão de pesca, o calado dos barcos, e os pinchos corretos deixarem....kkkkk.....

Será q tem coisa melhor q pescar??? jehjehehe...

Duvido... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera do Céu!!!!

Mostrei esses posts pra um amigo meu aqui.....ele disse que parece um forum de fisíca quantica....uahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauha

Chamou a gente de Nerds!!!!

Mas falando sério... Fantástica essa análise dos gráficos...sabemos que cada ano é ano, mas principalmente pros novatos igual eu é interessante saber os comportamentos da região.... aprendi muito....SHOWWWWWWWWWW!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EHHHH essa galera que ta indo em Fevererio para Amazonia está bem informada, e agoniada tb. heheheheheheheheh

Tem gente, que não vou citar nomes, Que está de hora em hora olhando na internet o nível de chuvas e rios na Amazonia. De hora ora vai no computador e olha. A agonia e tanta que até de madrugada ele está colocando o relogio para despertar para ele verificar se não está chuvendo! ehhehehehehehehehehehehehhehe

Galeram relaxa. vocês vão fazer uma bela pescaria. heheheheheh

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera do Céu!!!!

Mostrei esses posts pra um amigo meu aqui.....ele disse que parece um forum de fisíca quantica....uahauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauha

Chamou a gente de Nerds!!!!

Mas falando sério... Fantástica essa análise dos gráficos...sabemos que cada ano é ano, mas principalmente pros novatos igual eu é interessante saber os comportamentos da região.... aprendi muito....SHOWWWWWWWWWW!!!

Marquinhos... tô rindo sozinho. Se chegar alguém na sala vai pensar que estou louco. Essa de física quântica foi de matar. Realmente a Amazônia tá deixando todo mundo louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...agora é opinião de quem realmente sabe o que está falando. Acredito que com as explicações do Michel todos terão um compreensão exata das artimanhas da Amazônia. Agora a gente pode voltar a usar as rezas e as mandingas das p rimeiras pescarias. Pode funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...