Ir para conteúdo

Pescaria - Planejamento ou improviso ?


Kid M

Posts Recomendados

Na minha opinião são coisas distintas, ou melhor, são pescarias distintas ! :lol:

A de "Planejamento", como o próprio nome diz, é aquela em que antecipadamente se pesquisa, se prepara, se repassam as providências, e se busca minimizar todas as variáveis possíveis no sentido de garantir "êxito" na empreitada... ( nem sempre isso é garantido... )

A de "Improviso" é a realizada na base da emoção, do prazer de realizar, da busca do êxito sem levar em conta qualquer providência anterior, e por isso mesmo, ser algo bem menos "exigente" em termos de sucesso !

Ambas são factíveis e viáveis, e constantemente nos envolvemos nelas ! O que se precisa ver, quase sempre como fator determinante, são os "custos envolvidos" ! Nas pescarias onde se viaja, se aluga barco, estruturas de suporte, e coisas do tipo, não há como "correr riscos" ! Já naquelas decisões de "última hora", onde o "compromisso" fica na base do "melhor esforço", a "cobrança" é bem menor, independente dos riscos que possam ser corridos... Não sei se deu bem para entender... :?

Exemplificando, imaginem alguém querendo ir pescar na Amazônia ! É óbvio que isso requer um Planejamento prévio, com muita pesquisa e preparo, até para que "os gastos" compensem o esforço ! Já uma saída de final de semana, ou mesmo uma ida a um "pesque pague", envolve uma "logística" bem menor ! É claro que ambas são prazerosas, e devemos sempre guardar as proporções do que esperamos de cada uma delas ! O prazer de estar com a linha esticada na água é que motiva nossa alegria de pescar, tanto "por perto" quanto na distante "Amazônia" ! Isso é que não deve ser esquecido... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu já tive a oportunidade de verificar a forma, ou as formas, em q o Kid e os Mocorongos se preparam...Vou falar uma coisa....Eles são muito, mais muito organizados, (para nâo dizer frescos...kkkk..sacanagem, hein Kid..)....mas é q o Kid calcula até os gominhos q cada pescador utiliza do rôlo de papel higiênico...Vale lembrar q para ele fazer essas contas ele leva em conta o peso/altura/quantidade de comida/etapas digestivas/metabolismo/prato servido/pressão atmosférica/temperatura externa e interna de cada pescador....kkkkkkkkkkkkkk....Sacanagem...mas se vcs verem o tanto q o Kid é organizado ficariam com inveja da forma como ele programa um pacote de pesca.Precisam ver os informativos q ele faz...e o brieffing do término da pescaria...aff credo.Organização nunca é demais...Se mesmo organizando ainda dá erro...Imagina desorganizado?!???!Abraços.Fabrício Biguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, adimiro muito teu empenho, e gostaria de ser assim no quesito viagem de pescaria. Sou tido pelos amigos como um cara organizado e detalhista. Mas no que diz respeito as viagens de pesca sempre deixo algo pra trás, até mesmo pelo jeito rústico como encaro as empreeitadas, termino por não me traumatizar com certas "faltas".E cerca de 80% das minhas pescarias não passam de 350Km, o que acho "ali na esquina" então termino por me preocupar menos ainda, andar 100Km pra ir até uma cidade comprar algo que foi esquecido, etc... normal!!! hehehehehMas mesmo nas pescarias a longa distância, que são aquelas em que mais me dedico a organização, costumo pecar alguns pequenos pontos. Portanto pra todos os que vão pescar comigo falo logo: MEU ESQUEMA É MUITO RÚSTICO, HEHEHEHEHE!!! Já me garanto quanto ao esquecimento de algum item, hehehehe... :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Fabrício : "frescos" ? Sacanagem mesmo... mas tem coisa que até parece mesmo, mas se não tem quem faça, "neguinho reclama... ". Outra coisa importante é se ter um processo de crítica bastante autêntico e mais que isso, transparente... ajuda muito a corrigir na próxima... Como já estamos no Grupo 19, dá para ver que no início, não era bem assim... Com relação aos "Resumos" e "Preparação" para as Pescarias, reconheço que elas chegavam a ser exageradas, mas mesmo assim, tinha gente que permanecia "no mundo da lua"... Agora os tempos são outros... ( Serão mesmo ? Acho que sim... )

:arrow: Xandego : Ser "minucioso" é um fator importante quando não há como impovisar ! Imagina preparar-se durante um ano para um "desfrute" de uma semana, e "falta algo" que poderia ter sido evitado ! Nem pensar... O esquema que faço, tem muito a ver com a experiência adquirida nas pescarias anteriores, e a antecipação de solução de problemas eventuais ! Na excitação da viagem, quase não há tempo para esses cuidados, dai começá-los com bastante antecedência...

Espero que entendam que o planejamento da pescaria para mim, já é parte da pescaria ! Detalhes muitas vezes mudam uma situação de fracasso para uma de sucesso, desde que exista uma alternativa prevista !

Pensar nelas, não só é estimulante, como ajuda passar o tempo ! Reconheço contudo que para quem vê pela primeira vez, pode se assutar com o grau de envolvimento que tenho nesses "cuidados", mas o "lucro" com eles, é coletivo... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ficar tranquilo Kid...Esse "frescos" foi no bom sentido...kkkkkkk...Como eu disse vc está anos luz de mim em termos de organização. Eu ainda chego a passar raiva nos grupos q estou "a frente" por conta de desorganização da minha parte. Claro q os próprios pescadores contribuem para isso.Alguns ao invés de chamarem diretamente a atenção do guia, da cozinheira, do garçom, etc...fazem questão de me apurrinharem.Sempre querem o melhor para eles....e isso me deixa maluco. Como eu disse, sempre tento dar o melhor para cada um do meu grupo....e mesmo assim, ainda saem reclamações. Os amigos acham q eu sou um funcionário de assuntos especiais...kkkkkk....Se falta peixe, reclamam.Se falta combustível, reclamam.Se tem carne, querem peixe.Se tem peixe, querem carne...kkkkkk.....acho q vc sabe bem o q é isso...tanto q se cerca de "frescuras" para evitar q estragem a sua pescaria...hehee....Já aproveitei muita coisa daquela troca de informações q fizemos alguns anos atrás...Aos poucos estou aprendendo...Lá pelo grupo 19 eu estarei "tinindo"..kkkkk...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabrício,

Só estava na sacanagem mesmo, sem problemas...

Aliás a descrição das cobranças que você se referiu, era do pessoal da Turma do Biguá ?

Poderia jurar se tratar dos Mocorongos !

É tudo igual mesmo, os caras acham que só pela boa vontade e liderança demonstrada, que você passa ser responsável até pela "chuva" que venha cair... e não pense que é questão de "organização", pois posso lhe garantir que não ! Na verdade, um dos motivos de "tanta explicação prévia" e "transparência" nas ações, é exatamente para minimizar essas coisas, mas mesmo assim tem os que já sabem que "alguém" irá correr atrás SE NECESSÁRIO...

Desde que haja interesse, poderei ir tentando passar algumas dicas para ajudar aqueles que estão iniciando, aliás cheguei até a começar fazer isso, mas as respostas dadas não me estimularam ir adiante, e não quero ficar parecido com "aqueles chatos" que acham ser os "donos da verdade", afinal esse não é o ambiente para isso, mas estou a disposição ! :oops:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...