Ir para conteúdo

Qual o melhor tamanho, vara para pesca do dourado em rios


Malucielo

Posts Recomendados

Tive umas experiencia com dourados, se fisgar fraco ele manda a isca pra fora no primeiro salto rs estava usando uma vara de 1,60 perdi quase todas a alavanca feita acho que estava sendo fraca, usei uma vara com 2 pouco acho que 2,10 ai foi só alegria kkkkk acho que muito grande na pesca desembarcada se tiver arvores ou outros obstaculo dificulta um pouco o manuseio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito da altura do pescador, e tbm se embracado ou nao. Para embarcado, geralmente varas de 5.6 a 6 pes, 8-17 lbs ( iscas menores ) ate 12-25 lbs ( iscas maiores ). Desembarcado, geralmente varas de 6.6 a 7 pes, pois teras que ter mais alavanca, e geralmente arremessos mais longos, e isso se consegue, com varas nessas configuracoes de 6.6 a 7 pes, e potencia de 10-20 ou 12-25 lbs.

Abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito da altura do pescador, e tbm se embracado ou nao. Para embarcado, geralmente varas de 5.6 a 6 pes, 8-17 lbs ( iscas menores ) ate 12-25 lbs ( iscas maiores ). Desembarcado, geralmente varas de 6.6 a 7 pes, pois teras que ter mais alavanca, e geralmente arremessos mais longos, e isso se consegue, com varas nessas configuracoes de 6.6 a 7 pes, e potencia de 10-20 ou 12-25 lbs.

Abraco

mestre:: mestre:: mestre:: doutor:: doutor:: doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pesco de barranco,mas,para pincho,adaptei melhor com varas menores.Não descarto varas 6'0", 6'6".

Se a vara é RÁPIDA ou EXTRA RÁPIDA(Para Dourados é ideal!).Mesmo que de barranco: 5'6" joia:::

P.S:a vara Enzo III(Albatroz) tem um cabo bom para fazer a alavanca,inclusive a de 5'6"(1,68 mt ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pesco de barranco,mas,para pincho,adaptei melhor com varas menores.Não descarto varas 6'0", 6'6".

Se a vara é RÁPIDA ou EXTRA RÁPIDA(Para Dourados é ideal!).Mesmo que de barranco: 5'6" joia:::

P.S:a vara Enzo III(Albatroz) tem um cabo bom para fazer a alavanca,inclusive a de 5'6"(1,68 mt ).

Concordo com o Tallys, eu tb uso varas menores, porém med-rápidas ou rápidas, pra iscas artificiais. Pra mim facilita arremessos como o flipping, por ex. Para os Dourados aki no Pantanal, embarcado ou d barranco, uso uma Lubina de 1,60m de 25 lbs(tem um cabo longo tb). Com linha multi, que tem menos elasticidade e resposta mais imediata, as fisgadas são trankilas(até certo ponto, hehehehe). Porém, pras iscas naturais, tipo tuvira, realmente vejo o pessoal usando varas mais longas...pessoalmente nunca fiz o teste pra ver a diferença, pois a fisgada e arremesso em iscas naturais são bem diferentes das artificiais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive umas experiencia com dourados, se fisgar fraco ele manda a isca pra fora no primeiro salto rs estava usando uma vara de 1,60 perdi quase todas a alavanca feita acho que estava sendo fraca, usei uma vara com 2 pouco acho que 2,10 ai foi só alegria kkkkk acho que muito grande na pesca desembarcada se tiver arvores ou outros obstaculo dificulta um pouco o manuseio!!!

Também tenho vasta experiência com dourados....depois de muitos testes: desembracado: 7 pés, embarcado: um pouco menor para facilitar o manuseio (6 a 6,6 pés).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie um novo tópico sobre essa outra dúvida,Ivan.Muitos irão opinar!Adiantando,G-Loomis é uma baita marca,a carretilha Daiwa Steez é uma excepcional máquina!Mas,como pretende usar,onde?

Enfim,acho que deveria criar um novo tópico. Confira se já não existe um.joia:::

ola amigos alguem pode me informar sobre varas g-loomis???? sae ela eh boa para carretilha daiwa steez???

sou novo em carretilhas agradeco se alçguem puder me dar dicas abs ivan lobato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre tallys agradeco muito tua forca;;;seguinteamigao normalmente pesco em mangues ou canais, gosto de iscas meia agua, comprei tambem lina multi 023.seria ideal??? aqui no sul robalos normalmente peva;;em alguns pesqueiros como em laguna varios flechas. a daiwa steez poderia uzar nos mangues???a vara g looms 17 lbs estaria bem para esta carretilha. nao sei se consegui me explicar;de qualquer forma agradeco muito tua s dica abs ivan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ivan, saindo do tema do tópico, a Steez, ao que eu sei, é de magnésio o qual teria problemas de corrosão na agua salgada, não sendo recomendado o uso da carretilha (é o mesmo caso da Aldebaran e da Metanium da Shimano) no mar e no mangue. A carretilha normalmente usada para robalos no mangue, da Daiwa, seria a Alphas 103, que tem carcaça de alumínio e rolamentos selados. Da Shimano seria a Scorpion XT1000. Quanto às varas, as G Loomis são ótimas, mas, para robalos no mangue, não sei se são as mais apropriadas. Os pescadores de robalos dizem que são melhores as varas de ação moderada, sendo que as G Loomis são, em sua mairoia, varas de ação rápida. Uma opção em conta seria a Sumax The Flash, de ação moderada, com preço maior teria as antigas varas Scorpion XT Shimano, que encontra usadas a preço meio salgado. A melhor opção, ao meu ver, seria montar uma vara custom de ação moderada, curta (para arremessos mais precisos nas galhadas) 5'2" a 5'4", ao seu gosto, com cabo de eva ou cortiça e passadores alconite (armação inox) ou sic (armação de titânio, mais resistente à corrosão).

A linha multi 0,23 mm a princípio estaria boa, ela deve ter resistência de 20 lbs, o que seria suficiente para os robalos do sul, já a vara eu faria uma com libragem de 12 a 14 lbs, considerando o porte dos robalos da região. !7 lbs é uma vara coringa, mas talvez um pouco superdimensionada para robalos do RS.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a Sumax The Flash vc encontra em lojas de SP olhe aqui

http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=2974

Ou no Mercado Livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM

Outra opção é a Fleming Carbonick, vara de ação moderada e com componentes bons:

http://www.reidapesca.com.br/detalhes.a ... dProd=4567

http://www.buriman.com.br/detalhes.asp? ... dProd=3874

As shimano scorpion XT não tem mais, são varas fora de linha, só se acha algumas usadas, mas são carinhas, por volta de R$ 700,00.

Agora qualquer modelo de vara vc encontra a loja que vende pelo google, basta colocar a marca e o nome do modelo.

No seu tópico eu indiquei o contato da CBM (MARCÃO).

Abs. :amigo:

grande joao luiz muito grato pelas otimas dicas vou procurar pelas varas que mencionastes. grato mesmo mano

tens alguma loja que posso comprar estas varas. grato amigao valeu ivan lobato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...