Ir para conteúdo

Pesca Esportiva Na Piracema - Expressando opiniões


Posts Recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Em 1° de novembro se iniciou a Piracema, período em que certas espécies de peixes sobem os rios para poderem reproduzir. Neste período, cada região tem uma legislação específica, mas no geral é o seguinte:

1) Não se pode pescar em distância mínima de 1 Km à jusante e à montante das Barragens Hidrelétricas;

2) Só podem ser capturados para consumo os peixes exóticos ou alóctones, ou seja, que foram introduzidos em certo rio;

3) Só podem ser capturados para consumo 3 Kg de pescado mais um exemplar de qualquer tamanho, dentro das medidas mínimas e dentro da regra "2", citada acima;

4) Só é permitido usar caniço (vara), carretilha/molinete, anzol etc.

Existem também as regras específicas de cada região. Exemplos:

- Não se é permitido pescar de forma alguma no Rio Pardo (SP) e afluentes;

- Em certas represas com a "escada da piracema", não se pode pescar embarcado;

- Entre outras.

Diante disso, como ficam os pescadores esportivos, que pescam apenas para fotografar e soltar?

Como provar para um fiscal que não estamos inflingindo a Lei?

É claro que se não estivermos pescando em locais irregulares, não teremos maiores problemas. Porém, passaremos por situações, no mínimo, constrangedoras.

Tomemos como exemplo minha região, Furnas. Aqui, 99,9% dos pescadores embarcam tudo o que capturam, sem consciência do que ocorrerá no futuro.

Um pescador esportivo sai para pescar, pega seus peixes, solta e continua a pescaria. Repentinamente, ele é parado por um fiscal, dizendo que não se pode pescar nesta época. O pescador fala que é adepto do "pesque, fotografe e solte". Este pescador será encarado com, no mínimo, desconfiança. Não digo que acontecerá nada com este pescador, mas este tipo de situação embaraçosa não é desejado por ninguém.

Não digo que as leis que proibem qualquer tipo de pesca na Piracema estão erradas, só estou expressando minha opinião.

Outro problema é o pouco conhecimento das leis. Não posso dizer que isto acontece com vocês, mas aqui acontece:

Várias leis regem uma Portaria de Piracema. Dentre estas leis está a seguinte, que causa muita confusão:

- É proibido se usar pequenos peixes como isca, se eles foram capturados no próprio rio.

As pessoas daqui acham que, comprando lambaris e tuviras, elas podem pescar o que quiserem, como quiserem.

Elas acabam embarcando peixes nativos e fora de medida. Tudo isso, por causa da "ignorância", no aspecto de não conhecimento das leis.

Não sei em outros locais, mas aqui o que falta é fiscalização e conscientização.

Deixo este tópico para discutirmos nossas opiniões sobre este tema tão polêmico.

Abraço :amigo: ,

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara , apesar de eu nao pescar em rio , penso assim:Se voce esta pescando esportivamente e um florestal te abordar , não tem problema algum , pescaria esportiva nao fais mal a natuza , e mesmo se o policial nao acreditar que aquilo e a verdade , eu nao ficaria constrangido , problema dele :gorfei: :gorfei: eu pesco mais eu solto Entao ::fishing ::tudo:: ::tudo::

:amigo:

Thiago mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara , apesar de eu nao pescar em rio , penso assim:Se voce esta pescando esportivamente e um florestal te abordar , não tem problema algum , pescaria esportiva nao fais mal a natuza , e mesmo se o policial nao acreditar que aquilo e a verdade , eu nao ficaria constrangido , problema dele :gorfei: :gorfei: eu pesco mais eu solto Entao ::fishing ::tudo:: ::tudo::

:amigo:

Thiago mestre::

Buenas, Thiago. Olha, é como eu disse, estou falando de algo que ocorre em minha região, falando da minha situação e indignação mau:: O tópico é pra isso mesmo, pra gente debater, expressar opiniões ::tudo::

No meu caso, ficaria constrangido vergonha::

Mas obrigado pela opinião ::thanks

Abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou do Paraná e sempre pesco no Rio Paranapanema. Também tenho esta dúvida, se posso pescar na piracema, praticando o pesque e solte.

Alguém tem a legislação (regras para piracema) para o Paranapanema?

Grande abraço

bom , nao sua regiao eu nao sei , mais em geral com licença de pescaria esportiva e pescando e soltando todos pode sim !

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo que pescadno esportivamente, vc afeta o ciclo do peixe, deixa ele estressado, as vezes com o mal manuseamento, ou uma isca encharutada, você pode matar um bela de uma matriz...

tudo tem que ter um controle, dependendo da espécie da região eu acho sim que seria um boa pesca esportiva, pois nesta época, devido ao calor, férias, horário de verão, é muito melhor pra pescar mais tem a proibição...

este assunto é muito complexo, tem que ter estudos pra provar alguma coisas, mas é isso.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente deveria haver mais estudos sobre o impacto da pesca esportiva durante o periodo de defeso. Ao meu simples ver nao tem problema algum, pois em pequenos pesqueiros onde a populacao de peixes é bem menor que em um rio ou grande represa nao vemos peixes morrendo e diminuindo de quantidade ao se praticar apenas o pesque-e-solte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, em Tocatins e MT, a pesca está fechada independente de ser esportiva ou nao.

Esse assunto tem seus defeitos e suas vantagens, minha opiniao e a seguinte.

Defeito:

Acredito que por o peixe estar ovado, em fase de reproducao a pesca mesmo esportiva acaba dando impacto, mesmo que nao seja muito, há um impacto, e sempre que liberamos a pesca esportiva, acabam indo pescadores nao esportivos que acabam nao respeitando, por estar aberto a pesca já e mais dificil o controle.

Vantagem:

A populacao ribeirinha fica prejudicada, na verdade falam sobre o projeto da Piracema, em que se remunera o guia/ribeirinho, na maioria das vezes isso nao ocorre como deveria acontecer, e quando o dinheiro chega a pessoa certa, chega em um valor bem baicho, apenas um salario, muitas vezes para um pai de família um salário nao e o bastante, forcando ele pescar predatoriamente para alimentar seus filhos.

Bem, essa e minha opiniao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, em Tocatins e MT, a pesca está fechada independente de ser esportiva ou nao.

Esse assunto tem seus defeitos e suas vantagens, minha opiniao e a seguinte.

Defeito:

Acredito que por o peixe estar ovado, em fase de reproducao a pesca mesmo esportiva acaba dando impacto, mesmo que nao seja muito, há um impacto, e sempre que liberamos a pesca esportiva, acabam indo pescadores nao esportivos que acabam nao respeitando, por estar aberto a pesca já e mais dificil o controle.

Vantagem:

A populacao ribeirinha fica prejudicada, na verdade falam sobre o projeto da Piracema, em que se remunera o guia/ribeirinho, na maioria das vezes isso nao ocorre como deveria acontecer, e quando o dinheiro chega a pessoa certa, chega em um valor bem baicho, apenas um salario, muitas vezes para um pai de família um salário nao e o bastante, forcando ele pescar predatoriamente para alimentar seus filhos.

Bem, essa e minha opiniao

PERFECT!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...