Ir para conteúdo

URGENTE - CAMPANHA CONTRA A USINA DE BELO MONTE


Posts Recomendados

Poisé Leonardo........ mas parece que os nossos vizinhos pensam igualzinho.

Saiu na Folha de S. Paulo que o Brasil já possui projetos em fase adiantada para construir usinas hidrelétricas , com capital do BNDES, no Peru e importar a energia para o Brasil, pois há o temor de que as Usinas em construção não estejam prontas a tempo. Não é uma binacional como Itaipu, é uma usina brasileira em terrra estrangeira.

A geração de energia talvez seja o maior gargalo para o desenvolvimento do país. Desenvolvimento este que ajudará a empregar as pessoas e lhes proporcionar vida digna. Então realmente se faz necessário.

Fica muito claro que o desenvolvimento do Brasil NÃO INTERESSA a muitas nações, por razões óbvias que somente o brasileiro não enxerga. Os Obamas e Sarkozis destruiram quase que 100% de seus ambientes naturais. Nínguém fica protestando para não instalar plataformas de petróleo no golfo do méxico ou no Alaska. Eles sabem que precisam dos recursos. Até invadem outros países. Se alguém tem que economizar energia nesse mundo são os americanos.

Volto a afirmar: Prefiro as hidrelétricas do que uma usina nuclear. Basta ver que até hoje existe radiação em Chernobil.

Caro Fernando:

Vimos a sua posição firme, até mesmo intransigente, e louvável em prol do meio ambiente do rio Xingu, mas não basta dizer que não quer, não gosta ou desprova. Passa a questão a ser levada para um nível de discussão mais produtivo. além de reprovar a construção de hidrelétricas, oque fazer? Viver sem energia hoje ninguém vive, INCLUSIVE VC, como todos, tenho certeza que vc almeja uma boa situação financeira e obviamente por meios lícitos (trabalho). Como vc pensa em conciliar o modelo de vida atual e a preservação?

O que eu acho que realmente falta a nós, sem exceção, é conhecimento de causa. E isso só se obtém indo até lá e ver e escutar as pessoas diretamente afetadas e envolvidas na obra. Querer conservar só para poder pescar, sinto muito, mas pra mim é egoístico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gurizada,

Acompanho essa história de Belo Monte bem antes de aparecerem os videos prós e contras, um amigo está envolvido no monitoramento ambiental de outra usina e cantou a pedra faz tempo...

O que ele disse: Vai estourar Belo Monte, ela será o boi de piranha para o povo não dar bola para as outras!

Bingo, dito e feito...

Belo Monte é UMA das muitas usinas que estão sendo feitas, na prática ou planejadas.... O que isso significa? (vou me ater só no que ainda não vi escrito, ou divulgado)

- Dezenas de milhares de hec de floresta, a maioria de mata primária ou secundária, colocada no chão para formação dos lagos... (sim, vai TUDO ao solo, não sobrará um ramo de pé)

- Aves, mamíferos, anfíbios, répteis e principalmente insetos... fauna de um modo geral... vai tudo para o vinagre, ou melhor, para o formol, pois são se pode transferir para outra área com o risco de alterar o que está "estável".

- Só no canteiro de obras de cada usina trabalham centenas e centenas de homens, digamos que 5% destes (exagerando muito) serão da região, 95% são "importados" de centros urbanos...

- Quando da construção da usina essa população de trabalhadores se multiplica, passando de centenas para milhares, o mesmo percentual de importados...

- Em função destes virão milhares de mulheres (oficiais e paralelas) e as crianças destas...

- Moradia para esse povo todo não existe, espaço existe, é só derrubar mais floresta...

- Estradas, ruas, cidades, lixões, etc... onde antes era floresta...

- As obras acabam... Esse povo viverá do que? Talvez trabalhando na lavoura? Mas não tem lugar para plantar, tem sim, é só derrubar mais mata e abrir lugar...

- ...

- ...

- ...

- Poderia listar diversos outros fatores que fazem essa conta não fechar positivamente, me ative só nos principais...

Agora multipliquem isso que escrevi acima por 20... O plano são pelo menos 20 usinas do mesmo porte de Belo Monte...!

(Vejam bem, não citei em momento algum rios ou peixes no que escrevi acima, não mencionei atores ou interesses, explanei somente dados e fatos, muitos dos quais vi acontecendo - ao vivo - numa das usinas que visitei este ano...)

Mas porque tanta preocupação com flora e fauna, a energia elétrica é mais importante...!

Na minha opinião, como industrial e cidadão, não precisamos de mais energia, precisamos de menos uso errado da energia que já temos capacidade de produzir...

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gurizada,

Acompanho essa história de Belo Monte bem antes de aparecerem os videos prós e contras, um amigo está envolvido no monitoramento ambiental de outra usina e cantou a pedra faz tempo...

O que ele disse: Vai estourar Belo Monte, ela será o boi de piranha para o povo não dar bola para as outras!

Bingo, dito e feito...

Belo Monte é UMA das muitas usinas que estão sendo feitas, na prática ou planejadas.... O que isso significa? (vou me ater só no que ainda não vi escrito, ou divulgado)

- Dezenas de milhares de hec de floresta, a maioria de mata primária ou secundária, colocada no chão para formação dos lagos... (sim, vai TUDO ao solo, não sobrará um ramo de pé)

- Aves, mamíferos, anfíbios, répteis e principalmente insetos... fauna de um modo geral... vai tudo para o vinagre, ou melhor, para o formol, pois são se pode transferir para outra área com o risco de alterar o que está "estável".

- Só no canteiro de obras de cada usina trabalham centenas e centenas de homens, digamos que 5% destes (exagerando muito) serão da região, 95% são "importados" de centros urbanos...

- Quando da construção da usina essa população de trabalhadores se multiplica, passando de centenas para milhares, o mesmo percentual de importados...

- Em função destes virão milhares de mulheres (oficiais e paralelas) e as crianças destas...

- Moradia para esse povo todo não existe, espaço existe, é só derrubar mais floresta...

- Estradas, ruas, cidades, lixões, etc... onde antes era floresta...

- As obras acabam... Esse povo viverá do que? Talvez trabalhando na lavoura? Mas não tem lugar para plantar, tem sim, é só derrubar mais mata e abrir lugar...

- ...

- ...

- ...

- Poderia listar diversos outros fatores que fazem essa conta não fechar positivamente, me ative só nos principais...

Agora multipliquem isso que escrevi acima por 20... O plano são pelo menos 20 usinas do mesmo porte de Belo Monte...!

(Vejam bem, não citei em momento algum rios ou peixes no que escrevi acima, não mencionei atores ou interesses, explanei somente dados e fatos, muitos dos quais vi acontecendo - ao vivo - numa das usinas que visitei este ano...)

Mas porque tanta preocupação com flora e fauna, a energia elétrica é mais importante...!

Na minha opinião, como industrial e cidadão, não precisamos de mais energia, precisamos de menos uso errado da energia que já temos capacidade de produzir...

Abraços,

Ricardo

Ricardo mestre:: mestre:: disse tudo ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Deixa eles saberem do restante de usinas ai sim doeu:: doeu:: doeu::

Mas a natureza dane se o importante é ter energia....Pra que mesmo essa energia????????não sei ate agora diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem jeito, é um assunto polêmico... Concordo que o Brasil está se desenvolvendo, mas mudar um ecossistema deveria ser a ultima alternativa, quando não nos restasse mais nenhuma..E ainda assim eu seria contra...

Cadê o investimento em outros tipos de energia como por exemplo a energia solar ? Pq o governo não torna obrigatório a construção dos novos prédios e residenciais de forma ecologicamente correta? É possível aproveitar agua da chuva, energia solar, e economizar muito, basta criatividade e boa vontade. Mas será que isso interessa? Será que eles irão lucrar como lucrarão com as mega construções?? Será que egoistas somos nós defensores da não construção dessas usinas ? Ou será que egoísta é quem defende o seu próprio conforto as custas de um bioma sacrificado e totalmente alterado...

Basta olhar o estado de são paulo, tínhamos tantos rios e ambientes naturais, que foram completamente modificados, e hoje temos apenas represas espalhadas por todo o estado...

Até pouquíssimo tempo não conhecia a floresta amazonica, mas quando finalmente pisei as margens do rio teles pires, tive um misto de sensações, ao mesmo tempo que não acreditava estar vendo aquele lugar abençoado da região das 7 quedas, fiquei extremamente triste em saber que em pouco tempo ali haverá apenas um grande lago, e toda a floresta será fatalmente modificada...

Uma coisa é fato, todas as usinas serão construidas, nem mesmo nós pescadores esportivos conseguimos nos organizar para evitar isso, energia elétrica não faltará aos que clamam por ela, e aos amigos que são contra a construção da usina, resta apenas correr para aproveitar os próximos 1 ou 2 anos, para registrar na memória esses paraísos que desaparecerão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...