Ir para conteúdo

Rio Paracatu,esconderijo dos dourados


Posts Recomendados

Desde moleque eu tinha vontade de conhecer o famoso rio Paracatu, onde meu pai, meus tios e amigos pescavam. Essa vontade de conhecer o afamado lugar tomou força em 2001,quando eu tinha 13 anos. Meu pai me convidou a conhecer esse belo rio, e eu contei cada dia para a chegada da pescaria. Chegando ao local, me apaixonei. Pra acabar de fazer de mim um pescador, fui coroado por Deus, em meu primeiro arremesso nesse rio, com um belo dourado, um peixe de 2 quilos e meio, sendo meu primeiro rei do rio. Quando aconteceu isso, começou a paixão. Dessa pescaria em diante, todo ano eu marcava para ir com meu pai ou meus tios. Ia uma ou duas vezes por ano. Nas primeiras empreitadas, para achar o rei do rio foi difícil. Faltava a mim experiência, faltava a mim maldade da pescaria. Com o passar dos anos, fui me integrando á pescaria no Paracatu, eu fui aprendendo,errando, aprendendo, errava, e pouco acertava.Mas sabia que em suas águas se encontravam grandes e belos dourados. Mas como diz o ditado,água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura, fui descobrindo que não estava errado em procurar os belos dourados. Uma nova retomada de pescarias, e consegui desvendar um pouco da catimba dos dourados do Paracatu. Sim, o Paracatu tem grandes e bonitos dourados, mas é preciso acreditar e ter fé para achá-los. Eu comecei a buscar as corredeiras e as pedreiras, na busca dos troféus. Procurava as bocas de córregos quando o rio estava cheio, e fui alcançando os objetivos.

Imagem Postada

Imagem Postada

Os dourados pequenos são sempre liberados ao rio, exemplares de pequeno porte começaram a fazer parte da pescaria,e sempre sendo respeitados e tratados como futuro do rio.

Imagem Postada

Os exemplares maiores começaram a aparecer, quanto mais eu persistia, mais o lindo rio Paracatu me respondia bem.

Imagem Postada

Consegui pegar este lindo dourado pescando de currico, com uma colher da fishtex, foi um dos momentos inesquecíveis que vivi nesse misterioso rio.

Imagem Postada

Imagem Postada

estes exemplares são de 2011, mostrando que o rio Paracatu ainda é um lugar para ser levado em conta.

Imagem Postada

Imagem Postada

O rio Paracatu é um rio que vem sofrendo muito com a pesca profissional, é claramente notada a dificuldade em pegar bons exemplares no rio, a cada ano, vemos o número de capturas diminuir, mas mesmo assim,pela força do rio e pelas mão de Deus, esse rio ainda vive. E para quem espera pegar um bom dourado em território mineiro, pode colocar o Paracatu na lista, pois suas águas ainda nos proporcionam esta chance. Se o rio Paracatu fosse mais respeitado, diminuindo as cotas de pesca, extipulando uma medida máxima para captura dos exemplares, extinguindo a pesca profissional de suas águas,teríamos em Minas um ponto excelente para pesca do rei do rio. Um abraço á todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pesquei muitas vezes nele ali perto da cidade de Paracatu no clube de pesca. Nunca tive a sorte de esbarrar num peixão mesmo, mas realmente esse rio tem belos exemplares. Pintados enormes, pacamãs, corvinas.... Esses ai eu já peguei todos...

Mas a pressão de pesca é dimais, nem 10% dos pescadores praticam o pesque e solte por lá... ai complica, as grandes matrizes sendo abatidas cada vez menos peixes veremos nos rios. chorei:: ::nada::

Show valeu pelo relato, é sempre bom a gente saber que ainda restam pescadores conscientes na região... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço o Rio Paracatu próximo a cidade de Paracatu... Um amigo tem um rancho no Rio Preto, afluente do Paracatu... Ja tive o previlégio de pegar alguns Dourados no Paracatu e no Preto. A ação dos pescadores "profissionas" na região é muito forte. É muita rede e muita pinda... Da última vez que estava lá pescado próximo a barra do Rio Preto com Paracatu, três barcos da polícia passaram por nós escoltando dois barcos lotado de redes e fizeram uma apreensão (prenderam tudo mesmo... até o cachorro) no acampamento dos pescarores. Eram isopores e mais isopores, metros e mais metros de redes... Um absurdo!!!!

Essa região do Rio Paracatu e do seu afluente o Rio Preto, ou melhor, a Bacia do São Francisco, já foi lar de grandes Pintados e Dourados... É muito bom ver a notícia que esse rio ainda vive... Embora respirando com dificuldade ou dando seu último suspiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu parceiro, belos peixes, pelas margens vemos que a mata silar está bem conservada, que esse espirito de conservação e preservação se mantenha sempre, você já é um grande multiplicador dos nosso esporte, parabéns. PESCAR, FOTOGRAFAR E SOLTAR ESSA É NOSSA BANDEIRA...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Airton, em Minas se algumas coisas fossem ajustadas, teríamos muito mais,o grande problema de muitos daqui é o egoísmo, como diz o ditado, ''come quieto''. Se cada um agisse de forma sensata e coletiva, teríamos muito mais em nosso estado. Mas nunca é tarde para desistir. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Giuliano, por incrível que pareça, o Paracatu ainda conserva grandes exemplares. Esse ano de 2011 foram pegos no Paracatu, nessa região aonde pesco, surubins de até 60 quilos, mas infelizmente a maioria foi abatida. O que falta ao Paracatu é uma mobilização pela sua preservação, tal qual feita no rio das Velhas, que já se recuperou bem. Aliás, o rio das Velhas já supera o Paracatu na pesca do dourado. Mas é isso aí, vamos fazer o que podemos para lutar por esse rio. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Tiwillian, em Minas temos um bom potencial para a pesca do rei do rio, mas é tudo muito mal explorado. O egoísmo dos predadores complica o que é o reduto dos maiores dourados das terras brasileiras, complicando assim o futuro da pescaria na região. Mas ainda é possível achar dourados enormes nessas águas, em minhas pescarias mesmo grandes exemplares, com mais de 10 quilos e até 18 quilos, ainda são encontrados, e na época certa, é possível fazer grandes pescarias. Abração e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...