Ir para conteúdo

Pescar com azóis sem fisga está prevista em lei


Posts Recomendados

Nunca pesquei com anzóis sem fisga, mas agora to querendo entrar nessa campanha de 100% anzóis sem fisga, olhem como a PORTARIA N. º050 / 1997-N da SEMARH - GO no art. 4° alínea c) ,transcrita abaixo, descreve a pesca esportiva:

Art. 4º - Para os efeitos desta Portaria, consideram-se:

I - pesca - a ação ou o ato tendente a capturar ou extrair seres aquáticos, susceptíveis ou não de aproveitamento, com finalidade econômica ou social, e que são classificadas em:

a) pesca científica - aquela exercida unicamente com fins científicos e de pesquisas, exclusivamente por instituições e pessoas físicas qualificadas para tal fim.

b) pesca amadora - aquela praticada unicamente por lazer, podendo ser exercida através de linha de mão, vara simples, caniço, molinete ou carretilha e similares, com iscas naturais ou artificiais.

c) pesca esportiva - aquela praticada com fins de lazer e esporte, distinguindo-se da amadora, pelo sistema pesque e solte, praticada somente com anzóis sem fisga.

d) pesca subaquática - aquela praticada subaquáticamente, com espingarda de mergulho, vedada a utilização de aparelhos de respiração artificial, exercida por membros de associações que se dediquem a este esporte, registrados na forma da lei.

e) pesca artesanal - aquela praticada com fins de subsistência, por pescadores ribeirinhos, com linha de mão, vara simples, caniço, molinete ou carretilha e similares, com iscas naturais ou artificiais e com a comercialização do pescado excedente restrita ao município de origem, com limite de captura previsto no art. 11 desta Portaria, não podendo exceder a 100 quilogramas de estocagem por mês. Desde de que o estudo cientifico do estoque pesqueiro permita esta atividade, regulamentando a quantidade a ser pescado na região.

II - aquicultura - a atividade destinada a criação ou reprodução, para fins econômicos, científicos ou ornamentais, de seres animais e vegetais que tenham na água seu ambiente mais freqüente de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amasso sempre a fisga dos anzóis, inclusive das garatéias.

Nos anzóis não senti diferença na produtividade (é só manter a linha esticada), mas nas IAs sim (mas vale a pena).

Você machuca menos o peixe, libera mais fácil ... mas principalmente ... se se "ferrar" dói muito menos para retirar (motivo principal, pois se fosse por dó do peixe ... não iria pescar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amasso sempre a fisga dos anzóis, inclusive das garatéias.

Nos anzóis não senti diferença na produtividade (é só manter a linha esticada), mas nas IAs sim (mas vale a pena).

Você machuca menos o peixe, libera mais fácil ... mas principalmente ... se se "ferrar" dói muito menos para retirar (motivo principal, pois se fosse por dó do peixe ... não iria pescar).

Blz Fernando, pensei que a produtividade seria menor nos anzóis simples e nao nas IAs, por serem garateias. Vivendo e aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que sem fisgas, fica mais interessante... já perdi varios peixes sem elas... fica mais esportivo... umas vitorias do peixe, umas do pescador...

Eu pesco na maioria das vezes sem fisga, acho espetacular, aumenta a adrenalina e a competência do pescador ::tudo:: ::tudo::

Sempre falo isso para meus companheiros de pesca: "o peixe tem que ter pelo menos uma chance de escapar, se não perde a graça", seja usando uma linha fina, vara mais leve ou nesse caso anzóis sem fisga.

Pesquei uma vez sem fisga,

Peguei uma Piraíba de 1.70m, quase me borrei de medo de perder o peixe !

kkkkkkkkkkkkkkkk

Normalmente eu não amasso as fisgas, acho que o tipo de pescaria que eu faço nao machuca o peixe...

Carocinho, assim é que é bom, o medo de perder o peixe mas vencer as dificuldades e tirar o peixe. Parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...