Ir para conteúdo

QUAL A HORA DA CHASCADA COM HÉLICE?


Ferrer

Posts Recomendados

Caros amigos,

é fato que os bocudos costumam errar o bote nas iscas de hélice, porém nesta temporada amazonica , que não esta a das melhores, percebi que o aumento de porradas erradas aumentaram.

Em conversa com piloteiro BIGODE, que até tem uma boa experiência, relatei o fatos e ele me falou para atrasar

um pouco a fisgada ou melhor, so fisgar quando a linha efetivamente correr de lado ou sentirmos o butijão

engatado.

Não tive tempo de testar esta estratégia pois esta encerrada minha temporada amazonica,

Mas e fato que sempre figuei quando o rebojo explode ou a hélice sumia com o ataque.

Qual será o momento ideal para a FISGADA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferrer,

Na minha humilde experiencia, os peixes geralmente batem quando terminamos de arrastar e vamos recolher o excesso de linha, mas isso acontece muito rápido, e se o peixe for atacar com vontade mesmo, ele não erra, até porque ele está acostumado com isso, pois ele caça o dia todo. O que poderia estar acontecendo, é que os peixes estavam tentando afastar perigo e tal, pois talvez estavam acasalados criando. E dá a impressão que estão errando, mas na verdade não. E quanto a fisgada, eu nunca fisgo o peixe na hora que corre, ou bate, ou para de correr sei lá. Eu nunca fisgo, o que faço é firmar bem a vara na hora da primeira corrida, e com o freio fechado a garatéia entra fácil na boca dele. Depois te tomar essa estratégia passei a perder menos peixes. Mas tem gente que gosta de fisgar e tal. Agora tem algums peixes que erram mesmo, mas se estiver ativo ele volta com mais raiva ainda, ai é só alegria. joia:::

Cada um tem uma teoria, o importante são as trocas de experiências.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui a amazonia...

Pescando tucuna nunca ferro....Já tirei a isca de dentro da boca peixe... no visual...,

Outra ocasião, fui dar o confere e puxei a a isca para o lado oposto que estava fixada na boca do peixe.

Outra coisa é procuro trabalhar com a fricção mais aberta o possivel...

é isso...

Não tenho experiência amazonica..

Mas para tucuna Azul, Amarelo faço isso...

Agora quando o tucuna apenas segue reboja...

É o sangue frio do momento... trabalhar a isca mais rapido ou mais cadenciado... fazendo com que o predador... solte o seu lando assassino... rs

abx..

Espero ter contribuido com minha opinião.

::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente garatéias tem um espaço util pequeno, ou seja a curvatura não é como do anzol que facilmente atravessa a boca do peixe, imagino pequenas garras se firmando na pele do peixe e não necessáriamente atravessando, e quando se pesca com garatéias de farpa amassada, como eu estou fazendo agora, prefiro somente firmar o bambu e esticar a linha, na verdade valorizo mais a porrada que a ferrada.....kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o panga falou tudoo!!! e panga minha observaçao com relaçao aos grandes tucunas é: só muda o tamanho, nem a briga muda tanto, pois vc estará usando um equipamento muito mais pesado!!! pescar tucuna azul com varinha de 14 lbs é showw!! a única grande diferença é que o açu é lindo, o peixe encanta, qdo vc ver um ao vivo, só vai querer saber dele, vc ignora os pacas e borboletes de até 4 kgs, fica cego, e maniaco pra pegar o grandao!!! hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta é, e vai continuar sendo a minha grande duvida , aqui no sudeste so firmo a vareta mas la ( amazonia) e quase unaminidade a confirmada . lembrando que as helices parecem irritar o bocudo e como o Furlan falou: da impressao que eles ta errando, mas as vezes estao só espantando a isca:

veja este causo:

Este ano estavamos pescando em uma lagoa do negro em SIRN, quando de repende surge a marola vindo atras da joao pepino, continuei o trabalho mas nada , nÃO entrou . Meu parceiro rapidamente cobriu minha isca tambem com a jumping minnow , expectativa e nada , entrou uma bicudinha . O mesmo veio recolhendo a bicudinha e de repente a bicuda da aqueles pulinhos pra fora dagua e nós vemos o ataque do bruto que saiu quase todo pra fora dagua. E ai ? O danado errou o ataque? sim mas a impressao que tivemos foi que ele refugou a isca aos 48 do segundo tempo. porque continuamos com a joao pepino na agua com a bicuda e nada do lazarento atacar, mas não deu 5 segundos que a bicuda escapou da jumping, que presenciamos um ataque certeiro.Tive uma leve impressao que o danado conhecia a isca. Até mesmo porque estavamos numa lagoa considerada um pouco batida

falou galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um de nós temos várias teorias, todas corretas dependendo do lugar. Mas a tática mais correta e sem erro é a do piloteiro. No barco "a voz do piloteiro é a voz de deus". Tudo em uma pescaria varia muito, o rio, o clima, os peixes e etc. então o que o piloteiro manda eu faço.

só pra da um exemplo, em uma pescaria no xingu, estávamos atras dos tucunas e o piloteiro mandou arremessar numa corredeira, na hora duvidei mas arremessei assim mesmo e peguei um bom exemplar. Uma outra dupla chegou na pousada reclamado horrores do piloteiro dizendo que o cara era muito burro, que eles nao pegaram nada e queria trocar de piloteiro e vira pra mim e fala: "Você acredita que o cara me mandou arremessar numa corredeira?" perguntei pra ele se ele tinha arremessado lá e ele disse que não, pois onde já se viu pegar tucunaré na corredeira. Então mostrei a foto do meu pego justamente na corredeira. No mesmo dia a tarde essa dupla ouviu todos os conselhos do piloteiro e foram brindados com vários tucunarés.

Entao vou repetir: "a voz do piloteiro é a voz de deus" ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar a minha opinião de quem bate helice das 6 as 6, mesmo no repiquete.

Ele erra bastante o ataque na helice(mais do que em qualquer isca), tem que ter sangue frio deu a porrada, e ele não esticou a linha e não matou a isca, pode vir arrastando novamente( mas tem que ser naquela fração de segundos) , pois qdo ele quer ele vem atras. mau::

Eu tambem não fisgo, essas avaliações tem que ser feitas qdo a pescaria esta boa, pois qdo esta ruim tudo é motivo para dar errado( pq fisgou, pq não fisgou, pq tem que trabalhar rapido, devagar...)

Há 2 anos pescando no ataui, em uma manha tinhamos estourado de pegar peixes de mais de 10lbs, e obvio muitos escapam-e eu não estav fisgando. A tarde mantive o indice de capturas e escapadas- só que desta vez confirmando após pesar a linha. Minha opinião não dá diferença.

Conclusão não fisgo, somente sustento. Em relação a fisgar na hora da porrada tem que tomar cuidado pois o bocudo as vezes dá 2a3 porradas até acertar, então fisgar só pq vc viu a explosão(por mais violenta q seja) pode ser que vc acabou de tirar a isca do raio de ação do peixe. Naonao::

Mas como o amigo Nakatani falou- gosto é da pancada... lacou::

Abs

Dini-a temporada ainda não terminou ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui a amazonia...

Pescando tucuna nunca ferro....

Já tirei a isca de dentro da boca peixe, muitas vezes me precipitando para dar o famosa fisgada.

Outra ocasião, fui dar o confere (fisgada), com o peixe já ferrado, puxei a isca claramento para o lado oposto que estava fixada a garateia... ai já Elvis.....

Procuro trabalhar com a fricção mais aberta o possivel...

Não tenho experiência com tucunarés amazonicos..

Mas para tucuna Azul, Amarelo faço isso...

Agora quando o tucuna apenas segue, reboja esta manhoso.

É o sangue frio do momento... trabalhar a isca mais rapido ou mais cadenciado... fazendo com que o predador... solte o seu instinto assassino... rs

abx..

Espero ter contribuido com minha opinião.

Não fisga não??? rindo3:: rindo3:: rindo3::

E as 1100 vezes que a isca sai vuando nas suas canelas ou na dos parceiros? doeu:: doeu::

Vc é um pangarézim de uma fisga! kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa temporada tive diversas situações...comecei a perder muito peixe n primeiro dia (fisgando n porrada), achei que perdia pq estava com uma rip 5.5"... depois comei bem com uma rip maior fisgando do mesmo jeito, achei que fosse por ter mais garateias, mas no fim do dia vi que nada tinha mudado, depois de passado a anciedade continuei usando hélice com 2 garateias e a dar uma firmada ao ver a linha saindo de lado..puts na mosca..perdi menos peixe......usei essa tecnica com as zaras e tive melhor resultado........então...quando estamos pilhados vemos a bruta explosão é sem pensar, a fisgada ja foi......mas quando fazemos ao ver a linha correndo, é bem melhor....

abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...