Ir para conteúdo

Mais um abuso. Gringo operando ilegalmente na Amazônia.


Posts Recomendados

Esse povo indigena da regiäo de säo gabriel é muito de paz...säo nosso patrimonio...säo os primeiros brasileiros...tenha certeza Gustavo que alguma coisa errada esta acontecendo la....

Uma disputa entre a comunidade e a funai...parece que a funai esta indo contra os interesse dos indigenas nessa questäo...

näo esqueca que uma operadora america esta cruzando..nos primeiro 100km

a reserva indigena...e pescando com certeza lá...o que é ilegal conforme leis brasileiras...esse é o motivo da ira dos indios...näo penso que só a passagem sería o problema....

näo defendo justica com as proprias mäos...mas ninguem deve se aventurar numa reserva indigena(operadora americana) se a situacäo näo é clara do ponto de vista legal,com tanta tensäo ao seu redor(os indios)

e ninguem tambem devería oferecer pacotes em lugares onde a situacäo legal näo é clara...

säo também um pouco culpados...estäo forcando algo que a comunidade näo quer....

é como eu ir pescar vestido de judeu no estreito de gaza....existe uma tensäo...que deus tenha os judeus e palestinos...

vou entrar em contato com esse povo la...e passo informacäo pra vc ou pra vcs..

pega leve com nossos indios..que foram desimados...homem branco...proteja os mais fracos...

abracos...

fernando

Kruel,

Respondendo sua questão "a", já fiz isso. Consultei um advogado especialista em direito agrário, terras, disputas sobre posse e propriedade. Ele já atuou em diversas causas, inclusive envolvendo alienação e disponibilização de terras, indígenas, da União e terras privadas. Ele me garantiu que não há alienação nem disponibilização de terras nesse caso. E essa questão vai ainda mais longe: somos todos brasileiros (inclusive os índios). Se existe um pedaço do rio fora da reserva, seja a 1000 km de distância como erroneamente foi postado aqui (são um pouco mais de 200 km), seja a 1 km, os índios NÃO TEM O DIREITO DE PROIBIR O ACESSO DE NINGUÉM!

Relendo a reportagem, vi que o que os índios tentaram fazer foi foi extorção mediante ameaça física, de sequestro inclusive. Se eles não fossem inimputáveis e nossas leis tão frouxas, esses índios deveriam estar na cadeia! Mas vivemos num país de m... Cacete, se a PF foi lá e liberou os caras, esses índios acham que são quem? E mesmo que a PF não tivesse ido lá, eles deveriam ter se contentado em alertar os caras da eventual ilegalidade e acionar o MPF, a FUNAI e a PF. Só! Não se pode fazer justiça, ainda mais numa questão como essas onde nem se sabe quem está certo ou quem está errado, com as próprias mãos! Vivemos (vivemos?) em um Estado Democrático de Direito, não numa anarquia!

Graças a Deus esses pescadores conseguiram sair de lá. Sabe-se lá o que teria acontecido se esse gringo não tivesse passado mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 109
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Por acaso os adultos que aqui estão discutindo, não sabem discutir um assunto sem se machucar?

Vão ficar de picuinha e chingamento, sobre um assunto que e so ler as leis e solicitar aos órgãos responsáveis que as cumpram.

Já foi dito e redito, varias vezes que ambas as partes estão erradas, ta na cara que os índios cobram propina, em todo lugar onde eles estão (coitadinho do indiozinho que esta de caminhonete do ano), eu tenho que ralar se quiser comprar um bem móvel ou imóvel, e o grande índio recebe de graça parte do meu suor. E quando quero passar por perto da “aldeia” tenho que pagar (propina), e ainda sou ameaçado de seqüestro e de perder meus apetrechos. Meu irmão já foi delegado da FUNAI e indigenista, convivo com estes índios a mais de 40 anos, e são poucos os que não usam dos seus predicados (direitos) dados pela constituição. Veja aqui em Brasília a merda que esta para construir em terreno do distrito federal, porque os índios que habita a região querem as terras para eles (nem água tem nas terras), veja um trecho.

Neste local, um grupo de 27 famílias indígenas, de diferentes tribos, ocupam área pública que será destinada ao futuro Setor Noroeste. A Terracap, responsável pela destinação dos terrenos do DF, lhes ofereceu terrenos de duas chácaras no Núcleo Rural Monjolo, próximo ao Recanto das Emas, porém os índios se recusam a sair. Recentemente, foi oferecida uma área no Parque Burle Marx, aproximando-se do acordo entre o governo e indígenas.

A baixo reportagem retirada do sait política e economia

http://www.politicaeconomia.com/2011/11 ... m-gap.html

SÁBADO, 5 DE NOVEMBRO DE 2011

Os índios do Setor Noroeste vestem GAP

Uma reportagem publicada no site da Revista Veja sobre a "eclética aldeia indígena da capital federal", localizada Setor Noroeste, mostra que a disputa é travada por índios que vestem GAP e Reebok, apoiados por estudantes em tempo integral (alguns dos quais apoiadores também da Marcha da Maconha) e advogados que chegaram a exigir R$75 milhões de reais para desocupar a área.

O Noroeste é reivindicado por moradores, integrantes de tribos Fulniô, Guajajara, Kariri-Xocó e Terena, que afirmam que a área começou a ser ocupada por tais tribos em em 1957 por "parentes" que se mudaram para o Centro-Oeste com o intuito de trabalhar na construção da nova capital. Entretanto, estudos antropológicos mostram que quando Brasília começou a ser construída não havia sinal da presença indígena e a área era apenas um ponto de passagem de grupos nativos que nunca se fixaram na área onde hoje é o Distrito Federal. A própria Fundação Nacional do Índio - FUNAI - não reconhece o local como uma área tradicional dos indígenas.

A disputa começou em 2008, quando um advogado dos índios chegou a exigir 75 milhões de reais de indenização, mas não teve sucesso. Desde então a causa vem ganhando adeptos de estudantes em tempo integral da UnB - que acabam funcionando como massa de manobra de interesses de partidos políticos que alocam militantes para se infiltrar, liderar e coordenar o movimento.

A reportagem da Veja também aponta que o agrupamento no Noroeste em nada lembra uma aldeia tradicional indígena, pois é formada por casas de alvenaria, barracos de madeira e construções distribuídas de forma irregular. Mais recentemente a área foi tomada também por barracas de camping trazidas por jovens que se solidarizaram com a causa.

Em meio a índios branquelos rechonchudos com cara pintada vestindo agasalho da famosa grife GAP, índios com camisa da Reebok, punks, e jornalistas recém-formados que reclamam de mosquitos, há um fotógrafo francês casado com uma antropóloga brasileira, que se mostra "indignada" com quem questiona a pureza dos índios do Noroeste: "Essa ideia de que índio é determinado por sangue é uma falácia", teoriza. "Índio é quem se identifica como índio e é reconhecido como tal pela própria cultura". A antropóloga afirma que prefere não se identificar por causa da "criminalização dos movimentos sociais".

50 hectares: nem o advogado sabe explicar o motivo

O Poder Judiciário já determinou que a área do Noroeste que ficará reservada aos indígenas será de 4,6 hectares, mas os "índios" exigem 50 hectares. Entretanto, nem mesmo o advogado que os representa consegue mostrar o motivo de reivindicação de uma área tão grande. Segundo o advogado, os 50 hectares seriam necessários para a "sobrevivência", mas o mesmo advogado informa que os "índios" não caçam e tampouco pescam, pois não há rios e nem mesmo animais na área - exceto os domésticos. Além disso, o que se planta na área não ocupa 50 hectares e não é suficiente para sobreviverem.

Na realidade a caça e a pesca não são necessárias, pois os índios moradores do local têm emprego fixo, como é o caso de Santxiê Fulniô, o cacique, que trabalha na Funai, ou estudam, como Gilberto Fulniô, formado em Teologia, e que, segundo a Veja, pretende se matricular num curso de Pedagogia. Quando são solicitadas fotos por parte da imprensa, os índios correm e colocam o cocar na cabeça.

Segundo a reportagem da Veja, mulheres, crianças e idosos são raros no acampamento. Leia a reportagem completa no site da Revista Veja.

E os caras querem a área nobre da cidade, são bobos eles?? Veja que são diversas etnias, que provavelmente veio a Brasília trazidos pela FUNAI para se tratar, e resolveu ficar por aqui e ocupar o que não lhes pertence.

Sobre o que foi dito das operadoras, estão erradas por ir pescar em área de reserva, seja indígena ou APP, e mais errados ainda em aceitar ou propor o pagamento de propina para pescar nas áreas, sei de muitos casos em que tem que pagar em óleo e gasolina para passar por perto das aldeias, ta tudo errado e ficamos aqui querendo ser a voz da razão.

Antes de nos indispormos com os (colegas, amigos e ou companheiros) vamos nos unir para cobrar dos responsáveis mais seriedade. Dos operadores de diversas partes deste pais que permitem a matança dos peixes e por ai vai.

Quero deixar aqui um pequeno alento, sobre os tramites que estão ocorrendo no ministério da pesca, hoje já temos pessoas do nosso meio com secretaria para tratar dos assuntos da pesca esportiva. Coisa que nunca tivemos.

Um grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar!!adorei tua participacäo!!

claro que existem "indios" que se aproveitam de seus status

mas a questäo me parece mais um problema urbano do que um problema em uma reserva indigena...

obrigado pelo comentarío

mas a situacäo la no coracäo da floresta amazonica é bem diferente das areas meio urbanas do DF...

entendo a indignacäo ,,,

mas o contexto é diferente do contexto no rio marie Adhemar...

que confusäo né?

abraco

fernando

Por acaso os adultos que aqui estão discutindo, não sabem discutir um assunto sem se machucar?

Vão ficar de picuinha e chingamento, sobre um assunto que e so ler as leis e solicitar aos órgãos responsáveis que as cumpram.

Já foi dito e redito, varias vezes que ambas as partes estão erradas, ta na cara que os índios cobram propina, em todo lugar onde eles estão (coitadinho do indiozinho que esta de caminhonete do ano), eu tenho que ralar se quiser comprar um bem móvel ou imóvel, e o grande índio recebe de graça parte do meu suor. E quando quero passar por perto da “aldeia” tenho que pagar (propina), e ainda sou ameaçado de seqüestro e de perder meus apetrechos. Meu irmão já foi delegado da FUNAI e indigenista, convivo com estes índios a mais de 40 anos, e são poucos os que não usam dos seus predicados (direitos) dados pela constituição. Veja aqui em Brasília a merda que esta para construir em terreno do distrito federal, porque os índios que habita a região querem as terras para eles (nem água tem nas terras), veja um trecho.

Neste local, um grupo de 27 famílias indígenas, de diferentes tribos, ocupam área pública que será destinada ao futuro Setor Noroeste. A Terracap, responsável pela destinação dos terrenos do DF, lhes ofereceu terrenos de duas chácaras no Núcleo Rural Monjolo, próximo ao Recanto das Emas, porém os índios se recusam a sair. Recentemente, foi oferecida uma área no Parque Burle Marx, aproximando-se do acordo entre o governo e indígenas.

A baixo reportagem retirada do sait política e economia

http://www.politicaeconomia.com/2011/11 ... m-gap.html

SÁBADO, 5 DE NOVEMBRO DE 2011

Os índios do Setor Noroeste vestem GAP

Uma reportagem publicada no site da Revista Veja sobre a "eclética aldeia indígena da capital federal", localizada Setor Noroeste, mostra que a disputa é travada por índios que vestem GAP e Reebok, apoiados por estudantes em tempo integral (alguns dos quais apoiadores também da Marcha da Maconha) e advogados que chegaram a exigir R$75 milhões de reais para desocupar a área.

O Noroeste é reivindicado por moradores, integrantes de tribos Fulniô, Guajajara, Kariri-Xocó e Terena, que afirmam que a área começou a ser ocupada por tais tribos em em 1957 por "parentes" que se mudaram para o Centro-Oeste com o intuito de trabalhar na construção da nova capital. Entretanto, estudos antropológicos mostram que quando Brasília começou a ser construída não havia sinal da presença indígena e a área era apenas um ponto de passagem de grupos nativos que nunca se fixaram na área onde hoje é o Distrito Federal. A própria Fundação Nacional do Índio - FUNAI - não reconhece o local como uma área tradicional dos indígenas.

A disputa começou em 2008, quando um advogado dos índios chegou a exigir 75 milhões de reais de indenização, mas não teve sucesso. Desde então a causa vem ganhando adeptos de estudantes em tempo integral da UnB - que acabam funcionando como massa de manobra de interesses de partidos políticos que alocam militantes para se infiltrar, liderar e coordenar o movimento.

A reportagem da Veja também aponta que o agrupamento no Noroeste em nada lembra uma aldeia tradicional indígena, pois é formada por casas de alvenaria, barracos de madeira e construções distribuídas de forma irregular. Mais recentemente a área foi tomada também por barracas de camping trazidas por jovens que se solidarizaram com a causa.

Em meio a índios branquelos rechonchudos com cara pintada vestindo agasalho da famosa grife GAP, índios com camisa da Reebok, punks, e jornalistas recém-formados que reclamam de mosquitos, há um fotógrafo francês casado com uma antropóloga brasileira, que se mostra "indignada" com quem questiona a pureza dos índios do Noroeste: "Essa ideia de que índio é determinado por sangue é uma falácia", teoriza. "Índio é quem se identifica como índio e é reconhecido como tal pela própria cultura". A antropóloga afirma que prefere não se identificar por causa da "criminalização dos movimentos sociais".

50 hectares: nem o advogado sabe explicar o motivo

O Poder Judiciário já determinou que a área do Noroeste que ficará reservada aos indígenas será de 4,6 hectares, mas os "índios" exigem 50 hectares. Entretanto, nem mesmo o advogado que os representa consegue mostrar o motivo de reivindicação de uma área tão grande. Segundo o advogado, os 50 hectares seriam necessários para a "sobrevivência", mas o mesmo advogado informa que os "índios" não caçam e tampouco pescam, pois não há rios e nem mesmo animais na área - exceto os domésticos. Além disso, o que se planta na área não ocupa 50 hectares e não é suficiente para sobreviverem.

Na realidade a caça e a pesca não são necessárias, pois os índios moradores do local têm emprego fixo, como é o caso de Santxiê Fulniô, o cacique, que trabalha na Funai, ou estudam, como Gilberto Fulniô, formado em Teologia, e que, segundo a Veja, pretende se matricular num curso de Pedagogia. Quando são solicitadas fotos por parte da imprensa, os índios correm e colocam o cocar na cabeça.

Segundo a reportagem da Veja, mulheres, crianças e idosos são raros no acampamento. Leia a reportagem completa no site da Revista Veja.

E os caras querem a área nobre da cidade, são bobos eles?? Veja que são diversas etnias, que provavelmente veio a Brasília trazidos pela FUNAI para se tratar, e resolveu ficar por aqui e ocupar o que não lhes pertence.

Sobre o que foi dito das operadoras, estão erradas por ir pescar em área de reserva, seja indígena ou APP, e mais errados ainda em aceitar ou propor o pagamento de propina para pescar nas áreas, sei de muitos casos em que tem que pagar em óleo e gasolina para passar por perto das aldeias, ta tudo errado e ficamos aqui querendo ser a voz da razão.

Antes de nos indispormos com os (colegas, amigos e ou companheiros) vamos nos unir para cobrar dos responsáveis mais seriedade. Dos operadores de diversas partes deste pais que permitem a matança dos peixes e por ai vai.

Quero deixar aqui um pequeno alento, sobre os tramites que estão ocorrendo no ministério da pesca, hoje já temos pessoas do nosso meio com secretaria para tratar dos assuntos da pesca esportiva. Coisa que nunca tivemos.

Um grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo,

Se você estivesse lá não torceria para esse fim...

Que Deus te ilumine!

Pois é, até porque eu nunca estaria lá... por inúmeros motivos.

Desejo o mesmo, parceiro. :amigo:

Não sou seu parceiro, nem predento ser. ::nada:: Se você fosse um pouco mais sensato, tentaria entender de fato o que aconteceu, tudo que está por trás e não desejar a morte de pessoas que você não conhece e não sabe por que e em que condições estavam lá.

Tá certo, Gustavo. De fato não somos parceiros. Somente disse isso pra tentar amenizar o clima que aqui está pesado, ao invés de colocar mais lenha na fogueira. Mas tudo bem.

Realmente, desejar a morte de alguém não é algo sensato, tens razão. Porém, o que nos deixa revoltado é a questão de estrangeiros não respeitarem nossa soberania.

Você já imaginou a situação inversa? Se um brasileiro fosse detido em área de proteção federal americana, sobre a qual não detivesse autorização para ali estar? Pois é...

Agora, também não é de hoje e esse não é um caso isolado, acerca do desrespeito de americanos em relação às terras e patrimônios nacionais. Até quando vamos sucumbir e ainda defender aqueles que promovem a invasão alheia de nosso território?

Admito que tem razão em grande parte de suas colocações. Mas, defender a invasão americana e querer colocar índio na cadeia, aí não, extrapolou... ::nada::

Rodolfo,

Essa não é uma questão de soberania. Ninguém está ameaçando a nossa soberania. Não defendo invasão americana, até por que não sei sequer se foi uma invasão. Além disso, o Wellington Melo é brasileiro (ou não é?). Além disso, o PF (ou o Exército ou a Força de Segurança Nacional, sei lá) foi lá e não prendeu ninguém. Além disso, todo mundo saiu de lá são e salvo.

Afirmar que o que eles estavam fazendo lá é ilegal é temerário. Vou além, é leviano e prepotente. Não estou falando isso só pra você. Estou falando para todos aqui que defenderam prisões, apreensões, etc.

Leviano, pois ninguém aqui no FTB viu documento nenhum. Só vimos uma matéria públicada num jornal que, aposto, ninguém aqui nunca ouviu falar. Ou seja, NÃO SABEMOS SE HOUVE ILEGALIDADE OU CRIME! ISSO É UM FATO!

Prepotente, pois as autoridades, boas ou ruins, estiveram lá e não prenderam ninguém! Queremos ser mais "reais que o rei"?!?!? O agente da lei foi lá e, mesmo com a pressão dos índios e dos outros operadores invejosos, não prenderam ninguém!!!

Além disso, vi uma coisa aqui que eu não admito: xenofobia, oriunda do preconceito, que é forma mais nefasta de se tratar um semelhante. O "chefe" da excusão era um brasileiro. Foi ele, provavelmente que fez todos os acordos que muito provavelmente garantiram que ele e os turistas pescadores que estavam com ele não fossem presos. As leis são feitas por brasileiros. Os policiais ou soldados que foram lá são brasileiros. E colocamos a culpa nos americanos?!?!? Isso é preconceito! E isso eu não admito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse povo indigena da regiäo de säo gabriel é muito de paz...säo nosso patrimonio...säo os primeiros brasileiros...tenha certeza Gustavo que alguma coisa errada esta acontecendo la....

Uma disputa entre a comunidade e a funai...parece que a funai esta indo contra os interesse dos indigenas nessa questäo...

näo esqueca que uma operadora america esta cruzando..nos primeiro 100km

a reserva indigena...e pescando com certeza lá...o que é ilegal conforme leis brasileiras...esse é o motivo da ira dos indios...näo penso que só a passagem sería o problema....

näo defendo justica com as proprias mäos...mas ninguem deve se aventurar numa reserva indigena(operadora americana) se a situacäo näo é clara do ponto de vista legal,com tanta tensäo ao seu redor(os indios)

e ninguem tambem devería oferecer pacotes em lugares onde a situacäo legal näo é clara...

säo também um pouco culpados...estäo forcando algo que a comunidade näo quer....

é como eu ir pescar vestido de judeu no estreito de gaza....existe uma tensäo...que deus tenha os judeus e palestinos...

vou entrar em contato com esse povo la...e passo informacäo pra vc ou pra vcs..

pega leve com nossos indios..que foram desimados...homem branco...proteja os mais fracos...

abracos...

fernando

Kruel,

Respondendo sua questão "a", já fiz isso. Consultei um advogado especialista em direito agrário, terras, disputas sobre posse e propriedade. Ele já atuou em diversas causas, inclusive envolvendo alienação e disponibilização de terras, indígenas, da União e terras privadas. Ele me garantiu que não há alienação nem disponibilização de terras nesse caso. E essa questão vai ainda mais longe: somos todos brasileiros (inclusive os índios). Se existe um pedaço do rio fora da reserva, seja a 1000 km de distância como erroneamente foi postado aqui (são um pouco mais de 200 km), seja a 1 km, os índios NÃO TEM O DIREITO DE PROIBIR O ACESSO DE NINGUÉM!

Relendo a reportagem, vi que o que os índios tentaram fazer foi foi extorção mediante ameaça física, de sequestro inclusive. Se eles não fossem inimputáveis e nossas leis tão frouxas, esses índios deveriam estar na cadeia! Mas vivemos num país de m... Cacete, se a PF foi lá e liberou os caras, esses índios acham que são quem? E mesmo que a PF não tivesse ido lá, eles deveriam ter se contentado em alertar os caras da eventual ilegalidade e acionar o MPF, a FUNAI e a PF. Só! Não se pode fazer justiça, ainda mais numa questão como essas onde nem se sabe quem está certo ou quem está errado, com as próprias mãos! Vivemos (vivemos?) em um Estado Democrático de Direito, não numa anarquia!

Graças a Deus esses pescadores conseguiram sair de lá. Sabe-se lá o que teria acontecido se esse gringo não tivesse passado mal...

Fernando, entendo sua posição, mas discordo. Não defendo ninguém que queira impor nada no grito ou na força. Os índios não tinham o direito de fazer o que fizeram. O fato de serem inimputáveis não lhes dá o direito de ir contra a lei.

Acho que sei o que está errado: INVEJA! Mal de homem branco e de índio! Os índios de outras comunidades ficaram com inveja de não serem agraciados com as benesses oferecidas pelo operador e pressionaram a FUIRN e a FUNAI. Outros operadores, com inveja de quem conseguiu entrar, financiaram o esquema todo, que no fim das contas se mostrou inócuo, pois a PF, EB ou FN liberaram os caras.

Não acho que estou pegando pesado com os índios. Acho que a história tem mesmo que ser preservada. Mas não às custas de manter uns coitados moribundos e esquecidos vivos só para vermos de onde viemos. Isso custa caro do ponto de vista humano, pois ver um povo se degradando, definhando, sumindo, querendo outra vida e não podendo ter é desumando. Eu não quero preservar nada às custas disso. Custa caro do ponto financeiro pois perde-se dinheiro não concedendo um rio para exploração do ecoturismo ou do turismo sustentável de pesca. Além dos impostos que pagamos para sustentar não só os índios, mas a estrutura toda de FUNAI, FUNASA, etc...

Concordo que os índios de lá são da paz. Muito diferente dos Xavantes, Cinta-Larga, dos do Xingu, ou do Pantanal. Mas isso não lhes dá direito de ameaçar nem extorquir ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisa, antes que eu me esqueça: falaram aí de alguém que vai lá no Marié fazer pesquisa. Alguém aqui já viu algum relatório dessas pesquisas? O tal pesquisador já publicou alguma coisa em revistas científicas? Até eu ver uma dessas coisas, não posso defedê-lo e nem afirma que ele e quem o leva pra lá, são diferentes do Wellington e da Acute Angling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou seu parceiro, nem predento ser. ::nada:: Se você fosse um pouco mais sensato, tentaria entender de fato o que aconteceu, tudo que está por trás e não desejar a morte de pessoas que você não conhece e não sabe por que e em que condições estavam lá.

Antes de encher a boca para falar de cultura indígena, você deveria se prestar a descer numa aldeia daquela região e ver como esses índios vivem. Aquilo não é o Império Maia, nem os Apaches ou Cherokees, rapaz! A cultura deles foi massacrada há 200 anos pelos jesuítas (o Al Qaeda do século XIX, pois usaram a força para impor sua religião sobre as demais). Eles eram índios extrativistas, de vida extremamente rudimentar, sem muitas ferramentas, sem domínio da metalurgia... Viviam na idade da pedra lascada, literalmente, pois usavam pedras lascadas como ferramentas (machados, basicamente). Isso é uma verdade que pouca gente fala por que é politicamente incorreto.

Hoje eles são uns coitados, subnutridos, doente e esquecidos. Sabe do que eles vivem? Do repasse da FUNAI, que muitas vezes é desviado no meio do caminho, o fica com o "presidente" (é assim que eles chamam o chefe deles, não de cacique ou pagé) da tribo. Aí sabe o que o cara faz? Compra um terreno na cidade e constrói uma casa lá.

Se em cada rio de reserva tivesse um operador de pesca (brasileiro, americano, inglês ou marciano, não importa) que adotasse uma comunidade dessas, fornecendo alimentos, médicos, dentistas, professores, e pudesse, em troca, explorar o turismo de pesca esportiva naquele rio, os índios poderiam "preservar sua cultura" se quisessem, mas certamente não morreriam de malária ou desnutridos, como muitos morrem.

Gustavo, não vamos misturar as coisas, ok?!?!

Vc sabe q o amigo falou isso da boca pra fóra. Como o Dhema disse mais acima, vamos parar de nos degladiar por besteira e focar no q realmente precisa.

Concordo com vc na questão miserável q vivem os índios...mas q eles são uns FDP (na maioria dos casos, para não machucar o ego de ninguém), SIM, isto eles são.

E digo mais, se eles fossem estes coitadinhos q vc diz, vc não veria, POR EXEMPLO, o FDP do Eduardo (q vc sabe de onde), pedindo vantagens pessoais para ele, e largando o restante da comunidade se lascar. Se ele, como líder do povo dele não respeita seu povo, tem mais é q se lascar mesmo. Por mais q eles sejam gente boa..."geneticamente" eles só fazem merda.

De qualquer forma isso é assunto pra outro tópico, vamos focar no Marié.

Olha só como seria simples de se resolver esta questão.

- Bastaria ligar ou visitar a Divisão de Demarcação de Terras da FUNAI para saber se a linha de demarcacão da Terra Indígena da Cabeça do Cachorro abarca ou não o Rio Marié. Se sim, já era, é Terra Indígena e não se pode pescar lá dentro.

Se não, TODOS PODEMOS PESCAR a partir do Igarapé Unei.

- Se pudermos pescar teríamos q ver uma forma de passar pela boca da comunidade sem sermos importunados e nem importunar as comunidades.

Como isso seria feito??! Não sei, acredito q um documento da FUNAI informando q o Marié apartir de um ponto é "NÃO É INDÍGENA", poderíamos entrar com um pedido de "sei lá o q", junto a FUNAI, FOIRN, MP, ou qualquer outro órgão q em despachando favoravelmente o nosso pedido, informe as comunidades da boca ou envie a polícia militar para escoltar as embarcações ou coisa do gênero.

Digo isto a todos, sem exceção, se usássemos 1% da nossa força de ataque para atacar realmente o q precisamos, resolveríamos 99% dos nossos problemas. joia:::

Bem...tentarei usar a minha. Vou dar um pulo na sede da FUNAI daqui de Brasília e saber se este rio está ou não dentro de terras indígenas.

Em breve trago novidades.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisa, antes que eu me esqueça: falaram aí de alguém que vai lá no Marié fazer pesquisa. Alguém aqui já viu algum relatório dessas pesquisas? O tal pesquisador já publicou alguma coisa em revistas científicas? Até eu ver uma dessas coisas, não posso defedê-lo e nem afirma que ele e quem o leva pra lá, são diferentes do Wellington e da Acute Angling.

Vc continua focado em atacar pro lado errado...hehehee... doeu::

Paz...somos da paz. :amigo:

Sim, o Cristian tem autorização da FUNAI e da FOIRN para fazer pescaria no Marié.

Ele tem alguns livros publicados com fotos de vários animais e, um dos livros q ele quer publicar é sobre o tucunaré.

Claro, É ÓBVIO, q eles tb foram lá pra aproveitar o rio e esticar as linhas...Seria idiotisse da minha parte acreditar q não, e pior, fazer vc acreditar no contrário.

Eu mesmo fui convidado para estar no grupo algumas vezes e, por falta de tempo e burrice, não fui...hehehee... suici:: ...mas a questão não é esta...O Andrea pesca lá deste 2008 ou 2009...sempre ajudou as comunidades da boca....mas NUNCA PAGOU PARA PROIBIR A SUA, A NOSSA ENTRADA LÁ....ou de qualquer outro brasileiro, gringo, azul, ou marciano.

Apesar de ser empresário da pesca na região, nunca colocou barco hotel com clientes lá dentro....dizendo aos 4 mundos q pesca num lugar EXCLUSIVO, pagando propina pra quem quer q seja, e encher os bolsos com dinheiro.

Esta é a diferença, q na minha ótica é muito diferente da q vc e o Daniel estão tendo.

Já disse e repito...não sou contra pescar e soltar dentro de qualquer lugar seja...Seja APA, TI, Lago Presidêncial, e etc...Sou SIM, contra o pagamento de PROPINA, da união dos mais afortunados com os mais bandidos, tudo para fazer deste País, uma merda ainda maior... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que estou pegando pesado com os índios. Acho que a história tem mesmo que ser preservada. Mas não às custas de manter uns coitados moribundos e esquecidos vivos só para vermos de onde viemos. Isso custa caro do ponto de vista humano, pois ver um povo se degradando, definhando, sumindo, querendo outra vida e não podendo ter é desumando. Eu não quero preservar nada às custas disso. Custa caro do ponto financeiro pois perde-se dinheiro não concedendo um rio para exploração do ecoturismo ou do turismo sustentável de pesca. Além dos impostos que pagamos para sustentar não só os índios, mas a estrutura toda de FUNAI, FUNASA, etc...

sim te dou razäo preservar só o que for realmente indigena...aproveitadores näo---- moribundos näo---bahhh será?? estamos em campo minado do ponto de vista social e humano...

quanto a perder dinheiro é relativo...mas entendo...para quem quer fazer negócios pesados que lesem o meio ambiente na regiäo...escavacäo de minerio..fazenda de 5000 hectares em säo gabriel da cachoeira..etc....

eu provavelmente vou fazer negócio com ecoturismo...estou descendo com seis biologos que querem conhecer o rio negro...

bom eu acho atualmente melhor perder dinheiro que nossa floresta...

ecoturismo sustentavel de pesca e turismo ecologico sim!!!te dou razäo...

vou morar em barcelos...

eu dou razäo pra vcs e todo mundo que esta com raiva de pseudo indios que se aproveitam de seu status...

mas näo é o caso de comunidades isoladas no rio negro...acho que deveríam institucionalizar o teste do indio...e as leis pra definir quem é e quem näo é..assim como institucionalizar o teste de quem pode operar ou abrir um negócio em regiäo täo delicada como a amazonia.alguns requisitos deveriam ser cumpridos....ta chato essa conversa...com uma belo monte ai nas porta dos fundos...fico cansado...vcs sabem as diferencas de niveis do xingu?...a hidroelétrica näo vai operar alguns meses no ano,,,uuufff...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FABRICIO

COMO VAI , NAO GOSTO MUITO DE DAR MINHA OPINIAO , ATE PARA NAO AUMENTAR A DISCUCAO. EM 2006 , FIZ 12 GRUPOS EM BARCELOS E EM UM GRUPO , ACHO QUE O QUINTO OU SEXTO GRUPO , ESTAVA COM O BARCO HOTEL PARADO NA BOCA DO PADAUIRI , ONDE TINHA BARCOS MEUS PESCANDO NO ATAUI E OUTROS NO PADAUIRI , E EU TINHA PROIBIDO OS MEUS PILOTEIROS DE ENTRAR NO PRETO , POIS A COMUNIDADE DA CAMPINA TINHA ME OBRIGADO , EM UMA REUNIAO QUE EU MARQUEI COM A COMUNIDADE , ONDE ESTAVAO TODOS DA COMUNIDADE REUNIDOS , ELES ME COBRARAO R$ 2500,00 POR DIA DE PESCA NO RIO PRETO. AI EU PROIBI OS MEUS PILOTEIROS DE ENTRAREM LA. MAS SEMPRE TEM UM QUE NAO RESPEITA. AI ENTRARAM BEM CEDO , ONDE A COMUNIDADE NAO VIU , MAS NA SAIDA NO FINAL DA TARDE A COMUNIDADE PRENDEU OS CLIENTES , O BOTE E COLOCOU O PILOTEIRO E OS DOIS CLIENTES EM UMA CASA. E ARRASTOU O BOTE PARA FORA DAGUA

QUANDO ANOITECEU , FIQUEI SABENDO DO CASO E FUI ATE A COMUNIDADE DA TAPERA , NO PADAUIRI , ONDE EU CONHECO TODOS , PEGUEI DOIS AMIGOS MEUS DA COMUNIDADE PARA TENTAR LIBERAR OS CLIENTES.

DEPOIS DE HORAS DE CONVERSA , PAGUEI E CONSEGUI LIBERAR O PILOTEIRO E OS DOIS CLIENTES COM O BOTE , POIS ELES QUERIAM FICAR COM O BOTE.

QUE ME....

MAS ACONTECEU

OQUE FALAR.....

ABRACO , NAO QUERO DISCUCAO , SO ESTOU NARRANDO UM FATO OCORRIDO

ANDRE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AGORA VOU PIORAR.

NO MESMO ANO EM 2006 , UMA SEMANA ANTES ,NO PADAUIRI , NA TAPERA, A COMUNIDADE DA BOCA , TINHA UM BARCO HOTEL PRETO , COM 12 AMERICANOS , ONDE ELES PROMETERAM UM GRUPO NOVO DE GERADOR PARA A COMUNIDADE SE A COMUNIDADE DESSE A ELES A EXCLUSIVIDADE DE PESCA NAQUELA SEMANA. QUANDO VI O BARCO , NAO DEI BOLA , SEGUI NA PESCA , AI NAO DEMOROU MUITO , NA ALTURA ACHO QUE DA VOLTA GRANDE , OU DO LAGO DO URUBU , VEIO UM BOTE DA COMUNIDADE E PEDIU PARA QUE EU SAISSE , POIS ESTA SEMANA SERIA SO DOS AMERICANOS , AI EU NAO ACREDITEI....... , FUI ATE A COMUNIDADE , POIS CONHECO TODOS E ELES TODOS SEM GRACA , ATE PORQUE EU JA TINHA LEVADO LA MEDICOS , PARA ATENDIMENTO , TINHA DADO VARIAS VEZES DISEL , GASOLINA, MATERIAL ESCOLAR, COMIDA, ROUPA , MUITA , MAS MUITA AJUDA .... MAS NAO TEVE CONVERSA ... NAO ENTRAMOS E EU NAO QUIZ BRIGA ... DEIXEI ASSIM , ATE BARCELOS , ONDE ATE O PREFEITO ME OUVIU.... DEPOIS DE DUAS SEMANAS ESTAVA O EXERCITO FAZENDO VISTORIA NOS BARCOS-HOTEIS E DISTRIBUINDO NAS COMUNIDADES UM OFICIO LIBERANDO A ENTRADA DOS BARCOS-HOTEIS.

ABRACO

ANDRE

OBS- IMPORTANTE , MAS MUITO IMPORTANTE ATE HOJE ELES , DA TAPERA , NAO RECEBERAM O GRUPO NOVO DE GERADORES.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FABRICIO

COMO VAI , NAO GOSTO MUITO DE DAR MINHA OPINIAO , ATE PARA NAO AUMENTAR A DISCUCAO. EM 2006 , FIZ 12 GRUPOS EM BARCELOS E EM UM GRUPO , ACHO QUE O QUINTO OU SEXTO GRUPO , ESTAVA COM O BARCO HOTEL PARADO NA BOCA DO PADAUIRI , ONDE TINHA BARCOS MEUS PESCANDO NO ATAUI E OUTROS NO PADAUIRI , E EU TINHA PROIBIDO OS MEUS PILOTEIROS DE ENTRAR NO PRETO , POIS A COMUNIDADE DA CAMPINA TINHA ME OBRIGADO , EM UMA REUNIAO QUE EU MARQUEI COM A COMUNIDADE , ONDE ESTAVAO TODOS DA COMUNIDADE REUNIDOS , ELES ME COBRARAO R$ 2500,00 POR DIA DE PESCA NO RIO PRETO. AI EU PROIBI OS MEUS PILOTEIROS DE ENTRAREM LA. MAS SEMPRE TEM UM QUE NAO RESPEITA. AI ENTRARAM BEM CEDO , ONDE A COMUNIDADE NAO VIU , MAS NA SAIDA NO FINAL DA TARDE A COMUNIDADE PRENDEU OS CLIENTES , O BOTE E COLOCOU O PILOTEIRO E OS DOIS CLIENTES EM UMA CASA. E ARRASTOU O BOTE PARA FORA DAGUA

QUANDO ANOITECEU , FIQUEI SABENDO DO CASO E FUI ATE A COMUNIDADE DA TAPERA , NO PADAUIRI , ONDE EU CONHECO TODOS , PEGUEI DOIS AMIGOS MEUS DA COMUNIDADE PARA TENTAR LIBERAR OS CLIENTES.

DEPOIS DE HORAS DE CONVERSA , PAGUEI E CONSEGUI LIBERAR O PILOTEIRO E OS DOIS CLIENTES COM O BOTE , POIS ELES QUERIAM FICAR COM O BOTE.

QUE ME....

MAS ACONTECEU

OQUE FALAR.....

ABRACO , NAO QUERO DISCUCAO , SO ESTOU NARRANDO UM FATO OCORRIDO

ANDRE

Conheço bem algumas histórias das barbaridades cobradas na Tapera. André....neste caso em específico, da Tapera / Rio Preto, é pior ainda, pois lá não é terra indígena, não é APA, não há restrição alguma....ou seja, todos podem entrar e sair a qualquer momento.

Falta é alguém filmar, denunciar e mandar prender os criminosos. doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FABRICIO

COMO VAI , NAO GOSTO MUITO DE DAR MINHA OPINIAO , ATE PARA NAO AUMENTAR A DISCUCAO. EM 2006 , FIZ 12 GRUPOS EM BARCELOS E EM UM GRUPO , ACHO QUE O QUINTO OU SEXTO GRUPO , ESTAVA COM O BARCO HOTEL PARADO NA BOCA DO PADAUIRI , ONDE TINHA BARCOS MEUS PESCANDO NO ATAUI E OUTROS NO PADAUIRI , E EU TINHA PROIBIDO OS MEUS PILOTEIROS DE ENTRAR NO PRETO , POIS A COMUNIDADE DA CAMPINA TINHA ME OBRIGADO , EM UMA REUNIAO QUE EU MARQUEI COM A COMUNIDADE , ONDE ESTAVAO TODOS DA COMUNIDADE REUNIDOS , ELES ME COBRARAO R$ 2500,00 POR DIA DE PESCA NO RIO PRETO. AI EU PROIBI OS MEUS PILOTEIROS DE ENTRAREM LA. MAS SEMPRE TEM UM QUE NAO RESPEITA. AI ENTRARAM BEM CEDO , ONDE A COMUNIDADE NAO VIU , MAS NA SAIDA NO FINAL DA TARDE A COMUNIDADE PRENDEU OS CLIENTES , O BOTE E COLOCOU O PILOTEIRO E OS DOIS CLIENTES EM UMA CASA. E ARRASTOU O BOTE PARA FORA DAGUA

QUANDO ANOITECEU , FIQUEI SABENDO DO CASO E FUI ATE A COMUNIDADE DA TAPERA , NO PADAUIRI , ONDE EU CONHECO TODOS , PEGUEI DOIS AMIGOS MEUS DA COMUNIDADE PARA TENTAR LIBERAR OS CLIENTES.

DEPOIS DE HORAS DE CONVERSA , PAGUEI E CONSEGUI LIBERAR O PILOTEIRO E OS DOIS CLIENTES COM O BOTE , POIS ELES QUERIAM FICAR COM O BOTE.

QUE ME....

MAS ACONTECEU

OQUE FALAR.....

ABRACO , NAO QUERO DISCUCAO , SO ESTOU NARRANDO UM FATO OCORRIDO

ANDRE

Conheço bem algumas histórias das barbaridades cobradas na Tapera. André....neste caso em específico, da Tapera / Rio Preto, é pior ainda, pois lá não é terra indígena, não é APA, não há restrição alguma....ou seja, todos podem entrar e sair a qualquer momento.

Falta é alguém filmar, denunciar e mandar prender os criminosos. doeu::

Obvio que não tem nada com o assunto principal do topico, mas fica também meu protesto, até o ano passado eu tinha que para na comunidade do Tapera e pagar o tal pedagio para pescar acima dela diabo:: . Faz 4 anos que pesco lá anualmente, mas sempre me sinto um tonto pagando o pedagio deles.

Este não fui ao Preto, mas imagino que não deve ter mudado. ::nada::

Abs

Dini-estou só esperando janeiro chegar-rap...rap...rap...pow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou seu parceiro, nem predento ser. ::nada:: Se você fosse um pouco mais sensato, tentaria entender de fato o que aconteceu, tudo que está por trás e não desejar a morte de pessoas que você não conhece e não sabe por que e em que condições estavam lá.

Antes de encher a boca para falar de cultura indígena, você deveria se prestar a descer numa aldeia daquela região e ver como esses índios vivem. Aquilo não é o Império Maia, nem os Apaches ou Cherokees, rapaz! A cultura deles foi massacrada há 200 anos pelos jesuítas (o Al Qaeda do século XIX, pois usaram a força para impor sua religião sobre as demais). Eles eram índios extrativistas, de vida extremamente rudimentar, sem muitas ferramentas, sem domínio da metalurgia... Viviam na idade da pedra lascada, literalmente, pois usavam pedras lascadas como ferramentas (machados, basicamente). Isso é uma verdade que pouca gente fala por que é politicamente incorreto.

Hoje eles são uns coitados, subnutridos, doente e esquecidos. Sabe do que eles vivem? Do repasse da FUNAI, que muitas vezes é desviado no meio do caminho, o fica com o "presidente" (é assim que eles chamam o chefe deles, não de cacique ou pagé) da tribo. Aí sabe o que o cara faz? Compra um terreno na cidade e constrói uma casa lá.

Se em cada rio de reserva tivesse um operador de pesca (brasileiro, americano, inglês ou marciano, não importa) que adotasse uma comunidade dessas, fornecendo alimentos, médicos, dentistas, professores, e pudesse, em troca, explorar o turismo de pesca esportiva naquele rio, os índios poderiam "preservar sua cultura" se quisessem, mas certamente não morreriam de malária ou desnutridos, como muitos morrem.

Gustavo, não vamos misturar as coisas, ok?!?!

Vc sabe q o amigo falou isso da boca pra fóra. Como o Dhema disse mais acima, vamos parar de nos degladiar por besteira e focar no q realmente precisa.

Concordo com vc na questão miserável q vivem os índios...mas q eles são uns FDP (na maioria dos casos, para não machucar o ego de ninguém), SIM, isto eles são.

E digo mais, se eles fossem estes coitadinhos q vc diz, vc não veria, POR EXEMPLO, o FDP do Eduardo (q vc sabe de onde), pedindo vantagens pessoais para ele, e largando o restante da comunidade se lascar. Se ele, como líder do povo dele não respeita seu povo, tem mais é q se lascar mesmo. Por mais q eles sejam gente boa..."geneticamente" eles só fazem merda.

De qualquer forma isso é assunto pra outro tópico, vamos focar no Marié.

Olha só como seria simples de se resolver esta questão.

- Bastaria ligar ou visitar a Divisão de Demarcação de Terras da FUNAI para saber se a linha de demarcacão da Terra Indígena da Cabeça do Cachorro abarca ou não o Rio Marié. Se sim, já era, é Terra Indígena e não se pode pescar lá dentro.

Se não, TODOS PODEMOS PESCAR a partir do Igarapé Unei.

- Se pudermos pescar teríamos q ver uma forma de passar pela boca da comunidade sem sermos importunados e nem importunar as comunidades.

Como isso seria feito??! Não sei, acredito q um documento da FUNAI informando q o Marié apartir de um ponto é "NÃO É INDÍGENA", poderíamos entrar com um pedido de "sei lá o q", junto a FUNAI, FOIRN, MP, ou qualquer outro órgão q em despachando favoravelmente o nosso pedido, informe as comunidades da boca ou envie a polícia militar para escoltar as embarcações ou coisa do gênero.

Digo isto a todos, sem exceção, se usássemos 1% da nossa força de ataque para atacar realmente o q precisamos, resolveríamos 99% dos nossos problemas. joia:::

Bem...tentarei usar a minha. Vou dar um pulo na sede da FUNAI daqui de Brasília e saber se este rio está ou não dentro de terras indígenas.

Em breve trago novidades.

joia:::

Fabrício, quando falo que eles são uns coitados, refiro-me às suas condições de vida, não aos seus caráteres, o que não cabe a mim julgar. Eles são, na maioria das vezes, pra dizer o mínimo, manipuláveis, assim como foram, pelo que parece, neste caso aí.

Ao que sou contra é todo mundo sair dizendo que é ilegal, que tem que descer o porrete, prender todo mundo, sem saber o que de fato rolou lá, sem ver um documento sequer, tudo com base numa reportagem de um jornal desconhecido...

Para verificar isso que você diz, basta entrar no site da FUNAI e baixar um mapa para Google Earth que eles tem lá com todas as terras indígenas plotadas.

Abraço!

Com relação ao Eduardo, concordo 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisa, antes que eu me esqueça: falaram aí de alguém que vai lá no Marié fazer pesquisa. Alguém aqui já viu algum relatório dessas pesquisas? O tal pesquisador já publicou alguma coisa em revistas científicas? Até eu ver uma dessas coisas, não posso defedê-lo e nem afirma que ele e quem o leva pra lá, são diferentes do Wellington e da Acute Angling.

Vc continua focado em atacar pro lado errado...hehehee... doeu::

Paz...somos da paz. :amigo:

Sim, o Cristian tem autorização da FUNAI e da FOIRN para fazer pescaria no Marié.

Ele tem alguns livros publicados com fotos de vários animais e, um dos livros q ele quer publicar é sobre o tucunaré.

Claro, É ÓBVIO, q eles tb foram lá pra aproveitar o rio e esticar as linhas...Seria idiotisse da minha parte acreditar q não, e pior, fazer vc acreditar no contrário.

Eu mesmo fui convidado para estar no grupo algumas vezes e, por falta de tempo e burrice, não fui...hehehee... suici:: ...mas a questão não é esta...O Andrea pesca lá deste 2008 ou 2009...sempre ajudou as comunidades da boca....mas NUNCA PAGOU PARA PROIBIR A SUA, A NOSSA ENTRADA LÁ....ou de qualquer outro brasileiro, gringo, azul, ou marciano.

Apesar de ser empresário da pesca na região, nunca colocou barco hotel com clientes lá dentro....dizendo aos 4 mundos q pesca num lugar EXCLUSIVO, pagando propina pra quem quer q seja, e encher os bolsos com dinheiro.

Esta é a diferença, q na minha ótica é muito diferente da q vc e o Daniel estão tendo.

Já disse e repito...não sou contra pescar e soltar dentro de qualquer lugar seja...Seja APA, TI, Lago Presidêncial, e etc...Sou SIM, contra o pagamento de PROPINA, da união dos mais afortunados com os mais bandidos, tudo para fazer deste País, uma merda ainda maior... joia:::

Fabrício, sem querer polemizar, mas já polemizando, qual é a diferença entre ajuda e propina? surtei:: Eu acho que os dois pagaram para entrar lá. Um o fez para ganhar dinheiro e o outro por qualquer outra razão que seja (pesquisa, vaidade, satisfação de pescar em um lugar exclusivo). O lance é que ambos fizeram. diabo::

Partindo da premissa que ambos tinham autorização da FUNAI, da FOIRN e da Comunidade (o único motivo que justificaria o fato de nenhum deles ter sido preso), se um fosse criminoso, o outro também seria. :gorfei:

Até eu ver uma pesquisa publicada do tal biólogo, essa é minha opinião a respeito.

Cara, não preciso te falar isso, mas vou falar: sua opinião aqui é MUITO importante. Você é um formador de opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisa, antes que eu me esqueça: falaram aí de alguém que vai lá no Marié fazer pesquisa. Alguém aqui já viu algum relatório dessas pesquisas? O tal pesquisador já publicou alguma coisa em revistas científicas? Até eu ver uma dessas coisas, não posso defedê-lo e nem afirma que ele e quem o leva pra lá, são diferentes do Wellington e da Acute Angling.

Vc continua focado em atacar pro lado errado...hehehee... doeu::

Paz...somos da paz. :amigo:

Sim, o Cristian tem autorização da FUNAI e da FOIRN para fazer pescaria no Marié.

Ele tem alguns livros publicados com fotos de vários animais e, um dos livros q ele quer publicar é sobre o tucunaré.

Claro, É ÓBVIO, q eles tb foram lá pra aproveitar o rio e esticar as linhas...Seria idiotisse da minha parte acreditar q não, e pior, fazer vc acreditar no contrário.

Eu mesmo fui convidado para estar no grupo algumas vezes e, por falta de tempo e burrice, não fui...hehehee... suici:: ...mas a questão não é esta...O Andrea pesca lá deste 2008 ou 2009...sempre ajudou as comunidades da boca....mas NUNCA PAGOU PARA PROIBIR A SUA, A NOSSA ENTRADA LÁ....ou de qualquer outro brasileiro, gringo, azul, ou marciano.

Apesar de ser empresário da pesca na região, nunca colocou barco hotel com clientes lá dentro....dizendo aos 4 mundos q pesca num lugar EXCLUSIVO, pagando propina pra quem quer q seja, e encher os bolsos com dinheiro.

Esta é a diferença, q na minha ótica é muito diferente da q vc e o Daniel estão tendo.

Já disse e repito...não sou contra pescar e soltar dentro de qualquer lugar seja...Seja APA, TI, Lago Presidêncial, e etc...Sou SIM, contra o pagamento de PROPINA, da união dos mais afortunados com os mais bandidos, tudo para fazer deste País, uma merda ainda maior... joia:::

Fabrício, sem querer polemizar, mas já polemizando, qual é a diferença entre ajuda e propina? surtei:: Eu acho que os dois pagaram para entrar lá. Um o fez para ganhar dinheiro e o outro por qualquer outra razão que seja (pesquisa, vaidade, satisfação de pescar em um lugar exclusivo). O lance é que ambos fizeram. diabo::

Partindo da premissa que ambos tinham autorização da FUNAI, da FOIRN e da Comunidade (o único motivo que justificaria o fato de nenhum deles ter sido preso), se um fosse criminoso, o outro também seria. :gorfei:

Até eu ver uma pesquisa publicada do tal biólogo, essa é minha opinião a respeito.

Cara, não preciso te falar isso, mas vou falar: sua opinião aqui é MUITO importante. Você é um formador de opinião.

Gustavo, eu entendo tudo o q vc está dizendo e também concordo com o seu posicionamento. Se temos miseráveis na capital do País, imagina no fim dele?!?!?

Como disse acima, eu não sou contra alguém q quer pescar, em qualquer lugar q seja, desde q seja para pescar e soltar...mas o q não vou aceitar NUNCA, MAS É NUNCA MESMO....É q uma empresa Norte Americana se aproveite destes miseráveis brasileiros para PROIBIR O MEU ACESSO EM UM RIO DO MEU PAÍS. Vou fazer sim, de tudo pra dificultar a vida deles.

Teóricamente em São Gabriel não poderia pescar, não é mesmo!??! Afinal, lá é terra indígena federal...mas e aquela centena de barcos pesqueiros q vemos lá!??! Pescaria de subsistência!??!? Duvido...tem muita gente q vende caça e pesca sob as barbas do poder público...ou seja, terra de ninguém.

Sobre o pagamento de propina e ajuda, apesar de serem muito parecidos, tem diferença sim. Vc é testemunha de quantas vezes o Rafael já me mandou remédios, kits de higiene bucal e etc...e eu, mesmo não pescando nas terra indígenas (confesso q foi pq a água não estava em boas condições), mas eu deixei tudo com eles....Eu poderia retornar com tudo pra casa e usar como "propina" no próximo ano...mas não, deixei lá com eles.

Eu já deixei de dar propina na Tapera (do rio Preto)...falei q não pagaria nada e não paguei...Meti o barco pra cima e pronto....dias depois, descendo o rio e vendo q sobraria muito combustível da pescaria, doei tudo pra eles.

Há 3 anos atrás o Tabocal tb cobrava pra entrar (vc sabe bem disto...hehee), mas eu fui o primeiro a passar batido e falar pra eles q estava errado e q não daria nada...Eles ficaram de cara feia, ameaçaram de parar o barco e tals...Eles pararam?!?!?? Nada...não são otários. Ainda mais pq SIRN fica a 50 minutos de lá...o q facilita denunciar ou solicitar ajuda do poder público. Mesmo assim quando passamos por lá...deixamos alguma gasolina, refrigerante pra meninada, ou compramos frangos, frutas e etc.

Os problemas brasileiros nós, digo eu, vc e todos nós temos a obrigação de resolvê-los...pois a culpa é nossa.

Agora, aceitar q norte americanos pintem e bordem em cima destes problemas, aí não...vou dar na cabeça deles.

Ah...e ao contrário do q vc diz, apenas para esclarecer as coisas para q vcs entendam o motivo de toda esta briga.....mas é q a Acutting Angling, segundo os comentários locais e a entrevista, estavam com uma única autorização da FUNAI para acessarem o rio.

Em reunião anterior lá na boca do rio, reunião esta onde alguns operadores se ofereceram a pagar ajuda ou propina para as comunidades da boca, foi informado para o operadores americano q os valores seriam avaliados e posteriormente dada uma resposta a todos, mas eles, como já haviam vendido os pacotes nos EUA, disseram q não tinham prazo e q subiriam de qualquer jeito e, quem não estivesse satisfeito, q fosse atrás deles.

Dizem q eles passaram na boca do rio com aquela estrutura durante a noite....mas não sei se isto é verdade....Só sei q as 14 comunidades e com ela a FOIRN, se emputeceram e partiram na caçada.

Claro q se tudo estivesse de acordo com a solicitação de todos, leia-se $$$$$$, eles não teriam problemas, independente de ser crime, ilegal, imoral ou o q quer q seja...heheee....Todo o problema ocorreu pq não chegaram a um acordo financeiro. De nada tem a ver as mazelas, pedidos de ajuda, e etc...hehee... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FABRICIO

SIMPLESMENTE palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FABRICIO

SIMPLESMENTE palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício disse tudo!! assino em baixo ::tudo::

Os nossos problemas resolvemos nós, aqui tem pessoas que se comprometem em ajudar a resolver! Nossos índios, nossos rios, nossos peixes, nosso território, nossas leis....está p...tem dono c.....!! Como pode um grupo de americanos entrar pq tinham fechado pacotes?? oque nós temos com isso?? Isso é inaceitável, se nos propusermos a aceitar estrangeiros fazer oque quer aqui no nosso país, nós nos sentiremos uns babacas! basta!! Não tenho nada contra quem quer pescar no nosso país, nem de explorar nossas riquezas....mas que respeitem as mesmas! O Brasil tem muitos problemas? sim, tem... mas quem não tem?? Eles mesmos tiveram problemas com seus índios, disseminaram a raça no seu país, Manhattan foi tomada e morreram vários índios! O duro é ver brasileiro aqui defendendo tanto os americanos, porque será? na minha opinião deveriam mudar pra lá...pois os americanos não se importam tanto assim, se achamos ruim ou não.... invadem e pronto!! que país é este? Se fosse lá que fizéssemos isso, estaríamos todos em apuros!! As leis funcionam, podem ter certeza! Brasil é famoso lá fora por suas prais, mulheres e pesca esportiva....e alguém me tira a razão? Vamos acordar pessoal!!! por mais que esta reportagem não tenha tanta veracidade, todos nós sabemos que é assim que está acontecendo, e continuará caso os orgãos competentes não façam valer nossas leis.

Desculpem o desabafo, mas tem algumas situações que me sinto mal só de imaginar que isto acontece aqui no nosso país...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício disse tudo!! assino em baixo ::tudo::

Os nossos problemas resolvemos nós, aqui tem pessoas que se comprometem em ajudar a resolver! Nossos índios, nossos rios, nossos peixes, nosso território, nossas leis....está p...tem dono c.....!! Como pode um grupo de americanos entrar pq tinham fechado pacotes?? oque nós temos com isso?? Isso é inaceitável, se nos propusermos a aceitar estrangeiros fazer oque quer aqui no nosso país, nós nos sentiremos uns babacas! basta!! Não tenho nada contra quem quer pescar no nosso país, nem de explorar nossas riquezas....mas que respeitem as mesmas! O Brasil tem muitos problemas? sim, tem... mas quem não tem?? Eles mesmos tiveram problemas com seus índios, disseminaram a raça no seu país, Manhattan foi tomada e morreram vários índios! O duro é ver brasileiro aqui defendendo tanto os americanos, porque será? na minha opinião deveriam mudar pra lá...pois os americanos não se importam tanto assim, se achamos ruim ou não.... invadem e pronto!! que país é este? Se fosse lá que fizéssemos isso, estaríamos todos em apuros!! As leis funcionam, podem ter certeza! Brasil é famoso lá fora por suas prais, mulheres e pesca esportiva....e alguém me tira a razão? Vamos acordar pessoal!!! por mais que esta reportagem não tenha tanta veracidade, todos nós sabemos que é assim que está acontecendo, e continuará caso os orgãos competentes não façam valer nossas leis.

Desculpem o desabafo, mas tem algumas situações que me sinto mal só de imaginar que isto acontece aqui no nosso país...

::tudo::

aplauso::

mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma....sei q todos querem ajudar, mas o assunto é sério.

Caso queiram criar outros tópico para comentarem ou denunciarem algo q tenham sido testemunha na região, o façam sem problemas...será um prazer reunir informações sobre o q ocorre por lá.

Aqui, neste tópico, vamos manter a seriedade q o assunto requer. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por todos os comentarios..

mas infelizmente o topico se trata da questäo de invasäo de operadora americana no rio marie.

por favor vamos manter a discussäo ai...

obrigado

fernando

Turma....sei q todos querem ajudar, mas o assunto é sério.

Caso queiram criar outros tópico para comentarem ou denunciarem algo q tenham sido testemunha na região, o façam sem problemas...será um prazer reunir informações sobre o q ocorre por lá.

Aqui, neste tópico, vamos manter a seriedade q o assunto requer. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Andre gostaría muito de encontrar vc em barcelos em fevereiro marco...vc estará por lá?

abraco...fernando

AGORA VOU PIORAR.

NO MESMO ANO EM 2006 , UMA SEMANA ANTES ,NO PADAUIRI , NA TAPERA, A COMUNIDADE DA BOCA , TINHA UM BARCO HOTEL PRETO , COM 12 AMERICANOS , ONDE ELES PROMETERAM UM GRUPO NOVO DE GERADOR PARA A COMUNIDADE SE A COMUNIDADE DESSE A ELES A EXCLUSIVIDADE DE PESCA NAQUELA SEMANA. QUANDO VI O BARCO , NAO DEI BOLA , SEGUI NA PESCA , AI NAO DEMOROU MUITO , NA ALTURA ACHO QUE DA VOLTA GRANDE , OU DO LAGO DO URUBU , VEIO UM BOTE DA COMUNIDADE E PEDIU PARA QUE EU SAISSE , POIS ESTA SEMANA SERIA SO DOS AMERICANOS , AI EU NAO ACREDITEI....... , FUI ATE A COMUNIDADE , POIS CONHECO TODOS E ELES TODOS SEM GRACA , ATE PORQUE EU JA TINHA LEVADO LA MEDICOS , PARA ATENDIMENTO , TINHA DADO VARIAS VEZES DISEL , GASOLINA, MATERIAL ESCOLAR, COMIDA, ROUPA , MUITA , MAS MUITA AJUDA .... MAS NAO TEVE CONVERSA ... NAO ENTRAMOS E EU NAO QUIZ BRIGA ... DEIXEI ASSIM , ATE BARCELOS , ONDE ATE O PREFEITO ME OUVIU.... DEPOIS DE DUAS SEMANAS ESTAVA O EXERCITO FAZENDO VISTORIA NOS BARCOS-HOTEIS E DISTRIBUINDO NAS COMUNIDADES UM OFICIO LIBERANDO A ENTRADA DOS BARCOS-HOTEIS.

ABRACO

ANDRE

OBS- IMPORTANTE , MAS MUITO IMPORTANTE ATE HOJE ELES , DA TAPERA , NAO RECEBERAM O GRUPO NOVO DE GERADORES.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...