Ir para conteúdo

Vara ideal para Tucuna


Andreos

Posts Recomendados

Bom dia Galera...

Nesse fim de ano resolvi me presentear com o que mais gosto, tralhas de pesca, como sou um pouco inexperiente nessa questão de VARAS adequadas para a pesca EFICIENTE do Tucunaré, gostaria da opinião da galera com relação a esse assunto!!!

Li alguns artigos de pescadores profissionais como: johnny hoffmann, Juninho do Pesca&Companhia, Reinold do Pesca Dinâmica dentre outros, e quase que foi unanime!!!

Varas de ação media-rapida e rapida

De 10 a 20lbs

Hoje possuo uma Vara Marte de 10 a 15lbs

Uma Evolution de 15 a 20lbs

uma Vara Clarus de 12 a 15lbs

Mais gostaria de uma vara mais TOP ::fisherman para esse tipo de pescaria o que vcs me indicam?

Vlw pela atenção

::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, Shimano Scorpion se vc encontrar.... nao existe mais no mercado, e se vc encontrar o preço mais salgado !

mais essa é a unica do mercado pra mim...

caso contrario custom sem pestanejar !! no forum temos a CBM e o Jansen ambos são fantasticos !!

custo x beneficio RAPALA GOLD , boa e rapida

se quiser realmente uma vara TOP, faça uma custom, ou ainda temos as Megabass como destroyer por exmeplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Andreos, as indicações dos colegas, em termos de qualidade, estão perfeitas.

Eu só faria algumas considerações a mais, se for para Lago do Peixe e SM, vc pode ir tranquilamente de varas de 14 a 17 lbs, o comprimento pode ser como vc gosta, cabendo referir que o Lago do Peixe é um paliteiro danado, exigindo arremessos bem precisos, por isso uma vara mais curta, de 5'3' a 5'5" ajuda na pescaria por lá. Já a ação da vara deve ser bem rápida, especialmente no Peixe, para vc segurar melhor os bichos e evitar que corram direto pras pauleiras, o que é bem difícil doeu:: Pq lá tem pauleira pra todo lado lacou::

Em termos de varas de fábrica, leves e de boa qualidade, eu conheço poucas que seriam boas mesmo, lhe indicaria a Enzo I, 17 lbs, 5'3", ação ótima, leve (cerca de 100 gramas), passadores alconite. A Rapala gold de 17 lbs eu não conheço, no modelo anterior eu tive a de 25 lbs e era muito pesada e bem desbalanceada, e vinha com passadores de segunda. A nova pode ter melhorado. A Scorpion XT, referida pelo Pedro, eu já tive, no modelo 1581 F (FAST) de 16 lbs e 5'8", acho que a ação dela é muito lenta pros tucunas, eu achei mais adequada pros robalos, além de não ser muito leve, e o reel seat, pro meu gosto ser incômodo, acabei vendendo a minha (já que ela é bem carinha) e montando uma custom com o valor dela. Tem a nova Rapala R Type, mas essa eu não conheço, a Rapala Shift tinha uma ação boa, bem rápida, mas andou quebrando muito e tiraram de linha. As G Loomis, que algumas lojas ainda tem, são ótimas varas, blanks show, ação excelente e muito resistentes, vc poderia pegar uma GL3 ou uma IMX de 17 lbs, mas acho que o preço se aproixima ao de uma custom. A shimano Crucial 17 lbs é uma vara legal, leve e com ação boa, não super rápida, mas boa, tem passadores bons (Fuji Alconite), mas só vem com 5'9 de comprimento.

As megabass são varas com componentes top, isso não se discute, mas são varas do mercado japonês, desenhadas para a pesca do Black Bass, eu já tive uma (Kasumi Go Go 8-16 lbs) e acabei me desfazendo dela, para o meu gosto ela tinha o cabo muito curto, o que prejudicava a briga com um peixe mais forte, como os azuis do Peixe, além de me parecer um pouco frágil, especialmente para o arremesso de iscas um pouco mais pesadas.

Nesse ponto, os Blanks americanos (Benchmark, G Loomis, St Croix, MHX), são mais adequados aos nossos peixes, são mais fortes e superdimensionados, pelo menos essa é a minha opinião, tenho varas com blanks St Croix, Benchmark, Rogue e G Loomis e são canhõezinhos, já a megabass era de uma classe mais leve de pesca.

A questão principal, em termos de vara de fábrica, é que vc teria de manusear ela, sentir o balanceamento, ver se o tamanho do cabo se adapta ao seu gosto. Já sendo uma custom vc determina a ação ao escolher o blank, escolhe os passadores, define o cabo, quanto ao material e no tamanho que mais lhe agrada, o balanceamento é garantido pelo customizador, e vc ainda define a parte estética, as cores do trançado (se quiser trançado, a CBM, p. ex., faz acabamentos diversos, com penas exóticas, couro de cobras, trabalhos muito bonitos e diferenciados) as cores das linhas de amarração, algum detalhe no cabo, o que deseja que seja inscrito no blank, enfim vc define tudo o que quiser em termos de design e componentes. Por isso a custom sempre é uma grande opção ::tudo:: . Se vc quer ver uma vara ideal para tucunas, veja aqui viewtopic.php?f=143&t=20585 essa é a que foi sorteada no encontro do FTB, eu a peguei em mãos, uma vara excelente, ação ótima, bem rápida, leve, bonita, com componentes show, o cabo estava ao meu gosto, não muito curto e nem longo demais (cerca de 20 a 22 cms), eu só usaria outro reel seat, pq esse é o dito anatômico (Fuji ACS), mas que para o meu gosto machuca a mão, prefiro o que não tem o ressalto embaixo (Fuji ECS).

Se vc quiser alguma indicação a mais em termos de blanks e componentes, pode procurar um dos customizadores que postam seus trabalhos no FTB, como o Marcão da CBM, ou poste aqui a dúvida e se eu souber indicar algo terei muito prazer em ajudá-lo.

Um abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Andreos, as indicações dos colegas, em termos de qualidade, estão perfeitas.

Eu só faria algumas considerações a mais, se for para Lago do Peixe e SM, vc pode ir tranquilamente de varas de 14 a 17 lbs, o comprimento pode ser como vc gosta, cabendo referir que o Lago do Peixe é um paliteiro danado, exigindo arremessos bem precisos, por isso uma vara mais curta, de 5'3' a 5'5" ajuda na pescaria por lá. Já a ação da vara deve ser bem rápida, especialmente no Peixe, para vc segurar melhor os bichos e evitar que corram direto pras pauleiras, o que é bem difícil doeu:: Pq lá tem pauleira pra todo lado lacou::

Em termos de varas de fábrica, leves e de boa qualidade, eu conheço poucas que seriam boas mesmo, lhe indicaria a Enzo I, 17 lbs, 5'3", ação ótima, leve (cerca de 100 gramas), passadores alconite. A Rapala gold de 17 lbs eu não conheço, no modelo anterior eu tive a de 25 lbs e era muito pesada e bem desbalanceada, e vinha com passadores de segunda. A nova pode ter melhorado. A Scorpion XT, referida pelo Pedro, eu já tive, no modelo 1581 F (FAST) de 16 lbs e 5'8", acho que a ação dela é muito lenta pros tucunas, eu achei mais adequada pros robalos, além de não ser muito leve, e o reel seat, pro meu gosto ser incômodo, acabei vendendo a minha (já que ela é bem carinha) e montando uma custom com o valor dela. Tem a nova Rapala R Type, mas essa eu não conheço, a Rapala Shift tinha uma ação boa, bem rápida, mas andou quebrando muito e tiraram de linha. As G Loomis, que algumas lojas ainda tem, são ótimas varas, blanks show, ação excelente e muito resistentes, vc poderia pegar uma GL3 ou uma IMX de 17 lbs, mas acho que o preço se aproixima ao de uma custom. A shimano Crucial 17 lbs é uma vara legal, leve e com ação boa, não super rápida, mas boa, tem passadores bons (Fuji Alconite), mas só vem com 5'9 de comprimento.

As megabass são varas com componentes top, isso não se discute, mas são varas do mercado japonês, desenhadas para a pesca do Black Bass, eu já tive uma (Kasumi Go Go 8-16 lbs) e acabei me desfazendo dela, para o meu gosto ela tinha o cabo muito curto, o que prejudicava a briga com um peixe mais forte, como os azuis do Peixe, além de me parecer um pouco frágil, especialmente para o arremesso de iscas um pouco mais pesadas.

Nesse ponto, os Blanks americanos (Benchmark, G Loomis, St Croix, MHX), são mais adequados aos nossos peixes, são mais fortes e superdimensionados, pelo menos essa é a minha opinião, tenho varas com blanks St Croix, Benchmark, Rogue e G Loomis e são canhõezinhos, já a megabass era de uma classe mais leve de pesca.

A questão principal, em termos de vara de fábrica, é que vc teria de manusear ela, sentir o balanceamento, ver se o tamanho do cabo se adapta ao seu gosto. Já sendo uma custom vc determina a ação ao escolher o blank, escolhe os passadores, define o cabo, quanto ao material e no tamanho que mais lhe agrada, o balanceamento é garantido pelo customizador, e vc ainda define a parte estética, as cores do trançado (se quiser trançado, a CBM, p. ex., faz acabamentos diversos, com penas exóticas, couro de cobras, trabalhos muito bonitos e diferenciados) as cores das linhas de amarração, algum detalhe no cabo, o que deseja que seja inscrito no blank, enfim vc define tudo o que quiser em termos de design e componentes. Por isso a custom sempre é uma grande opção ::tudo:: . Se vc quer ver uma vara ideal para tucunas, veja aqui viewtopic.php?f=143&t=20585 essa é a que foi sorteada no encontro do FTB, eu a peguei em mãos, uma vara excelente, ação ótima, bem rápida, leve, bonita, com componentes show, o cabo estava ao meu gosto, não muito curto e nem longo demais (cerca de 20 a 22 cms), eu só usaria outro reel seat, pq esse é o dito anatômico (Fuji ACS), mas que para o meu gosto machuca a mão, prefiro o que não tem o ressalto embaixo (Fuji ECS).

Se vc quiser alguma indicação a mais em termos de blanks e componentes, pode procurar um dos customizadores que postam seus trabalhos no FTB, como o Marcão da CBM, ou poste aqui a dúvida e se eu souber indicar algo terei muito prazer em ajudá-lo.

Um abraço :amigo:

Lusardo... sempre leio seus comentários, e são uma aula.... joia:::

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu meu amigo Thiago, muito obrigado pela referência, mas aula quem pode dar é o Marcão da CBM, aquele é mestre ::tudo:: Sabe muito de pesca. Eu estou em processo de aprendizagem, já aprendi muito aqui no FTB, com os verdadeiros mestres pescadores que frequentam esse espaço joia::: Mas ainda tenho muito a aprender, até por isso me sinto na obrigação de repassar o pouco que eu consegui captar ::tudo:: Vira e mexe eu tô ligando pro Marcão pra esclarecer alguma dúvida, trocar alguma idéia e tal, fico muito feliz quando comento algo e ele me diz que estou certo, isso é sinal que estou evoluindo rindo3::

Como diz outro mestre do FTB, uma pessoa muito sábia, o seu João Biguá: "Quando eu achei que sabia todas as respostas a vida veio e mudou todas as perguntas" rindo3:: ::tudo:: É isso mesmo, a vida é um eterno aprendizado e o melhor de tudo é quando aprendemos juntos, debatendo e trocando idéias ::tudo::

Um abração :amigo:

Lusardo... sempre leio seus comentários, e são uma aula.... joia:::

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João vlw mesmo pelas dicas!!! Cara fiquei surpreso com seu conhecimento e pela maneira como descreve e explica com muita clareza !!! palmas::

Realmente isso foi uma Verdadeira Aula.. D+ palmas:: palmas:: palmas::

Pq sempre vejo pescadores que esconde esse tipo de dica!!! Fiz uma Pescaria no Corumbá IV com alguns pescadores bem experientes e eles escondiam os truque e as manhas!!! Poxa mais uma Vez vlw mesmo!!! joia:::

E vou em breve ver uma Custom pra mesmo!!!

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu meu amigo Thiago, muito obrigado pela referência, mas aula quem pode dar é o Marcão da CBM, aquele é mestre ::tudo:: Sabe muito de pesca. Eu estou em processo de aprendizagem, já aprendi muito aqui no FTB, com os verdadeiros mestres pescadores que frequentam esse espaço joia::: Mas ainda tenho muito a aprender, até por isso me sinto na obrigação de repassar o pouco que eu consegui captar ::tudo:: Vira e mexe eu tô ligando pro Marcão pra esclarecer alguma dúvida, trocar alguma idéia e tal, fico muito feliz quando comento algo e ele me diz que estou certo, isso é sinal que estou evoluindo rindo3::

Como diz outro mestre do FTB, uma pessoa muito sábia, o seu João Biguá: "Quando eu achei que sabia todas as respostas a vida veio e mudou todas as perguntas" rindo3:: ::tudo:: É isso mesmo, a vida é um eterno aprendizado e o melhor de tudo é quando aprendemos juntos, debatendo e trocando idéias ::tudo::

Um abração :amigo:

Lusardo... sempre leio seus comentários, e são uma aula.... joia:::

abraço!

Tá certo Lusardo... Marcão sempre responde minhas MP também, com orçamentos, como o Jansen também..

Pessoal além de ser 10 no que faz, passa o conhecimento pra frente, sempre quando pergunto....

agradeço muito a eles..... essa daqui(http://www.turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=27&t=20680&p=229613#p229613 )encomendei usando algumas dicas que li em um post que vc escreveu, mas não me lembro ao certo qual..

abração! tchau::

ps- A pescaria na Argentina com Junos terá que ser adiada pela Faculdade agora, mas ainda vamos lá juntos. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nao existe uma vara ideal, mas a que melhor te atenda em uma determinada situação... envolve o tipo de isca, trabalho, gosto, comprimento e um monte de outros fatores. Entao, a questao pessoal conta muito e aquela que acho ser ótima para mim, pode nao ser para você.

Na SM, TO e Xingu tenho trabalhado com varas de 14 a 17 lb, inclusive uma Shift 17 e uma Shimano Scorpion XT 1582F 14lb (minha preferida), referenciadas pelos amigos. Das comerciais nacionais gostei muito da rapala Gold 17 da nova geração. Entram aí também as Enzo e Procaster com bom custo benefício.

Antes de sair comprando, seria interessante definir o que voce realmente precisa e no meu entender, essa é uma função tua, pois só você sabe a tua necessidade: voce quer para zaras, meia agua ou para helices? qual o peso das iscas? pesca em lugar limpo ou na pauleira? sao muitas questoes e a maioria das repostas se obtem com tempo de água (ao menos, para mim é assim). A partir daí, ir nas lojas e montar as varas com carretas.. sinta, pese, avalie... as mesmas respostas a respeito de iscas e tals voce vai passar a um rod-builder, que te indicará um blank adequado. Depois é fazer as contas e tomar a decisao.

Felizmente ou infelizmente, talvez uma custom nao necessariamente seja a vara que vc esteja esperando, pois depende da tua capacidade de expor as necessidade e do customizador em interpreta-la. Converse bastante com ele, caso decida por uma.

A gente sempre aprende e te dou um exemplo: nunca tive 20lb, pois sempre achei que esta libragem era um coringa ao avesso: pesada demais para a pesca mais leve e é leve demais para pesca mais bruta (questao pessoal).. mas por sugestão de um rod-buider, montei uma Lamiglas IM700 10-20 lb média rápida. Acabou me surpreendendo. Gostei muito dela, muito leve (90epoucas gramas), arremessa iscas leves com precisao e é rápida o suficiente para meu trabalho - muito boa para zaras, sticks e poppers - mas nao seria um blank adequado para hélices e para meu gosto, ótimo para zaras.

As dicas estão por aí, vá ás lojas, converse com o RBs e controle a ansiedade.

Ah, um amigo meu estava pensando em vender uma GL3 17 lb... nao sei se ainda a tem, mas se tiver interesse, manda uma MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive pensando nisso Eduardo pois quando pesquei com uma Evolution, senti mais conforto e praticidade!!!

acho que vou explorar mais as minhas Varas e buscar um conjuto perfeito!!! Acho que o tipo do molinete tbm ajuda nesse conceito!!! um pequeno detalhe faz grande diferença!!!!

vlw pelas dicas ::tudo::

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhe falar uma coisa, experimente várias varas (num bom sentido) antes de comprar uma vara mais cara. Se assim fizer, vc vai ter certeza do que vc precisar para suas pescarias do dia a dia. Não vai perder dinheiro, vai direto ao ponto. Não sei quanto pretende gastar, mas se pretende comprar logo uma vara, minha sugestão para serra da mesa seria uma enzo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu meu amigo Thiago, muito obrigado pela referência, mas aula quem pode dar é o Marcão da CBM, aquele é mestre ::tudo:: Sabe muito de pesca. Eu estou em processo de aprendizagem, já aprendi muito aqui no FTB, com os verdadeiros mestres pescadores que frequentam esse espaço joia::: Mas ainda tenho muito a aprender, até por isso me sinto na obrigação de repassar o pouco que eu consegui captar ::tudo:: Vira e mexe eu tô ligando pro Marcão pra esclarecer alguma dúvida, trocar alguma idéia e tal, fico muito feliz quando comento algo e ele me diz que estou certo, isso é sinal que estou evoluindo rindo3::

Como diz outro mestre do FTB, uma pessoa muito sábia, o seu João Biguá: "Quando eu achei que sabia todas as respostas a vida veio e mudou todas as perguntas" rindo3:: ::tudo:: É isso mesmo, a vida é um eterno aprendizado e o melhor de tudo é quando aprendemos juntos, debatendo e trocando idéias ::tudo::

Um abração :amigo:

Lusardo... sempre leio seus comentários, e são uma aula.... joia:::

abraço!

Amigo Lusardo,

Depois que fui fazer minhas varas na CBM e fiquei horas conversando com o Marcão, minha concepção de pesca mudou haha. :gorfei:

Realmente o Marcão tem um conhecimento a parte. O que o cara intende de vara é sem igual, e oque ele manja de pesca como um todo é demais, sem contar que o trabalho dele é sem igual.

Peguei na mão uma vara sua que tava lá, que ele me mostrou pra eu escolher o cabo e usou a sua como exemplo.. Fera suas varas hein cara ? joia::: joia:::

Recomendo a CBM para qualquer vara que queira fazer, alem de passar horas agradaveis com prosas e causos, além de aprendizado SEM IGUAL !

Abraço a todos !!

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...