Ir para conteúdo

Ainda sobre hélices


Beto-BH

Posts Recomendados

Como aqui tem neguinho cobra criada no uso de hélices pergunto:

Assistindo ao programa do Johnny fiquei meio impressionado com a maneira com que ele trabalha a isca de hélice....tchec...tchec....t.chec.....tchec.....tchec....sem parar um segundo e rapidamente.

Estive com o Johnny no Mantega e o vi trabalhando Zaras no mesmo estilo (muito rápidas).

Isso é uma característica pessoal dele ou o jeito mais correto de trabalhar as hélices é aquele? Num tem a famosa paradinha depois de uns 3 tchecs?

Outra duvida....o que será que se passa na cabeça de um peixe para atacar uma hélice? será que ele acha que é um cardume de peixinhos fazendo barulho na flor dágua ou será que ele acha que é outro predador que está se alimentando em seu território?

Bem....já que é pra encompridar a msg vai mais uma pergunta junto....o que vcs acharam da ideia de usar isca viva? Fariam ( ou fazem) isso estando por lá?Abraços

Beto-BH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto.... suas perguntas são showws..!!!!! O Fabrício quando ler o tchec...thec, vai ficar de olhinho se revirando....uahauhauhauhauh, ele treina o tchec thec no barzinho...acredita....e se arrepia todo....afffffffffff, não quero ficar assim não..senão meu pai me bate...hehehehehehe

Esse esquema de trabalhar rápido acho muito legal.. vc na verdade ativa muito mais os brutos...eles atacam mais com raiva do que com fome...

Essas informações são bem variadas...muitos pescadores trabalham bem rápido por que dizem que o tucunaré tem que ser na violência mesmo, outros gostam de trabalhar entre o rápido e paradas simulando a morte súbita...e voltam a ser rápido novamente...

Eu gosto muito de trabalhar as iscas bem rápida...as poppers e hélices, já as zaras, trabalho rápido no começo, e depois venho mais lento...

Cara, tucunaré é um peixe ignorante...e estressado..hehehehe, ele ver o barulho vai lá só pra fazer o mal...uahuahuahuahuah

Sobre isca viva.... não sei se eu utilizaria na Amazonia, a não ser que estivesse bem ruim, ai no desespero eu utilizaria sem dó de ser feliz...

Concordo com o Johnny que diz que pesca esportiva não é só isca artificial, e sim o ato de praticar o esporte da pesca, com o pensamento principal no prazer em pegar o peixe e depois solta-lo, e não no consumo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....ele treina o tchec thec no barzinho...acredita....e se arrepia todo....afffffffffff, não quero ficar assim não..senão meu pai me bate...hehehehehehe ...

Isso é coisa de gente doida mesmo...huahuahuahuau

os meus amigos pegam no meu pé porque toda vez que vou para meu sítio levo a tralha e fico arremessando na piscina. Aí mando minha mulher ou uma das filhas entrarem dentro dágua, mergulharem e ouvirem que barulho que a isca está fazendo......aí eu arremeso outra e peço para elas compararem...huahuahuahua

minha mulher só apelou no dia que eu perguntei: Se vc fosse um peixe qual desses barulhinhos te atrairia mais....hauahuaua....

Sei lá......vê se eu vô saber que barulho que peixe gosta.....tá me chamando de piranha....huahuahuauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....ele treina o tchec thec no barzinho...acredita....e se arrepia todo....afffffffffff, não quero ficar assim não..senão meu pai me bate...hehehehehehe ...

Isso é coisa de gente doida mesmo...huahuahuahuau

os meus amigos pegam no meu pé porque toda vez que vou para meu sítio levo a tralha e fico arremessando na piscina. Aí mando minha mulher ou uma das filhas entrarem dentro dágua, mergulharem e ouvirem que barulho que a isca está fazendo......aí eu arremeso outra e peço para elas compararem...huahuahuahua

minha mulher só apelou no dia que eu perguntei: Se vc fosse um peixe qual desses barulhinhos te atrairia mais....hauahuaua....

Sei lá......vê se eu vô saber que barulho que peixe gosta.....tá me chamando de piranha....huahuahuauha

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto eu começei a pescar com helices recentemente! pra falar a verdade começei na minha ultima pescaria por isso ainda me falta um pouco de experiencia!!!!!! quando tento recolher muito rapido como vc mencionou a isca afunda um pouco ou salta da agua emborando toda!! por isso adotei a tecnica de dar uma paradinha entre as recolhidas e olha vou te falar que mesmo assim surtiu efeito pois ela se mostrou mais eficiente que até mesmo iscas de meia agua!!! pois varios locais meu parceiro arremessava a isca de meia antes e o peixe nao batia eu passava a helice e o ataque era certeiro!!!!! abraços!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto. não fique tão preocupad assim em como trabalhar a isca de hélice. Nessa tua investida para a Amazonia, Faça todo o tipo de trabalho e veja qual vc se adapta mais. e claro qual está mais efetivo.

Experimente dar 4 toques longos. 2 curto 1 longo e 5 curtos. Acho que pode funcionar!! hehehehehhehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk....já gorfei de rir aqui com o Marquinho e com a história da piscina do nosso amigo Beto...kkkkk.... :lol:

O Johnny trabalha rápido igual ao Lance.

Eu, particularmente, não trabalho tão rápido...agora vem a pergunta, mas pq???

Seguinte...

Eu acredito q o peixe ataque a isca nos dois casos, tanto quando está com fome, quanto para afastar seu agressor.

Quando ele está com fome geralmente ele enxaruta (eu acho, não tenho certeza)...e quando ele está com raiva ele dá de lado, de frente, e tals...ele quer é dar pancada, nesse caso ele é geralmente fisgado pelo corpo.

Quanto a velocidade vamos lá.

Um tucunaré com 12Kg ou mais tem no mínimo 15 anos de idade. Isso é fato. Segundo um estudo feito pelo Ibama em parceria com o Rio Negro Lodge, um tucunaré de 8Kg tem em torno de 8 ou 9 anos de idade, então, se vc trabalhar a isca com toda aquela velocidade somente os mais jovens terão disposição para atacá-la.

Esse mais jovens q me refiro são justamente esses entre 7kg e 9Kg. :twisted:

Inúmeras vezes eu perdi bocudos gigantes por conta dos pequenos atirarem na frente dele e tomarem a isca de sua boca. Eu ficava maluco...hehee.. :mrgreen:

Vou lhe dar apenas um exemplo de vários q já ocorreram.

Eu estava pescando com o Lance e joguei a minha isca na boca de um pequeno paranã....Vim trabalhando a minha isca na metade da velocidade q o Lance trabalha, quando um gigante começou a fazer a minha isca surfar na testa dele...Como um raio um féla de um tucuninha veio atravessado, se antecipou e lascou a porrada na minha isca. POOOOWWWW.... :shock:

Imediatamente eu gritei para o Lance arremessar a isca dele sobre a minha, pois o grande estava lá, eu vi o pequeno atacando. Ele rapidamente lançou a sua isca e tomou uma porradona...

Embarcamos os dois peixes, e lá estava eu com um bocudinho com quase 7Kg na ponta da linha, e o Lance com um de 10,5Kg na dele...E olha q eu ainda falei pra ele q o grandão não era aquele q ele tinha fisgado... :mrgreen:

Aqui a foto do momento.

Imagem Postada

Ainda pinchamos na boca desse lago por uns 30 minutos mas nada do grandão entrar.

Então...volto a dizer...o gigante é mais lento, tem uma visão pior, e uma disposição pior.

Segundo um dos melhores guias de toda a amazônia, o Zé Bodó, q hoje guia para o barco Santana, os maiores peixes q ele já viu na vida dele foram pegos por pescadores idosos e q não trabalhavam as suas hélices de forma rápida e cadenciada, justamente por também serem mais lentos e menos vigorosos.

Claro q podem haver exceções, mas estou tentando me manter dentro da regra....hehee...

Esse ano estarei levando minha filmadora pra lá...e espero fazer algumas tomadas de ataques...De qualquer forma filmarei o meu trabalho de isca e da turma, assim como a angulação correta e o melhor som q ela pode dar. :wink:

Acho q é isso...Abs, Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto,

O esquema de trabalho das hélices é ( como já foi dito ) variável de pessoa para pessoa ! Em Barcelos, os piloteiros trabalham as iscas como se não tivessem peso, tal a prática que têm ! Puxar da forma como fazem a "jaraqui" da Borboleta ( 43 g ) é coisa para quem conhece... :shock:

Uma das coisas que pude observar é a forma intensa com que a puxada é dada !Normalmente com a ponta de vara para baixo, as estocadas são secas, acompanhadas pelo trabalho da carretilha / molinete ! Outro aspecto que notei é que não tem essa de passar apenas uma vez num determinado local, muito pelo contrário, já tendo presenciado o peixe aparecer após o 9º ou 10º lançamento repetido ( deve ser para ver se acaba com o barulho... ). Particularmente valorizo muito "a paradinha" entre os puxões... ( até para descansar os braços... ) :roll:

Todas essas coisas são uma questão de hábito, na minha opinião ! Mais do que hábito, crença que aquela seja a isca ( independente de ser ou não uma hélice ) ! Falar do Fabrício com as hélices é fácil, até porque é só isso que ele leva, e quanto a outros ( onde me incluo ) que levam um enorme arsenal para se fixarem apenas em uma ou duas iscas... Isso sim é que passa ser uma "crença" ! :oops: :lol:

Quanto a pescar também com iscas vivas, é meio esquisito ! Acredito que no caso de "tucunas" isso não justifica, pois os bichos quase sempre são muito gulosos... MAS... Certa feita no rio Piquiri ( bota tempo nisso... ) a pesca dos "bocudos" só acontecia através de tuviras ! Os bichos estavam tão viciados que refugavam todas as artificiais lançadas, independente de serem meia água e até de fundo ! Só comiam ( na verdade mamavam ) as tuviras... Loucura ! As artificiais naquela pescaria só embarcaram traíras, e não foram poucas... É sempre uma questão de momento, de modo que não dá para dizer que "não pesca", pois tem hora que não há outro jeito... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O biguá, não esqueçe de mergulhar com um gravador para ver qual barulho a isca faz. E descobrir qual trabalho atraí mais as piranhas.. oppsps :o :roll: quero dizer, os peixes! hhehehehehehehehehehehe

hehee...pode deixar....Gravar realmente eu não tenho gravado...mas q eu já entrei várias vezes na água para ouvi-las, isso eu já fiz..hehee... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem deixa eu dar minha humilde opinião.

No xingu aconteceu a seguinte coisa, as helices trabalhadas mais lentamente era usado para tucunare. E os bixhos gostavam, o adhemar é de prova q um tucnare bateu ao lado do barco e tomou linha igual um doido. Eita trem chique, tremo só de lembrar.

Agora as helices trabalahdas rapidas, tipo o jhonny eu usava para bicudas, por elas serem muito rapidas e erram d+ as helices trabalhadas lentas. Então trabalho rapido, agora como doi o anti braço, o danado fica inchado q é uma beleza.

Teve uma coisa emgraçada, ate cachorra bateu na helice trabalhada rapida, de principio achei q era um tucuna trabalhei mais devagar e nada da bichinha bater, foi ai q resolvi mudar para zara. Minha helice tá cheio de furos. :shock:

Penso q o trabalho vai do momento, não tem uma regra que diz é assim, rapido, devagar, com paradinhas, sem paradinhas.

Vai depender do dia, da hora, da pressão e dá vontade do peixe atacar. Por isso tento todas as formas ate entrar um peixe, se não entrar troco de isca. :mrgreen: :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, também aprendi muito com as informações neste tópico -- decorei a freqüência e intervalos de tchecs ... hehe!!

Em outra oportunidade, em Barcelos, experimentei as grandes discoverys, por pouco tempo .. até peguei uns tucuninhas ... mas não conhecia qualquer método de trabalho dessas iscas.

Gosto mesmo das zaras, mas já revi meus paradigmas e usarei muitas hélices no Rio Negro.

Valeu muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....ele treina o tchec thec no barzinho...acredita....e se arrepia todo....afffffffffff, não quero ficar assim não..senão meu pai me bate...hehehehehehe ...

Isso é coisa de gente doida mesmo...huahuahuahuau

os meus amigos pegam no meu pé porque toda vez que vou para meu sítio levo a tralha e fico arremessando na piscina. Aí mando minha mulher ou uma das filhas entrarem dentro dágua, mergulharem e ouvirem que barulho que a isca está fazendo......aí eu arremeso outra e peço para elas compararem...huahuahuahua

minha mulher só apelou no dia que eu perguntei: Se vc fosse um peixe qual desses barulhinhos te atrairia mais....hauahuaua....

Sei lá......vê se eu vô saber que barulho que peixe gosta.....tá me chamando de piranha....huahuahuauha

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tópico engraçadíssimo e riquíssimo, valeu Beto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk....já gorfei de rir aqui com o Marquinho e com a história da piscina do nosso amigo Beto...kkkkk.... :lol:

O Johnny trabalha rápido igual ao Lance.

Eu, particularmente, não trabalho tão rápido...agora vem a pergunta, mas pq???

Seguinte...

Eu acredito q o peixe ataque a isca nos dois casos, tanto quando está com fome, quanto para afastar seu agressor.

Quando ele está com fome geralmente ele enxaruta (eu acho, não tenho certeza)...e quando ele está com raiva ele dá de lado, de frente, e tals...ele quer é dar pancada, nesse caso ele é geralmente fisgado pelo corpo.

Quanto a velocidade vamos lá.

Um tucunaré com 12Kg ou mais tem no mínimo 15 anos de idade. Isso é fato. Segundo um estudo feito pelo Ibama em parceria com o Rio Negro Lodge, um tucunaré de 8Kg tem em torno de 8 ou 9 anos de idade, então, se vc trabalhar a isca com toda aquela velocidade somente os mais jovens terão disposição para atacá-la.

Esse mais jovens q me refiro são justamente esses entre 7kg e 9Kg. :twisted:

Inúmeras vezes eu perdi bocudos gigantes por conta dos pequenos atirarem na frente dele e tomarem a isca de sua boca. Eu ficava maluco...hehee.. :mrgreen:

Vou lhe dar apenas um exemplo de vários q já ocorreram.

Eu estava pescando com o Lance e joguei a minha isca na boca de um pequeno paranã....Vim trabalhando a minha isca na metade da velocidade q o Lance trabalha, quando um gigante começou a fazer a minha isca surfar na testa dele...Como um raio um féla de um tucuninha veio atravessado, se antecipou e lascou a porrada na minha isca. POOOOWWWW.... :shock:

Imediatamente eu gritei para o Lance arremessar a isca dele sobre a minha, pois o grande estava lá, eu vi o pequeno atacando. Ele rapidamente lançou a sua isca e tomou uma porradona...

Embarcamos os dois peixes, e lá estava eu com um bocudinho com quase 7Kg na ponta da linha, e o Lance com um de 10,5Kg na dele...E olha q eu ainda falei pra ele q o grandão não era aquele q ele tinha fisgado... :mrgreen:

Aqui a foto do momento.

Imagem Postada

Ainda pinchamos na boca desse lago por uns 30 minutos mas nada do grandão entrar.

Então...volto a dizer...o gigante é mais lento, tem uma visão pior, e uma disposição pior.

Segundo um dos melhores guias de toda a amazônia, o Zé Bodó, q hoje guia para o barco Santana, os maiores peixes q ele já viu na vida dele foram pegos por pescadores idosos e q não trabalhavam as suas hélices de forma rápida e cadenciada, justamente por também serem mais lentos e menos vigorosos.

Claro q podem haver exceções, mas estou tentando me manter dentro da regra....hehee...

Esse ano estarei levando minha filmadora pra lá...e espero fazer algumas tomadas de ataques...De qualquer forma filmarei o meu trabalho de isca e da turma, assim como a angulação correta e o melhor som q ela pode dar. :wink:

Acho q é isso...Abs, Fabrício Biguá

Mano bigua, como se ta???

Vc usa a vara pa trabalhar a isca de helice grande ou usa a carretilha???

Pergunto isso pois pesquei com o Marlon e vi que o que mais trabalha eh a carretilha, a mão da manivela gira mais rapido que a vara em si. :wink:

Abração,

Edsinho,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...