Ir para conteúdo

Escolha por Enzo I, Pro Caster ou Green Bass


Júlio (IEF)

Posts Recomendados

Amigos do FTB, qual é o pescador que nunca passou por uma dúvidas destas. Por isso me recorro a vcs, para me ajudarem.

Bom, começo a montar meu kit de pesca e gostaria de comprar uma vara de 8-17 Lbs para brincar com Tucunas e Traíras na Represa de Três Marias, lagos e Rios da minha região (SUDESTE). É claro que tbm já pensando em oportunidades futuras tentarei adequar este material para outras regiões como Serra da Mesa, Atibainha, Presidente Epitácio entre outros.

Bom a carreta eu tenho a BW-MS., agora a vara eu estou na dúvida quanto:

Enzo I, ação extra rápida

Pro Caster, ação media p/ rápida

Mega Bass, alguns dizem que são rápida. bem comentada nos foruns.

Para as espécies que eu pretendo pescar qual seria a mais recomendada por vcs. lembrando que irei usar linha de multi 0,30mm com leader de 0,35mm.

certo da atenção, agradeço.

::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre essas comentadas... ficaria nessa seguinte ordem:

Enzo I, Green Bass e Procaster!!!

Tive uma excelente impressão da Green Bass 5'7" de 25lbs usando-a em Barcelos!!!(Se bem que o conjunto principal ficou por conta de uma que eu mesmo montei... mas usei a Green Bass alternando e os resultados foram mais que satisfatórios e aguentou bem o tranco com os açus!!!)

No barco teve um outro pescador que teve problemas com a Green Bass... que quebrou um passador!!!

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo

Ja paesquei em alguns lugares desse ai que voce comentou e conheço essas tres varas.

A minhas opinião é pela procaster 17 lbs 5,3 acho essa varinha fantastica, e olha que tenho outras mais caras, mas essa ai vai comigo em todas,de açude pra trairas, tucunas do sedeste a SDM

Espero ter ajudado

Abraço

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi a terceira opcão é Green Bass neh, porque se for Mega bass eu nem pensaria duas vezes hahahaha só que estaria comparando vara de R$100,00 com uma de R$3000,00

Então se quiser uma bem rapida eu iria de Enzo I mais se vc quiser uma mais lenta cara eu iria de Green Bass, mais isso é implicancia minha com Procaster pois uma acabou quebrando cmg...

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei até atordoado depois desta correção. Realmente a vara é a Green bass. Sabe como é erros de novato. Mais valeu, pelas dicas. Pedro, tipos de ação de var interferem no nado das iscas. Ou seja, uma vara rápida eu possa trabalhar qualquer tipo de isca, ou não.

Pelo que entendi a terceira opcão é Green Bass neh, porque se for Mega bass eu nem pensaria duas vezes hahahaha só que estaria comparando vara de R$100,00 com uma de R$3000,00

Então se quiser uma bem rapida eu iria de Enzo I mais se vc quiser uma mais lenta cara eu iria de Green Bass, mais isso é implicancia minha com Procaster pois uma acabou quebrando cmg...

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

doeu::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim cara interfere, e MUITO...

So pra relembrar, a ação da vara é o trabalho do blank (simplificando: o quanto o blank enverga)

Varas X Fast trabalham só a ponteira e assim vai indo até as lentas que trabalham o blank inteiro.

Logo, uma isca que precisa de um contato DIRETO e RAPIDO são trabalhadas melhor com varas mais Rapidas... hélices por exemplo... exigem varas extremamentes rapidas, caso contrario ela fara pouco barulho e levantará pouca agua...

Veja uma imagem para ilustra

Imagem Postada

Agora iscas de zara, se a vara é muito rapida, toques fortes fariam ela atropelar ela mesma e não trabalharem corretamente, entao eu indicaria uma MODERADA.

Esses são alguns exemplos na escolha da vara pelo tipo da isca, agora outro fator importante a se analizar é o tranco do peixe...

Por exemplo, em Barcelos AM, se vc pegar um marruco e esse correr pro pau, amigo sem uma vara X FAST se não pode faze nda, só soltar linha e rezar. Caso contrario se vc forçar sua vara vai pro pau paia:: paia::

Digo isso por experiencia propria... Procaster com meu primo do meu lado, pego um grandão decidiu forçar pra não perder tchau:: tchau:: tchau:: tchau:: levo a ponteira inteira.

Veja a explicação do Nelson Nakamura nos cursos dado por ele:

Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com bóias cevadeiras por exemplo é um caso desses.

Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho. A pesca de carpas por exemplo.

Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.

Então galera veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar uma vara adequada.

Então tem que se pensar em tudo isso !

Espero ter ajudado !

PS: tem um tópico do Marcão da CBM que ele explica sobre a ação das varas, realmente uma aula joia::: RECOMENDO !

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, destas varas que vc citou, eu iria de enzo, que apesar de ser a mais cara, é a mais leve de todas ( aminha tem cerca de 102 g) e tem a melhor ação na minha opinião. Também tenho a procaster, que pesa cerca de 112 g, um belo acabamento, mais barata que a enzo, porém não gosto muito da ação dela (acho que é falta de costume). Quanto a green bass, não a tenho, mas colegas que a possui ( a de 17 lb, cujo peso é cerca de 124 g) disseram que ela não arremessa muito bem iscas entre 15 e 20 g, e estes amigos acabaram trocando a green bass pela enzo. No mais boa sorte e boas pescarias!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei até atordoado depois desta correção. Realmente a vara é a Green bass. Sabe como é erros de novato. Mais valeu, pelas dicas. Pedro, tipos de ação de var interferem no nado das iscas. Ou seja, uma vara rápida eu possa trabalhar qualquer tipo de isca, ou não.

Pelo que entendi a terceira opcão é Green Bass neh, porque se for Mega bass eu nem pensaria duas vezes hahahaha só que estaria comparando vara de R$100,00 com uma de R$3000,00

Então se quiser uma bem rapida eu iria de Enzo I mais se vc quiser uma mais lenta cara eu iria de Green Bass, mais isso é implicancia minha com Procaster pois uma acabou quebrando cmg...

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

doeu::
joia::: joia::: Pedro, valeu d+ pelas explicações, show de bola. Bom vou abusar e solicitar mais explicações, como disse quero tirar todo conhecimento de vcs que já usaram todo tipo de material e assim eu montar e adequar as iscas que já tenho.

Bom, na minha caixa de iscas a maioria é Superficie, como as zaras (NK), Sticks(NK) e Sub-Superficie(kv), possuo algumas de Meia água também de marcas, tamanhos e pesos diferentes.

Amigo, como eu disse eu sempre usei equipamentos de amigos, exceto as iscas. Bom, ganhei uma vara Enzo III da minha esposa, só que a libragem é muito alta 12-25, para esta vara eu quero depois jogar uma curado 201E, especificamente para pescarias de Dourados, Cachorras e Outros que possam exigir um equipamento mais bravo e rápido, estou correto.

Kara, estou muito em dúvida na escolha da varinha de 8-17, vc particularmente me sugeriu a Grenn Bass, mediante as iscas de Superfície(Zaras) e Sub-Superficie (Canivetinho-KV), qual a sua opinião, fico mesmo numa Grenn Bass, ou seja com Grenn, trabalho qualquer tipo de isca.

Rapaz, outro lado creul é porque eu tenho um amigo que é representante da Albatroz, e ele consegue a Enzo I a preço de custo para mim, R$ 170,00 em outras lojas esta varinha custa em média R$ 240,00 a R$ 260,00.

Oh dúvida cruel amigo, a Enzo I tem ação mais rápida, algo como dito na suas explicações poderia afetar um pouco o trabalho das iscas que tenho.

A Green Bass, já é mais lenta, acho eu que seria mais adequado aos tipos de iscas que tenho.

Então me ajuda a bater o martelo e definir minha compra, lembrando tambem que nesta varinha estarei usando uma carreta BW-MS. surtei::

Muito obrigado, Júlio César de BHte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixiii, agora complicou-se um pouco a situação.

Vara é um item muito pessoal, por isso é dificil eu ajudar a definir qual vc deveria comprar. O negocio é sentir a vara, pega na mão e ver se gosta.

A Enzo é uma excelente vara (principalmente pelo custo x benefício) assim como a Green Bass.

Você perguntou se é um bom conjunto pra Dourados, Cachorras e etc a Enzo com uma Curado 200E7 e eu posso te afirmar que é sim um conjunto daora. Curado melhor custo x benefício de carretilha que tem, levo minhas curados pra AM sempre, e ela faz o mesmo serviço que minhas Daiwas HLC, da mesma forma que pra pescar tucuna do Sudeste ela também é TOP (levinha)

Agora respondendo a sua pergunta se a Enzo é melhor pra iscas que vc tem, eu posso dizer o seguinte...

EU PESSOALMENTE prefiro varas de ações mais lentas para trabalho de zaras, sticks e meia-agua, más vale lembrar que o Bravel tocou em um assunto IMPORTANTISSIMO, que é o peso das varas.

Eu não me importo em usar uma vara de 12g mais pesada e ser uma vara mais adequada pro meu gosto, pelo menos na pescaria por vc citada. Já em AM 1g faz TODA diferença.

Assim a Enzo sendo mais leve, fica melhor de vc aguentar o tempo de pescaria. Mas vale lembrar que ao meu gosto ela é muito rapida pras iscas que vc citou.

E ainda tem a Procaster que é mais lenta que a Enzo e mais leve que a Green Bass. É uma boa vara, mais se vc me perguntar entre Procaster e Green Bass, eu não pensaria 2x em comprar a Green Bass.

Bom, eu tentei expor o meu modo de pensar, e o jeito que eu gosto de usar minhas varas, mais como eu disse, VARA é o item mais pessoal que tem.

Então recomendo que vc pegue na mão, veja se vc gosta e escolha aquela que faz VC melhor.

Espero ter ajudado

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, já resolvi, vou de Green Bass. Após toda explicação que tive argumentos que fundamentaram a minha escolha. Amigo, muito obrigado por suas citações. Agora é comprar e ir pra galera, ou melhor pra água. Rsss danca::

Vixiii, agora complicou-se um pouco a situação.

Vara é um item muito pessoal, por isso é dificil eu ajudar a definir qual vc deveria comprar. O negocio é sentir a vara, pega na mão e ver se gosta.

A Enzo é uma excelente vara (principalmente pelo custo x benefício) assim como a Green Bass.

Você perguntou se é um bom conjunto pra Dourados, Cachorras e etc a Enzo com uma Curado 200E7 e eu posso te afirmar que é sim um conjunto daora. Curado melhor custo x benefício de carretilha que tem, levo minhas curados pra AM sempre, e ela faz o mesmo serviço que minhas Daiwas HLC, da mesma forma que pra pescar tucuna do Sudeste ela também é TOP (levinha)

Agora respondendo a sua pergunta se a Enzo é melhor pra iscas que vc tem, eu posso dizer o seguinte...

EU PESSOALMENTE prefiro varas de ações mais lentas para trabalho de zaras, sticks e meia-agua, más vale lembrar que o Bravel tocou em um assunto IMPORTANTISSIMO, que é o peso das varas.

Eu não me importo em usar uma vara de 12g mais pesada e ser uma vara mais adequada pro meu gosto, pelo menos na pescaria por vc citada. Já em AM 1g faz TODA diferença.

Assim a Enzo sendo mais leve, fica melhor de vc aguentar o tempo de pescaria. Mas vale lembrar que ao meu gosto ela é muito rapida pras iscas que vc citou.

E ainda tem a Procaster que é mais lenta que a Enzo e mais leve que a Green Bass. É uma boa vara, mais se vc me perguntar entre Procaster e Green Bass, eu não pensaria 2x em comprar a Green Bass.

Bom, eu tentei expor o meu modo de pensar, e o jeito que eu gosto de usar minhas varas, mais como eu disse, VARA é o item mais pessoal que tem.

Então recomendo que vc pegue na mão, veja se vc gosta e escolha aquela que faz VC melhor.

Espero ter ajudado

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

::fishing
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu parceiro pela dica. Já decidi, vou de Green Bass 8-17 ::fishing Muito obrigado....

Entre essas comentadas... ficaria nessa seguinte ordem:

Enzo I, Green Bass e Procaster!!!

Tive uma excelente impressão da Green Bass 5'7" de 25lbs usando-a em Barcelos!!!(Se bem que o conjunto principal ficou por conta de uma que eu mesmo montei... mas usei a Green Bass alternando e os resultados foram mais que satisfatórios e aguentou bem o tranco com os açus!!!)

No barco teve um outro pescador que teve problemas com a Green Bass... que quebrou um passador!!!

joia:::

joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bravel, obrigado pela indicação, todavia eu resolvi optar pela Green Bass, após outras participações de amigos e ao eu mencionar os tipos de iscas que já tenho, resolvi pela Grenn, haja vista que o trabalho dela é mais lenta, facilitando o trabalho de zaras, sticks. Muito obrigado por expor seu conhecimento. :amigo:

Parceiro, destas varas que vc citou, eu iria de enzo, que apesar de ser a mais cara, é a mais leve de todas ( aminha tem cerca de 102 g) e tem a melhor ação na minha opinião. Também tenho a procaster, que pesa cerca de 112 g, um belo acabamento, mais barata que a enzo, porém não gosto muito da ação dela (acho que é falta de costume). Quanto a green bass, não a tenho, mas colegas que a possui ( a de 17 lb, cujo peso é cerca de 124 g) disseram que ela não arremessa muito bem iscas entre 15 e 20 g, e estes amigos acabaram trocando a green bass pela enzo. No mais boa sorte e boas pescarias!!!!!!!!!!

joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Leandro, muito obrigado por sua colaboração. Todavia eu resolvi a ir de Grenn Bass. Vou fazer um conjutinho com uma BW-MS. Os tucunas que me aguardem.

Ola amigo

Ja paesquei em alguns lugares desse ai que voce comentou e conheço essas tres varas.

A minhas opinião é pela procaster 17 lbs 5,3 acho essa varinha fantastica, e olha que tenho outras mais caras, mas essa ai vai comigo em todas,de açude pra trairas, tucunas do sedeste a SDM

Espero ter ajudado

Abraço

Leandro

::fishing
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optei em ir de Green Bass, em Bhte, ela tem o preço ainda melhor que a Pro Caster, e para os tipos de iscas que tenho ela terá maior eficácia. No mais o meu muito obrigado pela sua dica. Forte abraço.

Melhor custo benefício, sem dúvida Procaster.. vara muito boa...

Agora se precisa de uma vara mais rápida vá de enzo.

Abraços

:amigo:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surtei de x mesmo, como pude digitar seu nome errado. Walther me desculpe. Retifico a mensagem anterior. Forte Abraço, futuramente irei recorrer a vcs para me ajudarem a montar um equipamento mais bruto, para peixes de couro.

Tenho as 3 e a minha opnião é: Enzo; Green Bass e Procaster, nessa ordem. Todas 5.6" e 17 lbs.

Abs.

surtei::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gabriel, tranquilo. Obrigado pela sua participação, sempre acompanhei algumas dicas suas em outros tópicos e percebo o seu equilibrio nas indicações. Parabéns. De fato eu optei para a Greenn. Já comprei a vara e joguei uma BW-MS, com multi de 0,30mm e lider de 0,35 ambos Power Pró. ficou um conjuntinho bacana d+., agora é só ir ::fishing

Eu iria de Green Bass.

Eu acho a enzo é muito rapida para esse tipo de pescaria, e o preço é bem mais elevado.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Optei em ir de Green Bass, em Bhte, ela tem o preço ainda melhor que a Pro Caster, e para os tipos de iscas que tenho ela terá maior eficácia. No mais o meu muito obrigado pela sua dica. Forte abraço.

Melhor custo benefício, sem dúvida Procaster.. vara muito boa...

Agora se precisa de uma vara mais rápida vá de enzo.

Abraços

:amigo:

Caro amigo Julio IEF, em bh, por acaso, encontrou a procaster 17 lbs? Qual o tamanho, 5.6 pés?

estou na captura dessa varinha há quase 1 mes e não encontro.

Pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia::: fala parceiro da uma olhada no CENTER PESCA - SHOPPING UAI - TELEFONE: 3646.0674 semana passada tinha uma lá dando bobeira. Procura o Thiago ou Ronaldo. OK.... Espero ter ajudado. ::tudo::

Optei em ir de Green Bass, em Bhte, ela tem o preço ainda melhor que a Pro Caster, e para os tipos de iscas que tenho ela terá maior eficácia. No mais o meu muito obrigado pela sua dica. Forte abraço.

Melhor custo benefício, sem dúvida Procaster.. vara muito boa...

Agora se precisa de uma vara mais rápida vá de enzo.

Abraços

:amigo:

Caro amigo Julio IEF, em bh, por acaso, encontrou a procaster 17 lbs? Qual o tamanho, 5.6 pés?

estou na captura dessa varinha há quase 1 mes e não encontro.

Pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gabriel, tranquilo. Obrigado pela sua participação, sempre acompanhei algumas dicas suas em outros tópicos e percebo o seu equilibrio nas indicações. Parabéns. De fato eu optei para a Greenn. Já comprei a vara e joguei uma BW-MS, com multi de 0,30mm e lider de 0,35 ambos Power Pró. ficou um conjuntinho bacana d+., agora é só ir ::fishing

Eu iria de Green Bass.

Eu acho a enzo é muito rapida para esse tipo de pescaria, e o preço é bem mais elevado.

Abraço!

Tudo certo então Júlio!

O conjunto ficou top mesmo, bem equilibrado. Boa sorte nas pescarias, quem sabe não inaugure-a ja com um bruto hehe ::fishing .

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optei em ir de Green Bass, em Bhte, ela tem o preço ainda melhor que a Pro Caster, e para os tipos de iscas que tenho ela terá maior eficácia. No mais o meu muito obrigado pela sua dica. Forte abraço.

Melhor custo benefício, sem dúvida Procaster.. vara muito boa...

Agora se precisa de uma vara mais rápida vá de enzo.

Abraços

:amigo:

Caro amigo Julio IEF, em bh, por acaso, encontrou a procaster 17 lbs? Qual o tamanho, 5.6 pés?

estou na captura dessa varinha há quase 1 mes e não encontro.

Pode me ajudar?

tenho uma usada com o cabo aumentado para 20 cm. Caso queira podemos fazer negócio. Qualquer coisa é só gritar. Valeu abç e feliz natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...