Ir para conteúdo

Dúvida na distribuição dos passadores da vara altezza 6`6``


Posts Recomendados

Pessoal, seguinte, acabei de comprar duas varas "altezza / da albatroz". Ambas com 6`6`` de comprimento, só diferenciando na libragem, uma de 15 a 30 Lbs e a outra de 20 a 40 Lbs. Achei as varas com o blank até legal, ação rápida, enfim componentes até bons, com boa relação custo benefício, ainda mais que comprei na promoção..hehe. Mas particularmente, pelo menos à princípio, pois ainda não testei as mesmas, não gostei da distribuição dos passadores. Apesar de serem de 6`6`` as varas só tem 7 passadores (de pata dupla) mais a ponteira. Tenho outras varas como por exemplo a amazon tucuna III de 36 Lbs, e a tatic x da berkley, que mesmo sendo menores, possuem um número maior de passadores, e eu particularmente gosto muito. Estava pensando em aumentar o número de 7 para 9 ou 10 passadores. Pois acredito que um número maior de passadores acabam por distribuir melhor a carga - peso, ao longo do blank da vara, aproveitando melhor a ação e "potencial" do mesmo. Enfim, gostaria de ter a opnião de vocês, tem alguém aí que conheça bem esta vara, ou mesmo que já tenha feito alguma experiência parecida com a mesma. Vale mesmo a pena, ou a vara "sobrevive" bem com estes 7 passadores? Bom, e seria para utilizá-las na pesca com iscas naturais de peixes como cachara, pintado, surubim, barbado, cachorra, dourado e caranha. Desde já agradeço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde helton , tudo bem essas vara nao conheço bem mais vai aqui meu pensamento, quanto ao tamanho da vara ao meu ver implica sim, a quantidade de passadores , um exemplo e voce tem uma vara 5'6'' que o normal e 7 passadores mais a ponteira nesse caso quanto mais passadores colocar maior sera o atrito da linha e o peso , e a sim prejudica o lançamento e a questao de ergonomia ,quanto a açao nao modifica , e sim quanto mais passadores tiver mais pessado se torna a vara , ainda sendo de duas patas , quanto distribuiçao eu nao gosto que a linha toque no blank entao tem que colocar em posiçoes que isso nao aconteca , em vara de 6'6'' eu acho que voce pode colocar uns oito passadores bem posicionado que vai lhe agradar , lembre quantidade nao vai fazer que ela fique ou nao mais bonita. , ai vai de cada um , vc ate pode colocar 9 ou 10 passadores mas o correto e colocar a quantidade certa p que nao a prejudique em nada, esta e minha opiniao , espero ter ajudado , um grande abraço se precisar e so falar , valeu ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helton, tenho uma Altezza 20-40 que uso em P&P, mas a minha tem 7pés.

Concordo com o Rogério em tudo, do pouco que aprendi, foi assim mesmo. Agora, essa vara é rápida, bastante rápida... e seus passadores estao mais concentrados no terço final da vara, pois sendo fast ela verga pouco. Desta forma, desde que a linha nao encoste no blank, nao vejo a necessidade de mais passadores. Se estiver enganado, será uma boa lição...

A distribuição sugerida pela fuji voce pode encontrar aqui, mas fica atento quanto á ação da vara, talvez tenha que fazer ajustes.

http://www.mudhole.com/site/files/FujiConceptSpacing.pdf

Vou ficar atento neste tópico, pois a pergunta foi boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, "aí é que está", fiz uns testes aqui em casa mesmo, a de 40 Lbs, realmente é bem rápida, precisa de uma força maior para vergá-la e fazer com que a linha encoste no blank. Mas mesmo assim, a partir de um certo ponto a linha encosta no blank. Agora a de 30 Lbs, principalmente se feita a "força" de forma que se tenha a vara em um ângulo mais para a horizontal (próximo de 90°), como se estivesse "puxando" o peixe ou mesmo tentando segurá-lo mais pela ação da vara, rapidinho a linha encosta no blank. Não sei se isso não seria bom, mas eu penso que não, ainda mais que as varas serão destinadas para pesca média, um pouco mais pesada. Aí entra também a questão que o amigo colocou anteriormente sobre a influência do número de passadores no peso, equilíbrio e arremesso da vara. Enfim, realmente não sei o que fazer.....rsrs.....Ah, e obrigado a vocês por ajudar!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Helto , olha nao fique na duvida, faça mas coloque os passadores da fuji alconaite excelente custo beneficio , siga o modelo da fuji que o eduardo postou ai vc coloca uns oito ou nove e faz um teste espero ter ajudado qualquer duvida estamos ai um grande abraço ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tirei os passadores, tudo bonitinho, preparei a vara, todo o material e tals, e adivinhem!!! NÃO TEM PASSADOR P/ VENDER EM GOIÂNIA!!! :gorfei: Só encontrei de porcelana, e alguns poucos a "vulso" revestidos em nitrato de titânio, aquele amarelinho. Que nem deram p/ formar o conjunto...rsrs....êÊ cidadizinha... ::nada:: rsrs....Mas enfim, assim que eu conseguir realizar a experiência, informo a vocês sobre o resultado final. Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk

to rindo, mas é f*... lacou::

realmente poucas lojas tem passadores a venda, principalmente os de qualidade.

Tenho feito minhas compras com a D. Bete (http://www.custombymarco.com.br) ou com o Fernando da Moro (http://www.moropesca.com.br), mas os outors RB podem te vender os passadores também. Dos dois que citei o atendimento é 100%.

Já que vai mexer, podes melhorar bem a vara, entao seguiria a sugestão do Rogério e buscaria passadores fuji alconite. Se a tua vara for com cabo bi-partido, eu trocaria o cabo por um inteiriço: pra mim, cabo bi-partido não combina com a secretária..hehehe.

Boa sorte aí, Helton!

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk.....é demais, canseira mesmo....rsrsrs....E, concordo, realmente cabo bipartido não combina com secretária mesmo!!! Mas felizmente consegui comprá-la já com o cabo "inteiriço". Vou ter que mexer mesmo só nos passadores. E, valeu demais pela dica "links" dos fornecedores. Entrarei em contato com eles!!! Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Helton, fui muito deselegante ao citar somente o Bymarco e Moro, e esquecendo do próprio Rogério, de quem já vi umas belas montargens. Desculpa aí, Rogério...

Helton, dependendo de onde vais comprar, eu "racho" o frete, pois tb quero umas "tranqueiras" dos RB.

Vamos falando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...