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mercury sea pro 25 para 30 hp , junta + ponto de ignição


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Pessoal, Bom Dia!!

Comprei um Mercury 25 sea pro recentemente e o mecanico da loja onde comprei, informou que para passar o motor para 30 hp era necessário não só trocar a junta, como também adiantar um pouco o ponto de ignição.

Ainda não consegui a confirmação se isto procede ou não, se alguém puder ajudar....

Abraço a todos!!

Mauro

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Boa tarde MAURO!!! VOU PASSAR O QUE ESTÁ NO MEU MANUAL DA OFICINA:

1) PONTO DE IGNIÇÃO DO MOTOR COM A BORBOLETA DO CARBURADOR TOTALMENTE ABERTA:25 HP BTDC 20 GRAUS

30 HP BTDC 25 GRAUS

2) PONTO DE IGNIÇÃO DO MOTOR COM A BORBOLETA DO CARBURADOR TOTALMENTE FECHADA: 25 HP ATDC 2 GRAUS E 30 HP ATDC 2 GRAUS

OBS: SÓ MEXA NA JUNTA DO CARBURADOR SE FOR PASSAR PARA 30 HP E O PONTO DE IGNIÇÃO NO MESMO CASO E ESTE SERVIÇO DEVE SER FEITO POR MECÂNICO AUTORIZADO DA MERCURY OU TOHATSU, PRECISA DE (NO COMUM) LUZ DE PONTO!

BTDC: ANTES DO PONTO MORTO SUPERIOR

ATDC: DEPOIS DO PONTO MORTO SUPEIOR

GRANDE ABRAÇO! COMO PODE VER TEM DIFERENÇA SIM!

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Bom dia Israel! é um pouco diferente...conforme o manual Mercury: para aumentarmos a potencia de 15 para 18, basta alterarmos o ponto do avanço de ignição, para 25 graus, que originalmente nos 15 é de 22graus.Isto é possivel soltando o parafuso do stop da haste de aceleração, alterando sua medida original de (5mm) para 9 mm.Num entendeu nada né???rsrs nem eu,Fica sossegado vou mandar o desenho e mais uma ajuda técnica, conforme manual do CHICÃO, teu 15 vai virar um foguete. Grande abraço!

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Chicão;! Não quero incomodar (sendo que já) mas ainda não comprei o barco! Só tenho o motor até agora, foi uma oportunidade que tive de vender meu conjunto pequeno, um Maresias Chata Aluminio de 3 metros + motor popa Branco Marine 6 hp, e com o dinheiro só deu pra pegar um 15 Super, Seminovo 2011. Sendo que ainda nem usei o motor, isso já tem mais de 2 meses e então resolvi limpar o carburador para conhece-lo (sou um pouco prevenido nesse assunto) e devido ao tempo que ficou parado e para minha surpresa já estava com a goma do oleo 2t empreginado.

Por isso que postei minhas duvidas aqui no forum, ansiedade pura de testar logo o M15.

Não consegui postar fotos aqui ainda, mas já peguei um manual na internet que mostra como fazer o procedimento, de uma ollhada aqui nesse link Chicão pra ver se bate com o seu: https://picasaweb.google.com/lh/photo/R ... directlink

Então aquele processo de furar giclê é para os motores mais antigos, tipo 2008,2009... que vinha com o furo 0,5mm, sendo os mais novos 2010,2011 vem corrigido com furo 0,8mm? Será? E a historia da borboleta que não abre por completo? E a história de que não adianta abrir pois o carburador tem uma redução interna de 22? para 20?

O pessoal do forum ja até costuma logo dizer: !Compra logo o Tohatsu 18!"

E quem ja tem o 15 super fica na dúvida de qual o procedimento correto!

Chicão! Valeu mesmo pela atenção!

Mas se caso for enviar um desenho: isrcl@yahoo.com.br

Obrigado!

vou mandar MP numero tel!

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Para facilitar vou colar aqui o artigo do outro tópico...

"Sabe o que acontece com esses motores Mercury SUper, para fazer ele voltar aos 18hp a Mercury indica passar a abertura do gicleur de baixa de 0,6 para 0,9mm, por causa da baixa qualidade da nossa gasolina, isso acarreta um gasto um pouco maior, antes de mexer no meu motor eu conversei com o pessoal da Tohatsu (Abrasu) na época trabalhava lá um cara chamado Leonardo (que trabalhou 8 anos na fábrica da Tohatsu no Japão) e ele me explicou que não haveria a nessecidade de abrir o gicleur de baixa para 0,9 e sim para 0,7 e só se o motor não aceitace com essa medida aí sim ir aumentando e ir testando, porque nem todos e sim uma minoria acaba trabalhando com 0,9, mas a Mercury acho que para simplificar manda o pessoal da autorizada já passar para 0,9. Isso tudo para o motor não dar falta em alta rotação e apagar pela má qualidade de nossa gasolina brazuca que tem 25% de alcool, o meu motor aceitou 0,7 que é o normal que eles fazem no Tohatsu 18hp."

Conforme a ideia acima, resolvi checar o carburador a aproveitar para dar uma limpeza, tinha em mãos uma broca 0,7mm mas pra minha surpresa o motor já estava com o giclê de baixa "080" (conforme gravado no propio giclê) que provavelmente significa 0,8mm, já no giclê de alta tinha gravado "110" que provavelmente significa 1,1mm.

Fique claro que não entendo nada de mecânica, sou apenas um curioso na área, mas pelo que imagino, será que essa abertura de giclê não deveria ser no de alta? Tem outra coisa, o corpo do carburador tem uma redução que impede a passagem de mais ar, (veja a imagem que tentei descrever) então o que resolve mais gasolina sem oxigenio?

https://picasaweb.google.com/lh/photo/w ... directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/O ... directlink

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Boa tarde Israel! o processo de passar 0 15 para 18 é aquele mesmo que esta no desenho( avançando a mesa e abrindo o gicle para 0,9 é o ideal), melhora mas não resolve, tem que fazer abrir 100% a borboleta!senão fica dando uns estouros em alta, o avanço na mesa do Mercury tem 2 resaltos e o Tohatsu 3, tai ai a diferença!!!deixa depois que o "bicho" sair da garantia a gente faz ele virar um "DEZOITÃO"!Abraço amigo!ah VC tem razão : abrir Gicle principal, a borboleta abre para entrada de "AR" com certeza!

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  • 1 mês depois...

Será que aquele problema de oscilar/diminuir o giro em alta rotação, que o motor do Sebastião Andrade apresentou (e também o meu) pode estar relacionado com o ponto de ignição ?

No meu caso, eu já tinha notado a falha mesmo antes do motor ser passado para 30 hp.

O que voce diz CHICÃO ?

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  • 11 meses depois...

Amigos , chegou a hora de fazer a 1º revisão (20hs) do meu Sea Pro (2012/2012) , junto com essa revisão gostaria de fazer a mudança de 25 para 30 hp. Liguei em 3 autorizadas mercury distintas e cada uma fala uma coisa sobre a troca ou não do Hélice. Então minha pergunta é com a mudanca de 25hp para 30 hp , alem da troca da junta e mudança do ponto de ignição , também é necessário a troca do hélice ? se é necessário a troca qual e a medida do novo Hélice?

chicão mandai mp pra vc tb ,

Agradeço desde já as respostas.

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Pessoal, aproveitando o tópico, acabei de pegar um sea pro, farei a mudança quando puder, mas gostaria de saber sobre amaciar o motor, tem uns macetes, alguém sabe me dizer?

Pode seguir as instruções do manual tranquilamente, qualquer outro procedimento é desnecessário.

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Pessoal, o meu é 12/12 , no kit original o motor vem com duas hélices o mecânico da revenda onde comprei em Araçatuba, disse ter que trocar , me mandou a hélice original, quanto acilação em rotação

máxima o meu também apresentou esse problema , foi para revisão , avisei, e voltou o mesmo jeito já desencanei, tento controlar na aceleração

Wagner

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Pessoal, aproveitando o tópico, acabei de pegar um sea pro, farei a mudança quando puder, mas gostaria de saber sobre amaciar o motor, tem uns macetes, alguém sabe me dizer?

Pode seguir as instruções do manual tranquilamente, qualquer outro procedimento é desnecessário.

Valeu Tiago!

Vou dar uma lida geral.

Abraço. joia:::

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  • 4 anos depois...

boa noite sou novo aqui no fórum  tenho uma duvida em relação  a transformação do Mercury  sea pro  25/30hps, fiz de acordo a figura acima porem não consegui entender direito o ponto de ignição ?

TDC: ANTES DO PONTO MORTO SUPERIOR

ATDC: DEPOIS DO PONTO MORTO SUPERIOR

alguém poderia explicar esta parte que não entendi direito o pistão tem que está antes do ponto morto superior 25 graus e depois do ponto superior 2 graus?

 

e mesmo necessário luz de ponto tem algum macete?

 

 

 

 

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antes do ponto morto superior  =  antes do pistao  chegar  ao fim do curso  em cima  ok 

antes ponto  morto inferior   =   qdo o pistao  chega  em seu fim de curso em baixo  ok  

__________________________________________________________________________________________

ideal  p/ esse tipo de trasfomaçao /regulagem afinaçao  = é  conferir o ponto de igniçao  ;  c/ luz strobo  ( luz de ponto    )

;tambem   da p/ fazer sem  a luz de ponto  =    c/ a luz é exato ;  preciso  ok ....

juthair ; amigao só ñ vai confundir  a trasformaçao   =  o super  15      p/     18hp        ;   c/ o    25/30hp     ok  

de uma pesquisada  tem topico c/ muita coisa sobre o tema  ok   joia:::

olha  o ponto  do 25hp    ;  e depois passando  p/   30hp  na foto  =

tambem  a junta restritora ; que troca pela mais aberta  ; e acerto de regulagens  =  acelerador x borboleta carbura  ok  

se ñ manja de mecanica  = aconselho  procurar um mecanico de sua confiança  joia:::

ja ja a galera explica mais ;  e dicas ok  ....

abraço ; boa sorte :good:

IMG00209.jpg

IMG00210.jpg

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IMG00212.jpg

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amigao  pelo que vi ai na foto   = 

ñ enchergo nem bem nem mau rapaz  :gorfei:

mas  a haste do acelerador tá certa  ai na foto  abrindo 100 %  a borboleta do carburador  ok  (  viu isso )  ???

como ja citado  = e vendo na foto   20 graus  =  25 hp  

25 graus  = 30 hp   

repare na mesa  do avanço as marcas no aluminio  ;   a regulagem  fica ai no terminal  e porca  ok 

 as marcas  ( riscos  de marcaçao no aluminio  )  no volante    ok 

por isso seria ideal  ;  a luz de ponto  =    fica no ponto exato   sem duvidas ...

ja pequisou os topicos  sobre o tema  = tem muita coisa desse motor  .....

viu se a junta do coletor  ??  ja estava  nessa posiçao  a haste do acelerador   ou vç que mecheu 

  ai  na   ultima foto  seu  = motor   tá engatado .   e totalmente acelerado  no manche  =  abrindo totalmente as borboletas do carburador  100%   ????

veja aquela regulagem da mesa do avanço da igniçao   =  na ultima foto sua   ; mexendo ali  vç avança ou atraso  o pnto de igniçao  ok  

 

   cara   vç   ñ  conheçe um mecanico de confiança  = passa    la pede p/ ele  ;;;;

ele faz na sua frente  c/ a luz de strobo    ; rapidinho  =   e vç acompanha    como funciona ....

 se ñ fizer vai da zica  ;  fica estourando  e pipocando ;  e   afeta todo o sistema ok ; podendo comprometer  o modulo igniçao  ...e por ai vai amigao ...

abraço  ; boa sorte :good:

 

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ok amigão obrigado ,está com o acelerador e borboletas 100% aberto porém eu não tenho nenhum mecânico de confiança aqui na minha região ,e até sei onde faz o ajuste do avanço eu coloque o máximo possível me baseando em um ponto da carcaça como referência ,pós em motores se moto já coloquei vários no ponto todos tinha uma referência na coroa de comendo e o ponto H no virabrequim só era alinhar e pronto mais neste motor o que eu não consigo entender e onde fica a referência  para eu alinhar com estes pontos que estão no alumínio que varia de 0 a 25 graus ou melhor de -10 a 25 tem mais dois pontos antes do 0 graus só preciso saber onde eu alinho estes pontos qual referência que uso.

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rapaz  como disse  pelo  que enxerguei ai  = 

a parte do acelerador    borboleta carbu  aberta  100%   ;haste no fim do curso  =    parece tá certo   ....

agora pelo que enxerguei  parece que ta no 20 graus  né  ...   p/ 30hp     é 25 graus  /

ve ai se ñ tem a referencia na tampa de partida ...

ja falei ñ enchergo nem  ;  o volante daqui do outro lado     :gorfei:

antes do ponto morto   ;  coloque  em 25 grau  ok   

rapaz se manja de mecanica  como disse ai  ;   e ñ tem nenhum mecanico de sua confiança  ai 

  simples ; compre uma luz de ponto ;   vç msmo faz  o trampo   ;  e ñ gasta  e  mais um aprendizado ok  joia:::

ñ custa caro viu  amigao  ...

boa sorte  :good:

 

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