Ir para conteúdo

[Passo-a-Passo] Aprenda como homologar um recorde na IGFA...


Posts Recomendados

...detalhe, devolvendo o peixe a água. danca::
Na categoria All-Tackle (por peso).

Pois é turma, há algum tempo eu, meu pai e o Marquinhos estivemos pescando na Serra da Mesa. Em nosso primeiro ponto de pesca, tive a sorte de acertar a cabeça de um tucunaré azul de 4.5kg de peso e, como já estava querendo montar um tutorial exclusivo aqui, em nosso fórum, resolvemos registrar todos os procedimentos para ensinar a todos passo-a-passo como se fazer para homologar um recorde mundial. Claro q tb estou aprendendo.

Sei que vários usuários acreditam q ser um recordista mundial é uma tremenda besteira (e no fundo pode ser mesmo...ehhee.... :gorfei: ), mas longe de querer postar isto aqui para me gabar ou para dizer q sou o gostosão e etc (como alguns tb pensarão), fato é q temos vários relatos de pescadores que mataram tucunarés de 6 Kg ou mais na Serra da Mesa (e outros lagos tb). Sabemos q a espécie pode atingir estas proporções mas, se não a homologarmos, tudo pode não passar de boato. paia::
Fato é q estou tentando dar início a um hábito, o de homologar / registrar um grande peixe para q em pouco tempo tenhamos certeza de suas reais proporções.

Vale ressaltar q o atual recorde mundial do tucunaré azul foi homologado com o peso de 4,020g em novembro de 2011 e foi capturado pelo nosso amigo Eloy Fonseca. palmas::

Apesar de não saber se realmente o meu peixe será aceito ou não como o novo recorde, o meu pedido já foi recebido pela IGFA, então, estou me antecipando (e correndo o risco de não ser aceito e quebrar a cara...kkkk). :gorfei:

...mas vamos lá.

A primeira coisa a se fazer é estar PREPARADO, PREPARADO E, PREPARADO para quebra do novo recorde.
Sim, estando preparado vc não precisará matar o peixe e seu provável recorde poderá ser homologado mais rapidamente.
Partiremos do pré suposto que vc sabe qual a espécie q está pescando e qual o atual recorde desta espécie, ok!??!

Você precisa ter:

1 - SABER AS REGRAS DA IGFA.
O primeiro procedimento a ser adotado, e isso pode ser feito agora, é o de ler as regras do único órgão q registra os recordes de todo o mundo.
Vc não irá decorar todas as regras mas, mesmo q superficialmente, vc terá noção dos passos a serem seguidos, e o principal, o que vc não pode fazer ou usar durante a captura.
- Aqui as regras em espanhol - -Clique Aqui-
- Aqui as regras em inglês - -Clique Aqui-
- Aqui em português - - Clique Aqui -


2 - ESTAR DE POSSE DE UM ALICATE BOGA GRIP ORIGINAL DA MARCA EAST BOGA E QUE ESTEJA AFERIDO PREFERENCIALMENTE PELA PRÓPRIA IGFA.
Este alicate pode ser adquirido nas melhores lojas do Brasil e do mundo (sem ser homologado), mas, para ser homologado vc precisará levá-lo (ou enviá-lo até a sede da IGFA q fica na Flórida), ou comprar diretamente do site FishQuest q pode ser acessado através do link abaixo.
http://fishquest.com/Qshop.asp?Option=Product&Detail=BogaGrip+%26+BogaFloat
Hoje um alicate de 30lbs aferido custa lá fora 160 dólares + taxas.
Lembrando q a aferição tem validade de apenas 1 ano.
Outra coisa, é possível q depois de capturado o peixe, vc envie o alicate pra lá para eles confrontarem a aferição dele, contudo, acredito q o processo seja bem mais complicado. ::nada::


3 - ESTAR DE POSSE DE UMA RÉGUA DA PRÓPRIA IGFA.  RECORDE POR TAMANHO.
Para os interessados em homologar o recorde por tamanho, basta baixar as regras que são basicamente as mesmas da categoria por peso, contudo, o peixe obrigatóriamente precisa se solto e filmado. Aqui só será homologado com a soltura filmada.

arrow::  link das regras - Clique aqui

A régua custa atualmente 50 dólares + taxas e pode ser encontrada no link abaixo.
http://store.igfa.org/Category/21-igfa-world-record-tools.aspx


4 - MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL.
O bom destas novas máquinas é q elas também filmam e isto ajuda muittttoooo a comprovar o q quer q seja.
No meu caso em específico, ao ver o grande peixe pulando na ponta da linha, de imediato começamos a fotografá-lo. Isca na boca, o equipamento utilizado, o horário exibido no EXIF da foto, tudo isto atestará q as informações enviadas não foram forjadas. Se filmar tudo será ainda mais fácil.
Lembre-se de configurar a máquina para capturar o maior tamanho de foto possível (se sua máquina é de 10 MegaPixels, configure-a para fotos de 10Mb, isto é de fundamental importância).
Acerte o horário, data e etc, antes de começar a pescaria.


De posse de todos estes materiais vc estará 99% preparado para a quebra do recorde.

Aqui algumas informações importantes q tenho a obrigação de repassar pra todos vcs.
- Sempre pese o peixe estando desembarcado. Puxe o barco para o barranco e pese o peixe lá (embarcado não vale).
- Meça o comprimento do peixe com ele de boca fechada. Se ele estiver em cima da régua da IGFA, melhor ainda, assim, ninguém contestará nada.
- Meça a circunferência do peixe em seu ponto mais largo (geralmente na região da nadadeira dorsal).
- Ao fotografar o peixe com o alicate na boca, faça um quadro que pegue um pouco abaixo do rabo dele, até um pouco acima do alicate, assim, ao se dar zoom na imagem, vc verá perfeitamente a medida registrada no alicate.
- Guarde uns 5 metros da linha utilizada. Eles exigem este pedaço de linha.
- Tire uma foto sua com o equipamento utilizado na captura (vara, carretilha, linha e isca).


Bem....já falamos demais...vamos agora colocar a mão na massa. joia:::

Aqui estão as fotos q eu enviei para a IGFA.

recorde_azul01.JPG

recorde_azul02.JPG

recorde_azul03.JPG

recorde_azul04.JPG

recorde_azul05.JPG

recorde_azul06.JPG

recorde_azul07.JPG

recorde_azul08.JPG

recorde_azul09.JPG

recorde_azul10.JPG

Obs: Na verdade não precisa de tantas fotos, ocorre q a IGFA tem cobrando de todo pescador um pequeno relato de como a captura foi feita, então, para facilitar as coisas, já enviei fotos q retratam isto.
Eu dei uma grande bobeira. Reparem q na foto 05, aparece apenas a foto do alicate, ou seja, se tivesse o Marquinhos dependurado alí, a IGFA poderia contestar o recorde. Por isto eu disse q é preciso de um quadro q pegue um pouco abaixo do rabo até um pouco acima do alicate, na maior resolução da máquina.
Por sorte eu fiz o vídeo abaixo, onde a filmagem mostra tudo isto (olha o vídeo me salvando).
 

 

 


- OS FORMULÁRIOS.
De posse das fotos e dos vídeos, vc precisa preencher o formulário com todas as informações necessárias.
Para facilitar a compreensão do que está sendo solicitado, aqui vai o link com um formulário escrito em português. Lembro que ele serve apenas para orientar o pescador, pois o formulário a ser enviado para a IGFA deve ser o escrito em INGLÊS.
- Formulário em Português (apenas para orientação) -
- Formulário em Inglês (este q será enviado para a IGFA) -

Aqui as fotos do meu formulário.
formulario_fabricio01.jpg

 

 

 

formulario_fabricio02.jpg

Obs:
- reparem q existe um campo para ser inserido os números do seu cartão de crédito.
- para quem não é filiado a IGFA é cobrada uma taxa de 65 dólares para o registro do novo recorde.
- cada "certificado" da IGFA atestando o seu recorde custa 5 dólares, então, veja quantos vc quer e adicione nos 65 dólares do registro. Reparem q no meu caso eu solicitei 5 certificados.
- é preciso q um biólogo ateste a espécie capturada.
- é preciso registrar em cartório a sua assinatura / firma.

Tb é preciso enviar uma amostra da linha. Aqui como eu fiz para enviar.
linha_igfa.jpg

Coloquei tudo isto dentro de um envelope e enviei para a sede da IGFA nos EUA.
O envio foi feito em uma agência dos Correios (peça o envelope para correspondência internacional).
10 dias depois do envio o meu nome já constava no sistema da IGFA como PENDENTE.

foto_pendente01.jpg

Agora é esperar para saber se eles me solicitarão alguma informação adicional, e esperar a saída ou não do novo recorde do azulão. praia::


Atualizado em 17 DE AGOSTO DE 2012.

Somente em 26 de maio é o recorde foi realmente homologado. danca::


record_bigua01.jpg

45 dias depois recebi em minha casa os 05 certificados de homologação.
Como fui "obrigado" a me cadastrar na IGFA para registrar o recorde, recebi uma edição da revista deles a cada 2 meses....Recebi ainda uma carteirinha de membro.
Tive a oportunidade de ir pra Miami antes da homologação do recorde....Estive mais uma vez na IGFA e fui muito bem atendido. O Jack Vitek, responsável pelas homologações, é um cara super legal e atencioso.
Como membro não precisei pagar os 8 dólares de acesso ao museu, e ainda homologuei novamente o meu Boga Grip sem custo algum.

Bem...no meu caso valeu muito a pena ter me cadastrado junto a IGFA, tanto q estarei renovando meu cadastro por lá.

Em breve postarei as fotos do certificado para vcs verem como ele é.


Espero q este tutorial sirva para orientar os nossos amigos pescadores.
O peixe foi solto, está lá, crescendo para ser capturado novamente, então, porque não homologar os nossos recordes?!?!
A IGFA pode ser uma grande aliada da pesca esportiva brasileira mas, se nós não nos movermos, não seremos vistos nunca.

Abs...e até a próxima. ::tudo::
Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Fabrício,

eu já havia estudado os requisitos para a homologação, por ocasião de uma pescaria no Lago do Peixe, sabedor que lá existem azuis de bom porte.

Pois bem, pelo que eu entendi das regras do IGFA, mas deixo claro que posso estar enganado, a assinatura do biólogo somente seria necessária em caso de dúvida sobre a identificação da espécie a partir das fotos enviadas ao IGFA, ou seja, caso as fotos não sejam suficientes para esclarecer a espécie do peixe, seria necessário que o biólogo examinasse o peixe, que deveria ser morto e congelado, para a correta análise, a menos que o biólogo estivesse presente no momento da captura.

Veja o texto das regras em inglês: "If there is the slightest doubt that the fish cannot be properly identified from the photographs and other data submitted, the fish should be examined by an ichthyologist or qualified fishery biologist before a record application is submitted to IGFA."

Me pareceu, pelas regras, que se o peixe for facilmente identificado pelas fotos, sem a menor dúvida, não haveria necessidade de assinatura do biólogo, até mesmo porque, no caso de ele não estar presente no momento da captura, ele só poderia analisar as fotos (que são as mesmas enviadas para o IGFA) e atestar que o peixe é de tal espécie, ou seja, o que ele fará, a partir das fotos, a própria IGFA poderia fazer. O diferencial em caso de dúvida na identificação, seria a análise do biólogo feita pessoalmente, a partir do peixe morto e congelado, como está exposto nas regras: "If a scientist is not available, the fish should be retained in a preserved or frozen condition until a qualified authority can verify the species or until notified by IGFA that the fish need no longer be retained."

O que vc acha? Vc pensa que sempre seria necessária a assinatura do biólogo, mesmo que inexistente qualquer dúvida sobre a espécie e mesmo que ele só possa examinar as fotos?

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Fabricio!

Parabens pelo peixaum!

Quanto ao record, apesar de algumas bobagens que se le por ai, o merito que se quer evidenciar eh da especie(variedade) e naum do pescador, mormente que todos sabem que ja pegamos muitos assus...

Lusardo, creio q vc esteja com a razaum, porem eh mais facil colher a assinatua de um amigo biologo do que provar que grilo naum tem aspas. Lembre-se que o IGFA lida com peixes do mundo todo.

Abrassos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo eu creio que qualquer profissional qualificado na area pode, mas naum tenho certeza.

No meu caso ia recorrer a um, mui amigo, veterinario de cavalos que gosta de pescar, chamado Ricardo Bagaiolo, mas o Dr. Michel mora mais perto de casa e se prontificou a atestar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos comentários, turma. joia:::

E Lusardo...tb acredito q uma espécie muito conhecida seja de fácil reconhecimento, a do tucunaré azul é uma delas, assim como o dourado, tucunaré açu, paca, pirarara, surubins e etc...não precise da análise do biólogo, mas como eu disse acima, quanto mais seguras forem as informações enviadas, mais fácil será a homologação.

Mas, se não tiver um por perto, é só correr o risco. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá Fabrício!

Estive pensando porque não criar um tópico para expor um ranking dos participantes do fórum?

Com regras e modalidades próprias, com o intuito de estreitar os laços de amizade entre todos do FTB.

Fica ai minha dica!!!

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

navegando....encontrei isso aqui com todos os procedimentos em portugues:

http://www.igfa.org/images/uploads/files/REGRAS%20IGFA%20(em%20portugu%C3%AAs).pdfum abraço...... ::tudo::

Show demais, Cristiano....Já joguei no meu servidor e coloquei o link lá no início do tópico... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio,

Parabens pela Homologação do recorde. Verifiquei que o alicate é uma exigência para a homologação na categoria geral, não sei se você saberia responder, mas é necessário informar o peso para uma homologação na categoria comprimento, ou apenas a régua oficial ? A medição também tem que ser em terra ? A validação por biólogo é indispensável ou apenas nos casos de dúvida em relação a espécies?

Um post muito útil e esclarecedor !

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Se o formato da data estiver como eles usam no EUA, MM/DD/AAAA, então foi 12 de novembro a captura do azulão. Dia do meu aniversário.

Estou imprimindo este material aqui, mais pensando em Serra da Mesa mês que vem do que em Barcelos semana que vem. Pelo que vemos na internet, há muito mais probabilidade de se bater este recorde de azul do que de Açu... Mas nunca se sabe:

A primeira coisa a se fazer é estar PREPARADO, PREPARADO E, PREPARADO para quebra do novo recorde.

Mas acho que o recorde de tucunaré mais difícil de ser batido é o do pinima, totalmente imoral aquele peixe... rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Mais um tópico show! Fabricio, me parece que saiu uma categoria de tamanho agora... cm... Vou confirmar Já sabem de algo?? Sent from my iPhone Buriman Pesca & Camping www.buriman.com.br

 

Vlw Cuca...

 

Na verdade essa "nova" categoria foi criada uns 3 anos atrás..

Aquela régua da foto acima é a régua obrigatória para homologação recordes por tamanho.

Basta preencher o formulário informando q é por tamanho....e seguir os mesmos procedimentos q eu informo acima.

 

Já passou da hora de começarmos a homologar os nossos azulões. Sou doido pra ver um bruto de 70cm sendo homologado na régua da IGFA... ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá amigos!!

Estou lendo bastante sobre a homologação na IGFA e surgiu uma dúvida...

Existe prazo para envio dos dados a IGFA?

Por exemplo, o peixe foi capturado em 20/Fevereiro/2019... tenho prazo para envio ou posso enviar quando quiser?

Por exemplo, posso enviar só hoje, 25/07/2019 sendo que o peixe foi capturado em 20/02/2019?

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Octávio Amaral disse:

Olá amigos!!

Estou lendo bastante sobre a homologação na IGFA e surgiu uma dúvida...

Existe prazo para envio dos dados a IGFA?

Por exemplo, o peixe foi capturado em 20/Fevereiro/2019... tenho prazo para envio ou posso enviar quando quiser?

Por exemplo, posso enviar só hoje, 25/07/2019 sendo que o peixe foi capturado em 20/02/2019?

Obrigado!!

se não me engano é de 60 dias ( a partir da data de captura ) no território americano ou de 90 dias fora dele ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Armando Ito disse:

se não me engano é de 60 dias ( a partir da data de captura ) no território americano ou de 90 dias fora dele ...

Hum!!!

Então para nós, pescando no Brasil, 3 meses... boa!!

Obrigado Ito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...