Ir para conteúdo

SURA


Eloy Fonseca

Posts Recomendados

Para juizo de todos...

Desde minha primeira aventura sobre o Rio Negro que ouço dos piloteiros, começando pelo Zeca em 2009...

Imagem Postada

... que os Açus só atacam as hélices pela frente. Completei minha décima semana por lá, em setembro pp, e jamais pude desmentir esta afirmativa, mesmo incluindo pescarias em outros rios.

Imagem Postada

Imagem Postada

Nas esquinas da vida encontrei alguns companheiros que alegavam aversão às iscas de hélices por causa dos enroscos garatéiaXpalhetas.

No decorrer da oitava semana em SIRN, trocando idéias com o Manoel (piloteiro no River por 10 anos)....

Imagem Postada

... ele me fez a seguinte afirmativa: “A única solução que conheço para evitar o enrosco da garatéia traseira com a palheta é retirar a garatéia”.

É claro que ponderei, mas ele reafirmou a acertiva anterior. “Só atacam pela frente”.

Como eu estava montando minhas próprias iscas, resolvi testar a idéia imediatamente. Montei uma seis polegadas com duas garatéias na barriga. Fui um dos felizardos que pegou muito peixe grande nesta temporada.

Conversando com um amigo biólogo, ele apontou a lógica de tal forma de atacar: Como o tucuna não tem dentes, ataca de frente para não ter que encarar os esporões de nadadeiras e barbatanas na contramão.

Partindo destes princípios apresento aos companheiros de FTB meu “new concept” sobre iscas de hélices e que estarão em Barcelos no próximo fevereiro:

SURA

a) Não enroscam a palheta;

b) Não cortam o pitão;

C) Todos os tamanhos com 2 garatéias na barriga; e

d) São leves (seis polegadas pesando entre 30 e 35 gramas).

Sistema da palheta propria: Centralizado, dando equilíbrio e velocidade ao giro.

Imagem Postada

Imagem Postada

Cores

SURA Four:

Pintura manchetada em verde, que fez sucesso na SM e no Paranã.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

SURA Six:

Imagem Postada

http://i615.photobucket.com/albums/tt239/eloyfonseca/IMG_0074.jpg

http://i615.photobucket.com/albums/tt239/eloyfonseca/IMG_0073.jpg

SURA Seven: em gestação.

Todas com garatéias VMC 4X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 96
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mestre Eloy, meu venerável guru mestre:: Parabéns pela criação, ficou show demais palmas:: palmas:: palmas::

E essa é uma isca muito bem pensada e planejada, tem tudo pra arrebentar em AM ::tudo:: ::tudo::

Essa é uma Natural Born Killer bang:: bang:: bang::

As pinturas ficaram muito legais ::tudo:: Pra quem viu os protótipos, impressiona o quanto ficou legal joia:::

Quem sabe, sabe joia:::

Um grande abraço :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: Sei que devido a humildade, característica dos grandes mestres, você não aprecia muito chamar-lhe assim, mas doutor:: MESTRE Eloy Parabéns pelo estudo e confecção das iscas ::tudo:: . Se o Nilton já começou a fila para os testes extras, eu ponho o meu nome também nessa que vai ser concorrida! Abraço e Feliz natal e um ano novo com muita saúde e pescarias ! palmas::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: Eloy,se realmente tem sentido esses ataques frontais,eis a resposta aos enroscos de hélices. ::tudo:: ::tudo::

Eu acredito nisto Alex! Daí investi tempo e dimdim na idéia.

Cada pescaria para mim é um campo de observação. O fator limitante é que nem tudo ocorre comigo, então é necessário o testemunho, não só dos amigos bem como dos demais usuários do FTB.

Gostaria de ver por aqui, fotos de tucunas engatados na garatéia traseira, eu não tenho nenhuma.

Esta é uma Sevem(com rabo), na mão do Dr. Vini... observe que a garatéia traseira é inútil.

Imagem Postada

Aqui, na minha steez, outra Seven, que salvo engano já estava SURA, quem segura o tucuna é sempre as da barriga.

Imagem Postada

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy,

Parabéns pela aula de biologia e considerações!!

Vamos aguardar as iscas, qdo tiver algumas para test-drive estou na fila...

Abraços e tudo de bom!!!

Falow Niltão!

Mas não se esqueça de postar suas fotos com os brutos engatados na traseira da isca.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genial Eloy, Genial !

Opa Henrique!

Estamos na busca do aprimoramento. Eu me dei bem com elas nas 3 semanas que passei no Negrão. Montava à noite, com a colaboração e metais do Vini, e testava durante o dia. Este é o primeiro lote pós teste.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, meu venerável guru mestre:: Parabéns pela criação, ficou show demais palmas:: palmas:: palmas::

E essa é uma isca muito bem pensada e planejada, tem tudo pra arrebentar em AM ::tudo:: ::tudo::

Essa é uma Natural Born Killer bang:: bang:: bang::

As pinturas ficaram muito legais ::tudo:: Pra quem viu os protótipos, impressiona o quanto ficou legal joia:::

Quem sabe, sabe joia:::

Um grande abraço :amigo:

Grande Parceirão!

Valew pela força. Vamos dizer que estes são protótipos de segunda geração.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: Sei que devido a humildade, característica dos grandes mestres, você não aprecia muito chamar-lhe assim, mas doutor:: MESTRE Eloy Parabéns pelo estudo e confecção das iscas ::tudo:: . Se o Nilton já começou a fila para os testes extras, eu ponho o meu nome também nessa que vai ser concorrida! Abraço e Feliz natal e um ano novo com muita saúde e pescarias ! palmas::

Grande Percussionista...!

Esta história de mestre é sacanagem dos amigos pra cima de mim, mas como já recebi outros títulos, que sei que não mereço, tipo um dado pelo Collor e outro pelo FHC, vou convivendo com mais este e aumentando minha dívida com os amigos.

Me aguarde, você ainda vai pescar com uma isca de hélice que não te dará dor de cabeça.

Abraços e que a vida lhe seja sempre uma boa festa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc em tudo, Eloy. Acredito que as fisgadas pela dianteira tem uma frequencia pelo menos de 70%...

Mas acredito que exista também o ataque que não seja "para comer" e sim para espantar... e nesse caso, quanto mais garatéia melhor...rsrs

Só para aporrinhar:

Imagem Postada

20lbs fisgado pela garatéia trazeira

( Com todos os 3 anzois da garatéia fixados-não teria como eu ter colocado pra a isca sair na foto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

palmas:: palmas:: alegre:: alegre:: mestre:: mestre:: É isso, quem sabe sabe............ Além de meu amigo, meu guru!!! :amigo: :amigo: Taí o véio, gurizada!!! palmas:: palmas::

Mestre, parabéns por mais esse "desdobramento"!!! joia::: Quem conhece o Eloy sabe do que estou falando! joia::: Um cara que vive a pesca esportiva como poucos que conheço. mestre:: mestre:: Que investe seu tempo (e tb dindim! ninja:: ) na busca pela melhora e pelo aperfeiçoamento, sempre com base em experiências vividas na prática, seja por ele ou pelos parceiros. joia:::

Mestre, do fundo do coração, desejo a ti e à Dona Emília (extensivo à filharada e netaiada! :gorfei: ) um Natal repleto de alegria e sentimentos verdadeiros (independente da crença, hein?! :gorfei: ), e um 2012 melhor possível!!! joia:::

Um grande abraço. :amigo:

Junos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc em tudo, Eloy. Acredito que as fisgadas pela dianteira tem uma frequencia pelo menos de 70%...

Mas acredito que exista também o ataque que não seja "para comer" e sim para espantar... e nesse caso, quanto mais garatéia melhor...rsrs

Só para aporrinhar:

Imagem Postada

20lbs fisgado pela garatéia trazeira

( Com todos os 3 anzois da garatéia fixados-não teria como eu ter colocado pra a isca sair na foto)

Mestre Eloy,

Concordo que os ataques frontais são muito mais frequentes, principalmente quando se trata de uma semana em que os tucunarés estão muito ativos e comendo.

Mas fiquei em dúvida em alguns quesitos. O que o amigo Beto colocou é importante de ser lembrado. Acredito que cada isca desenvolva um tipo de nado para "enganar" o peixe, como por exemplo as iscas de nado errático que imitam um peixe sem oxigênio logo uma presa fácil.

Assim que aprendi a pescar de hélice, aprendi que a função da hélice era de causar um "espanto" no peixe e não imitar um peixe ou uma presa facil (aprendi que estes atacavam por medo). Por exemplo, a filhoteira está lá e a hélice passa perto, os pais assustados atacam para defender os filhotes. Assim como vc curto muito observar, até para sempre aprender mais, e a partir dessa conclusão notei que o que atrai tanto os pescadores de tucunarés para o uso de hélice, além da eficiência da isca, é o belo ataque que os bitelos proporcionam no visual, e sempre considerei que esse ataque muito mais feroz do tucunaré na hélice do que na zara, por exemplo, era consequencia deles atacarem para se defender.

Então como resultado da minha observação notei que em dias que eles estão menos ativos, por exemplo quando estão em filhoteira, eu obtive muitos peixes capturados pelo rabo ou ainda grandes rabadas de peixes que não entraram na isca (não possuo foto pque por um motivo de segurança do peixe e do proprio pescador quando fisgados desse jeito, retirava-se a isca antes da foto), e ai a garatéia de trás fez mais efeito, tanto que nem era necessário o uso de uma isca mais pesada com 3 garatéias.

Então minha dúvida é a seguinte: como Barcelos ou SIRN são uma caixinha de surpresas, não podemos prever se nossa pescaria terá alta atividades de peixes ou não, então não seria interessante ter iscas com garatéias atrás para poder proporcionar melhores chances de capturas em dias que a atividade dos peixes está baixa, ainda que isso signifique algumas palhetas presas na garatéia ?

Além dessa dúvida possuo outra no que diz respeito a manufatura. Estou iniciando no processo de lure maker (HEHE) e encontrei uma certa dificuldade em balancear a isca. Achei um pouco complicado conseguir os famosos 45 graus. Gostaria de saber como vc faz isso sem a garatéia traseira, uma das mais importantes para conseguir o balanceio

perfeito ?

Além dessas dúvidas, acredito que seu projeto tem tudo para dar certo, afinal de contas possui muito mais experiência que eu, logo esta de parabéns pelo projeto !

Abraços

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc em tudo, Eloy. Acredito que as fisgadas pela dianteira tem uma frequencia pelo menos de 70%...

Mas acredito que exista também o ataque que não seja "para comer" e sim para espantar... e nesse caso, quanto mais garatéia melhor...rsrs

Só para aporrinhar:

Imagem Postada

20lbs fisgado pela garatéia trazeira

( Com todos os 3 anzois da garatéia fixados-não teria como eu ter colocado pra a isca sair na foto)

Beleza Betão!

Creio que 70% é um pouco modesto... e nestas de defesa também já peguei alguns com iscas de duas garatéias.

E não é aporrinhar, é ilustrar! Esta sua é a primeira que aparece, espero que postem outras.

Tá valendo!

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, quase que esqueço: tens compromisso pros dias 22, 23, 24, 25 e 26 de fevereiro??? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Grande Junos, valew pela força!

Compromisso por enquanto só com Barcelos e as SURAS...

Abrax

Bueno, tô precisando de um parceiro pra encarar os amarelões. Tô "sulito" pra essa data! :gorfei: :gorfei: O Sapito já está de pousada novinha em folha! alegre:: Coisa chic demais! alegre:: praia::

O caminho das pedras tu já sabes. BSB-POA, Ouro e Prata até minha casa, e da minha casa ao Sapito não dá um térmica de mate. joia:::

Bora lá de novo?! joia::: Eu, tu e o Sapito, 4 dias e meio de bait e corrico com Shad Rap. alegre:: ::fisherman praia:: O que achas? viola:: viola::

Ah, podemos encomendar com o Flavião uns jigs bem maiores e pesados pra darmos uma pindocada naquele marzão d´água............... paia:: paia:: Bora lá?! fome:: fome::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedrão,

Eu não creio em medo no tucunaré. O bicho é ignorante, é bruto e se sente o dono do mundo. Você pode observar a barulheira que se faz com as Rips e mesmo assim eles encaram.

Fisgar pela barriga, pelas costas ou pelo rabo é algo que acontece mas não é o normal. Quando montamos nossas artimanhas temos que avaliar o comportamento da presa como um todo, porém o foco tem que ser a atitude que mais caracteriza o alvo, no caso o tucuna que é um predador, um atacante...

Vamos ver quantas fotos mais, tipo esta do Betão, vão aparecer para avaliarmos se isto é normal. É certo que os Açus também eram os ataques, mas no meu caso e no testemunho de muitos piloteiros, a garatéia traseira tem sido um estorvo na proporção de 3X1. As Trex e o Nakatani desenvolveram recursos para melhorar este indice, mas ainda não está em 100%. As Rips e as Caribes têm um índice melhor, mas também não estão isentas.

Quanto ao n° de garatéias, três, só vemos nas grandes, acima de 6 polegadas ou com micro-garatéias. Se for para pescar com duas, vejo mais eficiência com elas distribuídas na barriga.

Quanto aos 45° é algo irrelevante para mim, pois as SURAS ficam quase na horizontal e trabalham muito bem.

Imagem Postada

Observe que esta da frente está mais inclinada, para conseguir isso coloquei uma garateia exagerada na traseira. Peguei muito peixe com ela e está longe dos 45...

Abrax e boa sorte na sua indústria! Qq dúvida estamos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc em tudo, Eloy. Acredito que as fisgadas pela dianteira tem uma frequencia pelo menos de 70%...

Mas acredito que exista também o ataque que não seja "para comer" e sim para espantar... e nesse caso, quanto mais garatéia melhor...rsrs

Só para aporrinhar:

Imagem Postada

20lbs fisgado pela garatéia trazeira

( Com todos os 3 anzois da garatéia fixados-não teria como eu ter colocado pra a isca sair na foto)

Beleza Betão!

Creio que 70% é um pouco modesto... e nestas de defesa também já peguei alguns com iscas de duas garatéias.

E não é aporrinhar, é ilustrar! Esta sua é a primeira que aparece, espero que postem outras.

Tá valendo!

Abrax

Mas tem uma coisa, eu vou levar essas iscas Sura 6 e 7 com certeza nessa temporada de 2012! Acertar um arremesso dificil, num local promissor e a isca não trabalhar pq virou "calango"(garateia enroscada na helice) é floids...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...