Ir para conteúdo

Ajuda molinete!!!


Nilton Okada

Posts Recomendados

Pessoal,

Estou querendo a ajuda para a aquisição de um molinete para pesca de tucunarés, utilização em pescarias na SM/TO e eventualmente na AM.

Comprei algum tempo atrás uma carretilha top com sistema DC para que a D. Patroa me acompanhasse nas pescarias, porém acho pesado (250 g); conversei com ela sobre minha intenção em comprar outra carretilha com o mesmo sistema DC, porém de Mg, pois achava pesada...ela me sugeriu um molinete (por se sentir mais confortável e segura, provavelmente devido as temidas "cabeleiras").

Vi o tópico criado pelo amigo Vanderlei Alves, e vi as indicações dos Ryobi Zauber, Shimano Stradic e Symetre. Porém, ao analisar as características, verifiquei que os mesmos têm peso até acima da carretilha, o que não justifica a "troca".

Pensei neste aqui, será que aguenta o tranco??

http://www.ebay.com/itm/Quantum-EXO-SPI ... 5891757b39

Fico no aguardo dos amigos que já se utilizam de molinetes e se alguém aqui já tiver o molinete que estou pensando em adquirir melhor ainda!

Abraços e boas festas à todos!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Nilton,

Sou dos que ainda pescam com molinete ( sem qualquer remorso e/ou vergonha disso... ).

Por conta disso, já exercitei o braço com diversos modelos e marcas, tanto as afamadas quanto as menos conhecidas !

Fui defensor ( há algum tempo atrás ) dos Daiwa Regal Z, dos quais tenho toda a linha ( inclusive o 5000, que uso até hoje para pesca de fundo ), mas hoje já podem ser recolhidos e ficar no "stand bye"...

Atualmente uso APENAS os Ryobi Zauber !

arrow:: Resistentes, pequenos ( relativamente leves ), com boa capacidade de linha ( a diferença do 3000 para o 4000 é apenas na capacidade de abastecimento do carretel ) e absolutamente confiável ao extremo ! Não quero outra vida... ( ou tentativa ).

arrow:: Versátil ao extremo, ele pesca também no mar... ( ou seja, é resistente a água salgada ), e tem um ótimo freio para o que se propõe !

Certamente haverá ( SEMPRE ) de existirem "Novidades", e com elas alguns ganhos de menor peso, mais rolamentos ( o Zauber tem 8 ), mais e aquilo... Faz parte do mercado apresentar desenvolvimentos e novidades !

arrow:: Para o seu propósito, recomendo mesmo o Zauber e ponto final !

arrow:: Fique certo de que uma vez habituada com ele, sua esposa não vai querer mudar...

arrow:: Insisto na tese de buscar pela versão 4000, mas existem outras menores ( cuidado com a capacidade de linha dos carretéis - esse é o pulo do gato ) !

arrow:: Se der sorte, ainda encontrará "versões" que oferecem um carretel adicional...

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante a proposta do Kid e fui pesquisar e vi que pesa 315g, ai se o seu problema é o peso não vai resolver. E por curiosidade percebi que de um modo geral os molinetes da capacidade que você vai precisar são do mesmo peso, ou mais pesados que as carretilhas. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Nilton,

Estou com um conjunto a venda aqui mesmo no forum: viewtopic.php?f=7&t=20847.

Olha, a questao de peso, infelismente os molinetes, via de regra, serao mais pesados que as carretilhas. Esse conjunto que estou disponibilizando para venda, eh bem versatil, podendo ser usado na pesca de tucunares desde TO a AM, dourados, e pincho de costeira.

Qualquer coisa estamos a disposicao

Grande Abraco!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton já pesquei no TO com molinetes e pra pesca do tucunaré com isca artificial usava um 1000 e atendia super bem pelo tamanho não cansava muito o braço, em relação a quantidade de linha se ele for proprio pra usar multfilamento tu pode colocar uma de baixo diamentro que vai ter ai mais de 100mt de linha e da até pra tirar cachorras com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"ACHO" que o peso não infuenciará TAAAANTO na adaptação dela ao molinete. Eles são mas fáceis de trabalhar quando não se tem pratica, e em principal.... O peso fica para baixo, deixando muito mais "comodo" a utilização do conjunto, diferente da força que se exerce ao pescar com a carretilha que tem que ficar pra cima.

Sendo assim, escolher um molinete "redondinho" (que não tenha akele "jogo" nas manivelas dos "xing-ling") ela de adapta fácil, nem que no começo ela tenha que segurar no "pezinho"(não sei como chama akela parte) do molinete para que não pese tanto o conjunto.

Eu havia comprado um conjunto rosa para minha muié love:: (akeles da okuma) mas ela nunca aceitou um convite de ir nem para um P&P... Então eu vendi. ::evil:: rsrsrs

O Kid tem mais experiência na utilização de molinetes. Se ele recomendou o Zauber, vá sem medo e sem analisar tanto o peso pois ele fica pra baixo. O importante é o funcionamento perfeito. ::tudo::

*São apenas observaçãos no "achômetro" de alguém que só usa molinetes as vezes em pesqueiros. lacou::

Boa sorte e... Não ensine muito não pois corre o risco dela te acordar um dia, as 4 da madrugada dizendo: "Vou pescar com as amigas, o almoço está no congelador". kkkkkkkkkkkkkkk :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Alguém mais para dar um pitaco??

Abraços e valeu...

Ô Japonês pé de geladeira........ rindo2:: rindo2:: ...........não aprendeu a pescar de carretilha não?

Abraços, amigo :amigo:

esse japa da aula no Nakamura ::tudo:: :gorfei: eu vou dar meu pitaco..vai com calma ensina e insiste com a patroa a pescar com carretilha joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Nilton, eu iria de molinete Quantum EXO mesmo, ele pesa de 201,28 (tam 25) a 209,00 gramas (no tamanho 30), eu pegaria o EX30PTI BX2 que comporta 150 yds de linha 0,30, permitindo que seja usado até nos açus de AM, com linhas 60 a 70 lbs (de 0,40 mm ele comporta cerca de 80 mts). Eu não tenho preconceito nenhum com molinetes, ainda os uso para pesca ultra light e já pesquei muito com eles, é muito legal escutar o barulho da fricção de um molinete cantando na briga com um brutão ::tudo:: .

Eu tenho uma carretilha quantum exo e ela é muito boa, imagino que o molinete esteja no mesmo padrão, ele tem 11 rolamentos, especificações ótimas, um IPT de 31" (só para comparar a Zillion Type R 7.3:1 tem 32"), um Drag (fricção) de 16 lbs ou 5,97 kgs doeu:: , é um show de molinete e muito leve, mais leve que uma Zillion, pesa o mesmo que uma curado 200 ou Scorpion XT 1500.

Eu pegaria um desses sem medo de errar ::tudo::

Hehehe até já fiquei pensando em pescar em AM com um desses, dizem que as iscas twitch funcionam melhor com molinetes, olha o vício da compra de tralhas pintando na área :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Em tempo: Tenho um amigo, grande pescador de dourados (fabricante das iscas CMC daqui do RS), que pesca os brutos, de mais de 10 kgs, com um molinete Daiwa, nem sei o modelo, mas é dos antigos e pequenos, e linha multi 15 lbs, alta esportividade ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

Vou pitacar e com isso conseguir algumas respostas junto com vc!! praia::

Molinetes para SM e afins tem que comportar uma quantidade de linha boa, mesmo fazendo cama pois precisa de drag como foi citado acima.

Esses molinetes pesam cerca de 270 gramas ou mais, em compensação custam muito, veja o caso da Stella.

Meu pai não se adaptou muito bem as carretilhas, curado 201 e core 51 (ficaram para eu usar, que dó, que dó rindo3:: )

Seguindo a linha do experiente Kid, fui ver outras no patamar da Ryobi, e achei isso:

Molinete Rolamentos Taxa Manivelada Capacidade Mono Peso Drag Kg Preço R$

Abu Garcia ORRA-SX40 8+1 5.8:1 0.83mt 0.25mm/265m 305 8.16 203

Molinete Rolamentos Taxa Manivelada Capacidade Mono Peso Drag Kg Preço R$

Ryobi Zauber 4000 8+1 5.0:1 ?? 0.285mm/200m 315 5 178

Com esses valores de linha, vai uns 100mts de 0.40mm mono (é... também não gostou de multifilamento).

Creio que ABU seja uma opção ainda mais facil de se achar!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo ...

Eu comecei a usar molinetes nas minha pescarias e tbm com minha patroa ... ela tem um okuma rosa e um aluma 2000.

Eu usando o Aluma 2000 na Argentina , tirei um surubim de 8 kgs e aguentou bem ... É uma sugestao de um otimo custo x beneficio.

Obs. Estou falando do Aluma 2000 e nao do Aluma 2000 plus.

Abraços e otimas pescarias em 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aqui "computando" as informações...tô bem "tendencioso" no EXO, mas estou vendo outros com "baixo peso", capacidade de linha (no caso para pescaria dos açús) e drag, além do IPT também!

Comparando o EXO x SMOKE

Vantagens do EXO:

- Menor peso

- Maior line recovery inches/turn

- Maior capacidade de linha

- Maior número de rolamentos

Abraços e obrigado aos que já contribuiram... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton, é questão de tentar, a Bete na pescaria de 2010, aprendeu a usar a carretilha e não quer nem ouvir falar de molinete.

Ela colocava muita força no molinete e acabava cansando demais, logo desistia da pescaria, fazia tudo no Barco menos pescar.

Em 2010, eu estava com uma vara 25 libras 5'6'' toco, aliás coloca toco nisso, e ela resolveu usar a tal vara com uma curado 200 E7, advinha adorou.

E hoje arremessa tanto a carretilha direita como esquerda " arremessa ", não sabe trabalhar as iscas ainda, na meia água tudo certo, as vezes senta a isca no barco, quebra as iscas, mas no geral ela se vira bem. Como esse ano estávamos pescando encima das árvores, ela não arriscava muito nos arremessos, mas no geral não atrapalhou no barco :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Abr.

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton,de uma olhada nesse aqui:

http://www.maremansanautica.com.br/loja ... rolamentos

pesquei pouco com molinetes,mas esse foi um dos que eu tive e mais gostei,arremessa muito,é macio de se trabalhar,só não me recordo do peso dele,se fosse pra mim voltar pra os molinetes iria começar com esse joia:::

SEM CONTAR A BOA CAPACIDADE DE LINHA ::tudo::

Boa escolha parceiro tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Japonês pra pincho eu uso um Shimano Spirex, gosto bastante dele, é manivela dupla (tipo carretilha), capacidade de linha boa e relativamente leve. E estou querendo adiquirir um Quantum Energy pequeno também, pra mesma situação.

O problema maior que vejo nestes equipamentos de molinete para pincho é a pouca quantidade de opções de varas para eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o EXO é superior ao Smoke, mas ele ja está na faixa de preço do ci4...dai o páreo é duro...

shimano stradic ci43000

peso: 204 gramas

ipt: 35 (89cm por volta de manivela) extra rapido

drag: 15lb

capacidade de linha: 10/140

preço: US$ 219,00

quantum exo 30pti

peso:202 gramas

ipt: 31 (79cm por volta de manivela)

drag: 16lb

capacidade de linha: 10/150

preço: US$ 199,00

Ai é briga de cachorro grande...mas com qualquer um dos dois vai estar bem servido.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Niton

Remexendo no passado, quando pescava em todo litoral do RJ, ES, principalmente, tanto em praia , costão ou nas ilhas como Redonda, Redondinha, Primeira e Terceira da Tijuca, Maricás e daí por diante, minhas pescarias eram com molinete (tive vários) mas o que era must era um Mitchel, fantástico, arremeçava muito e tinha um drag fenomenal. Foi quando a marca francesa lançou uns molinetes super leves de titânio. Não sei se existem novos modelos, mas vale a pena. A Turma do Antigamente, certamente, vai se lembrar e ajudar. Agora, mulher de japones quando aprende a pescar dá um show neles :gorfei: Ensine a patroa usar carretilha que será mais negócio, até porque vc não vai ter duas contas, uma para carretilha e outra para molinete :gorfei: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado companheiros....tô analisando todas as possibilidades!!!

Carlão, vc se lembra do modelo??

Abraços e ainda à procura!!

Quanto a patroa pescar mais, isso já é normal.. doeu:: .já me acostumei...fazer o que né? :gorfei:

Abraços e valeu moçada! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado companheiros....tô analisando todas as possibilidades!!!

Carlão, vc se lembra do modelo??

Abraços e ainda à procura!!

Quanto a patroa pescar mais, isso já é normal.. doeu:: .já me acostumei...fazer o que né? :gorfei:

Abraços e valeu moçada! :amigo:

Nilton

Faz muito tempo. Getúlio Vargas nem tinha se suicidado :gorfei: Mas dê uma enttrada no site da Mitchelque talvez tenha alguma coisa.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Mais uma na briga, quem gosta de reviews e entende do assunto, pode me falar desse aqui??

http://www.cabelas.com/product/Abu-Garc ... l+Products

E como o João citou acima tem o stradic também....tava pensando no STCI42500F ou STCI43000F

Abraços e obrigado pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton,

Depois do meu post me senti atraído pelos ryoby zauber conforme indicação do KID porém acabei ponderando a questão do peso e optéi pelo shimano stradic 300 fj. recebi ele esta semana e já pesquei com ele neste final de semana. Depois que o recebi tive certeza de ter feito a escolha certa, pois o achei além de bonito, leve, macio e muito macio.

No meu caso a opção de comprar um molinete foi para ter uma opção diferente, pois nas duas vezes que fui para a amazonia a carretilha machucou (calos) a mão em locais específicos no uso delas penso que se tiver um molinete posso variar um pouco e mudar os pontos de esforço e com isso completar a semana mais tranquilo. Minha estratégia é usar a caretilha para iscas de superfície e o stradic para iscas de meia água e jigs

Quanto a questão do peso penso que o stratic com 260 gramas pela comodidade que a posição oferece vai cansar menos que uma carretiha na faixa de 215 gramas que eh o caso da curado 200 e7 e bem menos que as na faixa de 250 gramas como zillion e revo stx.

att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton, esse Abu nao vejo muita vantagem nele.

Ele é lindo, mas é US$ 50 dolares mais caro, tem drag mais fraco, menor capacidade de linha, menos rápido e mais pesado que os CI4 e que os EXO.

Em relação a duvida entre o CI42500 ou o CI43000, eu optaria pelo 3000, pela maior capacidade de linha do carretel.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...