Ir para conteúdo

ISCA DE HELICE COM QUILHA TESTES


Posts Recomendados

OLA PESSOAL , ESTOU TENTANDO MUDAR UM POUCO AS ISCA DE HELICE AINDA NAO ESTA TERMINADA, POIS BEM ESTOU COLOCANDO UMA QUILHA DIRECIONADA NA PARTE INFERIOR PARA EVITAR A ROTAÇÃO DA ISCA , E TAMBEM COLOQUEI UM RATLING DE VIDRO , PARA FAZER MAIS BARULHO, ESTAVA FAZENDO TESTES COM A HELICE HIGH ROLLER, É O SEGUINTE ELA TEM UMA DIFICIENCIA, POIS SEU EIXO DE ROTAÇÃO E DESVIADO, AS PAS NAO FICAM NO CENTRO DO EIXO DA MESMA , ISSO FAZ COM QUE ELA GIRE DESBALANCEADA, TESTEI HELICES DE NAUTIMODELISMO, EM UM TUNEL DE VENTO QUE EU FIZ, A HELICE DE NAUTIMODELISMO ATE PARECE UMA TURBINA GIRANDO POIS ELA TEM TRES PAS BALANCEADAS E, É DE ALTO DESEMPENHO , SO TEM UM POREM ELA DEIXA A ISCA MAIS PESADA PARA PUXAR E SÃO DE PLASTICO , ENTÃO VOU FAZER UM MANCAL EM INOX, PARA SOLDAR AS HELICES HIGH ROLLER NO CENTRO DO MANCAL E PARA DEIXAR AS HELICES MAIS SOLTAS VOU COLOCAR ROLAMENTOS DA SKF NO MANCAL E NO EIXO , AI , PESSOAL VOU TESTA-LAS.

ESTOU COLOCANDO FOTOS DA ISCA COM O LEME INFERIOR

ESSE E O CORPO COM 160 mm

Imagem Postada

COLOCAÇÃO DE RATLING DE VIDRO

Imagem Postada

Imagem Postada

ESSE É O LEME QUE DESENVOLVI PARA EVITAR QUE A ISCA GIRE, E TAMBEM ELE FICA POR CIMA DO RATLING FAZENDO QUE FUNCIONE COMO UMA CAIXA DE RESSONANCIA , UMA VEZ QUE O SOM NA AGUA SUA VELOCIDADE E MAIOR QUE NO AR, FEITO DE RESINA ACRILICA ODONTOLOGICA

Imagem Postada

Imagem Postada

JA COM A HELICE COLOCADA, TENTEI DEIXAR O MAXIMO POSSIVEL ALINHADO

Imagem Postada

Imagem Postada

TENTAREI APRIMORAR CADA VEZ MAIS, PARA TORNAR ESSAS ISCA O MAIS PERFEITAS QUANDO OS EIXOS E O MANCAL ESTIVER PRONTO JA COLOCO AS FOTOS, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E UM FELIZ ANO NOVO ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado para não gastar muita energia em coisas que não dão muito resultado, primeiro é preciso entender o que realmente se quer, som, movimento de agua, peso, arremessabilidade coisas do tipo, senão voce vai ficar buscando um coisa que não cabe na isca.

Um item interessante em iscas de helice, é o barulho, o som da hélice e uma coisa que todos os pescadores dessa modalidade buscam incansavelmente, já o rattling nem sempre, um se sobrepõe ao outro.

A regulagem das pás, essa é até um mito na AM, cada pilotéiro tem o seu modo de regular "o passo" como dizem, eu até revi alguns conceitos aerodinamicos, mas no caso da isca não se aplicavam porque por mais rapido que arrastassemos não conseguiamos a velocidade requerida, e tem o fator de resistiencia da agua que muda a ação do vento.

Toda isca de helice precisa de pequenos ajustes antes de começar a pescar, veja bem pequenos, pitões desalinhados , pás da helices tortos, são comuns até mesmo durante o transporte, mas no final é sempre possivel fazer uma boa pescaria com pequenos acertos.

Outro item importante é o custo beneficio, para justificar mudanças no projeto, essas mudanças tem de agregar um valor consideravel ao investimento, ou seja, o que se busca é eficiencia a um custo razoavel.

Espero não estar falando muita bobagem, mas é que tbm venho buscando melhorar iscas de helice a um bom tempo, quilhas agregam estabilidade, porém isso já foi explorado pelo Jenner no conceito, o peso da isca ainda é uma barreira a ser melhorada, iscas pesada e grandes não são confortaveis de trabalhar por dias a fio....kkk

Mas estou curioso para ver as suas modificações, afinal é sempre bom ver amigos buscando inovações.

Abs, e boa sorte na empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Rogério...!

Também lhe desejo boa sorte no projeto e concordo, como sempre, com o Mauro: cuidado com os excessos. Estes SKF com certeza tem peso duplo: no bolso e na isca. Dê uma olhada no esquema que montei para as Suras...

viewtopic.php?f=72&t=20954&start=50

... centralizei a palheta sem agregar peso.

Abrax e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Mauro pelas dicas, a questao da quilha por ser de resina o peso dela e de 1,2 gramas esse tipo de resina e leve e muito forte pois se faz dentadura com ela , e pela foto parece ser grande mas nao e , a questao das helices eu tenho como faze-las pois na empresa do meu pai tem 6 maquinas a laser entao tem como corta essas peças , ai é so fazer uma matriz para prensar em uma prensa hidraulica para dar o passo nas pas , as helices da rip holler sao estampadas , essas matrizes de estampa sao muito caras , mas as cortadas na laser tem como fazer tipos diferentes e ir testando ate chegar a um formato ideal, a questao do rolamento no eixo e ate viavel pois hoje eu pesei ele e chegou a 1,5 gramas , como o atrito do rolamento e menor acho que a força para puxar a isca deve de ser menor , pode ser que nao é so testando, bom na velocidade da helice ,que voce diz, que nao chega quando puchada, nao tem a ver com diametro da helice? Quanto maior o diametro da mesma acho que tem que fazer mais força .Bom vamos ver como vai ser, semana que vem estou terminando ela , se voce tiver uma ideia de algum tipo de helice vamos nos falando ai eu posso sem dificuldades carta-las e vamos testando um grande abraço ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê Rogério...

Meu projeto é este aí...

Imagem Postada

... é o tamanho que uso pra SuraFour.

Para as maiores, aumentei as abas para 30mm e 35mm, qualquer dúvida estamos aí.

Cortei no jato de água, por aqui não tem laser, e ajustei na mão. Uma matriz seria top. Veja o custo por aí.

No caso da curvatura ainda não consegui fazer um gabarito, tem sido na prática. Arremesso => ouvido=> ajuste. Uma a uma. Já tenho um padrão mas o gabarito ainda não saiu.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Eloy, agora deixa pra mim ja vou comprar a chapa de inox e qual a espessura dela, ja tenho uma ideia de como fazer a matriz pois aqui e facil , la na empresa tem muitos centro de usinagem CNC , assim fica mais preciso a ideia da matriz e que com ela tera como curvar ou dar o passo de varias formas , vou mandar fazer de aço 1045 e mandar temperar para ficar bem resistente assim e dificil de deforma-la . O mancal onde vai o eixo do pitao e soldado pois fa foto da essa impressao voce tem uma imagem mais detalhada um grande abraço ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei inox 304 em chapa 24 e 28. A da Rip está entre 22 e 24. Creio que o padrão por lá seja outro.

Quanto ao mancal do pitão, não há solda, é um esquema tipo das dobradiças, arcos feitos na chapa. É aí que preciso da matriz

Na página n° 1, do link da Sura, tem fotos.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu vi, entao tem quer duas matrizes uma para a curva ds helice e outra para o mancal , beleza , agora o senhor fazer esse mancal na mao , deve ter dado um trabalhão chorei:: , mas agora vai ser facil hoje ja vou la para começar a desenvolver um grande abraço ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Rogério... Muito boa essa vontade de melhorias e melhor ainda ter meios para fazer. palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Ficarei no aguardo da finalização da isca para ver. Fiquei curioso! joia::: joia::: palmas::

Bom... Mas um pensamento de alguém que não pesca com iscas de hélice lacou:: Apenas está pensando na lógica da "coisa":

-Fazer uma isca ter movimentos quase uniformes, com maravilhosos turbilhões feitos pela hélice, num shape que está preparado para trabalhar sem imperfeições... Isso não faria perder o movimento errático que tem uma isca, que a faz parecer mais real a um peixe em fuga ou ferido?

Pensando que a quilha e a hélice farão peso na parte posterior da isca, dá para imaginar que ela terá uma pausa onde ela se estabiliza, ou afunda a parte traseira, dando o trabalho errático.

Mas a perfeição do movimento mecânico não faria o peixe se desinteressar?

-Já tentou quilhas mais finas e menores aos lados da isca, assim como a rap sub walk? Ou será que apenas faria ela nadar na sub-superfície?

Lembrando que são apenas questões de um curioso, e não de um entendedor. anjo::

Estou louco para ver essa isca trabalhando. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Aproveito para deixar aki meus parabéns pelo seu trabalho com varas, algo muito bom em sua parte usual como uma maravilha estética também. E... Pela iniciativa da isca. Essas melhorias são plausíveis, pois são vindas da procura pela melhoria de suas ferramentas (assim como as do Mestre Eloy e Maurão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peso em iscas é um fator a ser considerado, a isca toda se busca algo no maximo de 45 grs, para iscas grandes acima de 16 cm, se somarmos as garatéias e helices e pitões sobra bem pouco para madeira, e ela tem de ser resistente ainda, outro fator é a concetração do peso na trazeira, por isso o modelo do Eloy ajuda bastante eliminando a garatéia trazeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Léo obrigado pelos elogios na questão das varas, quanto ao movimento perfeito , nao e bem essa intenção , mas no movimento das hélices , no caso da quilha e somente para deixar a isca estável , quando puxada mantém o corpo da isca mais na perpendicular como se fosse um torpedo bomba2 rsrsrs, acho que pode dar certo o intuito disso e fazer com que a helice espire muita água , tenho que testar vai que da certo, a questão do peixe desistir nao sei lhe falar, mas vamos testar um grande abraço, ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...