Ir para conteúdo

Ajuda: Rio Alegria - SET 2012


Posts Recomendados

Prezados Parceiros,

Alguém poderia nos ajudar?

O fato é que estamos fechando uma semana de pescaria, para meados de setembro deste ano, com barco regional de Barcelos (p/ 4 pescadores, combustível por nossa conta e etc) e nossa idéia inicial é pescar o mais próximo possível da cabeceira do rio Alegria. Assim sendo, temos as seguintes perguntas:

1-) Quanto tempo de navegação se leva em barco regional (tipo o barco do JJ personal fishing) de Barcelos até o repartimento (Rio Alegria e Cuiunizinho), e depois do repartimento até próximo a cabeceira do rio Alegria?

2-) Alguém teria uma idéia de quantos litros de combustível (diesel) são necessários para esta aventura?

3-) Supondo condições ideais, alguém saberia dizer se vale a pena a pescaria por aquelas bandas?

Quaisquer outras orientações e relatos são bem vindos!

Antecipadamente agradeço a contribuição de todos.

Abraços,

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Eduardo....seja muito bem vindo.

Quanto as suas perguntas...o Fernando mandou bem....Vc tem q perguntar para o dono do barco algumas informações cruciais.

Suponto q vcs estarão em um regional com motor 75hp.

1 - Vcs gastarão 3 dias de navegação até o Repartimento. Se forem direto, sem pescar, uns 2 e meio.

2 - Depende de muitas variáveis. Tamanho do motor, tamanho do gerador, tempo ligado do gerador e etc...mas pode colocar aí uns 800 ou 1000 litros de diesel para um pescaria de 10 dias. Do Repartimento até o Mandu / Raio / Trovão (últimos lagos do Alegria), vcs gastarão outros 3 ou 4 dias...É muitttoooo longe. E outra, pode ser q vcs não consigam subir tanto (pauleiras dentro do rio ou raso demais).

3 - Com certeza vale a pena.

De qualquer forma...não recomendo mesmo vcs fazerem uma aventura destas sem alguém no grupo q conheça esta operação. Barcos regionais são uma ótima opção, mas as condições de uso dele, assim como os acessórios dele (gerador, freezers, motor, e etc), devem estar em dia, pois, se quebrar, a pescaria de vcs tem tudo para se tornar uma grande dor de cabeça, e detalhe, bem cara.

Abs...e boa sorte. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fernando,

Grato pela colaboração.

Vou levantar os dados necessários e em breve lhe envio.

Abs,

Eduardo.

Eduardo...

qual o tamanho e peso do barco regional.

qual o motor?

me manda as coordenadas do ponto final de destino...

abraco

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Eduardo....seja muito bem vindo.

Quanto as suas perguntas...o Fernando mandou bem....Vc tem q perguntar para o dono do barco algumas informações cruciais.

Suponto q vcs estarão em um regional com motor 75hp.

1 - Vcs gastarão 3 dias de navegação até o Repartimento. Se forem direto, sem pescar, uns 2 e meio.

2 - Depende de muitas variáveis. Tamanho do motor, tamanho do gerador, tempo ligado do gerador e etc...mas pode colocar aí uns 800 ou 1000 litros de diesel para um pescaria de 10 dias. Do Repartimento até o Mandu / Raio / Trovão (últimos lagos do Alegria), vcs gastarão outros 3 ou 4 dias...É muitttoooo longe. E outra, pode ser q vcs não consigam subir tanto (pauleiras dentro do rio ou raso demais).

3 - Com certeza vale a pena.

De qualquer forma...não recomendo mesmo vcs fazerem uma aventura destas sem alguém no grupo q conheça esta operação. Barcos regionais são uma ótima opção, mas as condições de uso dele, assim como os acessórios dele (gerador, freezers, motor, e etc), devem estar em dia, pois, se quebrar, a pescaria de vcs tem tudo para se tornar uma grande dor de cabeça, e detalhe, bem cara.

Abs...e boa sorte. joia:::

Olá Fabrício,

Grato pelos esclarecimentos e orientações.

Já estou quase convencido que uma semana é pouco para atingirmos próximo à cabeira do Alegria. Neste caso, ficaríamos mais navegando do que pescando, inversamente proporcional a qualquer tipo de pescaria.

Vou levantar certinho os dados do barco, mais para ter uma idéia de tempo de navegação e consumo. Assim que tiver esses dados passo para voce e o Fernando.

O barco regional que fechamos chama-se Comandante Thiago, de propriedade do Sr. Raimundo Ribeiro (pai) e Rogério Riberi (filho). Conheci ambos o ano passado quando estive em Barcelos. Em fim, são pessoas de lá mesmo e de extrema confiança.

Quanto ao barco, visitei pessoalmente estava muito bem conservado, organizado e limpo. Barco bacana mesmo!

É fato que até a nossa ida nos caberá checar se tudo estará em perfeitas condições: motores, lanchas, freezer, comunicação via satélite, etc.

Quanto as pessoas que conduzirão o barco, são conhecedores da região e de extrema confiança dos proprietários do barco.

Então, a princípio, esta parte do barco e pessoal de apoio não temos muito que nos preocupar. É confiar e seja o que Deus quizer. Vamos aguardar, talvez alguns amigos possam nos dar mais alguns depoimentos...

O que não está fechado é o roteiro de pesca. Me anima muito arriscar um pouquinho além do repartimento. Neste caso, pergunto:

1-) Conhece os pontos de pesca? Se sim, poderia me informar se possível com as coordenadas geográficas?

2-) Supondo condições ideais, valeria arriscar uma ida até um pouco além do repartimento?

3-) Poderia nos propôr outro plano de pesca?

4-) Finalmente só para matar minha curiosodade. Teria as coordenadas geográficas dos pontos abaixo?

Repartimento (pelo google earth parece ser: LAT S 1grau 10' 33" e LONG O 64grau 11' 47")

Mandu / Raio / Trovão (últimos lagos do Alegria) aqui não faço a mínima idéia....

Se me permite, ainda gostaria de importuná-lo outras vezes, pois até a nossa ida, com certeza surgirão muitas dúvidas.

Desculpe o transtôrno e exageros de perguntas.

Obrigado!

Abs,

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cmd Tiago é tranquilo demais.

O Zé Alberto deve estar na operação com vcs....Ele conheceu tudo e mais um pouco de Alegria e Cuiuni.

Alguns dizem q o Cuiuni dá peixes maiores q o Alegria...mas eu não vou muito com esta teoria...hehehe....e, não se prenda a coordenadas e tals....Acima do Repartimento tem muito lago top.

Passou o Lago dos Patos (o maior q vc encontrará no Google Earth - subindo o rio do lado esquerdo).....tudo é bom...Tem o Genipapo q é demais...Um dos meus melhores dias de pescaria foi lá dentro..com direito a porrada de grandes tucunarés dos dois lados e pirarucus pulando no meio do lago.

Eu estive com o Zé Alberto lá em 2005 e nunca mais voltei...então, não tenho informações atualizadas e geográficas da região....mas ele sabe tudo de cabeça. joia:::

Num barquinho regional como o Cmd Tiago vcs podem subir o quanto quiserem. Se mantenham onde a água estiver mais baixa independente de ser na cabeçeira ou mais mais pra baixo....

Já peguei cabeçeira subindo o nível e nada de peixe....e, a medida q íamos descendo, os brutos estouravam nas iscas...então, o nível da água é mais importante q distância da boca.

Qualquer um dos afluentes de Barcelos são excelentes...Se o nível estiver ideal...subam o máximo....Chegando lá o negócio é pescar. Esse negócio de ficar passeando de barco não adianta....tem q estar com a linha na água o tempo todo e evitar grandes deslocamentos.

Boa sorte na empreitada e qualquer coisa é só falar.

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cmd Tiago é tranquilo demais.

O Zé Alberto deve estar na operação com vcs....Ele conheceu tudo e mais um pouco de Alegria e Cuiuni.

Alguns dizem q o Cuiuni dá peixes maiores q o Alegria...mas eu não vou muito com esta teoria...hehehe....e, não se prenda a coordenadas e tals....Acima do Repartimento tem muito lago top.

Passou o Lago dos Patos (o maior q vc encontrará no Google Earth - subindo o rio do lado esquerdo).....tudo é bom...Tem o Genipapo q é demais...Um dos meus melhores dias de pescaria foi lá dentro..com direito a porrada de grandes tucunarés dos dois lados e pirarucus pulando no meio do lago.

Eu estive com o Zé Alberto lá em 2005 e nunca mais voltei...então, não tenho informações atualizadas e geográficas da região....mas ele sabe tudo de cabeça. joia:::

Num barquinho regional como o Cmd Tiago vcs podem subir o quanto quiserem. Se mantenham onde a água estiver mais baixa independente de ser na cabeçeira ou mais mais pra baixo....

Já peguei cabeçeira subindo o nível e nada de peixe....e, a medida q íamos descendo, os brutos estouravam nas iscas...então, o nível da água é mais importante q distância da boca.

Qualquer um dos afluentes de Barcelos são excelentes...Se o nível estiver ideal...subam o máximo....Chegando lá o negócio é pescar. Esse negócio de ficar passeando de barco não adianta....tem q estar com a linha na água o tempo todo e evitar grandes deslocamentos.

Boa sorte na empreitada e qualquer coisa é só falar.

Abs.

Fabrício Biguá

Fabrício,

Muito esclarecedoras e de grande valia suas colocações e observações.

Certamente ainda iriei importuná-lo mais algumas vezes.

Obrigado pela ajuda.

Abs,

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...